Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Joéster

18Sound (Eighteen Sound) 18NLW9600 8ohms - Impressoes

Recommended Posts

Um pouco de teoria

Os parâmetros já referidos foram derivados das constantes eletromecânicas dos falantes para facilitar a análise das características dos diferentes falantes, e não podem ser medidos diretamente por instrumentos, excetuando-se a freqüência de ressonância.

Portanto necessitamos antes determinar outras grandezas e obter Vas e Qts através de cálculos posteriores. Para a determinação de Vas a primeira grandeza a ser medida é a compliância mecânica, Cms.

A complíância mecânica corresponde ao inverso do que se poderia chamar de rigidez mecânica, grosseiramente correspondendo ao que se poderia chamar de maior ou menor facilidade de movimentação do diafragma do falante. A compliância mecânica Cms é calculada através da aplicação de uma força conhecida sobre o cone do falante e medindo-se o deslocamento resultante.

O valor de Cms é dado pela relação entre esse deslocamento e a força aplicada, esta podendo ser obtida por meio de uma massa conhecida colocada sobre o diafragma do falante, mantendo-se este na horizontal e com o eixo orientado verticalmente.

Cms = deslocamento/força

ou:

Cms = X / (9.8 * M’)

Não inventei nada acima ou seja Control C + Control V

Homero Sette Silva - Análise e Síntese de Alto-Falantes e Caixas Acústicas pelo Método Thiele-Small

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Trazendo pra prática como o CMS é o deslocamento em metros do conjunto por uma força conhecida vê-mos que com maior o CMS mais deslocou o conjunto cone que se traduz tambem como se comportará o falante quando receber a "FORÇA" = alimentação = watts então porexemplo um falante com 100um/N necessitará de o dobro de potencia para mover o cone que um que tenha 200um/N.

Junto a isso se observa o SPL do falante ou seu "no" nada adianta ter um alto e outro baixo exemplo:

1º exemplo:

Falante 1 SPL 90dB e CMS 200um/N se comparar a um outro falante

Falante 2 SPL 100dB e CMS 200um/N

No falante 1 como sabemos que para aumentar 3 dBs precisamos de o dobro de potência, pro falante 1 tocar = ao 2 precisaria de 10 dBs a mais ou seja 3x mais potência pelo menos.

2º exemplo:

Falante 1 SPL 90dB e CMS 200um/N

Falante 2 SPL 100dB e CMS 50um/N

Com a compliância mecânica - Cms não é diferente se no falante 2 a CMS fosse de 50um/N necessitariamos de 4 x mais potencia para tocar igual ao 1 que tem CMS 200um/N. Devido ao seu peso exagerado do conjunto móvel do falante 1 CMS Baixa.

Ou seja a uma primeira vista ao olhar o SPL do falante levaríamos um susto ao ver na prática um falante de 100db levando coro de um de 90dbs isso se comparados com mesma potência.

Moçada a grossos modos é mais ou menos por ai, isso é so 1 item do fabuloso mundo do que os Parâmetros escondem, pra perceberem o qto complêxo e qto a gente compra equipamentos sem nem saber o que temos na mão e ai colocamos baterias gigantes, cabos 50mm, módulos 10kw e cada vez tamos mudando de falante por achar que a novidade é melhor e no final percebemos que o outro projeto antigo rendia mais com tão pouco. []-[]

Ai todo o trabalho de se colocar mais alimentação reforçar cabeamento fazer toda caixaria de novo e ao ligar o som :unsure:

Aquela celebre frase " Eu era feliz e não sabia"

Editado por solanosom

Compartilhar este post

Link para o post

Solano: :rever1:

Vc daria um ótimo professor rs. Explicaçao perfeita e de facil entendimento.

Seria muito bom o retorno de tópicos assim por aqui, aqueles que realmente acrescentem conteúdo.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado.

Ai junto entra a compressão de potência em que o falante sofre com falantes de baixo spl e baixo compliância mecânica em que acabará perdendo potencia devida a exagerada potência aplicada para o fazer render o fazendo esquentar o motor imã bobina pela falta de refrigeração suficiente.

