Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes

Recommended Posts

Me lembro dessas simulações sim e sei dessas diferenças. :legal:

Não entendi o porque de "o que está errado foi usar 44L", se já simulou ao menos um vez com o bassbox deve saber que ele dá o resultado final da caixa com o volume ocupado pelo sub e duto, logo não está errado pois cheguei em 44L brutos e não líquidos.

Se simular pelo WinISD somente conseguirá o valor líquido.

O que falou no primeiro parágrafo sei desde quando simulei minha primeira caixa pois é óbvio, infelizmente tem gente que ainda faz sem levar isso em conta.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho um Subwoofer Questo Audio 12" - 350RMS 4x4, em uma caixa dutada plana, com 51 litros, 2 dutos de 3x7,5cm. Ligado a um amp Taramps T500D ( DIGITAL MONO - 500RMS ). Player DVD Pioneer AVH2380-BT. Fiacao importada, cabo 12v de 35mm, RCA MTX, fiacao das bobinas do sub de 4mm.

SInceramente?! Em musicas de black ou hiphop, bate muuuuuuito! Grave gostosoo.... Mas em musicas eletronicas, desastre! kkkkkkkk Fica um grave embolado, feioo! :/

Detalhe: O Taramps T500D esta jogando os 500RMS no sub, e o DVD da pionner esta com o LOUD no LOW, o bassboot no +1, o Level do Subwoofer no maximo ( +6 ). Corte de Frequencia do sub esta em 80Hz e dos falantes em 100Hz.

Se eu desativar o Loud, deixa o Bassboot no 0, e deixar apenas o Level do subwoofer no +6, a batida nao fica forte! O que esta salvando eh o Loud e o Bassbot no +1.

Ideiaas do que fazer?! Ou eh assim mesmo? rs

Abracooos!

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um Subwoofer Questo Audio 12" - 350RMS 4x4, em uma caixa dutada plana, com 51 litros, 2 dutos de 3x7,5cm. Ligado a um amp Taramps T500D ( DIGITAL MONO - 500RMS ). Player DVD Pioneer AVH2380-BT. Fiacao importada, cabo 12v de 35mm, RCA MTX, fiacao das bobinas do sub de 4mm.

SInceramente?! Em musicas de black ou hiphop, bate muuuuuuito! Grave gostosoo.... Mas em musicas eletronicas, desastre! kkkkkkkk Fica um grave embolado, feioo! :/

Detalhe: O Taramps T500D esta jogando os 500RMS no sub, e o DVD da pionner esta com o LOUD no LOW, o bassboot no +1, o Level do Subwoofer no maximo ( +6 ). Corte de Frequencia do sub esta em 80Hz e dos falantes em 100Hz.

Se eu desativar o Loud, deixa o Bassboot no 0, e deixar apenas o Level do subwoofer no +6, a batida nao fica forte! O que esta salvando eh o Loud e o Bassbot no +1.

Ideiaas do que fazer?! Ou eh assim mesmo? rs

Abracooos!

Bassboost e LOUD são fortes incidentes de distorção no sinal. Deixe eles no 0. Tem que fazer a correta regulagem do ganho no amplificador. Eu acho que corte de 80Hz é um pouco demais, eu corto o meu em 40Hz/30dB 8ª. Com este corte, é uma faixa grande demais para o sub reproduzir, imagine, ele está tocando desde menos de 20Hz até os 80Hz e mais. Deixe esse corte com o maior valor em dB possível. Eu baixaria para no mínimo 63Hz.

Mas caixa com 51L??? Essa litragem é livre ou bruta? O duto de 3x7,5 está curto demais. tente fazer pelo menos os dutos nos comprimentos conforme o manual recomenda, para fazer a correta sintonia da caixa.

Meu sub recebe 400W pelo amplificador, e não é possível usar no máximo no carro de tão forte e tudo no 0.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, foi mal, escrevi errado! rs

Sao 2 dutos de 3 polegadas x 30cm de comprimento.

A caixa dutada recomendada eh de 57 litros, mas apos muita conversa com o Renan da Questo, decidimos optar pela litragem de 51.

Entao voltando ao assunto:

O sub esta em uma caixa dutada plana, de 51 litros, com 2 dutos de 3 polegadas por 30cm de comprimento.

Se eu deixar o loud desligado e o bassboot no 0, ja eraa a batidaaa! kkkkkkkkkkkkk ://

Ja era no sentido dela ficar MUITO mais fraca do que com esses dois itens ativados. A mudanca do bassboot no +1 para o bassboot no 0 eh enorme! rs

Editado por jhcomando

Compartilhar este post

Link para o post

Não existe problema algum em utilizar o Loudness, ele atua apenas em volume baixo, ainda mais no Low que ele atua bem de leve. Até o bass boost se souber usar não quer dizer que está enviando distorção para o sub.

