Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Recommended Posts

Postado em (editado)

Olá a todos no Forum ! Nunca criei um tópico antes, porém espero que faça tudo certo aqui. Costumei ler bastante antes de investir no projeto do som do New Fiesta. Agora irei postar os equipamentos utilizados e algumas fotos da instalacao.

HU - mantido original - por questoes de conectividade com todos os recursos do carro.

(hoje é o gargalo do sistema, acredito)

Módulos: Focal FPS 4160 (no kit 2 vias) e JL Audio J2 500.1 (sub)

Falantes: Kit 2 vias Focal Polyglass - Instalados nos locais originais

Sub JL 8W7 - Porta Malas

Processador: Audison Bit One - Faz o corte para usar o kit 2 vias ativo / Equalizacao

Diversos: Megacapacitor 2 Fahrad RockFord Fosgate

Cabos RCA Monster XLN 304, RCA 402 XLN (sub), Speaker Monster Serie 300

Tratamento acústico realizados nas portas dianteiras / Porta Malas / Teto / Assoalho - Nao foi feito nas portas traseiras -

(alias os coaxiais lá sao originais e normalmente deixo o fader com o canal traseiro mudo)

Cortes utilizados:

Tweeters: HPF 5000 Hz / Butterworth / 18 dB

Midbass: BPF 50 - 5000 Hz / Butterworth / 6 dB

Subwoofer: LPF 90 Hz / Butterworth / 6 dB

Acredito que sejam estas as informações relativas ao som...

Ainda estou pensando em como melhorar o sistema... Pensei em "puxar" uma saída digital da HU original e utilizar no Bit One. Porém ainda não estou certo disso. Já li (e ouvi) varios comentarios que o ganho em qualidade nao seria interessante, bem como haveria maior detalhamento mas perda da musicalidade (? nao entendi muito.....?)

Neste sistema consigo notar (uma pequena) diferença entre arquivos mp3 e um CD original.... O que me remete à um novo topico talvez: uso do I-pod com bypass do DAC, para utilizar o do Bit One - Como adaptar alguma disqueteira no som... Pois ficar trocando

e carregando um case com vários CD's nao é pratico e incomoda.

Desculpem o post longo... A seguir algumas fotos da instalaçao... (espero que eu acerte - conforme no post de "como postar fotos")

Obs: A instalação foi realizada na Bass Audio, em SP. Omiti algumas fotos onde aparecia o Mauro, pois nao cheguei a comentar com o mesmo se poderia postar imagens dele.

dsc09538t.jpg

dsc09484n.jpg

dsc09490q.jpg

dsc09554e.jpg

dsc09570or.jpg

dsc09395b.jpg

dsc09380j.jpg

dsc09397p.jpg

dsc09400h.jpg

dsc09378h.jpg

dsc09405q.jpg

dsc09403s.jpg

dsc09424j.jpg

dsc09436q.jpg

dsc09425d.jpg

dsc09427r.jpg

dsc09431s.jpg

dsc09480pb.jpg

dsc09512f.jpg

dsc09504w.jpg

dsc09518s.jpg

dsc09577t.jpg

dsc09557f.jpg

Editado por Luis_Gustavo
Postado em

Parabéns pelo carro e pelo set, só falta um videozinho agora. :legal:

Obrigado ! Nao fiz video porque acredito que perde muito em qualidade... Se escutar no notebook...Vai ficar ruim... Se usar fones..Pode ser que melhore...Entao fico temereoso que um video passe uma "má" ideia (nao só do meu set - mas de qualquer outro) --> Vide no youtube onde postma videos de graves...subs..etc... As vezes simplesmente nao se ouve nada porque nao temos alto-falantes para reproduzir....

Abracos !!!!!!!!

Postado em

Legal, fala mais sobre esse 4ch da focal

Voce se refere ao módulo? Se sim, o link dele é http://www.focal.com/en/car-audio-sound/amplificateurs/amplis/fps-4160.php

Sou muito suspeito para escrever um "review" ou mesmo passar as primeiras impressoes, pois meu set anterior (era em um Palio) era bem inferior à este (Blaupunkt GTA 480, kit 2 vias bravox de kevlar e sub bomber 10", e a HU era da positron...nem lembro mais... apenas sei que tinha radio e mp3 via usb. Nao tinha CD).

