Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes

Recommended Posts

Silvinho,

tenho outra duvida em relação a confecção da caixa para o sub, segundo o manual do Questo 10" de 350 requer uma caixa dutada de 44 litros, sei que devo considerar os reforços na litragens, porém é necessário acrescentar a litragem liquida o espaço ocupado pelo próprio alto-falante e do duto, a fim de buscar um caixa que tenha 44 litros líquidos em seu interior, ou seriam 44 litros, nos quais já estão acrescidos o volume destes dois itens.

Abraço.

44L brutos, não se preocupe com volume do sub ou duto, eles já estão nessa litragem, a menos que tu altere o duto, ai sim.

É a forma mais simples, informar litragem bruta, as medidas internas dão 44L, perfeito, está certo, não precisa fazer mais contas de subtração por conta do sub e duto.

A caixa terá em torno de 40L livres, com o sub e duto já instalados, basta adicionar nos 44L os reforços internos que tu está fazendo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos ver o que vou fazer, volto aqui novamente para pedir ajuda na caixa qualquer coisa...

Vi o vídeo do sub 10" e realmente parece ser bem corajoso...

Compartilhar este post

Link para o post

Marcell esse fds vou tirar as medidas certinho do PM e te passo pra ver o que da pra fazer!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos ver o que vou fazer, volto aqui novamente para pedir ajuda na caixa qualquer coisa...

Vi o vídeo do sub 10" e realmente parece ser bem corajoso...

Sim, o 10" surpreende muitas pessoas de fato. Muitos acham que é 12" quando escutam, ao menos os que ouviram o meu pessoalmente comentaram isso.

Marcell esse fds vou tirar as medidas certinho do PM e te passo pra ver o que da pra fazer!

Estamos ai!

Compartilhar este post

Link para o post

Estou montando o primeiro conjunto básico, kit 2 vias + sub 10" Pioneer empurrado na BB 2400GL (bridge de 200w @ 4 ohms). Futuramente penso em fazer um upgrade do sub pra algo com mais qualidade, a caixa é uma dutadinha de 32 litros. Será que pra colocar um Questo 10" seria praticamente "plug and play", tirar o Pioneer e botar o Questo ou precisaria trocar amplificador e/ou mexer na caixa pra compensar o investimento?

Editado por Sparcow

Compartilhar este post

Link para o post

Estou montando o primeiro conjunto básico, kit 2 vias + sub 10" Pioneer empurrado na BB 2400GL (bridge de 200w @ 4 ohms). Futuramente penso em fazer um upgrade do sub pra algo com mais qualidade, a caixa é uma dutadinha de 32 litros. Será que pra colocar um Questo 10" seria praticamente "plug and play", tirar o Pioneer e botar o Questo ou precisaria trocar amplificador e/ou mexer na caixa pra compensar o investimento?

Quais as especificações do duto desta caixa? A profundidade dela comporta os tem pelo menos 15 a 17cm de profundidade no espaço do falante?

O amplificador atende, é simples mas atende ao falante de inicio, não precisa trocar.

Compartilhar este post

Link para o post

Quais as especificações do duto desta caixa? A profundidade dela comporta os tem pelo menos 15 a 17cm de profundidade no espaço do falante?

O amplificador atende, é simples mas atende ao falante de inicio, não precisa trocar.

A caixa tem mais de 20cm de profundidade no espaço do falante, o duto tem 3" com 191mm de comprimento.

Compartilhar este post

Link para o post

A caixa tem mais de 20cm de profundidade no espaço do falante, o duto tem 3" com 191mm de comprimento.

o duto é relativamente curto e aumentar o duto diminui ainda mais a litragem mesmo que pouco.

se desejar mais subgraves essa caixa não serve, ela seria uma caixa para reforço de graves ou então tirar o duto e fazer dela uma selada.

a sintonia da caixa está bem mais alta que as recomendações, a noite farei o calculo para ver qual a sintonia desta caixa aproximadamente.

mas adianto que dutada será mais para reforço de graves

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

o duto é relativamente curto e aumentar o duto diminui ainda mais a litragem mesmo que pouco.

se desejar mais subgraves essa caixa não serve, ela seria uma caixa para reforço de graves ou então tirar o duto e fazer dela uma selada.

a sintonia da caixa está bem mais alta que as recomendações, a noite farei o calculo para ver qual a sintonia desta caixa aproximadamente.

mas adianto que dutada será mais para reforço de graves

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk

Pois é, estou pensando mesmo na hipótese de lacrar o buraco e transformar ela em uma selada!