A perda por compressão pode ser grandíssima 6dBs ou pior que isso pode prejudicar até o ponto de queimar o falante com a elevação da impedância ao aquecer o fio da bobina assim diminuindo a potencia do amplificador ao enxergar uma impedancia maior e o aumento de potencia do usuário para compensar essa perda, acabara mandando onda quadrada para uma bobina ja quente e debilitada ai não tem jeito, fede e o fio vai pro brejo queima mesmo.

Não tem jeito para aumentar a potencia dos falantes eles tiveram que comprometer a CMS ou seu SPL, como o SPL é sempre mostrado as vistas o truque foi camuflar a CMS por isso acredito no que vejo até 800w em se tratando de falantes mais que isso um que outro conseguiu fazer, de cabeça agora não lembro de nenhum.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado.

Ai junto entra a compressão de potência em que o falante sofre com falantes de baixo spl e baixo compliância mecânica em que acabará perdendo potencia devida a exagerada potência aplicada para o fazer render o fazendo esquentar o motor imã bobina pela falta de refrigeração suficiente.

A perda por compressão pode ser grandíssima 6dBs ou pior que isso pode prejudicar até o ponto de queimar o falante com a elevação da impedância ao aquecer o fio da bobina assim diminuindo a potencia do amplificador ao enxergar uma impedancia maior e o aumento de potencia do usuário para compensar essa perda, acabara mandando onda quadrada para uma bobina ja quente e debilitada ai não tem jeito, fede e o fio vai pro brejo queima mesmo.

Não tem jeito para aumentar a potencia dos falantes eles tiveram que comprometer a CMS ou seu SPL, como o SPL é sempre mostrado as vistas o truque foi camuflar a CMS por isso acredito no que vejo até 800w em se tratando de falantes mais que isso um que outro conseguiu fazer, de cabeça agora não lembro de nenhum.

Tambem gosto dos falantes de ate 800wrms, das linhas profissionais/provenientes dela; com parametros mais "visiveis" rs. Como vc comentou antes: gosto muito do wpu. Ate hoje bato na tecla que tocam melhor que muita coisa por ai e, em determinados projetos, dão coro (ou pelo menos se igualam) em sistemas bem mais parrudos com bem menos. E como vc tambem falou: a maioria demora bem p enxergar isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Falo isso todo dia. Tempo bom era de Wpu 1809 com pyramid 1200 2xch, 2x d200 e 2x St102.

Lembro de ter escutado um som com 4wpu 1809 em um banda 1800 uma pyramid 1200 tocando 2x wpu1201 2xd200 e 2x st102 2 bateria de 150a moura e uma "maquina de SOLDA" como fonte,,

Meeeu deus como aquilo tocava alto e com muita muita qualidade e SPL.

Editado por artsompb

Compartilhar este post

Link para o post

Em 2004 tive uma fiorino furgão daquelas brancas que usam pra cargas kkkkkk eram 2 wpu 1805 450w + punch 800a2 na minha opinião o melhor de todos os wpus linha 05 justamente sai de linha pois não davam lucros pra Selenium duravam uma vida, em caixa bem grande 340litros apesar do tecnico da Selenium havia me aconselhado faze-la com 200litros pra cada falante + 2 pw5 e 2 ti 405ti antigas kkkkkkkkk Com esse som eu tremia tudo na minha volta dentro de um posto de gasolina. Que som era limpo e forte e com 1 bateria de caminhão depois disso montei uns 3 sistemas com 4 falantes eenhum teve a mesma eficiencia qualidade e robustez e so fiz foi gastar$$$$$$$$$$$$$ em módulos, cabos,baterias etc......

Compartilhar este post

Link para o post

Em 2004 tive uma fiorino furgão daquelas brancas que usam pra cargas kkkkkk eram 2 wpu 1805 450w + punch 800a2 na minha opinião o melhor de todos os wpus linha 05 justamente sai de linha pois não davam lucros pra Selenium duravam uma vida, em caixa bem grande 340litros apesar do tecnico da Selenium havia me aconselhado faze-la com 200litros pra cada falante + 2 pw5 e 2 ti 405ti antigas kkkkkkkkk Com esse som eu tremia tudo na minha volta dentro de um posto de gasolina. Que som era limpo e forte e com 1 bateria de caminhão depois disso montei uns 3 sistemas com 4 falantes eenhum teve a mesma eficiencia qualidade e robustez e so fiz foi gastar$$$$$$$$$$$$$ em módulos, cabos,baterias etc......

