Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes

Recommended Posts

Que caixinha minúscula!

Pq a opção por MDF de 18mm? Sei que é uma caixa pequena e qto menor menos propensa a vibrar, mas é uma quantidade significativa de potência que vai aplicar aí

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Silvinho,

Mandei cortar o MDF pra fazer a caixa selada pro 12". To fazendo com MCF 18mm e vai ficar com 39 litros.

Sabe na internet onde consigo comprar esses parafusos e as porca garra da bitola que é necessário pra prender esse sub?

to procurando parafuso com cabeça allen como esse teu aí.

Em casa de material de construção não tem? Aqui em Curitiba tem diversas lojas de parafusos e afins. Se tu quiser, eu posso comprar para ti e mandar pelo correio por PAC, mas alguma loja ai deve ter.

Qual cabo speaker é esse ai nesses subs de 8?

É monster cable.

Compartilhar este post

Link para o post

Silvinho,

Mandei cortar o MDF pra fazer a caixa selada pro 12". To fazendo com MCF 18mm e vai ficar com 39 litros.

Sabe na internet onde consigo comprar esses parafusos e as porca garra da bitola que é necessário pra prender esse sub?

to procurando parafuso com cabeça allen como esse teu aí.

Era pro Silvinho responder, mas vou tentar ajudar, esse parafusos allen e parafuso porca garra, vc acha em loja de parafusos ou produtos para marcenaria, tenho 8 unidades aqui, caso não ache te faço barato.

Compartilhar este post

Link para o post

Volto a dizer, caixa selada com 9L para cada sub (são 2 subs) e são novos, então estão absurdamente duros, e a câmera não faz juz aos graves rsrssr.

A música não ajudou muito pra demonstrar a força do sub kkk

Compartilhar este post

Link para o post

A música não ajudou muito pra demonstrar a força do sub kkk

A câmera não ajudou pois ela estabiliza.

Vou pedir relatos de quem ouvir o sistema para não ficar só a minha opinião.

Compartilhar este post

Link para o post

Silvinho ainda to na dúvida de qual litragem usar. Comprei 1 questo de 15 de 350rms e mandei um e-mail pro pessoal da questo e o Renan me indicou a caixa de 90 litros e retornei perguntando se tinha como fazer uma caixa menor pois meu porta malas não é mto grande e ele me respondeu da seguinte maneira:

A caixa de 68L funciona bem tb, mas se limita a não descer tanto.

Vc pode construir a caixa com volumes entre 68~93L, com 2 dutos de 3" x 20cm ou 2 dutos de 4" x 39cm (dê preferência para o duto maior, pois a sintonia é a mesma, mas terá menos problemas de sopro), assumindo que quanto maior o volume da câmara mais subgrave e resposta plana terá, e menor volume mais SPL e menos subgrave.

Qualquer dúvida, estou a disposição.

Será que a caixa de 68 litros vai ficar legal? Ele disse que não ia descer tanto, mas gosto mais de spl do que subgrave. O que vc acha?

Compartilhar este post

Link para o post

Silvinho ainda to na dúvida de qual litragem usar. Comprei 1 questo de 15 de 350rms e mandei um e-mail pro pessoal da questo e o Renan me indicou a caixa de 90 litros e retornei perguntando se tinha como fazer uma caixa menor pois meu porta malas não é mto grande e ele me respondeu da seguinte maneira:

A caixa de 68L funciona bem tb, mas se limita a não descer tanto.

Vc pode construir a caixa com volumes entre 68~93L, com 2 dutos de 3" x 20cm ou 2 dutos de 4" x 39cm (dê preferência para o duto maior, pois a sintonia é a mesma, mas terá menos problemas de sopro), assumindo que quanto maior o volume da câmara mais subgrave e resposta plana terá, e menor volume mais SPL e menos subgrave.

Qualquer dúvida, estou a disposição.

Será que a caixa de 68 litros vai ficar legal? Ele disse que não ia descer tanto, mas gosto mais de spl do que subgrave. O que vc acha?

Mas ele já te deu a reposta, quanto menor o volume da caixa, menos ela vai descer, ou seja, menos subgrave tu vai ter e mais grave. No teu caso, a caixa de 93L do manual é a mais indicada mesmo já que tu busca subgraves fortes.

É uma decisão eu tu tem que tomar, perder em subgrave e ganhar em SPL nas altas e ter mais porta molas, ou ganhar em subgrave, ter um pouco menos de SPL nas altas e ter menos porta malas.