Abaixo as especificações copiadas do site:

Description

High-end Class AB amplifier. Direct mode available for quality active amplification. Thermo-controlled ventilation. Compatible with High-Cap.

pave-bas.png

Technical specifications

pave-bas.png High-pass filter 50Hz - 500Hz 500Hz - 5kHz Low-pass filter 50Hz - 500Hz 500Hz - 5kHz Remote control Yes (channels 3-4) Fuse(s) 2*40A Nominal power measured at 14.4V continuously into 4 Ohms THD + N<=1% 4 x 120W (CEA 2006) Input impedance 13kΩ Signal/Noise ratio (RMS) 92dBA Frequency response 10Hz - 52kHz (channels 1-2) Input sensitivity 0.2V - 5.2V Maximum cross section of power cables 35mm2 / 2 AWG Protections Short-circuit Thermal overload High voltage Polarity reversal Dimensions (HxWxD) 59 x 429 x 254mm Nominal power measured at 14.4V continuously into 2 Ohms THD + N <= 1% 4 x 200W Power in bridged mode measured at 14.4V continuously into 4 Ohms THD + N<1% 2 x 380W

Tentei manter em todo o set o mesmo nivel de produtos. Acredito que nao adiantaria usar um Kit Utopia, ou um modulo que custasse 2 ou 3X mais, bem como cabos mais caros, pois eu acabaria esbarrando na HU original. Se pudesse substituir, minha ideia seria um Pioneer P99RS, acredito que teria uma melhora significativa mesmo no set atual. Porém como quis manter aparencia original, evitei doorpods, pezinhos, peitinhos ou qualquer outra parte do corpo feminino..hehehe

Postado em

Cara lindo projeto! Feito pela Bass Audio então nem se comenta...100%!!! Parabéns!

Como que é o comportameto desse sub?

Olá ! Obrigado !!! (Mérito da Bass Audio..heheh) Como eu havia comentado no outro post... Nao sou muito indicado a fazer "reviews"... Tanto pela pouca experiencia quanto pela mudança de set (brutal, diga-se de passagem) que tive. O que posso notar é que é um sub bem rapido... Tipo... Preciso... Dá impressão de batida mais seca... Nao sei se isso é uma caracteristica da caixa selada (antes só tive dutada).... Outra caracteristica que notei (acho que mais pelo set, não pelo sub) é que sumiu aquela sensação de "grave vindo das costas"... Acredito que pelo corte dos mids e do sub (mids descem até 50Hz, e o sub vai até 90Hz) não há um "buraco" na transição destas frequencias. Mesmo ouvindo rock, com o bumbo batendo forte, nao se tem essa sensacao... Para o volume (do interior) do New Fiesta Hatch, ele preenche bem e sobra ainda um pouco de potencia... Se botar uma musica que abuse mais nos graves de der uma aumentada no equalizador... Treme espelhos e tudo mais.... rsrsr.. (mas esse nao é meu objetivo).... Acredito que para quem goste de generos como rock, pop, mpb, jazz, - Na realidade qualquer genero que nao seja "baseado" em graves, tipo musica eletronica (na minha época chamava de dance...) ou hip-hop... Ele atende até um sedan maior. Claro que ao se exigir mais grave... e num veiculo maior... Ele atinge o limite dele... Mas para hatches pequenos e médios, dá conta sim.... (depende dos ouvidos do dono!!!! Tem gente com 2 subs de 12" e acha pouco ainda.... Talvez pra SPL seja pouco... Mas pra SQ com certeza não....)

Abracos!!!!!!!!!!

Postado em

Massa!! O som original do NF já é muito bom (em termos de qualidade de áudio e equilíbrio tonal), acho que superior aos outros originais que ouvi na mesma faixa de preços. Fico imaginando aqui o trampo que foi passar esta fiação de falantes para a porta... andei bisbilhotando o meu carro e, pelo conduíte original, é no mínimo tenso. Passar dois cabos assim (está em bi-amp, pelo que entendi - usando o amp Focal inteiro para o kit) não deve ter sido fácil.

