Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes

Recommended Posts

boa tarde yamane

eu fabrico subwoofer de forma artesanal é que agora estou com um problema, a cola que eu uso para juntar os iman estão me soltando..

o conjunto esta se deslocando para o lado :banghead a cola que eu utilizava antes eu já não encontro ela para vender

vc poderia me dar alguma ajuda para isso?

O melhor é entrar em contato com os fabricantes de adesivo da sua região... Pois eu não conheço o mercado Espanhol :(

Geralmente, nenhum adesivo de "prateleira" serve...

O que nós utilizamos foi desenvolvido especialmente para o nosso caso, conforme os nossos requisitos de desempenho e em função da rugosidade, orientação das estrias dos materiais e tratamento superficial... Se não bastasse, ainda são classificados como "Transporte de Risco" e são identificados por 4 dígitos em uma tabela da ONU. Depois de comprar, você ainda terá que encontrar uma transportadora credenciada, capaz de transportar esse tipo de carga :o

Rapaz, se os conjuntos forem tão grandes quanto os da foto, é mais jogo parafusar o T yoke na arruela superior, hein?

Igual fazem muitos fabricantes com conjuntos de neodímio.

Kleber, mais ou menos assim?

15280_400x300_Sub_Woofer_ROADSTAR-RS-1250-_1500_Watts.jpg

O método de montagem de um conjunto de neodímio (utilizando C-Yoke) não pode ser utilizado em alto-falantes com anel de ferrite, pois irá colocar os ferrites em "curto" :(

No caso desses parafusos do produto acima, se eles não forem de aço-inox (ou de algum outro material não ferro-magnético), a densidade de campo magnético foi reduzida... Ou seja, o consumidor comprou 2Kg de ferrite e está com o desempenho de um produto com 1,2Kg de ferrite.

Um abração hand26

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, primeiros testes com o "bichano".

Como meu amp do estéreo ainda não está pronto, liguei "de qualquer jeito" só pra ir amaciando o bicho.

Liguei uma bobina apenas (2 ohms) em um canal do SD250.2 (recebendo 125W), e no outro canal liguei os falantes da frente em estéreo.

Gambi total, né? Mas a curiosidade era muita... heheheheheheh.

Bom, liguei uma entrada do SD na saída front, a outra na saída rear da placa de som do CarPC, e configurei o crossover para o modo 4 canais, todos em mono (somando L+R).

foto0224p.jpg

A princípio testei assim:

Sub:

subbl.jpg

Frente:

highoi.jpg

Ou seja, sub cortando em 45Hz @ 6dB/8a, que é mais ou menos a forma como irei utilizá-lo. Depois cortei em 70Hz @ 12dB/8a, que é a configuração que está agora.

Infelizmente é muito cedo para avaliar, pois o sub ainda não está amaciado e a potência aplicada é muito baixa e em apenas uma bobina, o que piora todos os parâmetros.

Mesmo assim, estou gostando dos primeiros resultados. Não consegui a pegada em baixas que espero (e que vai depender de bastante potência aplicada, afinal está em selada e com corte baixo), mas já deu pra perceber que tocando rock a coisa está BEM interessante! Apesar de tudo não está tocando secão, está aparecendo BEM (de fato, opera legal em baixa potência. Calculo que tenha aplicado no máaaximo 60W RMS durante os testes, sem EQ nem nada) e está bem veloz.

Nos testes ouvi uns bass que tinha perdidos pelo HD e ouvi Foo Fighters.

Vou deixar tocar esta semana pra poder fazer um teste sério na próxima, aí sim tocando coisa séria.

Já deu pra ver que o bichano promete... hauhauhauhauhauhauhau.

PS: Yamane vai querer me matar por ter ligado uma bobina só... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Magina, é um prazer poder ajudar, espero que os problemas não voltem a aparecer..

Torço muito por vocês, parecem ser muito transparentes e manjam da coisa.. hehehehe

Tudo de bom, grande abraço.

eu tb torço muito por essa empresa...estou indeciso na troca do meu p3....to esperando o encontro para ouvir o carro do nick...só que não sei se opto por um bobina dupla de 4 ohms para usar em 8 ohms recendo 400wrms ou bobina dupla de 2 ohms recebendo 800wrms...se bem que o 800a2 manda té uns 1000wrms em 4 ohms...ou dois sub´s recebendo cada 400wrms em 2 ohms...

