Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Samuel Monteiro

Sub cheirando a queimado

Recommended Posts

Postado em

Bom dia pessoal, tem 2 semanas que fui em um instalado de som e ele instalou meu SUB da seguinte forma.

Sub Slim Bravox bobina dupla:

ele ligou um fio conjugado passando pelas duas bobinas bobina 1 - e 2 -, e ligou bobina 1 + e 2 +, em seguida ligou em bridge no meu modulo power one, conforme figura abaixo.

1.png

Nesses dias percebi que o meu sub ta cheirando a queimado. Pergunta, será que esse modo que o cara instalou foi a forma correta?

grato,

Postado em

Cara, mesmo se for 4+4 e ele ligou deste modo em bridge no Pone, acaba ficando em 02 ohm, trabalhando abaixo da impedancia minima do modulo e aumentando consequentemente a distorção, se o ganho e bass boost estiverem altos também, logo logo o sub vai pro espaço! Abcs

Postado em (editado)

Mas peraí....

No outro tópico seu , voce não disse que são dois subs FLT ?

Por isso achei normal que fossem D4 , pois estariam ligados cada um em série e paralelo entre os dois , formando 04 ohms para UMA bridge do power one.

Estaria tudo compativel , potencia nominal e impedancia.

Por favor mantenha todas suas duvidas em um único tópico.

O outro foi trancado: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=175593

Editado por rick demolidor
Postado em

2 tópicos diferentes, com informações diferentes, assim fica ruim pra quem quer ajudar.

Se seu sub for 2+2, liga as bobinas em série, só que mesmo assim o pone vai mandar muita potência pra ele. Tem que deixar o ganho muito baixo como medida paleativa.

Se for 4+4 eu tb ligaria em série aumentando a impedância e diminuindo a chance do pone queimar ele.

Pra ligar em série vc junta as 2 conexões do meio com um fio (+ e -), e liga cabo que vem do amp nos conectores de fora, + do amp com + do sub e - do amp com - do sub.

Se não se sentir seguro pra fazer sozinho, o melhor é voltar no seu instalador.

Postado em

Mas e afinal, vc tem um ou dois subs?

Se vc possuir 2, eles estiverem ligados em paralelo como vc citou (+ com + e - com -) e por fim utilizando uma ligação em série entre os subs (positivo de um no negativo do outro, sobrando apenas um negativo e um positivo), está correto.

Abcs

Postado em

Mas e afinal, vc tem um ou dois subs?

Se vc possuir 2, eles estiverem ligados em paralelo como vc citou (+ com + e - com -) e por fim utilizando uma ligação em série entre os subs (positivo de um no negativo do outro, sobrando apenas um negativo e um positivo), está correto.

Abcs

eu tenho apenas 1 sub slim bravox e esse slim esta ligado conjugado - com - e + com +, e no POne esta ligado em Bridge conforme coloquei no tópico inicial. ele é 4x4OHMS.

Fizeram confusão no meu tópico, quiseram ajudar e só confundiram.

Postado em (editado)

Amigão, mas o pessoal ajudou, vc que não compreendeu! De uma lida nos artigos sobre impedancia que você vai ver!

E outra, seu sub está com uma ligação ERRADA no seu amplificador, já que tal sub está com uma impedância final de 02ohm e seu amplificador suporta a impedancia MINIMA de 04 ohm, ou seja, nada abaixo disto!

Resumindo: Seu sub está recebendo mais que o dobro da potência nominal dele, provavelmente cheia de distorção, se continuar nessa config, logo logo ele lhe dará Adeus.

Para evitar isto, ligue ele em 08ohm (ligue o + de uma bobina no - de outra, sobrando assim somente UM positivo e UM negativo) e ligue ele no bridge do Power One. Vai ter cerca de 180rms (potencia do sub) e tocará sem problemas.

Agora não tem como vc falar que não te ajudaram! rsrsrs

Abcs

Editado por Rallado
Postado em

ngm confundiu nao amigo!!! eh simples!!!

seu Sub esta com a impedancia em 2Ohms, e o Pone suporta Bridge de 4Ohms...sendo assim vc esta forçando seu Pone, e alem disso esta entregando mais de 350wrms pra um Subzinho Slim de 180wrms!!! ae ele num aguenta msm!!!

eu tenho um Booster de 600wrms e um Modulo Kicker de 600wrms e quando eu aumento o som msm, tem hra q ate chega a feder!!! entao tome muito cuidado!!!

Abs!

Postado em

Por gentileza, faça uma boa leitura dos artigos nos links a seguir:

Sugestões de instalações 01: http://autosom.net/instala.asp

Sugestões de instalações 02: http://autosom.net/instala2.asp

Artigos AutoSom.net: http://autosom.net/artigos.asp

Sub-fórum HOT-TOPICS: http://autoforum.com.br/index.php?showforum=16

Regras e dicas do fórum: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=5468

Vai encontrar quase TUDO que necessita, caso não encontre,

faça uma busca no fórum por meio da pesquisa Google customizada no alto da página à direita:6444138897_5e710b2703.jpg

Clique Aqui para acessar a busca Google Customizada AutoSom.net

É muito mais rápido do que criar tópico e tem grande riqueza em material informativo e interessante. E assim você ajuda a ter tópicos mais relevantes sobre um determinado assunto.

Bom proveito!

Obrigado e abraço.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...