Parabéns pela instalação e pelo set de equipamentos, que parece muito equilibrado! :legal:

Postado em

Ainda estou pensando em como melhorar o sistema... Pensei em "puxar" uma saída digital da HU original e utilizar no Bit One. Porém ainda não estou certo disso. Já li (e ouvi) varios comentarios que o ganho em qualidade nao seria interessante, bem como haveria maior detalhamento mas perda da musicalidade (? nao entendi muito.....?)

O próprio Mauro, dono da loja, pode lhe dizer como fazer isso. Ele fez inclusive no Beetle preto que montou há uns anos com sistema Thesis e Bitone. SNME foi o ccunha aqui do forum que fez.

Postado em

Parabéns brother.

Aproveita teu sistema, vai aprendendo e descobrindo onde você pode melhorar e fazer os up grades certeiros!

Quando voltar pro pago me avisa que eu quero ouvir esse som!

Postado em

Parabéns brother.

Aproveita teu sistema, vai aprendendo e descobrindo onde você pode melhorar e fazer os up grades certeiros!

Quando voltar pro pago me avisa que eu quero ouvir esse som!

Com certeza aviso!!!!!!! Chutando um atraso aqui de 30 dias na entrega da obra, devo estar voltando pro RS lá por 15 de outubro !!!!!!

bem legal o serviço

parabéns pelo set

quando vier pra POA vamos agilizar um outro encontro e aí a gente faz fila pra escutar teu carro rsrsrs

Com certeza aviso!!!!!!! Chutando um atraso aqui de 30 dias na entrega da obra, devo estar voltando pro RS lá por 15 de outubro !!!!!!

Postado em

O próprio Mauro, dono da loja, pode lhe dizer como fazer isso. Ele fez inclusive no Beetle preto que montou há uns anos com sistema Thesis e Bitone. SNME foi o ccunha aqui do forum que fez.

Alex, não foi o Carlos que fez e sim o Marcelo da MBArt
Postado em

Upgrade a caminho !!!!!!!!!!!

Alguém já usou estes High-Caps....

Ler eu li bastante..... Mas teoria é teoria....

Na pratica alguem já comparou antes e depois????

highcap.jpg

Postado em

Desculpe a ignorancia mas, pra que serve?

Conforme resposta da Koyama:

A proposta de um mega capacitor é de suprir energia extra para potências pico, conferindo maior dinamismo às músicas e também não sobrecarregando seu sistema elétrico. Considerando que você já tem um FPS 4160 e o kit 165V30, acredito que o High-Cap lhe entregará esse plus musicalmente falando. O High-Cap da Focal tem 1,2 Farades, perfeito para o seu amplificador. O FPS 4160 conta com uma entrada para High-Cap a cada dois canais.

Atenciosamente,

Reinaldo Miyazaki

Koyama Imports

É um mega capacitor, mas vai ligado direto no circuito do módulo. Já mandei trazer 2 pra descobrir a real diferenca... Mas somente daqui alguns meses chega...hehehe

http://www.ebay.com/itm/NEW-FOCAL-FPS-SERIES-HIGH-CAP-4-AMP-CAPACITOR-ADD-ON-FOR-AMPLIFIERS-/110566697282?pt=US_Car_Audio_Video_Capacitors&hash=item19be49e942

http://www.focalbrasil.com/?p=508

No site da Focal (internacional) tem mais coisa !!!!!!

Att.

Luis G. Andrade

Postado em

Luis, vc. sabe por onde foi passado o cabo positivo da bateria para dentro do carro?? O New Fiesta é bem 'fechado', estou procurando um local seguro (e já existente) para fazer isso, e tou com dó de fazer um furo (até por conta da garantia para corrosão, estas coisas). A bateria original deu conta do recado??

abs,

Ricardo.

Postado em (editado)

Luis, vc. sabe por onde foi passado o cabo positivo da bateria para dentro do carro?? O New Fiesta é bem 'fechado', estou procurando um local seguro (e já existente) para fazer isso, e tou com dó de fazer um furo (até por conta da garantia para corrosão, estas coisas). A bateria original deu conta do recado??

abs,

Ricardo.

