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Alves

Primeiras impressões: BMW Série 1

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Primeiras impressões: BMW Série 1

Carro de entrada da marca de luxo alemã parte de R$ 113.370.

Nova geração está mais ‘nervosinha’ e tem mais tecnologia.

Priscila Dal Poggetto

Do G1, em Juquehy (SP)

 

A estrela da BMW do Salão de Frankfurt do ano passado, a nova geração do BMW Série 1, chega em abril ao Brasil trazendo ao segmento de hatches compactos de luxo mais interatividade, potência e um câmbio automático de oito marchas que muda completamente a proposta de condução de um modelo cinco portas. A segunda geração, que utiliza a plataforma do Série 3, estreia inicialmente no país em três versões: a mais “clássica” 118i (R$ 113.370), a estilosa 118i Urban Line (R$ 119.200) e a esportiva 118i Sport Line (R$ 122.900).

 

serie-1-620.jpg

BMW lança no Brasil a segunda geração do Série 1 (Foto: Divulgação)

 

Para maio, a BMW revelou que pretende trazer uma quarta versão, chamada "Full", que será a topo de linha. O Novo BMW Série 1 é feito nas instalações de montagem da BMW em Regensburg, na Alemanha.

 

Por enquanto, o Série 1 concorre com modelos como Audi A3, Volvo C30 e, pela faixa de preço e perfil de consumidor, o Mercedes-Classe B — só que em 2013 está prevista a chegada do novo Classe A, que promete dar uma chacoalhada neste segmento. E o que o hatch da BMW traz de melhor está escondido sob o capô, além de ainda ser o único carro com tração traseira em sua categoria.

 

concorrentesbmw.jpg

 

A grande promessa do modelo é a combinação do motor 1.6 16V turbo de 172 cavalos de potência máxima a 4.800 rpm e um torque máximo de 25,4 kgfm de torque entre 1.500 e 4.500 rpm. Ele usa uma tecnologia mais aplicada em modelos de segmentos superiores para ter tal desempenho em baixas rotações. É a chamada TwinPower Turbo, que não utiliza o sistema bi-turbo, de duas pequenas turbinas, mas sim um turbo compressor “twin-scroll”, que é maior e otimiza a combustão com dutos separados tanto no tubo de escape quanto no próprio sistema turbo, cada um servindo um par de cilindros.

 

Aliado ao motor está o opcional câmbio automático de oito marchas. Sim, oito marchas mesmo, nada de overdrive (o mecanismo que permite um ajuste “artificial” para o carro manter a velocidade em baixa rotação, aproveitando melhor o combustível). As vantagens da transmissão de oito velocidades são as mudanças de marcha mais rápidas e suaves e a melhor eficiência de combustível. De forma padrão, o carro vem com câmbio manual de seis marchas.

 

O conjunto motor-transmissão do carro foi testado pelo G1 nesta segunda-feira (12) na rodovia Rio Santos que liga o litoral norte de São Paulo ao estado do Rio de Janeiro. A direção eletromecânica do BMW não é o melhor da categoria — a do Volvo C30, por exemplo, é mais prazerosa —, mas, por outro lado, o câmbio automático de oito marchas vira o xodó do carro. A troca das marchas, tanto no modo Drive quanto na troca manual pela alavanca de câmbio, é feita de maneira suave, independentemente de velocidade e rotação.

 

bmw-serie1b-carrossel.jpg

BMW Série 1 na estreia mundial durante o Salão de Frankfurt 2011 (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)

 

Aliás, por isso mesmo, é muito “divertido” brincar com as trocas até chegar à oitava marcha. Para ajudar, o câmbio da BMW tem as trocas invertidas — sobe-se as marchas jogando o câmbio para baixo e as reduções, para cima. A diversão do câmbio podia ser maior ainda se as trocas “na mão” pudessem ser feitas por borboletas no volante. Talvez por redução de custo o carro não tenha o brinquedinho.

 

Controlar o pé no hatch “nervosinho” não é tarefa simples, especialmente com a estrada livre. O novo Série 1 acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e atinge velocidade máxima de 225 km/h. De acordo com a BMW, no ciclo combinado (estrada/cidade) o consumo de combustível é de 17,24 km/l. Mesmo em altas velocidades, o carro gruda nas curvas.

Passar por valetas e lombadas não afeta o conforto de condutor e passageiros. Características que vem de outro preciosismo da BMW, a suspensão.