Compartilhar este post

Link para o post

Como meu amp do estéreo ainda não está pronto, liguei "de qualquer jeito" só pra ir amaciando o bicho.

Liguei uma bobina apenas (2 ohms) em um canal do SD250.2 (recebendo 125W), e no outro canal liguei os falantes da frente em estéreo.

Gambi total, né? Mas a curiosidade era muita... heheheheheheh.

[...]

Infelizmente é muito cedo para avaliar, pois o sub ainda não está amaciado e a potência aplicada é muito baixa e em apenas uma bobina, o que piora todos os parâmetros.

[...]

Já deu pra ver que o bichano promete... hauhauhauhauhauhauhau.

PS: Yamane vai querer me matar por ter ligado uma bobina só...

Ainda bem que você já adiantou o que eu iria dizer ehehehehe :blink:[¨]:vts

Um abração hand26

Compartilhar este post

Link para o post

eu tb torço muito por essa empresa...estou indeciso na troca do meu p3....to esperando o encontro para ouvir o carro do nick...só que não sei se opto por um bobina dupla de 4 ohms para usar em 8 ohms recendo 400wrms ou bobina dupla de 2 ohms recebendo 800wrms...se bem que o 800a2 manda té uns 1000wrms em 4 ohms...ou dois sub´s recebendo cada 400wrms em 2 ohms...

Se o foco for SQPL, utilize 2 subs de 12" com bobina dupla de 4 Ohms (enviando 400W para CADA), porém se o objetivo for somente para um sistema SQ, um de 12" (bobina dupla de 2 Ohms) é mais do que suficiente.

Porém, ao utilizar somente 1 subwoofer, enviando 800W para ele, lembre-se de ajustar precisamente o ganho do amplificador e não abusar do loudness / bass boost / equalizador (pois cada vez que você aumenta um desses 3 ajustes, o ganho precisa ser diminuído).

Um abração hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Fui agora com a patroa em busca de víveres básicos, ouvindo música baixo... Ouvimos Paralamas, Tears for fears e No Doubt. Mesmo com baixa potência, ainda "duro" e com apenas 1 bobina ligada, o bicho tocou firme e presente. Gostei bastante, pela potência nominal dele a gente fica esperando que ele "desapareça" com baixa potência aplicada, mas não é verdade. Já tive sub nesta faixa de potência (Punch DVC HE2 10") que simplesmente ficava um LIXO em baixo volume, ao ponto de eu desligar mesmo, pois ficava um grave "perdido".

Calma Yamane, esta semana ele toca com as duas "bubinas". :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Fui agora com a patroa em busca de víveres básicos, ouvindo música baixo... Ouvimos Paralamas, Tears for fears e No Doubt. Mesmo com baixa potência, ainda "duro" e com apenas 1 bobina ligada, o bicho tocou firme e presente. Gostei bastante, pela potência nominal dele a gente fica esperando que ele "desapareça" com baixa potência aplicada, mas não é verdade. Já tive sub nesta faixa de potência (Punch DVC HE2 10") que simplesmente ficava um LIXO em baixo volume, ao ponto de eu desligar mesmo, pois ficava um grave "perdido".

Claro que o amaciamento influencia muito nisso, mas como tá a velocidade do de 12" na selada?

Muito me interessa um sub rápido e que desça bem na selada pequena (abaixo de 40L ta bom)! Eu tenho 415WRMS disponíveis, e o Questo tá se mostrando bem interessante! Tava pensando num de 10" na dutada, mas me da medo de embolar um pouco... Eu definitivamente estou mal acostumado com minhas LTs, é muito difícil eu achar um grave que me agrade de verdade! =/

Compartilhar este post

Link para o post

Chefe,

Qual programa você utilizou para DSP? Ele separa os canais da placa para cada Cross, mas é placa Onboard normal? Ou comprou uma "de riquinho"?

Beijo

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que o amaciamento influencia muito nisso, mas como tá a velocidade do de 12" na selada?

Então. Tá rápido. MAS fica difícil dizer quanto, pois o SD tem um attack muito rápido. Vou ligá-lo a um AB também (180W na bridge) pra ver como vai tocar.

Amanhã devo testar de fato como ele se comporta com bumbo duplo e baixo agressivo. Hoje, tocando ska, por exemplo, que tem muito ataque no bumbo e no baixo (Sublime, por exemplo), o grave vinha forte, com ataque e decaimento bem definidos.

