Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Andretti

(DIY) Reformando meu Black Panther 8

Recommended Posts

Postado em

Boa tarde galera,

Eu tenho esse black panther de 8 a 1ano, que por sinal gosto muito, como a LeoSound não me mandou nota, mancada hein! pensei comigo vou arriscar reforma-lo descolou a metade da centragem o que acabou por prejudicar a bobina que parou de funcionar (não dava continuidade no multimetro), como não queria perder tempo, dinheiro e paciência mandando direto pra Keybass resolvi fazer eu mesmo, pra aprender segue o que foi gasto:

1 tubo de cola de contato Cascola R$ 4,30

1 cola Epoxi Scotch R$ 11,35 (tinha uma araudite mas tava seca)

1 bobina de 4+4 (era a unica que tinha e aqui é dificil de achar)

1 centragem

30 cm de cordoalha

2 terminais simples SUB TOTAL R$15,00 não sei o preço unitario

Total: R$30,65

Cone Original

Guarnição original

Protetor de papel diy

Conjunto magnético original

img024o.jpg

Colando a centragem e centrando a bobina com pedaços de plastico do tipo garrafa PET

img025ty.jpg

Colando o cone na carcaça e na bobina

img028id.jpg

Guarnição colada e cordoalha soldada horrivelmente nos filamentos

img029g.jpg

Cortada a parte de cima da bobina que passa do cone (devia ter feito antes de começar)

img034xo.jpg

Protetor colado

img035hx.jpg

Depois do cone limpo

img0371wk.jpg

Abraços

Postado em

Legal o trabalho em ! Mas eae testou ?

testei com uma bateria e senoide bem baixinho é claro, ta ok as bobinas 100% amanhã eu vou testas com som de verdade, e aumentar o volume pra não dar chance de descolar alguma coisa .

Abraço

Postado em

parabens pelo trabalho, mas vc chegou a entrar em contato com a keybass pra ver qnto seria o reparo?

pq eles vendem a 88 cada panther, vou pegar 2 com eles essa semana so esperando meu primo

o prelo do reparo deve ser mais barato do q o q vc gastou e daria menos trabalho

como ta sua caixa? lit e sint?

Postado em (editado)

Fiz uma caixa de aglomerado de madeira de 10mm [^] com 18 litros, vou travar ela bem para não vibrar, pois com essa espessura vai vibrar!

Vou usar o filtro subsônico do Crossover Stetsom STX62 em 30Hz (pra não ver o cone ficar louco do Black Panther de 8")... Só como teste mesmo essa caixa porca! Depois faço outra decentemente com madeira decente!

[^] [^]

Editado por Dudu Lima
Postado em

4+4? teu amp dá conta?

da sim tenho um 250.1 aqui

parabens pelo trabalho, mas vc chegou a entrar em contato com a keybass pra ver qnto seria o reparo?

pq eles vendem a 88 cada panther, vou pegar 2 com eles essa semana so esperando meu primo

o prelo do reparo deve ser mais barato do q o q vc gastou e daria menos trabalho

como ta sua caixa? lit e sint?

Po Obrigado,

então eu mandei e-mail não me responderam, liguei 2 vezes e não consegui fala com o responsavel queria apenas um enrolamento (o original é bem parrudo) e o protetor original, mas a intenção era o aprendizado até então nunca tinha feito algo do gênero e foi mto legal foi uma terapia ocupacional rsrsr

quanto a caixa está com 20L 35hz, não vale apena fazer maior que isso é muito perigoso e recomendo um bom subsonico na faixa de 30hz 35hz 12db pra cima

Postado em

GERALMENTE não sobra muita bobina acima do cone...

Perguntinha... Como foi que você definiu a altura da bobina?

A forma correta é medir a altura do enrolamento, medir a altura da arruela superior, descontar da altura do enrolamento, dividir por 2 e marcar, medindo de cima pra baixo. É esta parte que fica fora do GAP.

Outra coisa: Não precisa cortar a bobina não. Pq não comprou uma calota nova? Era só colar a nova no lugar.

Postado em

A forma correta é medir a altura do enrolamento, medir a altura da arruela superior, descontar da altura do enrolamento, dividir por 2 e marcar, medindo de cima pra baixo. É esta parte que fica fora do GAP.