Mas a lógica é: Menor volume, menos subgrave e mais SPL. Maior volume, mais subgrave e menos SPL um pouco. Eu faria a de 93L também do manual.

Compartilhar este post

Link para o post

Ops, li errrado, se tu gosta mais de SPL do que de subgrave, então faça a caixa de 68L mesmo.

Achei que tu queria SPL e bastante subgrave.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que vou fazer a de 68 litros mesmo com 2 dutos de 4'' x 39cm. Acho que vai dar um spl legal. Valeu!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que vou fazer a de 68 litros mesmo com 2 dutos de 4'' x 39cm. Acho que vai dar um spl legal. Valeu!!!

Posta vídeos depois pra galera ver como ficou :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

silvinho, consegui as porcas!!

Como que deve ser utilizadas? Faço o furo e prendo elas? e depois coloco o parafuso?

Em tempo, só consegui de 1/4". Como o sub tá montado na dutada, não consegui verificar se passa nos furos do sub. Cabe? Outra coisa, meu sub tá com tela e é uma mão desmontar, consegue verificar pra mim qual é o diâmetro máximo que cabe da cabeça do parafuso? Eu só consegui um sextavado, mas ACHO que é grande de mais...

Nessa caixa selada, revesti ela internamente bem com batida de pedra. Coloquei bastante nos cantos. Acredito ter ficado MUITO bem selada.

Recomenda utilizar algum produto internamente?

Compartilhar este post

Link para o post

silvinho, consegui as porcas!!

Como que deve ser utilizadas? Faço o furo e prendo elas? e depois coloco o parafuso?

Em tempo, só consegui de 1/4". Como o sub tá montado na dutada, não consegui verificar se passa nos furos do sub. Cabe? Outra coisa, meu sub tá com tela e é uma mão desmontar, consegue verificar pra mim qual é o diâmetro máximo que cabe da cabeça do parafuso? Eu só consegui um sextavado, mas ACHO que é grande de mais...

Nessa caixa selada, revesti ela internamente bem com batida de pedra. Coloquei bastante nos cantos. Acredito ter ficado MUITO bem selada.

Recomenda utilizar algum produto internamente?

Os furos no sub são de 6mm. Quando comprei para 1/4" tive que abrir ligeiramente o furo do sub, coisa de só passar uma broca nele, mas isso depende de qual parafuso tu for usar pois uns são mais largos perto da cabeça como o allen e outros não.

As porcas tu faz o furo no tamanho da bitola da porca que vai ficar dentro da madeira e com o próprio parafuso tu puxa a porca e ela fixa na madeira, é bem simples.

Material não tenho nenhum outro para recomendar, só vedar bem. Se colocar feltro terá uma curva mais plana mas menos SPL com isso.

Sobre o tamanho do parafuso, só testando o teu mesmo para ver se entra. Mas sextavado vai ser BEM complicado de entrar porque como vai ter o espaço para a chave apertar ele também? Teria que ser Allen, philips ou fenda.

Tem que tirar o teu sub e ver, de longe é difícil de explicar isso. O certo era levar o sub na loja e testar, foi o que fiz e encontrei diferenças entre lojas nos parafusos deles.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma explicação entre as diferenças da caixa de resposta plana e caixa para reforço de graves da linha QS350A da Questo Audio.

Caixa de resposta plana:

Caixa visando a máxima linearidade, sem picos de frequências e tendo um ótimo rendimento na região de subgraves. É caixa recomendada para usuários que buscam baixas frequências e linearidade no sistema. Seu volume interno é maior para buscar frequências mais baixas e deve-se ter um cuidado maior com a potência aplicada por causa do deslocamento do cone, principalmente na caixa selada.

Caixa de reforço de graves:

Este modelo tem maior ênfase no SPL e nos graves, ou seja, tem uma resposta mais fraca no subgrave e um pico maior na região de graves. Para quem escuta Rock e afins é a caixa mais recomendada. Seu volume é mais reduzido e como não busca frequências tão baixas, o excursionamento não é tão grande e pode-se buscar mais força no SPL com isto.

Apenas um adendo: A caixa de reposta plana possui um ótimo SPL que impressiona a muitos.

