Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes

Recommended Posts

:rolleyes:

É só ler as páginas anteriores, que o Renan explica sobre cada sub e sua aplicação.

Flood é contigo mesmo heim. :legal:

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que o Renan explicou, acho que vou de Questo de 12" que se encaixa no misto (SQ e SPL). pasmafaute

Sobre meus estilos musicais, eu sou bem eclético. Mas curto mais esses estilos aqui: Hip-hop, rap, mpb de artistas variados, rocks de nacionais e internacionais de artistas variados, eletrônicas (drum'n'bass, eletro-house...).

Timbre? Gosto de subs que toquem macios e bem musicais... Toque qualquer estilo sem vales e sem picos, ou seja, o mais plano possível ehehhe e que desça bem! Aquele grave gostoso de se ouvir em qualquer volume e o mais natural possível sem perder o SPL é lógico!

PS: Pessoal, depois postem a impressão de vocês com esses subwoofers!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Somente para atualiza-los, nós estamos ajustando as simulações das caixas...

Segue abaixo a resposta de frequência simulada com 150W, 350W e 500W do QS350A-10DVC2 em uma caixa selada de 15 litros internos livres.

selada15lresposta.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Já estava ficando maluco com o fórum fora do ar! hehehe...

Notem que o gráfico das simulações que o Yamane postou está na escala de 65-115dB com 5dB por divisão.

Se esses valores fossem postados como nos gráficos que comumente vemos nos simuladores, essa curva estaria "achatada", causando a impressão de preencher muito mais a região de subgrave.

Não estou com os dados aqui, mas amanhã posto os parâmetros finais medidos em elevado nível de sinal, ou seja, exatamente como será utilizado!

Afinal, de que adianta parâmetros medidos com sinais baixos??

Abraço,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Afinal, de que adianta parâmetros medidos com sinais baixos??

acabou de cagar em cima do meu EP4 q só manda 190WRMS

[^]

rsrsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

acabou de cagar em cima do meu EP4 q só manda 190WRMS

rsrsrsrs

Geralmente os parâmetros T-S são medidos com fonte de corrente constante, entre 10mA e 100mA, dependendo do equipamento utilizado.

Quando dizemos "sinal baixo", significa muito menos de 1W [¨]

Ou seja, na quase totalidade dos casos os parâmetros T-S são medidos com sinais que ficam na faixa dos mW, enquanto que prática os alto-falantes trabalham com CENTENAS de Watts.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Segue abaixo os parâmetros T-S e as resposta de frequência das caixas recomendadas.

TODOS os parâmetros foram obtidos com equipamentos que simulam a utilização REAL dos produtos, com isso nós utilizamos um sinal que resulta em elevados deslocamentos e consequentemente é possível obter parâmetros não lineares também, ao contrário de outros softwares que consideram os alto-falantes como 100% lineares, não consideram o aquecimento da bobina, etc.

Alguns devem estar perguntando o porquê de alguns parâmetros terem mudado em relação ao divulgado anteriormente...

Resposta: Devido a baixa precisão do método de medição com baixo nível de sinal, que é utilizado em larga escala pela quase totalidade dos fabricantes de alto-falantes.

Como sempre dissemos, queremos realmente inovar e buscamos sempre a perfeição, por isso nós estamos utilizando um método de medição muito mais preciso, confiável e robusto do que geralmente se vê. Com os dados abaixo é possível simular o alto-falante em diversos níveis de potência e a resposta de frequência com muito mais precisão.

parametros.jpg

qs350a10dvc2seladarespo.jpg

phjf.jpg

qs350a10dvc2bp4resposta.jpg

qs350a10dvc4seladarespo.jpg

qs350a10dvc4dutadarespo.jpg

qs350a10dvc4bp4resposta.jpg

qs350a12dvc2seladarespo.jpg

qs350a12dvc2dutadarespo.jpg

qs350a12dvc2bp4resposta.jpg

qs350a12dvc4seladarespo.jpg

qs350a12dvc4dutadarespo.jpg

qs350a12dvc4bp4resposta.jpg

qs350a15dvc2seladarespo.jpg

qs350a15dvc2dutadarespo.jpg

qs350a15dvc2bp4resposta.jpg

qs350a15dvc4seladaresps.jpg

qs350a15dvc4dutadarespo.jpg

qs350a15dvc4bp4resposta.jpg

Editado por yamane
  • Upvote 5

Compartilhar este post

Link para o post

caras, to impressionado com a seriedade com que voces estao trabalhando, nao furaram NENHUM prazo proposto

por queeeeeeeee as outras empresas nacionais (de tudo) nao sao assim tb?

parabens pra voces todos da questo

Compartilhar este post

Link para o post

vendo os graficos, dependendo da caixa, a diferença do 12 pro 15 nao chega a ser tao absurda assim, neh?

pq a diferença do 10 pro 12 eh bem grande..

Compartilhar este post

Link para o post

24Hz no de 10"???????

*calculando uma LT*

Compartilhar este post

Link para o post

24Hz no de 10"???????

*calculando uma LT*

Estou pensando em um projeto para um LT residencial...

2 Baubos + 1 Lt com sub de 10", para música e aproveito para os filmes no projetor.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelos novos parâmetros medidos... Vou voltar na idéia de querer o de 10"! Só que desta vez um par ehehhehe. Puxa um sub de 10" com Fs de 24Hz?

:rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

PS: Não estou conseguindo editar o post!

Hummm, pelos gráficos das BP4 dos 10DVC2-4 gostei muito da linha (SPL vs Freq) relativamente plana dos 40Hz a 80Hz... :rever1:

Aí dá para utilizar um de 10" em BP.

