Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes

Recommended Posts

Então a F3 é -3dB com referência ao PICO ?

Nessa simulação que postei, tem pico de +4dB em 40hz, então a F3 correta seria onde o pico fosse +1dB ? (no caso 30hz)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me desculpe mas não tenho como consentir o que vc disse!!!

Em nenhum momento citei nome de empresa, em nenhum momento citei o nome do Kleber, muito menos o SEU nome ( mais usou minhas palavras!). A única mensagem direcionada foi a primeira, para o Rick que espero não ter se ofendido até pq a intenção estava longe disso.

Cada um veste a toca que lhe servir! Eu apenas juntei a maior parte das coisas que eu li e dei um parecer. PONTO.

Não vi nada demais pra que vc se sentisse ofendido. De qualquer forma te peço desculpa se não consegui te agradar. pasmafaute

Pessoal, deixa eu deixar claro umas coisas em nome da Questo Audio!

1- Rick, é MUITO válido todas essas discussões no nosso tópico para que possamos SEMPRE encontrar o melhor caminho!

2- Opinião é opinião e vice-versa hehe. É possível alguém achar o nosso sub o melhor do mundo? SIM. É possível alguém achar o pior do mundo? SIM. Quem tá certo e quem tá errado? Ninguém! É opinião e nós vamos levar em conta todas elas! :legal:

3- Acho ERRADO dizer que é "matematicamente impossível" atingir o nível de grandes marcas, com custo acessível. Matemática é uma ciência EXATA e para isso precisa de informações exatas e não suposições. Para afirmar tal coisa você precisa, pelo menos, saber todos os custos das empresas em questão. Não somente achar tal valor, soma com outro valor e é isso. Nem nós que temos o NOSSO custo podemos fazer tal comparação e afirmar essa impossibilidade. Pode ser opinião pessoal, mas não é regra!

4- Quanto aos parâmetros, realmente não dá pra comparar parâmetro A, simulado no software B com parâmtro C, simulado com software D. Estamos discutindo como resolver isso e assim que possível comunicaremos aqui no forum.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________suas palavras!!!!!! e so ir no poste ver!!!!!! esta la!!!!!!!!!

Pessoal... Vamos começar do começo para não desvirtuar as coisas :-)

1) Dêem uma olhada no Post #853

2) Depois leiam o Post #866

3) Já que estão citando o P3 e tem gente não acreditando no Kleber quando ele comparou com o JL Audio, leiam a opinião de quem comparou o nosso subwoofer com um Rockford Fosgate P3. Basta acessar AQUI

4) E se não acreditarem no Kleber e nem no cliente que comparou com o P3... Dêem uma lida com calma nesse review também: AQUI

Um abração hand26

Desde já agradeço os elogios e as críticas e não espero agradar a todos, mesmo que eu tente, pq isso sim é impossível hehe. :vts

Abração e segue o baile! hand26

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

posts 1536 e 1537!!! esta la pra todo mundo ver!!!!!!!!!!!!!!!

entao voce esta equivocado novamente!!!!!!!!!

realmente assim fica dificil ter credibilidade!!!!!!!!!!!!!1

e em relaçao ao teste !!!???? porque nao manda um pro rick testar!!! eu monto a caixa e envio pra ele!!!! assim teriamos uma referencia escutando ao vivo do questo!!!!! mais so emprestado!!! para nao ter nenhum tipo de "influencia" sobre o resultado!!!!!!!!! e seria bom responder as perguntas separadamente para nao ter duplo sentido!!!! um baita abraço amigo!! e aguardo a resposta!! :legal:

Editado por cy777

Compartilhar este post

Link para o post

Nessa simulação que postei, tem pico de +4dB em 40hz, então a F3 correta seria onde o pico fosse +1dB ? (no caso 30hz)

Auditivamente você terá a sensação dos -3dB realmente no ponto onde o gráfico está cruzando a linha de +1dB (NESSE CASO).