Compartilhar este post

Link para o post

Não existe problema algum em utilizar o Loudness, ele atua apenas em volume baixo, ainda mais no Low que ele atua bem de leve. Até o bass boost se souber usar não quer dizer que está enviando distorção para o sub.

O que tu acha sobre o corte de frequencia?!

O corte low-pass do meu player para o subwoofer esta em 80hz. Acha que devo manter ou abaixo para 63hz?!

Abracoos.!

Editado por jhcomando

Compartilhar este post

Link para o post

Bassboost e LOUD são fortes incidentes de distorção no sinal.

Disse que são incidentes, loud e bassboost aliados a MP3 e volumes mais altos facilita muito a introdução de distorção, ainda mais na MP3 aonde já está muito saturado o sinal.

Sabe que devemos evitar ao máximo utilizar estes recursos e usar o sinal o mais limpo possível.

Eu faria testes, mude os cortes e vá vendo. O sub já amaciou? Eu acho que 80Hz é alto demais. Não é a área mais de atuação do subwoofer normalmente. Essa área deve ser coberta pelos midbass já ao meu ver.

Compartilhar este post

Link para o post

O corte low-pass do meu player para o subwoofer esta em 80hz. Acha que devo manter ou abaixo para 63hz?!

Abracoos.!

Isso vai de gosto pessoal, do sub utilizado, do amp, etc, você tem que testar e ver o que te agrada mais. Teste em 63hz e veja o que acha.

Compartilhar este post

Link para o post

pra mim ele deve ser usado apenas em volume baixo,

partindo de um headroom leve como o meu (~1200w pra 1050w de subs) já sinto desagradar,

porém, nu Goiáis, onde é comum ser encontrado 4 Páine numa 1200D, aí é Teoria de Kala meeesmo:

Um tapinha no bassboost..........Um tapinha no cross............Um tapinha no loud

cara, LPF em 80Hz aqui toca exatamente como vc citou: grave embolado!

minha caixa já foi projetada pra tocar só subgrave mesmo, cortando em 50Hz,

desço é o HPF e SW LEVEL qdo pra escutar Sertanejo, e aplico o discutido LOUD

Compartilhar este post

Link para o post

Tive a mesma experiência, no meu carro tava super bem definido, cortado sempre no máximo 60hz porque os mids não desciam mais que isso, botei no carro do meu irmão que tem um corzus com corte fixo, acredito que seja 80hz pra cima, e deu uma embolada.

Editado por mbtche

Compartilhar este post

Link para o post

fiz alguns testes, colocando o LPF em 63hz e dps em 50hz.... e sabe oque acontece?!

No volume "maximo" que eu regulei, que no caso eh o 24, com o LPF em 50Hz o modulo corta o sub, e com o LPF em 63hz realmente ficou melhor que quando estava nos 80Hz.

Mas continua igual..black e hiphop...show!

Eletronico?! impossivel escutar... fica pessimo! ://

PS: Deixei o loud desativado...e o bassboot tbm! Apenas o SW Level esta no +6.

Depois coloquei o bassboot no +1 e ficou com uma batida mais encorpadinha.

Editado por jhcomando

Compartilhar este post

Link para o post

fiz alguns testes, colocando o LPF em 63hz e dps em 50hz.... e sabe oque acontece?!

No volume "maximo" que eu regulei, que no caso eh o 24, com o LPF em 50Hz o modulo corta o sub, e com o LPF em 63hz realmente ficou melhor que quando estava nos 80Hz.

Mas continua igual..black e hiphop...show!

Eletronico?! impossivel escutar... fica pessimo! ://

PS: Deixei o loud desativado...e o bassboot tbm! Apenas o SW Level esta no +6.

Depois coloquei o bassboot no +1 e ficou com uma batida mais encorpadinha.

se baixar o volume.. o som melhora? digo.. não embola..

Compartilhar este post

Link para o post

se baixar o volume.. o som melhora? digo.. não embola..

Fica mais baixo apenas rs... a batida fica mais fraca...consequentemente voce sente menos o som embolado...mas acho que nao muda nada em qualidade.

Antes eu tinha um sub bomber upgrade..numa caixa dutada...350rms... em musica eletronica era show...batida gostosa... mas agora sou obrigado a soh ouvir black kkkkkkkkkkkkkkkkkkk....

Compartilhar este post

Link para o post

JH, qual é o carro?

Renault Sandero Stepway Rip Curl.

Sera que tem alguma haver com a acustica do carro? rs

Editado por jhcomando

Compartilhar este post

Link para o post

Se fosse um sedan, certamente

Mas o Sandero não tem a mala selada, ou tem?

Já tentou modificar a posição da caixa na mala?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, o porta malas eh pequeno... tanto faz onde eu coloco..nos cantos ou no meio...da no mesmo!