Renan Lopes ou Yamane, essa caixa BP4 para os subs de 10" é voltada para SPL, SQ ou SQPL? Gostei dos gráficos dela!

Compartilhar este post

Link para o post

Foristas,

Segue o manual que acompanhará os subwoofers.

Fiquem a vontade para opinar.

manuallinhaqs350a.jpg

Dudu,

Te falo que o 10" tem um desempenho excelente para SQ, mesmo em Band-Pass.

Esta curva "relativamente" plana, como vc comentou, na verdade até podemos considerar plana, já que a variação é menor que 3dB!

Abraço,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Foristas,

Segue o manual que acompanhará os subwoofers.

Fiquem a vontade para opinar.

manuallinhaqs350a.jpg

Dudu,

Te falo que o 10" tem um desempenho excelente para SQ, mesmo em Band-Pass.

Esta curva "relativamente" plana, como vc comentou, na verdade até podemos considerar plana, já que a variação é menor que 3dB!

Abraço,

RenanLopes

Excelente! Mas isso não quer dizer que essa caixa possa ser usada apenas para SQ né? Eu posso usar ela como SQPL tbm, exato? Uma caixa de até 50 litros que eu quero. E em termos de SPL essa BP4 aí vai tocar mais que a dutada (comparando a dutada de resposta plana com essa bp4 de resposta plana) né?

Compartilhar este post

Link para o post

24Hz no de 10"???????

*calculando uma LT*

Juro que ouvi falar nessa nova proposta, a primeira coisa que eu pensei. Será que vai ter uma outra opção de Nacional para LT?

Compartilhar este post

Link para o post

Juro que quando ouvi falar nessa nova proposta, a primeira coisa que eu pensei. Será que vai ter uma outra opção de Nacional para LT?

A edição das respostas não está funcionando, mas eu queria acrescentar que o portifólio ficou bem profissional. Gostei bastante. Está ilustrado. Tiveram um bom gosto na disposição das informações. Isso a meu ver conta bastante ponto, no quesito de profissionalismo.

Compartilhar este post

Link para o post

A edição das respostas está funcionando, mas não está tão visível. Agota que eu vi, rs rs rs [risos]

Quanto ao tópico, eu queria acrescentar que o portifólio ficou bem profissional.

Gostei bastante. Está bem ilustrado. Só faria uma obsertvação ou ênfase nos valores de cortes, nível de corte e máxima potência a ser aplicada (essas informações não podem estar dissassociadas) de acordo com cada tipo de caixa e resposta. Isso é interessante para os menos experientes. Não é qualquer potência que se pode aplicar em qualquer uma daquelas situações, então é interessante citar.

No mais, tiveram um bom gosto na disposição das informações. Isso a meu ver conta bastante ponto, no quesito profissionalismo.

Compartilhar este post

Link para o post

Pow man, o de 15" D2 tem FS de 21hz (fs de RE AUDIO) e sensibilidade de 90db, isso é coisa louco :pirou:, como da pra projetar um negócio desse assim ?? parabéns a Questo, sinceramente não tem marca nacional igual a essa... :rever1: :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o motivo de TANTA diferença entre a simulação do WinISD e de vocês? Eu prefiro a simulação do WinISD, na verdade, muito mais plana, F3 ali pelos 30Hz, enfim, algo bem mais SQ que o pico em 55Hz e F3 perto de 40Hz!

questo10.jpg

qs350a10dvc2dutadarespo.jpg

deixei os parametros pra ver se tem algo errado!

Editado por SubSonic

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o motivo de TANTA diferença entre a simulação do WinISD e de vocês? Eu prefiro a simulação do WinISD, na verdade, muito mais plana, F3 ali pelos 30Hz, enfim, algo bem mais SQ que o pico em 55Hz e F3 perto de 40Hz!

questo10.jpg

qs350a10dvc2dutadarespo.jpg

deixei os parametros pra ver se tem algo errado!

vc colocou cortes de frequencia subsonic?

Existe tambem outro detalhe: O programa que a QuestoAudio usa, pelo que li por aqui, calcula pela litragem bruta. Portanto, deve-se descontar o volume que o alto-falante ocupa, bem como o que o duto ocupa tambem.

Compartilhar este post

Link para o post

vc colocou cortes de frequencia subsonic?

Não, e não me parece que o da questo tenha tbem! se fosse um corte de 1ª ordem, em 80Hz, em 160 deveriamos ter pelo menos 6dB de atenuação, e isso não acontece, bem como a atenuação é progressiva, coisa que também não está demonstrada no gráfico da Questo!

A atenuação de freqs mais altas que tem no meu gráfico é por conta do Le somente, o que é normal!

Existe tambem outro detalhe: O programa que a QuestoAudio usa, pelo que li por aqui, calcula pela litragem bruta. Portanto, deve-se descontar o volume que o alto-falante ocupa, bem como o que o duto ocupa tambem.

mesmo reduzindo o volume da caixa, aquela RAMPA de mais de 9dB na faixa útil (30-80Hz) nunca aparece na simulação aqui! É isso que eu queria entender!

Se ele realmente tiver uma variação de 9dB na faixa útil, esse sub realmente não é um sub para SQ! Imagine que uma nota Si0 do baixo ou órgão terá 9dB A MENOS que a nota Lá1, ou seja, numa música com as 2 notas, no Si vc terá um "wub" suave, já no Lá vai ser um BOOM violento!

á nas minhas simulações, ele é um BOM sub para SQ, com variação inferior a 3dB na faixa útil, melhor que a grande maioria que tem por ai COM CERTEZA, e um excelente custo X benefício!

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...