 

A suspensão é formada por um eixo dianteiro de dupla articulação com apoio cruzado do tipo MacPherson e barras estabilizadoras, e um eixo traseiro de cinco braços. Ele tem um eixo mais largo que seu predecessor tanto na frente quanto atrás, e uma distribuição de peso quase de 50:50, o que ajuda a traduzir as vantagens dinâmicas da tração traseira em respostas animadinhas sem abrir mão da condução mais confortável em comparação com o modelo anterior.

 

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BMW Série 1 ganhou importantes mudanças estéticas e está maior (Foto: Divulgação)

 

Três modos de dirigir

No console central o comando de condução, item de série, ajusta a configuração do carro de acordo com as preferências pessoais do motorista. Todos os modelos oferecem três modos, Comfort, Sport e Eco Pro (este prioriza a economia de combustível). Em modelos BMW Sport Line e em carros equipados com a transmissão automática esportiva opcional de oito velocidades, direção esportiva variável ou suspensão adaptável, também há um quarto modo, o SPORT+.

 

Além do sistema mais econômico Eco Pro, o carro tem as tecnologias BMW EfficientDynamics de série, que incluem a Regeneração da Energia de Frenagem e direção eletromecânica, um compressor de ar-condicionado que se auto desconecta e pneus com menor resistência de rolagem. A função Auto Start/Stop vem de fábrica, tanto com a transmissão automática quanto manual de seis velocidades.

 

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Acabamento do Série 1 melhorou, mas alguns itens ficaram de fora (Foto: Divulgação)

 

Coloca tecnologia, tira conforto

Fora o design totalmente novo, cheio de vincos, e o maior espaço interno — comparado com o modelo anterior, a carroceria é 85 mm maior, a distância entre-eixos é 30 mm maior e a largura é 17 mm maior, com 21 mm a mais de espaço para as pernas —, a nova geração do Série 1 tem acabamento superior, com plásticos de alta qualidade e mais capricho nos detalhes das versões Urban e Sport.

 

Embora elas proporcionem mais possibilidades de personalização por meio de exclusivos recursos e equipamentos de design do interior e exterior, como detalhes na grade frontal e acabamento dos assentos, as versões “especiais” não deixam para trás a versão de entrada, mais barata e sóbria. É de se questionar gastar mais por tão pouca mudança, mas como se trata de uma categoria de luxo, mais detalhes se enquadram melhor na vontade do cliente de ter um carro exclusivo.

 

Mesmo assim, para manter o preço competitivo e considerando a alta do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), o carro abdica de certos itens como saída de ar-condicionado direta para os bancos traseiros, ajuste elétrico dos bancos — aliás, este é o ponto mais fraco do carro, que utiliza sistemas simples, vistos inclusive em carros “populares” no Brasil, dificultando o posicionamento do banco para uma condução confortável —, e controle de cruzeiro.

 

serie-1-tras.jpg

BMW Série 1 tem, por enquanto, três versões no Brasil (Foto: Divulgação)

 

O “cruise control” por exemplo foi substituído por um limitador de velocidade. Embora não seja a mesma coisa, até que é uma tecnologia interessante porque “avisa” o condutor de que a velocidade estabelecida por ele foi ultrapassada “segurando” o motor. O motorista pisa e sente que o carro não vai na mesma proporção que pediu. Porém, se o pé vai fundo no acelerador, o controle é desativado.

 

Todas as versões trazem de série ar-condicionado , volante com comandos satélites e controles de estabilidade, tração e frenagem.

 

Balanço final

Pode-se dizer que o BMW Série 1 evolui muito e, agora, vai muito além de um carro compacto para filhos daqueles que compram carros de mais de R$ 300 mil. No segmento de luxo, trata-se de uma compra racional, por ter o preço de um hatch, mas com recursos vistos em carros como o Série 7. Em acabamento, fica equilibrado com a concorrência, mas o motor de 172 cv, a tração traseira e o câmbio automático de oito marchas dão o gosto da diferença à nova geração do carro que trouxe a BMW para este segmento. Agora, resta esperar para ver se “compensa” a versão 116i, prometida para o final do primeiro semestre. Mais comedida, ela tem motor 1.6 de 138 cv de potência a 4.400 rpm e 22,4 kgfm de torque entre 1.350 e 4.300 rpm.

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Na boa, eu achei bastante interessante! Disseram que a melhora no interior foi notável, agora largou os fracos motores aspirados por esse belo 1.6T de 170cv (0-100 em 7,5s é MUITO interessante), excelente câmbio de 8 marchas, iDrive em todas as versões...

