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evinho19

fs... frequência de ressonacia

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bom pessoal sei que deve ter algo parecido na pesquisa é sempre bom compartilhar conhecimento.

 

 

 

1 - O que é frequência de ressonância?

 

R: Para entender o que é frequência de ressonância, é simples: Todo corpo tem capacidade de vibrar em uma frequência natural, ou seja, ele "gosta" de vibrar em certa frequência. Quando excitado por por outro corpo vibrando em sua FS, este é induzido a vibrar.

No caso, se você colocar um falante emitindo a frequência de ressonância especificada, o seu falante vai vibrar sem nenhum sinal ter sido enviado à ele pela potência.

 

2 - Qual a diferenca de frequência de ressonância para resposta de frequência?

 

R: Resposta de frequência é a capacidade que seu falante tem de reproduzir o sinal pelo qual é estimulado, desta vez o sinal é pelo cabo, e não por interação com algo externo. Por exemplo, suponhamos um WPU 1507 da Selenium que tem uma resposta de frequência de ressonância de 45 a 3.500 Hz e uma frequência de ressonância de 35 Hz. Se for enviado um sinal numa frequência de 20Hz, este falante não vai reproduzir, mas segundo o fabricante, tudo entre 45 a 3.500 Hz ele reproduz.

 

3 - Por que eh importante saber a frequência de ressonância do falante na construção de uma caixa?

 

R: Para evitar danos ao falante. Nele, a massa das partes móveis e a rigidez da suspensão (centragem e borda) são os elementos que afetam a frequência de ressonância. Via de regra, um falante com Fs mais baixa tende a reproduzir melhor os graves que outro com Fs mais alta, embora nem sempre seja verdade. Existem outros fatores que devem ser levados em conta.

 

4 - O valor da frequência de ressonância deve, obrigatoriamente, estar dentro dos valores da resposta de frequência?

 

R: Nao. Entretanto, é difícil (mas não impossível) emitir som abaixo dela. Por exemplo, um falante com Fs de 50 Hz não reproduzirá bem um sinal de 30 Hz. Por outro lado, um falante com Fs de 35 Hz pode reproduzir um sinal de 40 Hz, desde que sua caixa tenha sido desenhada para tal - seja selada ou refletora de graves. Cornetas, pelo seu princípio de funcionamento, dependem menos da Fs.

 

5 - Por que devo saber a frequência de ressonância do carro na projeção de uma caixa acústica, no que isso influencia?

 

R: Na frequência de ressonância do carro, a cabine ajuda mais no som, portanto ao projetar, deve-se levar em consideração isso para não desequilibrar a reprodução.

 

6 - Em termos praticos, em que parte / calculo usariamos isso?

 

R: Um exemplo, no sub é não casar o pico da caixa com essa frequência pra ter resposta mais plana. Se quiser SPL pra desmontar tudo, é só por o pico da caixa na frequência de ressonância da cabine... (Coisa nada recomendavel para uma caixa de dia-a-dia).

 

7 - Exemplo, meu carro é um Uno (f.s. de 61Hz a 69Hz) isso interfere em que na montagem do som?

 

R: Seu carro tem uma facilidade maior de reproduzir frequências entre 61 e 69 Hz que estão dentro da faixa de reprodução do sub woofer.

 

Portanto temos duas situações:

 

Pressão sonora

 

Se quiser ter uma pressão sonora maior possível, sintoniza a caixa de forma com que ela tenha o ganho maximo nesta faixa de frequências

 

Por exemplo, Um UXP 12D-2 teria uma caixa de 34 l com o duto sintonizado em 44 Hz (4" x30cm). Se colocasse um sinal de 65 Hz pra tocar teria uns 6-7 dB de ganho nessa frequência. Claro que pra ouvir música não ia ficar agradável, pois teria um grande pico de ganho nessa faixa e as demais frequências, principalmente abaixo disso, tocariam fraco.

 

Resposta de frequência

 

Para um som de qualidade, a resposta de frequência dentro do carro deve ser a mais plana possível, ou seja todas as frequências devem tocar o mais parecido possível. Portanto temos que afastar o pico da caixa desse ponto. Faltou tambem a informação de qual frequência seu carro toca pior. Então casamos o pico com o ponto onde seu carro toca pior e tentamos reduzir o ganho da caixa na faixa de 61 - 69 Hz.

 

Por exemplo, um UXP 12D-2 teria uma caixa de 54 l com o duto sintonizado em 36 Hz (4" x28cm). Desta forma, à partir de 60 Hz a caixa entra em curva descendente de ganho.

 

8 - Quantos dB´s a mais a ressonância do carro gera na resposta em determinada frequência?

 

R:De 1 até 8 dB.

 

9 - Como eu faço pra descobrir a frequência de ressonância e a pior faixa pro meu carro?

 

R: Existem alguns metodos, um deles é pegar uma caixa e sub de respostas bem planas ligar dentro do carro e observar (com rta) qual a frequência (através de pink noise ou experimentando diversas frequências puras) que se tem o maior pico.

Frequência de Ressonância de alguns carros:

 

Corsa: 63Hz

Corsa Novo Hatch: 65hz

Kadett: 55hz

Gol Bola: 52Hz a 55Hz

Palio: 56Hz a 61Hz

Uno: 61Hz a 69Hz

Ka: 57Hz a 63Hz

Celta: 60 a 65

Audi A3:- 50Hz

Golf MKIII: - 52Hz

Clio: 60hz

Golf MKIV:50-52Hz

 

Ps: Lembrando que a F.s. pode variar de carro para carro, pois eh influenciada por diversas coisas, como banco de couro ou banco de tecido, por exemplo.