Solano VC é um cara que pode me responder isso, sei que é muito complicado uma opinião como a que vou pedir mais não fais mal tentar.

Qual o falante atual se compara em força e qualidade e musicalidade como os antigos wpu?

Compartilhar este post

Link para o post

Solano ja que vc citou a compressão termica e sei do seu conhecimento sobre som, queria sua opinião sobre o tema.

Algum tempo atraz estava em um curso sobre som/falantes e o assunto voltou-se para a compressão termica e o ministrante do curso (pessoa altamente conceituada no meio) falou o seguinte: "hoje não existe falantes acima de 800-1000wrms com uma tecnologia realmente eficiente para diminuir a compressão termica, tendo uma refrigeração/esfriamento de bobina eficiente"..."não temos nem a tecnologia, não estamos desenvolvendo ... qto mais o produto pronto".

Depois tambem vi alguns comentários no mesmo sentido aqui no forum.

e a cada dia que passa to começando a concordar rs

Será realmente, que com essa esculhanbação de wrms que o consumidor brasileiro tanto busca as custas de produtos de menor qualidade, sacrificando muitas vezes parametros interessantes, simplesmente para obtermos uma maior potencia final no produto, não existiria uma santa industria desenvolvendo algo realmente inovador? (ah, para completar: acho sim q a culpa da industria de falantes ta nesse "fundão" eh do consumidor, que não sabe comprar - comprar com os olhos - como vc comentou)

Nao pense q estou interessado em falantes potentes...não. Mas imagino o seguinte: se conseguirem um sistema realmente eficiente, a tecnologia poderia ser aplicada a toda linha (inclusive os profissionais de ate 800wrms) e ja imaginou o resultado disso [¨]

Editado por alesalles

Compartilhar este post

Link para o post

olha minha assinatura rs. Adoro esse ampli, passei no carro da patroa visando qualidade mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Solano VC é um cara que pode me responder isso, sei que é muito complicado uma opinião como a que vou pedir mais não fais mal tentar.

Qual o falante atual se compara em força e qualidade e musicalidade como os antigos wpu?

posso estar enganado mas, dos brazucas, sw1p! Apesar de que o Paulo Duto ainda elogiava os WPU! (mesmo qdo já existiam SW1P kkkkkkkkkk)

Compartilhar este post

Link para o post

Bom é difícil no mesmo nível, numa linha mais sub(18sw1p, over 800,hpx2180, eros 2,7k)

Na mesma linha wpu so me vem a cabeça os descontinuados Snake esx818 e os antigos Eros 818sds pois a Eros andou divulgando novos parametros para os 818 não sei se mudaram o falante ou so mesmo atualizaram seus parametros diga-se de passagem para pior.

Outro bem barato que tem parametros bem interessantes e semelhantes ao wpu é o de 15" 15pw6 esse apostaria minhas fichas. To bem afim de mais pra frente comprar um par pra testá-los se não forem excelentes como woofer mais pesado,no médio grave tenho qse certeza q são excelentes acompanhando algum subão.

Editado por solanosom

Compartilhar este post

Link para o post

posso estar enganado mas, dos brazucas, sw1p! Apesar de que o Paulo Duto ainda elogiava os WPU! (mesmo qdo já existiam SW1P kkkkkkkkkk)

bom bloom

Compartilhar este post

Link para o post

Solano ja que vc citou a compressão termica e sei do seu conhecimento sobre som, queria sua opinião sobre o tema.