É um sub com Qts baixo, não foi surpresa porque tem parâmetros muito bons. Já era esperado este comportamento. Agora, ataque de LT, só outra LT mesmo.

Chefe,

Qual programa você utilizou para DSP? Ele separa os canais da placa para cada Cross, mas é placa Onboard normal? Ou comprou uma "de riquinho"?

Beijo

Uso os DSPs do próprio Foobar (neste caso o Foo_DSP_Xover, que pode ser baixado no site oficial do Foobar2000), que fica de backend no meu CarPC. Uso apenas um frontend para gerenciar as pastas.

Uma placa 5.1 (como esta) te dá 6 saídas, que podem ser usadas para sub - mid - tw, sendo que todas as vias podem fazer HP, LP ou BP, em qualquer frequência até 20k, em qualquer ordem até a 9a (se não me falha a memória). Dá pra fazer com 8 canais em placa 7.1, ou seja, um 4-way. Mas aí cobra MUITO processador. 6 canais já fica meio pesado pro meu hardware, roda, mas pode dar umas falhas com formatos mais pesados. Neste caso é melhor rodar num Core 2 duo pelo menos, meu processador é equivalente ao Celeron 1Ghz.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber deixa de ser mão de vaca e usa um amplificador adequado, jogou o sdzinho no lodo? ta marrom!!! :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber deixa de ser mão de vaca e usa um amplificador adequado, jogou o sdzinho no lodo? ta marrom!!! :vts

:+1

e RCA's também :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Tá sujo, ficou uns 2 meses em cima do armário... aí não limpei na pressa... hehehehehehe.

e RCA's também :vts

Os RCAs eu não fiz ainda pq não decidi ainda onde vão ficar os amps. O do estéreo provavelmente vá ficar embaixo do banco do motorista. Neste caso, é mais provável que a DAC do estéreo fique lá embaixo tb, o que resumiria o cabo a 20cm.

Compartilhar este post

Link para o post

O melhor é entrar em contato com os fabricantes de adesivo da sua região... Pois eu não conheço o mercado Espanhol :(

Geralmente, nenhum adesivo de "prateleira" serve...

O que nós utilizamos foi desenvolvido especialmente para o nosso caso, conforme os nossos requisitos de desempenho e em função da rugosidade, orientação das estrias dos materiais e tratamento superficial... Se não bastasse, ainda são classificados como "Transporte de Risco" e são identificados por 4 dígitos em uma tabela da ONU. Depois de comprar, você ainda terá que encontrar uma transportadora credenciada, capaz de transportar esse tipo de carga :o

Kleber, mais ou menos assim?

15280_400x300_Sub_Woofer_ROADSTAR-RS-1250-_1500_Watts.jpg

O método de montagem de um conjunto de neodímio (utilizando C-Yoke) não pode ser utilizado em alto-falantes com anel de ferrite, pois irá colocar os ferrites em "curto" :(

No caso desses parafusos do produto acima, se eles não forem de aço-inox (ou de algum outro material não ferro-magnético), a densidade de campo magnético foi reduzida... Ou seja, o consumidor comprou 2Kg de ferrite e está com o desempenho de um produto com 1,2Kg de ferrite.

Um abração hand26

ok, eu fabrico uns de neo, de 2 tipos direfentes, agora tenho uns pedido para iman de ferriata de 4 peças de 220x90x20

o problema é que com um simples golpe os iman solta e corre para um lado impresando a bobina

estou pençando em tentar com cola de sapetero que vc acha?

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, vamos fazer uma vaquinha para o Kleber comprar um RCA de 10,00 reais.

Assim ele para de utilizar o RCA do Kit componente do aparelho de TV a cabo.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, o bicho tá amaciando já. Já ganhou um plus nas baixas.

Hoje vim pro trabalho ouvindo Metallica. Metallica é o terror dos subwoofers, já travei um ouvindo o Black Album.

Aliás, o desempenho em Enter Sandman está bem interessante. Não se perde no baixo, ataque do bumbo bem definido, tem espaço entre as notas (ou seja, tem decay apropriado, prova que a suspensão é bem acertada em manter o cone controlado).