Outra coisa: Não precisa cortar a bobina não. Pq não comprou uma calota nova? Era só colar a nova no lugar.

a bobina que comprei era mto maior, a altura eu usei a bobina antiga pra medir deixei a altura original, não sabia que usava essa formula rsr valeu

então é meio dificil pra achar essas coisas por aqui como disse, só tinha calota pra subs maiores então eu improvisei acredito que nem deve-se corta-la mas arrisquei

Postado em

e os resultados? Já testou?

to testando de leve, a sonoridade ta bem legal nem parece que foi reformado, to fazendo uma varredura com senoide de 5hz a 100HZ ta respondendo legal, quero dar uma amaciada antes de aplicar 250w nele essa bobina parece bem mais fragil que a original tem cuidar com o ganho, mais tarde faço um video.

Abraço

Postado em

to testando de leve, a sonoridade ta bem legal nem parece que foi reformado, to fazendo uma varredura com senoide de 5hz a 100HZ ta respondendo legal, quero dar uma amaciada antes de aplicar 250w nele essa bobina parece bem mais fragil que a original tem cuidar com o ganho, mais tarde faço um video.

Abraço

Aqui no trampo eu não consigo ver as imagens, mas... O corpo da bobina do Keybass Black Panther é de alumínio. Nessa reforma, você utilizou bobina com corpo de alumínio ou outro material?

Quero testar a caixinha que eu fiz de aglomerado e aplicar um filtro subsônico de 30Hz pra ver se vai tocar legal. Na caixa selada que eu tinha feito para esse sub, ele excursionava demais!

Postado em

Boa essa receitinha!

Postado em

Aqui no trampo eu não consigo ver as imagens, mas... O corpo da bobina do Keybass Black Panther é de alumínio. Nessa reforma, você utilizou bobina com corpo de alumínio ou outro material?

Quero testar a caixinha que eu fiz de aglomerado e aplicar um filtro subsônico de 30Hz pra ver se vai tocar legal. Na caixa selada que eu tinha feito para esse sub, ele excursionava demais!

é de aluminio sim bem parecida com a original, então quanto a caixa eu tbm ja fiz selada e não gostei muito perdi mto spl, como gosto de um bom spl o ganho de cabine faz com esse sub tenha um excelente spl nas altas duvido que se arrependa! ótimo sub.

Postado em

é de aluminio sim bem parecida com a original, então quanto a caixa eu tbm ja fiz selada e não gostei muito perdi mto spl, como gosto de um bom spl o ganho de cabine faz com esse sub tenha um excelente spl nas altas duvido que se arrependa! ótimo sub.

A minha selada estava tocando até legal! Só que o tamanho da caixa era demais pra ser selada! Eu chuto que tinha uns 22 litros ou mais! Até que o sub descia legal. SPL não era tanto, mas tava uns graves bem gostosos e de qualidade. Mas infelizmente o aro de capa de mdf que suportava o sub estourou e tive que jogar a caixa fora, pois era de fibra de vidro.

Postado em (editado)

Pra não abri outro topico vo pergunta por aqui, tenho um sub e em uma pequena parte a borda da suspensão se descolo da estrutura, ja li varias coisa mas nada certo sobre o tipo de cola a usar é cola de contato? o famoso araldite? cola de junta de motor?

Agradeço quem poder ajudar.

Editado por mergulhao_rca
Postado em

Fiz uma caixa de aglomerado de madeira de 10mm [^] com 18 litros, vou travar ela bem para não vibrar, pois com essa espessura vai vibrar!

Vou usar o filtro subsônico do Crossover Stetsom STX62 em 30Hz (pra não ver o cone ficar louco do Black Panther de 8")... Só como teste mesmo essa caixa porca! Depois faço outra decentemente com madeira decente!

[^] [^]

vai firm, a minha caixa com um de 12, e 1500wrms ta destruindo o carro, e fiz ela com mdf de 9mm, com várias barras de aluminio dentro, bem travada. Pesa somente 7kg, e ta filé..... nunca mais faço caixa com 25mm, Só lastro pro carro e não muda mta coisa.

=]

O reparo em si não saiu tudo isso né, a cola vc pode usar pra mta coisa....mas acho q um reparo original sairia mais barato.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...