Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
gu_mazza

Linha de Transmissão (LT) para QUESTO 10' - QS350A-10

Recommended Posts

Eu faria com duas, compridas, caixa horizontal.... UMA de ida e outra de volta (limitando a largura entre 90 e 95cm), cone para cima, isso para ambiente "carral", para residencia fudeu.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto menos, melhor.

Se puder fazer apenas com 3, ótimo. Com 2, melhor ainda. Com 1, ideal. Quanto mais dobras, mais turbulência, o que prejudica o funcionamento.

nada a adicionar! Eu falei de fazer com 3 pq 90cm x 3 = 2,70m!

Compartilhar este post

Link para o post

É, eu vi uma caixa com 4 voltas mas ela tinha dois de 8".

Bom, já temos uma base então de qual o preenchimento e medidas da parte externa. Interna me parece que vai tender a ter 3 voltas?

Então qual uma medida aceitavel para sub de 10" com as espec do Questo em comprimento do tubo?

Não tem algum programa que calcula isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Rodrigo sua perguntas está respondida aqui.

reduzir em 20% o comprimento calculado da linha, as dobras e o preenchimento "aumentam" a linha, se vc sintonizar a 25Hz na calculadora (que vai dar 3,44m de comprimento), quando colocar o preenchimento vai ser como se tivesse sido sintonizada em 20Hz! Calcula essa linha pra 31Hz (2,75m de comprimento) que ela vai ter uma sintonia efetiva de 25Hz!

menos dobras é sempre melhor

Compartilhar este post

Link para o post

É, eu vi uma caixa com 4 voltas mas ela tinha dois de 8".

Bom, já temos uma base então de qual o preenchimento e medidas da parte externa. Interna me parece que vai tender a ter 3 voltas?

Então qual uma medida aceitavel para sub de 10" com as espec do Questo em comprimento do tubo?

Não tem algum programa que calcula isso?

o comprimento é em cima da sintonia desejada! 344m/s é a velocidade do som, vc usa esse numero como base, e divide ele pela sintonia desejada (25Hz, por ex), e pega-se o resultado (13,76m), que é o comprimento de onda para aquela frequência, e divide novamente por 4 (a linha de transmissão trabalha com 1/4 de onda, é o "quarter wave"), e obtem-se o comprimento do tubo (3,44m nesse caso)! Se fosse um tubo reto e vazio, essa seria a medida, mas como uma caixa de 3,44m é bem pouco prática, a gente dobra isso, e com a caixa vazia vc teria um pico gigante de 12dB, por isso colocamos o preenchimento para aliviar esse pico, com o preenchimento e dobras o ar diminui de velocidade, virtualmente "aumentando" o comprimento da linha, por isso tiramos uns 20% dessa medida por essa "esticada" que acontece no fim das contas!

90% da LT é experimental e intuitiva, fora o comprimento, o resto tem muito pouco cálculo pra se fazer! Trabalha-se sempre em relação à área do cone do falante, começando-se quase sempre com não menos que 1x a área efetiva do cone (Sd) e terminando-se com uma medida MENOR que o começo da linha, isso se chama "tapering", essa redução gradativa da área da linha, esse tapering gera uma compressão do sinal (semelhante ao que um compressor de audio faz mesmo), o que gera um certo ganho de subgrave e dá um impacto interessante, se fizer um tapering exagerado, a caixa perde velocidade, pode ficar com um som muito comprimido.

• Upvote 3

Compartilhar este post

Link para o post

olha só que beleza, vizinho aqui de Maringá representando a Questo, bacana saber.

acompanhando...

Agora que fui perceber, galera do norte/noroeste do Paraná ta comparecendo legal aqui hein hahaha

Já vi Astorga, tenho amigos lá hand26 , Rolandia e Maringá!!

Subsonic, seu post foi esclarecedor! Abriu a minha mente kkkkk sem exageros.

Então isso que vcs falam de 0,7sd é com relação ao cone do Falante. Ou seja, 1sd=medida do cone do falante, 2sd=2x a medida?

Compartilhar este post

Link para o post

Então isso que vcs falam de 0,7sd é com relação ao cone do Falante. Ou seja, 1sd=medida do cone do falante, 2sd=2x a medida?

Área do cone.

Está nos parâmetros dele, em Sd mesmo. Mas você pode usar um valor genérico, pois não varia tanto.

Basicamente, se você tem um cone de 5", vai ter algo próximo de Pi * r², ou seja, 3,1415 * 6,35² = 126cm².

0,7Sd = 0,7*126 = 88,2cm². Se sua caixa tem 15cm de largura interna, sua linha terá a largura interna de 15 x 5,88. Aí é só adicionar o diâmetro da madeira pra fechar as medidas finais da caixa.