Porém você também precisa levar em consideração o que foi dito no Post #1543. Ou seja, o seu projeto está prevendo uma caixa com volume interno maior que o Vas e com isso o comportamento do subwoofer não será conforme o esperado nos modelos, além da pior resposta transitória e do maior nível de distorção.

Um abração hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Em tese, não.

Na prática, qual é a importância do seu pico?

Se o objetivo do pico é o reforço na parte de baixo, 3dB abaixo deste pico significa que você não tem mais reforço considerável.

Se formos comparar, podemos dizer que num jantar você tem 1kg de arroz, 1kg de strogonoff, 1kg de feijoada, 1kg de vatapá para servir seus convidados.

Você tem 4kg de comida, número que atende em plenitude os seus convidados. Em números absolutos, você atendeu a sua expectativa.

MAS na prática é preciso avaliar como cada elemento interage com o resultado final. E nesta prática, é FATO que seu jantar será um fracasso, pois vai faltar arroz!

É este tipo de relativização que precisa ser feita. Quando dimensionamos um sistema complexo (como o do áudio), não existem ABSOLUTOS, e sim relativos, pois cada elemento dependerá da integração com outros elementos para se ter um resultado que atenda as suas necessidades. É o caso do arroz, apesar de parecer suficiente, todos os 3 pratos dependerão do arroz, e se o arroz for insuficiente, os 3 pratos serão prejudicados.

Quando você pensa em pico, tem que pensar em quanto ele representa aí pra você. E o pico numa caixa dutada não pode ser pensado como um simples pico de resposta, de forma alguma. Graficamente é um pico. Na prática, não, é ele quem vai dar CORPO ao seu subgrave. Ele corresponde ao seu subgrave, não é apenas um pico no meio dele. Então o ponto -3dB a considerar precisa ser reavaliado.

Editado por Kleberlpa
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi.

Mas não compreendi [^]

Como disse o representante da Questo, que siga o "baile".

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

não discordo completamente desse pto de vista klb. dependendo da região do pico devemos reconsiderar a forma de ver o f3.

mas...

F3: Ponto de menos 3dB em relação à região de resposta plana em Hertz (fonte: http://autosom.net/a...os/carparam.htm)

nesse caso, considerar um f3 como -3db abaixo do pico, só no caso de não termos pico ( :blink: hehehe) e termos sim um ganho de 5db numa faixa de frequencia mais ampla, como 1/8 por ex.

acho q deu pra entender o q eu quis dizer.

edit - tamanho da fonte na citação

edit 2 - como numa bp6 por ex.

Editado por cjainf

Compartilhar este post

Link para o post

não discordo completamente desse pto de vista klb. dependendo da região do pico devemos reconsiderar a forma de ver o f3.

mas...

F3: Ponto de menos 3dB em relação à região de resposta plana em Hertz (fonte: http://autosom.net/a...os/carparam.htm)

nesse caso, considerar um f3 como -3db abaixo do pico, só no caso de não termos pico ( :blink: hehehe) e termos sim um ganho de 5db numa faixa de frequencia mais ampla, como 1/8 por ex.

acho q deu pra entender o q eu quis dizer.

edit - tamanho da fonte na citação

edit 2 - como numa bp6 por ex.

Sim, mas aí vem a pergunta: A zona de resposta plana tem que importância aí, no caso específico?

Para a maior parte dos sistemas dos bassmaníacos, não tem nenhuma. O que importa é o reforço.

Compartilhar este post

Link para o post

[...]

Se formos comparar, podemos dizer que num jantar você tem 1kg de arroz, 1kg de strogonoff, 1kg de feijoada, 1kg de vatapá para servir seus convidados.

Você tem 4kg de comida, número que atende em plenitude os seus convidados. Em números absolutos, você atendeu a sua expectativa.

MAS na prática é preciso avaliar como cada elemento interage com o resultado final. E nesta prática, é FATO que seu jantar será um fracasso, pois vai faltar arroz!