 

O triste é o aumento de IPI, mas mesmo assim está interessante! Agora sim é uma BMW de verdade, esportividade, desempenho e luxo, por um preço razoável (antes só existia esse conjunto nas BMWs acima dos 200mil!). Imagine aí sem o aumento do IPI como estaria. Eu aposto que a BMW vai tomar de assalto o segmento!

 

E em breve chega a Série 3, com o novo motor N20 2.0T de 245cv com resposta plana desde 1250 RPM [""], acelerando em 5.9s no 0-100... E além dessa 328i, a 320i deve chegar com o mesmo motor entregando 180cv, com um desempenho excelente.

 

Preciso de dinheiro RÁPIDO! BMW voltou a ser BMW! :rever1: :rever1: :rever1: :rever1: :rever1:

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Melhorou o motor, mais em compensação acabou com o desing, eu achei HORRIVEL.

125 mil é o preço do C30 T5 r-design...

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Linda!

 

linda?????????????????? pqp mas é fanboy demais kkk!!!!

 

Eu entendi bem ou não tem cruise control?? Coméqueé, um carro de 115k e não tem piloto automático? Até a Montana tem!!!

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Na boa, eu achei bastante interessante! Disseram que a melhora no interior foi notável, agora largou os fracos motores aspirados por esse belo 1.6T de 170cv (0-100 em 7,5s é MUITO interessante), excelente câmbio de 8 marchas, iDrive em todas as versões...

 

O triste é o aumento de IPI, mas mesmo assim está interessante! Agora sim é uma BMW de verdade, esportividade, desempenho e luxo, por um preço razoável (antes só existia esse conjunto nas BMWs acima dos 200mil!). Imagine aí sem o aumento do IPI como estaria. Eu aposto que a BMW vai tomar de assalto o segmento!

 

E em breve chega a Série 3, com o novo motor N20 2.0T de 245cv com resposta plana desde 1250 RPM [""], acelerando em 5.9s no 0-100... E além dessa 328i, a 320i deve chegar com o mesmo motor entregando 180cv, com um desempenho excelente.

 

Preciso de dinheiro RÁPIDO! BMW voltou a ser BMW! :rever1: :rever1: :rever1: :rever1: :rever1:

Muito interessante esse motor da 118i... Se nao fosse o IPI Maior, poderia ser que ficasse bastante interessante (Digo poderia pq nunca se sabe qual o tamanho da ganancia dessas montadoras por aqui, mesmo sem esse IPI).

 

Considerando o aumento, esta ate tentador. E é traçao traseira ainda. (Esse é! hauhaua) Em termos de design pra mim esta no mesmo... Ja achava a primeira Serie 1 bem sem sal.

 

 

Agora esse motor da nova 328i Xan... Sera se rende mais mesmo que aquele V6 de 233cv?

Nada contra o Downsizing. Mas preferiria ter um V6 saca? haha

E tenho meio pé atraz com os dados desses novos motores em geral. Alguns divulgam desempenhos milagrosos...

 

Gostei que mantiveram o otimo motor da 335i. Ja a M3 sera um V6 agora... =/

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Nossa... 1.825kg 172hp, Audi A3 1.130kg 200hp ! Ta certo isso?

 

Aliás, horrenda. Dentre esses 4 citados ae A3 fácil fácil.

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Nossa... 1.825kg 172hp, Audi A3 1.130kg 200hp ! Ta certo isso?

 

Aliás, horrenda. Dentre esses 4 citados ae A3 fácil fácil.

 

com certeza está errado esse peso.

 

Mesmo se colocasse uma Ferrari no comparativo, vc continuaria preferindo o A3.

 

Aliás, aproveite esse leitura:

http://carplace.virgula.uol.com.br/bons-pressagios-analistas-preveem-classe-a-a-frente-do-audi-a3-em-vendas/

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linda?????????????????? pqp mas é fanboy demais kkk!!!!

 

Eu entendi bem ou não tem cruise control?? Coméqueé, um carro de 115k e não tem piloto automático? Até a Montana tem!!!

chupa mopar! :vts

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O “cruise control” por exemplo foi substituído por um limitador de velocidade. Embora não seja a mesma coisa, até que é uma tecnologia interessante porque “avisa” o condutor de que a velocidade estabelecida por ele foi ultrapassada “segurando” o motor. O motorista pisa e sente que o carro não vai na mesma proporção que pediu. Porém, se o pé vai fundo no acelerador, o controle é desativado.

 

 

Piada do século!

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Subiu o preço heim... Se classe A vier neste patamar de preço só maluco vai comprar esta BMW.

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Nossa, eu acho que ficou muito feia essa BMW. Mas pelo conjunto, eu compraria uma fácil fácil!