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, estou pensando mesmo na hipótese de lacrar o buraco e transformar ela em uma selada!

Tirando o duto, a caixa deve ficar próxima de 23L internos, é um meio termo entre resposta plana e reforço de graves para o 350W.

Compartilhar este post

Link para o post

http://www.youtube.com/watch?v=RkstmzCwV-k

http://www.youtube.com/watch?v=OaXDSfMrGCg

O primeiro vídeo é mais para mostrar que as regulagens estão todas em 0 no player, o pico dessa música é em 37Hz chegando a 0dB, e no segundo vídeo é só focando no pico.

Não quis ver o barulho que a placa estava fazendo lá fora, mas dava pra ouvir a placa vibrar de dentro do carro!

1x 10" apenas.

Editado por silvinho

Compartilhar este post

Link para o post

Finalmente 15 meses após adquirir o meu 350-12 tive tempo de executar um novo projeto. A caixa é selada e tem entre 35 e 40 litros. Só tenho mais amanhã para trabalhar nele e por isso não sei se vai dar tempo de fazer o acabamento, mas irá tocar com certeza. Depois posto as minhas impressões sobre o sub.

161yngy.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Projeto audacioso.

Se o sub é novo ainda, vai notar uma grande diferença depois que amaciar .

Compartilhar este post

Link para o post

Silvinho,

qual é a configuração do seu set? amplificador... e é uma caixa selada ou dutada?

não veja a hora de ver meu set tocando com um quanto de 10" também....

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Silvinho,

qual é a configuração do seu set? amplificador... e é uma caixa selada ou dutada?

não veja a hora de ver meu set tocando com um quanto de 10" também....

Abraço.

SET:

Ford Focus Ghia 2010

Ford My Connection original

Kit 2 vias dianteiro original no player

Coaxial traseiro original no player

Amplificador Sound Magus DK600.1 para o sub

Subwoofer Questo Audio 10" QS350A DVC4 em caixa de 44L com duto de 4".

Aqui em uma descrição maior um pouco: http://autoforum.com.br/topic/174832-questo-audio-alto-falantes/page__view__findpost__p__3379319

Compartilhar este post

Link para o post

Marcell, a pergunta deve ser até idiota.

Andei vendo o tópico do Fernando, do celta preto com os questo de 12.

O que seria aquele gráfico feito no WinISD?

A dúvida seria a seguinte: O pessoal comentou que a caixa dele tava fazendo uma certa frequência (acho que 30) quando a caixa do 12" 350 no manual informa 45hz na caixa com 57L.

O que seria exatamente? Quero dizer, 45hz seria a frequência mínima que a caixa conseguiria tocar? O comprimento do duto interfere bastante nisso?

A caixa conforme manual faz o grave em 45hz, é isso?

Meu "desejo" é aquele grave forte, mas não seco (digo relativo a caixas seladas, por exemplo).

Pra tremer retrovisor e a tampa da mala. [^]

Outra pergunta: comprando direto com vocês sai mais barato?

Valeu! Abs! :legal:

Editado por Munizig

Compartilhar este post

Link para o post

Marcell, a pergunta deve ser até idiota.

Andei vendo o tópico do Fernando, do celta preto com os questo de 12.

O que seria aquele gráfico feito no WinISD?

A dúvida seria a seguinte: O pessoal comentou que a caixa dele tava fazendo uma certa frequência (acho que 30) quando a caixa do 12" 350 no manual informa 45hz na caixa com 57L.

O que seria exatamente? Quero dizer, 45hz seria a frequência mínima que a caixa conseguiria tocar? O comprimento do duto interfere bastante nisso?