É este tipo de relativização que precisa ser feita. Quando dimensionamos um sistema complexo (como o do áudio), não existem ABSOLUTOS, e sim relativos, pois cada elemento dependerá da integração com outros elementos para se ter um resultado que atenda as suas necessidades. É o caso do arroz, apesar de parecer suficiente, todos os 3 pratos dependerão do arroz, e se o arroz for insuficiente, os 3 pratos serão prejudicados.

Quando você pensa em pico, tem que pensar em quanto ele representa aí pra você. E o pico numa caixa dutada não pode ser pensado como um simples pico de resposta, de forma alguma. Graficamente é um pico. Na prática, não, é ele quem vai dar CORPO ao seu subgrave. Ele corresponde ao seu subgrave, não é apenas um pico no meio dele. Então o ponto -3dB a considerar precisa ser reavaliado.

Bela analogia! :legal:

Um abração hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, se formos fazer analogia a filtros, onde cada um tem seu fator de qualidade Q (tchebyshev, bessel, linkwitz-riley, butterworth etc), em cálculo o pico não pode ser considerado na hora de achar o -F3 pois deve ser analizado em relação a parte plana do sinal. Na prática eu particurlarmente tento sempre analisar dentro do carro, porque o pico tende a crescer mas as frequencias mais baixas também tendem a subir o SPL, o que pode compensar essa relatividade que eu acho que vocês estão falando.

Espero não estar falando besteira, to na pressa de ir embora do trampo, não to raciocinando direito. [^]

Compartilhar este post

Link para o post

Só eu não estou entendendo o pq da confusão?

Rick, pq vc tá tão nervoso ultimamente? Relaxa cara! Vamos aproveitar o tópico e discutir, afinal o Renato e o Renan sempre estiveram em meio às discussões importantes sobre falantes e caixas no fórum. Não surgiram aqui ontem.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois e !!! Deve esta ate agora procurando uma resposta!!!!!!

Será que sai hj ainda?

Compartilhar este post

Link para o post

Os que entendem bastante, é interessante ouvir vários pontos de vista, ajuda a entender muita coisa, quanto a olhar o custoxbeneficio, tb acredito ser muito válido, principalmente por ser tratar de um produto montado no Brasil. Interessante observar que os JL maiores, já cairam o preço em 50% em alguns sites de venda nos EUA, pelo fato de estarem perdendo em vendas para os RE. Eu gosto da discussão sobre os parametros, mas não me esqueço do custo benefício. Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Os que entendem bastante, é interessante ouvir vários pontos de vista, ajuda a entender muita coisa, quanto a olhar o custoxbeneficio, tb acredito ser muito válido, principalmente por ser tratar de um produto montado no Brasil. Interessante observar que os JL maiores, já cairam o preço em 50% em alguns sites de venda nos EUA, pelo fato de estarem perdendo em vendas para os RE. Eu gosto da discussão sobre os parametros, mas não me esqueço do custo benefício. Abraços.

custo beneficio e relativo!!!

um JL w7 um solo X etc tem um custo beneficio maravilhoso!! ele te proporciona tanto SPL e sub grave quanto 15 questo, bravos nitro etc.... com apenas um sub!!!!!!!!!

quem pode pagar! por ex: um w7 hj voce compra na casa de 2000 um de 12" mais ou menos o valor de 5 questos! e ai? os questos podem ate levar vantagem em area de cone!!! e só!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Isso aqui ta parecendo já aquela velha história "O meu brinquedo é melhor do que o seu =P"

um JL w7 um solo X etc tem um custo beneficio maravilhoso!! ele te proporciona tanto SPL e sub grave quanto 15 questo, bravos nitro etc.... com apenas um sub!!!!!!!!!

Você disse que não teve a chance de ver um Questo funcionando. Acredito que só por parametros não da para afirmar isso;

Compartilhar este post

Link para o post

Só eu não estou entendendo o pq da confusão?