Algum tempo atraz estava em um curso sobre som/falantes e o assunto voltou-se para a compressão termica e o ministrante do curso (pessoa altamente conceituada no meio) falou o seguinte: "hoje não existe falantes acima de 800-1000wrms com uma tecnologia realmente eficiente para diminuir a compressão termica, tendo uma refrigeração/esfriamento de bobina eficiente"..."não temos nem a tecnologia, não estamos desenvolvendo ... qto mais o produto pronto".

Depois tambem vi alguns comentários no mesmo sentido aqui no forum.

e a cada dia que passa to começando a concordar rs

Será realmente, que com essa esculhanbação de wrms que o consumidor brasileiro tanto busca as custas de produtos de menor qualidade, sacrificando muitas vezes parametros interessantes, simplesmente para obtermos uma maior potencia final no produto, não existiria uma santa industria desenvolvendo algo realmente inovador? (ah, para completar: acho sim q a culpa da industria de falantes ta nesse "fundão" eh do consumidor, que não sabe comprar - comprar com os olhos - como vc comentou)

Nao pense q estou interessado em falantes potentes...não. Mas imagino o seguinte: se conseguirem um sistema realmente eficiente, a tecnologia poderia ser aplicada a toda linha (inclusive os profissionais de ate 800wrms) e ja imaginou o resultado disso [¨]

Sim tudo acima procede, um pouco por causa da indústria um pouco pelo consumidor que não da bola pras entre linhas e principalmente pois sai caro pagar engenheiro e testes para melhorar a performance enquanto sai mais barato colocar zeros a mais pra vender e como pra quem liga pra eficiencia e entendem um pouco de paramentros são muito poucos e se as fabricas vendessem pra essa fatia de máx 2% mercado hoje ja tava falida.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho vontade de rever aqueles tipo "novik" com 200 rms, não sei se são bons, mas tenho vontade de revê-los.

Hoje em dia falante é com no mínimo 600 wrms :banghead

Editado por everton_m7

Compartilhar este post

Link para o post

Joester... Hoje muita correria nem consegui falar contigo... amanhã te ligo.

Galera, estou aqui aprendendo muito O.O Legal mesmo, afinal esse é o proposito de um fórum.

Bom... meu 18Sound chegou 18NLW-9000, graças a meu amigo Joester, devo esta.

As primeiras impressões... olhei para o Moica e disse "o bicho grande da po***" conjunto magnético enorme. Eu particularmente achei o falante em si feio kkkk, todo preto se nada de logo da 18Sound, nem tem como identificar qual modelo, como Joester já havia me comentado ele fica muito bonito numa manifold com o conjunto magnético virado pra fora.

Mas como não comprei falante pra achar bonito visualmente e sim tocar bonito. kkkkkkk

Vamos lá... conversei com o Moica da Status Audio e pedi que ele fizesse uma caixa para 2 SDS 2.7 18" e claro que coubesse na mala do meu corsa hatch (kkkkk mas ele conseguiu), a principio a caixa é pequena com 100 litros por falante e duto em 47hz... a caixa já estava pronta por isso decidir testar. Usei uma SD8000 1ohms pra tocar os 2 Sub a principio em ligando os falantes em paralelo teriamos 2,75ohms. A SD8k não tocou 100%.

Quando fizemos a ligação e colocamos para tocar.... um olhou para outro e falou.... O.O nosssa toca bem. SD8k clipando e os falantes com excelente excursionamento... tocando um grave cheio com qualidade e forte. Tocou muito bem apesar da litragem. O Moica logo falou "se eu tiver de montar um trio pra mim com certeza montaria assim com essa caixa e esse falante, porque ficou excelente."

Bom... não quero me prolongar... mas amanhã iremos testar uma caixa com uma mesma litragem, porém com maior area de duto e com e freq mais alta de 51 a 55hz. Conforme sugestão do Joester e conforme observação do Moica para diminuir o fluxo de ar e melhorar a eficiência do falante.

Só pra lembrar... meu proposito é tocar com qualidade e com ganho de SPL, estou buscando equilíbrio sei que não dá pra ganhar em tudo, principalmente com espaço que tenho disponível.

Abs... e estou acompanhando o professores aqui, é sempre um prazer aprender.