A real, eh que eu acho essa caixa dutada de 51 litros muito grande pra ele! A traseira do sub eh pequena, sobra um espaco gigante da traseira dele ate o fundo da caixa, parece que ele bate meio solto nessa caixa, e olha que o recomendado era 57 litros, mas o Renan da questo disse que com 51 tbm ficaria legal.

Posso ter falado besteira, kkkk, mas acho grande! rs

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser que tu esteja querendo um sub mais picudo e com menos low bass

Junta umas garrafas de refrigerante, junta elas com presilhas de nylon e joga lá pra dentro, tira uns 4l, pelo menos

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser que tu esteja querendo um sub mais picudo e com menos low bass

Junta umas garrafas de refrigerante, junta elas com presilhas de nylon e joga lá pra dentro, tira uns 4l, pelo menos

hauhsaushuahsua....serio mesmoo isso?! rsrs Vou acabar tentando fazer isso entao!

Eu tive um Bravox E2k, desse modelo novo...800RMS..batiaa demaais! Eu tinha um Gol Gv na epoca.... e a caixa nao era tao grandee assim! sei la viu...

Compartilhar este post

Link para o post

O silvinho diz que não influencia nada ser sedan ou hatch. Vai entender...

Sei q no meu carro acontece a mesma coisa que o amigo ai em cima. Se eu erguer muito embola. Eu acho que estou esperando o que meu set não pode dar. kkkk

Se bem que o sub do silvinho toca bem mais que o meu pelo que vi nos vídeos dele.

Compartilhar este post

Link para o post

olha, eu entendo como sendo 3 os principais motivos pra um mesmo sub não tocar adequadamente em sets diferentes:

1 - caixa inadequada para a proposta do ouvinte

2 - acústica do veículo

3 - amplificador

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que deve ser minha caixa mesmo, 57 litros que recomenda eh grande, 51 que eh a minha tbm! fo** eh fazer outra caixa rs

Compartilhar este post

Link para o post

Estou com um Taramps T500D, comprei novo, não deve ser ele, eu acho rs :/

não tens algum amigo ou afins que possa emprestar outro amp para fazer um teste rápido?

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa eu colocar a minha opinião:

Carro influencia sim, e ser sedan/hatch/minivan também influencia, porém ao meu ver, não é TANTO assim a ponto de dizer que sedan é um lixo. Talvez para frequencias mais altas isso possa influenciar bem mais, mas para subgraves isso já muda um pouco ao meu ver e não influencia tanto assim.

Sobre a caixa, amigo, volume de caixa é ditado principalmente pelos parâmetros do SUB. Alterar a caixa, pode aumentar o delay e com isso embolar com facilidade. A tua caixa com 51L me parece mais uma caixa para ter um reforço de graves e não atuar tanto assim na região de subgraves. Calculando aqui, ela deve estar sintonizada em aproximadamente 40Hz.

O que eu vejo é o seguinte no teu set:

Ajuste de ganho errado no amplificador. Se tu diz que tem que usar o low no +6 no teu player, isso mostra algo errado, pois o sub é muito eficiente, se tu tem um amp de teóricos 500W e nesse sub, ele deveria tocar horrores, bem mais que o meu e olha que o meu ta forte pra ca***** dentro do carro.

Quanto mais alto for o teu corte de frequência, mais ele vai embolar e mais alto deve ser o teu corte do subsônico. Pois imagine, o sub fisicamente não vai conseguir reproduzir fielmente desde os 20Hz que ele é capaz até os seus 80Hz, é uma variação muito grande, vai embolar. Eu tentaria aplicar um subsônico (HPF) de pelo menos uns 35Hz pra cima ai, com isso ele pode embolar menos nos teus 80Hz se é o que tu quer.

A minha caixa é de 57L, mas o foco principal deste sub é atuar na região de subgraves com já que tem uma Fs abaixo de 25Hz. Ele vai se comportar completamente diferente de subs com Fs já pelos seus 40, 45Hz, esses vão subir bem mais como tu quer mas não vão descer nem perto do que o questo desce.

Pra mim, essa região acima dos 50, 60Hz deve ser cumprida unicamente pelo midbass / woofer e não pelo sub mais.

Sem mudar equipamentos nem nada, tente fazer o seguinte: Além de acertar o ganho pois pra mim parece muito errado ai.

Teu player fornece 2v no RCA, O teu amplificador só disse que trabalha com 160mv, não diz a faixa de trabalho, então se tu regular errado, tu pode nem estar chegando perto destes 500wrms dele. Pra variar, fabricantes não informam os valores mais necessários, ou seja, não sabemos se este amplificador é 100% compatível com o teu player.

Experimente usar um corte mais baixo no LPF do sub com um slope menor, isso pode fazer tu ter resposta nos 80Hz mas mais baixa já.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...