Rick, pq vc tá tão nervoso ultimamente? Relaxa cara! Vamos aproveitar o tópico e discutir, afinal o Renato e o Renan sempre estiveram em meio às discussões importantes sobre falantes e caixas no fórum. Não surgiram aqui ontem.

mais falou inverdade de mim!!! e provei acima com as proprias palavras dele!!!!

e ate agora nao teve hombridade de pedir desculpas e falar que errou!!!!

voce sabe que eu quando erro peso desculpas!! e o minimo que um homem correto tem que fazer!!! agora e facil dar uma de gostosao e achar que sempre esta certo!!! e esta ai em cima!! provei por A mais B que ele faltou com a verdade!!! e estou esperando ele se retratar!! quando isso ocorrer eu paro!!! e nao postarei mais aqui!!! pois ai so querem escutar bem!!! e acho que e um bom sub sim!! porem nao e o supra sumo da humanidade como alguns aqui estao falando!!! esta parecebdo o topico da SD sobre o SDzinho em pró SD editaram ate meus posts sem minha autorização !!! por isso estou com print de tudo que postei ! so pra garantir!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Isso aqui ta parecendo já aquela velha história "O meu brinquedo é melhor do que o seu =P"

Você disse que não teve a chance de ver um Questo funcionando. Acredito que só por parametros não da para afirmar isso;

parametro servem pra que??? o certo era pra ser os numeros exatos do sub!!???? ou estou errado?????

sera que tenho que reaprender tudo de novo?

pois na minha epoca , os parametros era tipo um "desenho" do sub! com aquilo poderiamos imaginar como toca o sub!!!!

estou errado???

e aqui ninquem falou sobre a historia de brinquedinho ai!!! e sim comparamos e a comparaçao nao partiu de mim!!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, não quero entrar nessa discussão que pra mim não vale a pena.

Mas já disseram que são parametros diferentes. O correto era eles publicarem os parametros que todos já estão acostumados, e ai sim fazer comparações pelos parametros. Antes disso acho que só testando para dizer que A é 15x superior a B

Compartilhar este post

Link para o post

ok!!! mude os parametros que eu vejo e depois mudo de opniao se eu gostar!!! e vendo meu JL e compro o questo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! simples assim!!!!!!!!

Editado por cy777

Compartilhar este post

Link para o post

quem pode pagar! por ex: um w7 hj voce compra na casa de 2000 um de 12" mais ou menos o valor de 5 questos! e ai? os questos podem ate levar vantagem em area de cone!!! e só!!!!!

Eu não me expressei bem na verdade, o custoxbeneficio que eu me refiro, não é apenas o que toca pelo que custa, ele tb leva em consideração até quanto estou disposto a gastar, eu ouvi o set do guilherme e achei muito bom com os dois JL´s, por isso que estou acompanhando este tópico para decidir por qual sub eu vou trocar o meu P3.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal.. acho que ja estao se passando um pouco, nao?

o Questo tem uma proposta diferente do JL.. isso no meu ponto de vista..

90% ou mais dos brasileiros nao sabem o que é subgrave.. isso eh fato.. ate eu mesmo nao sabia.. aprendi conforme o tempo..

e acredito que quase 100% das pessoas deste topico sabem..

eu ainda nao tive o prazer de testar um Questo, quero muito faze-lo mas pela falta de grana ainda nao tive a oportunidade..

e sinceramente, acredito que ele vá se sair bem pelo proposito dele.. SQ e SQPL.. certo?

e pelo preço.. cá entre nós rapazes.. mais dificil ainda comparar com subs "gringos".

entao gente.. nao criem barreiras.. vamos testando e colocando as ideias.. discussoes nao vao levar a nada.. ainda mais que a fabrica ta ai pra esclarecer. =)

abraço por tras a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

mais falou inverdade de mim!!! e provei acima com as proprias palavras dele!!!!