Editado por Carro do Leite

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, óh a galera q manja aparecendo e dando aula ai de graça, p essa galera q tem preguiça de ler, aprendam antes de falar besteiras, ta ai basta querer.

Dos ultimos dias q passei aqui pelo trio esse foi o único dia q valeu apena. Acompanhando o excelente tópico.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Joester... Hoje muita correria nem consegui falar contigo... amanhã te ligo.

Galera, estou aqui aprendendo muito O.O Legal mesmo, afinal esse é o proposito de um fórum.

Bom... meu 18Sound chegou 18NLW-9000, graças a meu amigo Joester, devo esta.

As primeiras impressões... olhei para o Moica e disse "o bicho grande da po***" conjunto magnético enorme. Eu particularmente achei o falante em si feio kkkk, todo preto se nada de logo da 18Sound, nem tem como identificar qual modelo, como Joester já havia me comentado ele fica muito bonito numa manifold com o conjunto magnético virado pra fora.

Mas como não comprei falante pra achar bonito visualmente e sim tocar bonito. kkkkkkk

Vamos lá... conversei com o Moica da Status Audio e pedi que ele fizesse uma caixa para 2 SDS 2.7 18" e claro que coubesse na mala do meu corsa hatch (kkkkk mas ele conseguiu), a principio a caixa é pequena com 100 litros por falante e duto em 47hz... a caixa já estava pronta por isso decidir testar. Usei uma SD8000 1ohms pra tocar os 2 Sub a principio em ligando os falantes em paralelo teriamos 2,75ohms. A SD8k não tocou 100%.

Quando fizemos a ligação e colocamos para tocar.... um olhou para outro e falou.... O.O nosssa toca bem. SD8k clipando e os falantes com excelente excursionamento... tocando um grave cheio com qualidade e forte. Tocou muito bem apesar da litragem. O Moica logo falou "se eu tiver de montar um trio pra mim com certeza montaria assim com essa caixa e esse falante, porque ficou excelente."

Bom... não quero me prolongar... mas amanhã iremos testar uma caixa com uma mesma litragem, porém com maior area de duto e com e freq mais alta de 51 a 55hz. Conforme sugestão do Joester e conforme observação do Moica para diminuir o fluxo de ar e melhorar a eficiência do falante.

Só pra lembrar... meu proposito é tocar com qualidade e com ganho de SPL, estou buscando equilíbrio sei que não dá pra ganhar em tudo, principalmente com espaço que tenho disponível.

Abs... e estou acompanhando o professores aqui, é sempre um prazer aprender.

Bass reflex? Sei que parece pergunta boba (pelo tamanho do porta malas do corsa rs) mas vindo do Moica...da p acreditar em algo diferente rs

E a resposta sonora mesmo? subgrave (como foi a resposta nesse vol)? o cortes utilizados... passa a tramóia ai p galera hehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Solano, e de qtos watts sao teus 18sound de 21? Abracos, otimo assunto, otimos posts

O modelo é o 21LW1400 ainda de imã ferrite com 1400w aguentam de boa 3000w pra ter idéia eu na época o tocava com um taramps 10.2k + 3 amp menores pro resto do sistema e 6 mouras de 90ah tremia tudo, mas após umas 2 hs de som em picos perdia muito rendimento, devido a alimentação do sistema ja não tar dando conta dos amplificadores, aquecimento do conjunto mecânico do falante e consequente aumento de vol pra compensa a perda da compressão causada pelo excesso de potência/distorção pra mover as crianças, então são excelentes woofers mas prefiro os deixar para o som mecânico que alimentação tanto por parte de amplificadores e a rede elétrica dão o suporte que eles merecem.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, óh a galera q manja aparecendo e dando aula ai de graça, p essa galera q tem preguiça de ler, aprendam antes de falar besteiras, ta ai basta querer.

Dos ultimos dias q passei aqui pelo trio esse foi o único dia q valeu apena. Acompanhando o excelente tópico.

Abraço.

:+1 :+1 :+1 faz horas q não vejo nada interessante, Não vejo hora comprar camionete, e botar 4 over 15/800 + sd5000 e ver q vai dar, hehheheh

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...