A caixa conforme manual faz o grave em 45hz, é isso?

Meu "desejo" é aquele grave forte, mas não seco (digo relativo a caixas seladas, por exemplo).

Pra tremer retrovisor e a tampa da mala. [^]

Outra pergunta: comprando direto com vocês sai mais barato?

Valeu! Abs! :legal:

Tem que ter cuidado com algumas coisas. O manual informa a F3, e não a Fb. F3 é 45Hz porém a Fb da caixa de resposta plana do manual do 12" é 35Hz enquanto a de reforço em Fb de 40Hz. Note que os dutos tem o mesmo comprimento porém o volume da caixa mudou, o que também altera a configuração do duto.

Sintonia de caixa dutada é feita pelo duto porém a litragem interna vai interferir diretamente no comprimento de duto necessário.

O subwoofer normalmente morre rapidamente abaixo da sua Fs, isso em se tratando de free air. O carro proporciona ganho na região de subgraves, e a caixa é sintonizada de forma a ter a melhor resposta para cada objetivo.

Por exemplo, a caixa de resposta plana vai te dar uma resposta o mais próximo possível de uma linha reta entre 20 e 60Hz, ou seja, vai tocar de forma plana nessa região com mesma intensidade sem picos elevados.

A caixa de reforço tem o foco principal entre 60 e 70Hz, se prolongando até os 100Hz quase.

Se o que tu quer é frazer bater forte só, faça a caixa de reforço de graves, perde em subgrave mas vai ganhar muito nessa frequencia que tu busca. Mas se o que tu busca é resposta extendida e reforço nos subgraves, a caixa de resposta plana é a correta. Vai fazer tremer e muito também.

Compartilhar este post

Link para o post

silvinho, hoje possuo no meu carro o questo de 10" de 250wrms, em caixa dutada recomendada pelo renan lopes e yamane no post. gostaria de saber, qual seria o beneficio se eu trocasse pelo modelo de 350wrms. Exemplo daria o dobro de spl ou menos que isso algo que eu possa ter uma noção se valeria o pedido.

O sistema é alimentado por um Amplificador Dat audio 800/4 que dá teoricos 400wrms em bridge.

Compartilhar este post

Link para o post

silvinho, hoje possuo no meu carro o questo de 10" de 250wrms, em caixa dutada recomendada pelo renan lopes e yamane no post. gostaria de saber, qual seria o beneficio se eu trocasse pelo modelo de 350wrms. Exemplo daria o dobro de spl ou menos que isso algo que eu possa ter uma noção se valeria o pedido.

O sistema é alimentado por um Amplificador Dat audio 800/4 que dá teoricos 400wrms em bridge.

Em questão de SPL, seria igual praticamente, pois um tem 87,3dB (o 250W) e 87,2dB (o 350W), então nesse ponto seria praticamente igual. A vantagem do 350 é que ele comporta maior potência, ou seja, com os 400W teóricos do teu amp, ele estaria alimentado com segurança, enquanto que o 250 estaria quase 60% acima da potência nominal do falante, o que tem que tomar certos cuidados, porém o SPL final alimentando qualquer um deles com os 400W seria muito próximo um do outro mas o 350 seria mais "poupado".

Em questão de qualidade, o 350 é superior ao 250, porém é preciso ver qual a litragem atual da tua caixa e duto.

Compartilhar este post

Link para o post

silvinho, então a caixa é a recomendada pela questo audio para o falante de 10" 350wrms mais segundo o renan e yamane na epoca recomendaram a mesma caixa para o de 250wrms tbm. Antigamente usava uma caixa de fibra selada com 25~26 lts. O resultado das duas acredito que em velocidade é a mesma mais em questão spl dobrou da selada para a dutada. em questão de qualidade ficou muito parecido até acredito que seja um erro usar eles em caixa selada pois o resultado de velocidade e qualidade foi o mesmo na dutada. pelomenos ao meu ver. com um almento consideravel de spl.

agora quando eu regulo o amp com um pouco mais de potencia já faz um barulho de distorção então regulo ele com ganho um pouco mais baixo.