e ate agora nao teve hombridade de pedir desculpas e falar que errou!!!!

voce sabe que eu quando erro peso desculpas!! e o minimo que um homem correto tem que fazer!!! agora e facil dar uma de gostosao e achar que sempre esta certo!!! e esta ai em cima!! provei por A mais B que ele faltou com a verdade!!! e estou esperando ele se retratar!! quando isso ocorrer eu paro!!! e nao postarei mais aqui!!! pois ai so querem escutar bem!!! e acho que e um bom sub sim!! porem nao e o supra sumo da humanidade como alguns aqui estao falando!!! esta parecebdo o topico da SD sobre o SDzinho em pró SD editaram ate meus posts sem minha autorização !!! por isso estou com print de tudo que postei ! so pra garantir!!!

Prezado cy777,

Esta é minha última resposta quanto a este assunto, portanto vou tentar ser claro e sucinto!

O seu questionamento no post #1542, eu acreditei ter sido em relação ao MEU post #1537. Estou errado?

As minhas considerações no post #1555 foi em relação aos 2 posts acima, apenas!

Olhe agora o seu post #1558 e veja que vc disse que as minhas palavras diziam o contrário, sendo que estas palavras foram do Renato no post #1536.

OK, tanto eu quanto o Renato representamos a Questo, entretanto eu não levei em consideração o que ele disse pois achei que vc questionou apenas o MEU post.

Se não foi isso, acredito que foi um mal entendido pois em NENHUM momento, de fato, eu falei algo a seu respeito e sim dei a minha opinião quanto a uma afirmação sua. Acredito que se todos tivessem a mesma opinião não precisaria de fórum pra se discutir alguma coisa! Eu respeito a opinião de todos, porém tenho a minha também.

Sinceramente, não me leve a mal, mas acho que vc está colocando em dúvida a minha ética, sem nem me conhecer. Não estou aqui pra discutir com ninguém e não sou o dono da verdade absoluta.

Espero que entenda o meu ponto de vista sem que se ofenda, pois essa NÃO é nem nunca foi a intenção!

Um abraço! hand26

Compartilhar este post

Link para o post

ok!!! mude os parametros que eu vejo e depois mudo de opniao se eu gostar!!! e vendo meu JL e compro o questo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! simples assim!!!!!!!!

CYrola não é possível que até agora você não sacou a jogada....

como você pode se basear por parâmetros que foram extraídos de formas completamente distintas caraio..????

por quê você não leva a discussão numa boa, sempre com educação ?

pois eu estou lendo a tempos e ví que você veio no embalo de quem ainda não tinha conseguido respostas...

cara.. eu testei em particular um sub de 10 da questo.. eu fiz inclusive uma caixa maior só para testar no limite mesmo esse sub..

abusei mesmo.. e gostei do resultado, para meu gosto me agradou bastante em..

eu fui além.. depois montei mais uma "penca" desses sub's no meu carro, só que seguindo o volume do fabricante, óbvio eu até queria mais

em virtude de reforços e tal.. mais não deu. mesmo assim a exemplo da primeira caixinha a resposta vem forte desde os 25HZ..

não tem por quê duvidarem do sub.. questionar preço nem nada... eles valem oque custam mesmo é a realidade.

mano procure se acalmar mais aí.. leve mais na boa as discussões cara...

e acima de tudo antes de abrir a boca pra falar esse monte de besteiras, escute um Questo !

depois volte aqui e fale.. mesmo que ainda não se dê por satisfeito com o resultado.

quanto a parâmetros extraídos de forma convencional, veremos oque o fabricante pode fazer..

Compartilhar este post

Link para o post

sim!!!!!!!!!!1

mais nao levei isso em conta e ja estava estranho o calculo!! imagina levando isso em conta?????????????????????

como o proprio kbl falou!!!!! " o forte da JL e o preojeto" entao, quantas vezes a mais e mais cara que o da questo????