Estou evitando ser conclusivo até o bicho estar amaciado e corretamente ligado, mas os resultados para um sub mais "puxadinho pro SPL" são BEM interessantes, mesmo num set SQ mais sério.

Quando estiver devidamente acertado, estará as ordens de quem quiser ouvir,

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, o bicho tá amaciando já. Já ganhou um plus nas baixas.

Hoje vim pro trabalho ouvindo Metallica. Metallica é o terror dos subwoofers, já travei um ouvindo o Black Album.

Aliás, o desempenho em Enter Sandman está bem interessante. Não se perde no baixo, ataque do bumbo bem definido, tem espaço entre as notas (ou seja, tem decay apropriado, prova que a suspensão é bem acertada em manter o cone controlado).

Estou evitando ser conclusivo até o bicho estar amaciado e corretamente ligado, mas os resultados para um sub mais "puxadinho pro SPL" são BEM interessantes, mesmo num set SQ mais sério.

Quando estiver devidamente acertado, estará as ordens de quem quiser ouvir,

:rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem de tarde eu andei dano um simulada no winISD (mesmo o pessoal falando que não é confiável) e fiz uma simulação de selada com a mesma caixa que tenho hoje no carro... Simplesmente simulei tapando os dutos.

O Gráfico me deixou muito animado... o pico ENORME em 50hz caia BEM, ae decidi hoje de manhã pegar uns panos em casa e tampar os dutos.

Resultado: SOM BEM MAIS AGRADÁVEL, mas perdeu beeeem o SPL (isso já é sabido, a perda mínima é de -3DB em relação à uma caixa dutada)

Ficou muito mais gostoso de se escutar "música tocada" com a caixa selada, só que fui colocar umas músicas de BASS e aconteceu o que jamais pensei que aconteceria...

BATI BOBINA uaHAuhaUAhuaHAuahUAhaU

93L é uma litragem MUITO GRANDE pra uma selada, eu sei disso, foi só um teste mesmo, mas valew a pena a diversão!

Bom, é isso. Queria só compartilhar mais esse teste que fiz com a Dupla "QUESTO de 15" + SD700.1D"

Compartilhar este post

Link para o post

3ª cagada já ehn Guto hahahaha subzinho ta sofrendo.

Ontem e hoje eu estava ouvindo rock, cara como é bom identificar os instrumentos na música né hahaha vc ouve com clareza a batera, o baixo... Percebe as variações que o baterista manda no bumbo por exemplo, aquele subgrave que se proloooooooooooooooonga baixinho rsrsrs, vc coloca no volume 5, 10, 15, 30 e ele mantem a musicalidade. Esse Questo é do canário mesmo. [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

Quantos dias demoraram para chegar o Sub de vocês, após aprovar o pagamento?

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem de tarde eu andei dano um simulada no winISD (mesmo o pessoal falando que não é confiável) e fiz uma simulação de selada com a mesma caixa que tenho hoje no carro... Simplesmente simulei tapando os dutos.

O Gráfico me deixou muito animado... o pico ENORME em 50hz caia BEM, ae decidi hoje de manhã pegar uns panos em casa e tampar os dutos.

Resultado: SOM BEM MAIS AGRADÁVEL, mas perdeu beeeem o SPL (isso já é sabido, a perda mínima é de -3DB em relação à uma caixa dutada)

Ficou muito mais gostoso de se escutar "música tocada" com a caixa selada, só que fui colocar umas músicas de BASS e aconteceu o que jamais pensei que aconteceria...

93L é uma litragem MUITO GRANDE pra uma selada, eu sei disso, foi só um teste mesmo, mas valew a pena a diversão!

Bom, é isso. Queria só compartilhar mais esse teste que fiz com a Dupla "QUESTO de 15" + SD700.1D"

Tá querendo ficar surdo, só pra parar em vaga de deficiente?

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos contratar o Guto pro setor de testes da Engenharia. :pirou: Se passar nos testes dele vamos aumentar a garantia pra 10 anos uhahuahuauh...

Guto, o que vc ouviu e achou que foi a bobina batendo no fundo na verdade foi a aranha batendo no top plate (já fizemos isso tb), e o som é similar hehehe. :banghead

Abraço!

Guilherme Neukamp

Compartilhar este post

Link para o post

Guto, roubar as toalhas de rosto e os panos de prato pra tapar duto de caixa é pedir pra dormir no sofá.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...