ai veio a ideia de mudar para o de 350wrms. agora se realmente vale a pena eu vender o de 250wrms para investir mais um pouco no de 350wrms que fica duvida.

http://www.questoaud...sReflex_37L.zip

Compartilhar este post

Link para o post

silvinho, então a caixa é a recomendada pela questo audio para o falante de 10" 350wrms mais segundo o renan e yamane na epoca recomendaram a mesma caixa para o de 250wrms tbm. Antigamente usava uma caixa de fibra selada com 25~26 lts. O resultado das duas acredito que em velocidade é a mesma mais em questão spl dobrou da selada para a dutada. em questão de qualidade ficou muito parecido até acredito que seja um erro usar eles em caixa selada pois o resultado de velocidade e qualidade foi o mesmo na dutada. pelomenos ao meu ver. com um almento consideravel de spl.

agora quando eu regulo o amp com um pouco mais de potencia já faz um barulho de distorção então regulo ele com ganho um pouco mais baixo.

ai veio a ideia de mudar para o de 350wrms. agora se realmente vale a pena eu vender o de 250wrms para investir mais um pouco no de 350wrms que fica duvida.

http://www.questoaud...sReflex_37L.zip

Toda caixa dutada terá mais SPL que a selada, isso é fato.

A qualidade da selada também é superior a dutada em questão de qualidade de áudio, porém o SPL é menor, e não são todos que percebem isso, afinal, um set SQ não prioriza SPL.

Essa questão do ganho no amp pode ser distorção por parte do AMP e não falante distorcendo. Apenas com osciloscópio para descobrir isso.

Com o 350 tu terá:

- Mesmo SPL praticamente;

- Maior precisão na reprodução do som;

- O falante irá trabalhar mais folgado um pouco pois ele aguenta mais potência.

Primeiro eu verificaria se não é o amplificador que está distorcendo por conta da regulagem de ganho. Tente pegar um osciloscópio emprestado, ou vá em uma loja que possua e teste. Se o sinal estiver limpo, e descartar o amplificador, ai pensaria na troca do sub (considerando a distorção apenas) mas se busca mais qualidade, já troca rssrrsrssr.

Compartilhar este post

Link para o post

obrigado por esclarecer as duvidas, é que nessa pagina vi um video de um user com o sub de 10" mais o de 350wrms tremendo praticamente o carro todo e no meu caso isso não chega nem perto.

Mais de qualquer forma obrigado.

Editado por Vulva

Compartilhar este post

Link para o post

obrigado por esclarecer as duvidas, é que nessa pagina vi um video de um user com o sub de 10" mais o de 350wrms tremendo praticamente o carro todo e no meu caso isso não chega nem perto.

Mais de qualquer forma obrigado.

Este vídeo é de meu carro rssrsrsr.

É um 10" DVC4 na caixa de resposta plana do manual com 44L internos brutos ligados em um AMP DK600.1 porém está faltando bateria, estou apenas com a original do carro, então por falta de energia o amp está distorcendo com facilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

hmm silvinho então o meu sub como voce falou que faz o mesmo spl. deveria ter um rendimento parecido em uma caixa com 44lts?

pois hoje uso somente uma bateria heliar de 60ah no cofre do carro mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

hmm silvinho então o meu sub como voce falou que faz o mesmo spl. deveria ter um rendimento parecido em uma caixa com 44lts?

pois hoje uso somente uma bateria heliar de 60ah no cofre do carro mesmo.

Calma lá. Existem muitos fatores. Meu amp é 600wrms, no video estava com motor ligado (alternador de 120a e bat de 65a), a música era em flac, ou seja, zero distorção, a regulagem foi feita no oscilo e o sub já está amaciado por completo. Tem o fator carro também e música. São muitos detalhes, pelo simples fato de ter outra caixa, outro carro, outro amp e outra música já torna o ambiente 100% diferente. Tem músicas q eu não aguento de tanto que o corpo e as portas tremem mas tem músicas que o sub nem bate rrrsrrs.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...