Sua visão é de cliente. De mercado, industria, maquinários, estrutura física, impostos, e tempo de produção/projeto voce ta equivocado, não vou me alongar devido aos inúmeros fatores que só a experiencia vai te dar uma visão mais aprimorada.

Vamos aos assuntos técnicos sobre a marca, os preços estão muito bons para o produto (principalmente para o autoforum) e esta vendendo absurdamente bem, superando espectativas.

abraços

Editado por boardbrasil

Compartilhar este post

Link para o post

Voce já ouviu o Questo ? Pergunto se já ouviu em caixa set projetado por voce e/ou set caixa referência sua .

Já comparou o JL com o Questo ?

Já ouvi o Questo, tenho 2 de 10" um bobina dupla de 2 e outro bobina dupla de 4.

Quem comparou e emitiu a opinião foi o klb.

Eu não comparei o o Questo com o JL, pois não possuo um, comparo com o diamond D1 bobina dupla de 2, e o Questo se saiu melhor "na minha opinião".

Se o colega prestar atenção, quem alega que um é melhor que o outro sem ter escutado não sou eu... É só fazer um esforço e ler direitinho. Rsrs.

amigo ou voce entendeu errado ou leu so o que quis !!!!!

eu falei comparando parametros!!!!! isso e o que tirei de base!!!

O Klb já não explicou que os parametros são verificados em condições diferentes? Creio que isso já foi discutido e eu não só li o que quis, já o colega...

As questões colocadas aqui são totalmente pertinentes,

Quem avaliou o sub Questo , no caso o Kleber , fez tal menção comparativa Questo e JL .

Outro usuário , Cy777 somente NÃO acredita na possibilidade.

Já o usuário Xerem partiu em outra direção ao afirmar que o Cy777 é PRECONCEITUOSO . Com base em que ???

Se não pudermos discutir e expor pontos de vista AO FABRICANTE , sem interpelações de favoritismo por parte de outros usuários , pra que então este tópico ?

Enfim, vamos lá...

Afirmei que o colega Cy777 foi preconceituoso, e isso fica evidente, ao afirma que é impossóvel os subs serem do mesmo nível (w6 e Questo), tendo em vista que um é 3x mais caro que outro e assim sendo é melhor, tal afirmação foi feita sem ter escutado o w6 ( o usuário possui o w8) ou o Questo. Dessa forma a afirmação do Cy777 foi preconceituosa.

Definição de preconceito: juizo preconcebido.

Mas diz aê, já encontrasse a "litragem" ideal para o Questo? rsrsrs

Motivo da edição: erro ortográfico

Editado por xerem

Compartilhar este post

Link para o post

Já ouvi o Questo, tenho 2 de 10" um bobina dupla de 2 e outro bobina dupla de 4.

Quem comparou e emitiu a opinião foi o klb.

Eu não comparei o o Questo com o JL, pois não possuo um, comparo com o diamond D1 bobina dupla de 2, e o Questo se saiu melhor "na minha opinião".

Se o colega prestar atenção, quem alega que um é melhor que o outro sem ter escutado não sou eu... É só fazer um esforço e ler direitinho. Rsrs.

O Klb já não explicou que os parametros são verificados em condições diferentes? Creio que isso já foi discutido e eu não só li o que quis, já o colega...

Enfim, vamos lá...

Afirmei que o colega Cy777 foi preconceituoso, e isso fica evidente, ao afirma que é impossóvel os subs serem do mesmo nível (w6 e Questo), tendo em vista que um é 3x mais caro que outro e assim sendo é melhor, tal afirmação foi feita sem ter escutado o w6 ( o usuário possui o w8) ou o Questo. Dessa forma a afirmação do Cy777 foi preconceituosa.

Definição de preconceito: juizo preconcebido.

Mas diz aê, já encontrasse a "litragem" ideal para o Questo? rsrsrs

Motivo da edição: erro ortográfico

Quote de segurança

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...