Riquatti, foi passado paralelo à linha de combustivel, por fora do carro (vide foto abaixo). Assim, nao foi necessario furar a carroceria. No meu caso, o positivo entra pelo porta-malas, alimenta o Megacapacitor, e dali ele alimenta o FPS 4160 (que está ao lado do sub) e o JL 500/1 (que está embaixo do banco do passageiro).

Cara, a bateria está no limite. Esses dias fiquei ouvindo som relativamente alto (ouvindo dentro do carro, testando todos meus CD's).... No dia seguinte fiz a mesma coisa... Cada dia por 1hora, mais ou menos... 3 dias depois fui sair com o carro (nao liguei nenhuma vez nesse periodo) e a bateria tava sem carga. Nem olhei no manual pra ver quantos A/h é a bateria...(olhei hoje é 48 A/h) Mas concluí que ela está subdimensionada para a carga que tenho...

Porém usando o carro direto... Nao tive problema nenhum.... Ouvindo por horas e horas... E com o carro desligado... E no dia seguinte o carro pegou normalmente. Li em algum lugar do forum que se recomenda 100 A/h para cada 1000W RMS.... Mas nao pretendo tao cedo fazer um upgrade de bateria..... E quando precisar... Aí pretendo usar uma optima...

Abraços !!!!!!!!!

(informacoes em vermelhas incluidas posteriormente)

dsc09523q.jpg

Editado por Luis_Gustavo
Postado em

Opa, valeu pela dica, Luis!! Meu set é um pouco menor (em termos de consumo), mas a idéia é mesmo ouvir o som com o carro ligado ou no máximo um pouco depois - com o carro desligado, raramente abro muito o volume.

Lembrei que tenho um bom pedaço deste conduíte preto, e também já sei onde 'subir' a fiação - há um tampão de borracha no porta-malas que pode ser usado. Minha idéia é montar o rack (amps+conversor+caixa) fixo, acompanhando a queda do banco traseiro mas fixado ao chão pelos parafusos do banco traseiro (será um rack estreito, um amp na frente, outro atrás, e a caixinha pro sub 6" do lado). Aí aproveito a posição desta borracha para subir o positivo de forma 'invisível'.

abração, e novamente, obrigado pela dica e pela foto! :legal:

Postado em (editado)

Muito bom o som hein, to com o mesmo problema em relação a passagem do cabo, gostei da demais alternativa proposta!!!

Esse revestimento na porta deve ter feito a diferença, pois eu coloquei outros alto falantes na minha e sinto que precisava dissa também pois tanto o forro da porta como a estrutura de plastico e a lataria do carro vibram um bom!

Parabens pelo som e pelo bom gosto na hora de comprar o carro heheheheh

Editado por Direstroke
Postado em

Muito bom o som hein, to com o mesmo problema em relação a passagem do cabo, gostei da demais alternativa proposta!!!

Esse revestimento na porta deve ter feito a diferença, pois eu coloquei outros alto falantes na minha e sinto que precisava dissa também pois tanto o forro da porta como a estrutura de plastico e a lataria do carro vibram um bom!

Parabens pelo som e pelo bom gosto na hora de comprar o carro heheheheh

Olá Direstroke ! Nos cabos alem do conduíte corrugado, existe uma malha de revestimento em varias cores...

Costumam chamar Techflex... Ou Nylon Sleeve..... Alguns ainda chamam malha nautica....

É uma proteçao a mais pro cabo, porém nao tao robusta quanto o o conduite corrugado.

Usar o techflex + termoretratil dá um acabamento muito bom !!!! Fica parecendo cabo profissional

comprado pronto já...

O revestimento ajuda a isolar o ruido interno (notei pouco isso), e ajuda a reduzir a vibracao da porta e forro,

e justamente reforça os médios e médios graves, auxiliando os mids a "descer" mais...

Se tiver com "pena" de ter que desmontar porta + forro + tudo mais.... De repente tenta colocar apenas manta

adesiva no lado interno do forro... Coloca um feltro (ou feltro betumado) tambem... Ele tem aparencia de "cobertor de mendigo"....

Mas é uma alternativa que ajuda a melhorar (um pouco) já....