É basicamente sentar com papel e caneta e ir traçando sem medo de ser feliz.

Compartilhar este post

Link para o post

O questo ai tem então 380,13cm² ou estou enganado?

Mais ou menos 506cm².

Raio = metade do diâmetro. 10" = 25,4cm. O raio é 12,7, que ao quadrado dá 161,29. Multiplicado por Pi, dá 506,7.

Isto é um valor aproximado, pois o valor real depende da profundidade do cone, da calota e etc. Mas dá um ponto de partida.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, deve ser mais ou menos isso mesmo. Pq nas espec ta dizendo que tem 236mm então 23,6cm/2=11,8²=139,24*3,1415=437,42cm²

Compartilhar este post

Link para o post

o comprimento é em cima da sintonia desejada! 344m/s é a velocidade do som, vc usa esse numero como base, e divide ele pela sintonia desejada (25Hz, por ex), e pega-se o resultado (13,76m), que é o comprimento de onda para aquela frequência, e divide novamente por 4 (a linha de transmissão trabalha com 1/4 de onda, é o "quarter wave"), e obtem-se o comprimento do tubo (3,44m nesse caso)! Se fosse um tubo reto e vazio, essa seria a medida (...)

caso se faça uso desta linha reta para montagem da LT, como ficaria a diferença de SPL percebida nas partes frontal e traseira (pontas opostas) da caixa?

pergunto isso para o caso do sub trabalhando em ambiente residencial mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, deve ser mais ou menos isso mesmo. Pq nas espec ta dizendo que tem 236mm então 23,6cm/2=11,8²=139,24*3,1415=437,42cm²

Isto, quando a borda é mais larga, por exemplo, o cone é menor. Tudo influi no valor. Mas tem a Sd dele lá nos parâmetros T&S.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, é que lá ta sd=0,038013M² ou seja 380,13cm²

Tava fazendo uns calculo meio doido aqui e cheguei numa medida de 94cm de altura, 61cm de fundura e 29cm de largura ja contando com o MDF.

Claro que no Sketchup ou no Autocad ficaria mais preciso e provavelmente daria diferença.

Editado por RoderickOl

Compartilhar este post

Link para o post

Mais ou menos 506cm².

Raio = metade do diâmetro. 10" = 25,4cm. O raio é 12,7, que ao quadrado dá 161,29. Multiplicado por Pi, dá 506,7.

Isto é um valor aproximado, pois o valor real depende da profundidade do cone, da calota e etc. Mas dá um ponto de partida.

a área de cone é 380cm² mesmo, pois 10" é quase o total do falante, cone + suspensão.

mesmo levando-se em conta o grau de conicidade, calota e tudo mais, a área de um sub de 10" dificilmente passa de 400cm².

muitos por aí nem 360cm² não tem.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, é que lá ta sd=0,038013M² ou seja 380,13cm²

Tava fazendo uns calculo meio doido aqui e cheguei numa medida de 94cm de altura, 61cm de fundura e 29cm de largura ja contando com o MDF.

Claro que no Sketchup ou no Autocad ficaria mais preciso e provavelmente daria diferença.

Isso pro carro ou pra casa?

Compartilhar este post

Link para o post

E em casa vc consegue "gerir" essa largura de 61cm?

Digo isto pq vai ficar um trombolho. O ideal é medir bem o local que vai ficar, pq depois não "encaixa", aí já viu!

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui no meu quarto tem espaço sim. Mas ainda não é oficial, tem que jogar tudo no autocad pra ter certeza.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas tem que fazer uma ou duas curvas ai, /3 = 90 de largura, ai eu apoio

Compartilhar este post

Link para o post

Sim sim. É que eu ainda não sei mexer no Sketchup, e nem sei calcular direito. Mas ai é o começo. O pessoal ta debatendo se fica melhor com 2, 3 ou 4 linhas.

2 e 4 linhas é a opinião do Renato, já que ele gosta que o final da linha saia junto ao falante.

Depois de decidido, temos que cortar e dobrar lá no sketchup, se isso é possivel...haushasuh

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que projetei algo aqui....srsrrsrss, só preciso ter uma noção do preenchimento nela agora, preciso da ajuda de alguém....rsrsrsrsrrs

2,9m de comprimento de linha, SD inicial em 1,19 e terminando em 0,8.

Material de 18mm espessura.

Dimensões: 350(L) x 1500(A) x 296(P) mm

52472908.jpg

Como esse projeto é para podermos fazer a caixa do Rodrigo, então será para residencia e como ele mesmo disse que espaço ele tem, as dimensões não entraram na lista das limitações....srsrsrsrrs.

Se rolar essa caixa ai depois vou mexer no projeto da para automóveis.... :legal:

Editado por gu_mazza

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...