Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

UUHA

Combustíveis para motor Flex

Recommended Posts

Postado em

Em vários tópicos acabamos caindo no assunto do motor flex, pesquisei e vi um tópico de 2008 comparando entre gasolina e álcool mas não foi concluído nada.

Se tratando de carros flex, o que é melhor pra saúde do motor? Alcool, gasolina (que tipo de gasolina), ou uma mistura dos dois?

Hoje eu uso 4 litros de álcool para cada litro de gasolina aditivada, li em algum lugar que essa era a melhor mistura para os motores flex, será que isso é verdade?

O Golzinho ta com 65Km e troco o filtro de combustível a cada 10000Km e nunca tive problemas.

Tem alguma mistura melhor, ou o ideal é usar algum combustível puro?

Postado em

Não sei qual o melhor entre alcool vs Gasolina, mais quando compramos o ultimo carro o engenheiro da Bmw foi bem nitido ai dizer, NUNCA abastecer com gasolina aditivada, só comum..

Agora o pq é uma boa pergunta hahha

Postado em (editado)

Eu só uso gasolina, minha irma era dona do carro e só usava alcool, quando abasteci com gasolina o carro engoliu uns 20 litros, sumiu do tanque.

Editado por boardbrasil
Postado em

No siena 1.0 era mais economico usar gasolina (conseguia 9,5-10kml na cidade, FACIL). no alcool, quando chegava nos 6,0-6,5 ja era vitoria.

Ja no corsa 1.4, é o contrario, alcool faz 7.5-8kml e gasola chega nos 9.5 tambem.

Postado em (editado)

Não sei qual o melhor entre alcool vs Gasolina, mais quando compramos o ultimo carro o engenheiro da Bmw foi bem nitido ai dizer, NUNCA abastecer com gasolina aditivada, só comum..

Agora o pq é uma boa pergunta hahha

engenheiro de mer** esse! So abasteco com aditivada! Ele n entende po*** nenhuma de combustivel! Fora do Brasil, diga-se eua e europa, n existe "comum"... E diz p ele q a gasosa comum possui o mesmo teor de alcool q a aditivada! A diferenca sao os agentes dispersantes e detergentes na aditivada, q n tem na comum!

Edit: a 2 anos rodo na gasosa, desde q o alcool passou de 1,50 q n sei o q eh alcool...

Editado por Rapha_4_bass
Postado em

engenheiro de mer** esse! So abasteco com aditivada! Ele n entende po*** nenhuma de combustivel! Fora do Brasil, diga-se eua e europa, n existe "comum"... E diz p ele q a gasosa comum possui o mesmo teor de alcool q a aditivada! A diferenca sao os agentes dispersantes e detergentes na aditivada, q n tem na comum!

Edit: a 2 anos rodo na gasosa, desde q o alcool passou de 1,50 q n sei o q eh alcool...

Pelo o que sei, a unica diferença entre gasolina normal e aditivada é que a aditivada tenta limpar e manter limpo todas as partes em contato com o combustível, bicos injetores, válvulas, etc.

É isso mesmo né?

Postado em

Pelo o que sei, a unica diferença entre gasolina normal e aditivada é que a aditivada tenta limpar e manter limpo todas as partes em contato com o combustível, bicos injetores, válvulas, etc.

É isso mesmo né?

Não limpa. Apenas tenta sujar menos.

Eu não uso. Não vejo nenhuma vantagem em pagar a mais pra nada.

Postado em

O que estou fazendo no momento: 10L de alcool e completa de gasolina.

Esses 10L de alcool faz parar o tectectec do motor quando arranca, mais nada.

Postado em

É isso mesmo né?

ela possui detergente que removem a sujeira, se o bico estiver sujo, ela remove a sujeira, o ruim é que ela 'empurra a sujeira' para fora, ou seja, a TBi fica entupida!

Se usar somente a gasosa aditivada, SE NAO TIVER SOLVENTE, os bicos nunca precisaram ser limpos....

Postado em

Depois que o alcool começou a subir passei a usar somente gasolina comum, não uso aditivada, não acredito que vale 0,10 a mais por litro.

Essa de limpar ou não os bicos, tem um tio que é taxista e tinha um civic 2002 rodou 150mil km e vendeu o carro sem limpar os bicos e só usando comum.

Ja vi diversas materias falando que os bicos são projetados para não precisar limpar....

Na duvida só limpo se o carro começar a falhar, rsrs.

Postado em

ela possui detergente que removem a sujeira, se o bico estiver sujo, ela remove a sujeira, o ruim é que ela 'empurra a sujeira' para fora, ou seja, a TBi fica entupida!

Se usar somente a gasosa aditivada, SE NAO TIVER SOLVENTE, os bicos nunca precisaram ser limpos....

Empurra pra fora? Tipo, pra dentro do cilindro né?!

O que a TBI tem a ver, já que vem antes?

Postado em

uma pergunta:

qto % do álcool é gasosa e qto % da gasosa é álcool hoje em dia? 30% +/-?

nem muda tanto usando um ou outro, a não ser o preço. acho até q o motor nem consegue saber a diferença.

ps - se alguém falar q álcool é álcool e gasosa é gasosa, já fica aqui o meu "vai se f***".

Postado em

uma pergunta:

nem muda tanto usando um ou outro, a não ser o preço. acho até q o motor nem consegue saber a diferença.

ps - se alguém falar q álcool é álcool e gasosa é gasosa, já fica aqui o meu "vai se f***".

Depende do carro...

Novo uno do meu pai nem percebe a diferença... Nos carros GM é gritante.

Postado em

uma pergunta:

No alcool não tem gasolina....

Na gasolina tem cerca de 25% regulamentado de alcool...

O comportamento do meu carro muda colocando alcool, fica mais aspero e um pouco mais esperto...

Postado em

No alcool não tem gasolina....

Na gasolina tem cerca de 25% regulamentado de alcool...

O comportamento do meu carro muda colocando alcool, fica mais aspero e um pouco mais esperto...

serio? achei q tivesse.

no meu projeto de motor (fire 1.4 flex) não percebo diferença de rendimento.

só no consumo mesmo, coisa de 1km/l.

acho q esse "suposto" cavalo q daria a mais de potencia é manco.

Postado em

serio? achei q tivesse.

no meu projeto de motor (fire 1.4 flex) não percebo diferença de rendimento.

só no consumo mesmo, coisa de 1km/l.

acho q esse "suposto" cavalo q daria a mais de potencia é manco.

Não tem não, e a gasolina por lei deve ter entre 20 e 25% de álcool.

No gol 1.6 (EA111) percebe-se, de leve, a diferença.

Postado em

meu cunhado eah mecanico da renaut e falou para nao colocar aditivada

um engenheiro foi la e falou q nao compensava colocar e tal

e dependendo do posto, a gasolina aditivada nao limpa nada

tenho uma duvida de noob [^]

como q o gnv chega nos postos? [^]

Postado em

Gasolina aditivada funciona assim...

Vem a gasolina comum e um galãozão de aditivo. Ae o dono do posto pega e joga esse aditivo no tanque. PRONTO, temos gasolina aditivada. Da refinaria só sai gasolina comum....

Agora, quem garante que todo o aditivo é jogado? Ou que na falta dele o dono do posto não use gasolina comum?

Obviamente em postos descentes o aditivo deve ser colocado (espero) e funciona. Agora em meia boca, eu iria na comum mesmo iauheiuahe adulterada por adulterada, melhor a que tem menos adulteração (não esquecendo que o aditivo não é detonante, para a combustão em si é a mesma coisa que jogar água).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...