Depois posta fotos da sua instalacao... mesmo que nao tenha o passo a passo, podemos trocar experiencias aqui !!!!!!!

Os alto falantes originais do meu Fiesta... Que tinha som "premium, com 6 alto falantes de fabrica" hehehehe

Na realidade vem com 1 kit 2 vias.... e Coaxiais traseiros.. Os "mids" originais sao fraquinhos...

Conforme foto abaixo...... Tweeter nem sei ondei botei... E nao tem crossover... Acho que tem uma resistencia

soldada..algo assim... Bem bem simplees....

altofalantefiesta.jpg

Abraços !!!!

Postem aqui duvidas, sugestoes....

Att.

Luis G. Andrade

Postado em

Os alto falantes originais do meu Fiesta... Que tinha som "premium, com 6 alto falantes de fabrica" hehehehe

Na realidade vem com 1 kit 2 vias.... e Coaxiais traseiros.. Os "mids" originais sao fraquinhos...

Conforme foto abaixo...... Tweeter nem sei ondei botei... E nao tem crossover... Acho que tem uma resistencia

Geralmente nos kits 2 vias de fábrica eles põe apenas um capacitor no tweeter pra fazer o HPF de 1ª ordem (6db/8ª), no Polo e no Gol G5 Power é assim.

Postado em

Olá Direstroke ! Nos cabos alem do conduíte corrugado, existe uma malha de revestimento em varias cores...

Costumam chamar Techflex... Ou Nylon Sleeve..... Alguns ainda chamam malha nautica....

É uma proteçao a mais pro cabo, porém nao tao robusta quanto o o conduite corrugado.

Usar o techflex + termoretratil dá um acabamento muito bom !!!! Fica parecendo cabo profissional

comprado pronto já...

O revestimento ajuda a isolar o ruido interno (notei pouco isso), e ajuda a reduzir a vibracao da porta e forro,

e justamente reforça os médios e médios graves, auxiliando os mids a "descer" mais...

Se tiver com "pena" de ter que desmontar porta + forro + tudo mais.... De repente tenta colocar apenas manta

adesiva no lado interno do forro... Coloca um feltro (ou feltro betumado) tambem... Ele tem aparencia de "cobertor de mendigo"....

Depois posta fotos da sua instalacao... mesmo que nao tenha o passo a passo, podemos trocar experiencias aqui !!!!!!!

altofalantefiesta.jpg

Abraços !!!!

Att.

Luis G. Andrade

Luis Gustavo, bom dia!!

Te mandei uma msg inbox, pode dar uma lida??

ABs

Luis Fernando

Postado em

comprado pronto já...

altofalantefiesta.jpg

Abraços !!!!

Att.

Luis G. Andrade

A minha instalação provavelmente não será tão profi quanto a sua, já instalei os kits e os coaxias,tive a oportunidade de ver os altofalantes originais, o meu fiesta é do mesmo modelo que o seu só que prata, a colocação da manta asfaltica está nos meus planos, pois, de fato, está me encomodando a vibração do forro de porta.

Uma curiosidade a respeito do seu projeto é o que vc usou para o remote, foi uma chave ou um desses reles de baixa tensão pra ativar com a saida de alta?

eu comprei um desses aqui, http://www.ebay.com/itm/290721942398?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2648#ht_500wt_1054

estou aguardando chegar, espero que funcione a contento

Postado em

A minha instalação provavelmente não será tão profi quanto a sua, já instalei os kits e os coaxias,tive a oportunidade de ver os altofalantes originais, o meu fiesta é do mesmo modelo que o seu só que prata, a colocação da manta asfaltica está nos meus planos, pois, de fato, está me encomodando a vibração do forro de porta.

Uma curiosidade a respeito do seu projeto é o que vc usou para o remote, foi uma chave ou um desses reles de baixa tensão pra ativar com a saida de alta?

eu comprei um desses aqui, http://www.ebay.com/...8#ht_500wt_1054

estou aguardando chegar, espero que funcione a contento

No meu caso, a saída alta entra no bit one, e ele liga dando sinal remote pros modulos ! Ele funciona exatamente como essa chave que voce comprou !

No meu caso funciona bem.

Abraços !!!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...