Como gráfico, irei anexar a reposta de uma caixa de 15" e um simulação feita com a resposta da caixa dentro do carro. A caixa com a resposta dentro do carro é a caixa de 93L do manual, e na outra foto um comparativo entre as caixas de reforço e resposta plana do 15" DVC4. Notem que a caixa de reforço está quase sempre 3dB abaixo da caixa plana nas frequências mais baixas.

10440881_872096099475654_1618959554473011319_n.jpg?oh=c988b06faeae1da6a568cd2453731ce9&oe=54EC24BC&__gda__=1424533856_1263b4c37011c44667180a7fc80fa7a4

10612809_872096096142321_6221640668653096840_n.jpg?oh=f8806fcf1b280b80b00eebc3df7f1c84&oe=54D9504A&__gda__=1423539606_17a18c6f0e4425504a010f9ed6a5b818

Compartilhar este post

Link para o post

Os furos no sub são de 6mm. Quando comprei para 1/4" tive que abrir ligeiramente o furo do sub, coisa de só passar uma broca nele, mas isso depende de qual parafuso tu for usar pois uns são mais largos perto da cabeça como o allen e outros não.

As porcas tu faz o furo no tamanho da bitola da porca que vai ficar dentro da madeira e com o próprio parafuso tu puxa a porca e ela fixa na madeira, é bem simples.

Material não tenho nenhum outro para recomendar, só vedar bem. Se colocar feltro terá uma curva mais plana mas menos SPL com isso.

Sobre o tamanho do parafuso, só testando o teu mesmo para ver se entra. Mas sextavado vai ser BEM complicado de entrar porque como vai ter o espaço para a chave apertar ele também? Teria que ser Allen, philips ou fenda.

Tem que tirar o teu sub e ver, de longe é difícil de explicar isso. O certo era levar o sub na loja e testar, foi o que fiz e encontrei diferenças entre lojas nos parafusos deles.

Obrigado silvinho.

O fo** é que aqui no interior não tem muota coisa diferente...

Mas vou procurar.

Compartilhar este post

Link para o post

Pergunta bem simples. Para um Questo 350 de 12 a caixa do manual é 57 litros com dois dutos de 7,5 por 35cm. Minha caixa já está cortada mas foi feito um único furo para um duto de 10cm. E agora usar qual comprimento?

Compartilhar este post

Link para o post

Em casa de material de construção não tem? Aqui em Curitiba tem diversas lojas de parafusos e afins. Se tu quiser, eu posso comprar para ti e mandar pelo correio por PAC, mas alguma loja ai deve ter.

É monster cable.

Depois de muito tempo, saiu!!!

Só que falta fazer acabamento.

A princípio o sub vai ficar pra fora, por isso não coloquei parafuso allen...

4052d6c6b61630580830559d7d3fb341.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, estou com um sério problema em mãos..

Tinha montado na Sportage um 350 10", agora troquei no KA 2015, mas a ford fez o favor de enfiar o estepe dentro da mala, que como todos sabem é minusculo...

Assim, não consigo colocar o de 10" em uma caixa descente, que não precise ser removida para tirar o estepe.

Então venho aqui aos gurus para saber se consigo uma resposta boa para um SQ intermediário, com um questo de 8"

Qual resposta consigo com ele, o ideal é que toque plano de 20hz a 60hz, mas isso é meio complicado com um sub de 8", mas até onde ele seria viável em uma montagem com essa intenção?

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, estou com um sério problema em mãos..

Tinha montado na Sportage um 350 10", agora troquei no KA 2015, mas a ford fez o favor de enfiar o estepe dentro da mala, que como todos sabem é minusculo...

Assim, não consigo colocar o de 10" em uma caixa descente, que não precise ser removida para tirar o estepe.

Então venho aqui aos gurus para saber se consigo uma resposta boa para um SQ intermediário, com um questo de 8"

Qual resposta consigo com ele, o ideal é que toque plano de 20hz a 60hz, mas isso é meio complicado com um sub de 8", mas até onde ele seria viável em uma montagem com essa intenção?

8" não responderá nunca a 20Hz. Ele tem Fs de 40Hz, isso é simplesmente impossível. Ele tem foco em GRAVE e não no subgrave. A faixa de resposta ótima dele é acima de 40Hz, tanto é que é bom aplicar um subsônico em 40Hz para ele.

Terá que fazer com o 10" mesmo. Uma saída é fazer uma caixa presa no banco. Assim quando for retirar o estepe, basta rebater o bando e a caixa vai junto. Não precisa tirar ela no porta malas.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...