Agora falta-me o dindin kkkkkkkk

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Melhorou o motor, mais em compensação acabou com o desing, eu achei HORRIVEL.

125 mil é o preço do C30 T5 r-design...

Se os números da Série 1 se confirmarem, a BMW vai andar o mesmo que o Volvo, mesmo com motor quase 1 litro menor. Não sei porque, os Volvos não rendem como deveriam, só ver que o S60 de 300cv anda menos que toda a concorrência de potência semelhante. No entanto, como costumam ser bem mais baratos que a concorrência no Brasil, acaba compensando.

Muito interessante esse motor da 118i... Se nao fosse o IPI Maior, poderia ser que ficasse bastante interessante (Digo poderia pq nunca se sabe qual o tamanho da ganancia dessas montadoras por aqui, mesmo sem esse IPI).

 

Considerando o aumento, esta ate tentador. E é traçao traseira ainda. (Esse é! hauhaua) Em termos de design pra mim esta no mesmo... Ja achava a primeira Serie 1 bem sem sal.

 

 

Agora esse motor da nova 328i Xan... Sera se rende mais mesmo que aquele V6 de 233cv?

Nada contra o Downsizing. Mas preferiria ter um V6 saca? haha

E tenho meio pé atraz com os dados desses novos motores em geral. Alguns divulgam desempenhos milagrosos...

 

Gostei que mantiveram o otimo motor da 335i. Ja a M3 sera um V6 agora... =/

Esse é tração traseira! hasuuhashuashuasas Então, eu não gostei NADA da frente, achei que piorou, mas eu não vi ao vivo. A lateral e a traseira, pra mim, estão lindas. E pelos reviews, o comportamento continua impecável!

 

Felipe, mas sem a menor dúvida! Esse motor N20 da BMW é simplesmente state of the art, desbancou o EA888 2.0 TFSI da Audi. Potência específica excepcional, funcionamento absurdo, uma ENORME faixa plana (começa de 1250RPM!!)... Realmente, obra de arte. Vai andar muito mais que o V6, principalmente aqui no Brasil, onde aspirados não rendem como devem, e sobrealimentados melhoram por causa do álcool na gasolina!

 

Capaz que a nova 328i ande mais que a 335i atual, pra você ter noção ashuashusahuashuashu

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Piada do século!

Deve ser para obrigar comprar uma versão mais cara...

 

A exemplo new fusion... 4 cilindros e v6 o som é exatamente igual. Exceto que o v6 tem entrada USB, entrada pra iphone entre outras funções que no 4 cilindros estão bloqueadas haha

 

Entre outros detalhes.

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Deve ser para obrigar comprar uma versão mais cara...

 

A exemplo new fusion... 4 cilindros e v6 o som é exatamente igual. Exceto que o v6 tem entrada USB, entrada pra iphone entre outras funções que no 4 cilindros estão bloqueadas haha

 

Entre outros detalhes.

 

Mas é... a 320i JOY e a 118i tbm não tem piloto...

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Meu corooooora tinha :P e isso me salvou nos estates! De orlando p miami, aumentava e reduzia a velocidade no volante! Hehehehehe

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Sei que minha ex namorada vai comprar uma iuhehIUAHEiuHAE

 

To vendo que vou ter que come-la para poder dirigir um pouquinho... iUAehuiAHehae

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Sei que meu ex namorado vai comprar uma iuhehIUAHEiuHAE

 

To vendo que vou ter que dar pra ele para poder dirigir um pouquinho... iUAehuiAHehae

 

Vai na fe jao! Ja faz "de graca" msm! Ainda mais p andar de bmw, ne?! Hauahauahauahau

 

Bjundas

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BMW série 1 continua sendo o mais feio BMW de todos os tempos;

Audi A3 continua com o melhor motor;

Mercedes A vem pra acabar com a concorrência atual.

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A crítica internacional diz que o N20 é o motor do ano, além de suas specs falarem por si só, mas o motor do A3 ainda é o melhor. Ta certo então...

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Podem até ter melhorado o modelo mas não consigo achar bonito esse carro,o novo classe A espanca essa série 1.

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Classe A vai matar a pau, esse série 1 novo embora tenham mudado muita coisa parece mais um facelift do antigo. Eu preferia o antigo, mas tem muita gente que odeia série 1 e vai continuar odiando.

 

Prefiro aguardar os testes, não confio nos desempenhos e consumos milagrosos divulgados pelas fábricas.

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17km/l em ciclo combinado? Ah ta! Aham! Nem o PRIUS faz isso!!! Esse carro deve fazer uns 9 na cidade e 13 na estrada.

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