 

 

espero que ajude alguem quando estiver pesquisando :legal:hand26

Editado por evinho19
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evinho19, o fórum todo agradece :rever1: :rever1:

 

Esses dias procurei frequência de ressonância de ambiente carral, e não achei nada legal !

 

Vlw evinho

 

[]-[]

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Também já tinha lido algumas coisas neste sentido, só que dispersa em mais do que uma discussão. Bacana ter tudo isso reunido num só topico...

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Showww

 

 

merece +1 !!!!

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R: Resposta de frequência é a capacidade que seu falante tem de reproduzir o sinal pelo qual é estimulado, desta vez o sinal é pelo cabo, e não por interação com algo externo. Por exemplo, suponhamos um WPU 1507 da Selenium que tem uma resposta de frequência de ressonância de 45 a 3.500 Hz e uma frequência de ressonância de 35 Hz. Se for enviado um sinal numa frequência de 20Hz, este falante não vai reproduzir, mas segundo o fabricante, tudo entre 45 a 3.500 Hz ele reproduz.

 

Controverso isto. Na verdade, na prática, isto não ocorre. O que limita a resposta em baixas frequêcias não é (nem nunca foi) a FS, e sim a área do cone e a relação entre força do conjunto motor e compliância da suspensão.

 

Ou seja, o motor (bobina e ímã) tem que ter força pra empurrar o cone. Se não tem, ele não consegue responder baixas frequências.

 

O que causa a confusão é um simples fator: Se um falante tem Fs mais baixa, isto significa que ele tem mais força pra reproduzir frequências mais baixas. Mas não há relação DIRETA entre Fs e faixa de resposta.

 

Tanto não tem, como é perfeitamente possível, usando os métodos certos, ter um falante respondendo 1 oitava abaixo da Fs sem muito drama. Além disto, 99% das caixas projetadas por aí, o falante SEQUER chega perto da Fs.

Editado por Kleberlpa

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bom pessoal valeo pelo elogios :legal: estamos aqui para aprender a e compartilhar conhecimento :legal:

como vi que isso erá uma duvida que não erá somente minha resolvi postar e sempre quando mi aparece duvidas nesse nível eu pesquiso até achar uma resposta conclusiva...

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bom pessoal se tiver alguem para complementar com algo é de béla ajuda e alguem sabe a sintonia do gurgel 800??

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Controverso isto. Na verdade, na prática, isto não ocorre. O que limita a resposta em baixas frequêcias não é (nem nunca foi) a FS, e sim a área do cone e a relação entre força do conjunto motor e compliância da suspensão.

 

Ou seja, o motor (bobina e ímã) tem que ter força pra empurrar o cone. Se não tem, ele não consegue responder baixas frequências.

 

O que causa a confusão é um simples fator: Se um falante tem Fs mais baixa, isto significa que ele tem mais força pra reproduzir frequências mais baixas. Mas não há relação DIRETA entre Fs e faixa de resposta.

 

Tanto não tem, como é perfeitamente possível, usando os métodos certos, ter um falante respondendo 1 oitava abaixo da Fs sem muito drama. Além disto, 99% das caixas projetadas por aí, o falante SEQUER chega perto da Fs.

 

Parabéns pelo post! Mas esta assinatura é uma indecência kkkkk... :vts

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cara muito legal seu post..

como tenho 1 uno tambem, caiu como uma luva pra mim.. hehehe..

mas como ja me foi passado, acredito que minha caixa esteja sintonizada na faixa dos 23hz.. por isso ao meu ouvido o grave parece "plano"..

grande abraço!

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Ótimo post.

Tenho um Uno c/ caixa sintonizada em 34Hz e o grave nao se destaca tanto.

Vlw..., tks!!

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depende do sedan.......alguns sedan tem a perda de até 6 dbs.....o legal seria vc fazer o teste da moeda...vc coloca uma moeda no painel e coloca um cd de frequências pra toca na faixa que a moeda pular mais e a que está mais aproximada da frequência do carro

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depende do sedan.......alguns sedan tem a perda de até 6 dbs.....o legal seria vc fazer o teste da moeda...vc coloca uma moeda no painel e coloca um cd de frequências pra toca na faixa que a moeda pular mais e a que está mais aproximada da frequência do carro

 

pow lek vou tentar!

 

mais vc indica onde arrumo um cd desses?

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bm tbm tenho um uno e minha box a 26hz e rende muito bm , porem jah testei a caixa na palio adventure do meu pai e rendeu muiiiiiiitooo mais, pra subrave creio que a wagon se destaque!!!

abraço

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bom pelo que sei quanto maior o carro mais baixo seria a frequência...

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bom pelo que sei quanto maior o carro mais baixo seria a frequência...

 

esse "maior" se enquadra em comprimento ou altura

 

sedan tambem ou so weagon?

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esse "maior" se enquadra em comprimento ou altura

 

sedan tambem ou so weagon?

 

wagon.. sedan é meio tenso fazer subgrave..

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Quando eu era mais "novo" (20 a 25 anos) queria uma caixa de graves com a frequência de pico casando com a frequência de ressonância do carro! :pirou:

 

Ahauahuahuahua

 

Hoje, pra mim, quanto mais plano e mais musical for a caixa de graves, melhor! :rever1:

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