Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Bruno Kenji

Projeto de som para Chevrolet Prisma

Recommended Posts

Olá,

Meu nome é Bruno Kenji e sou novo no fórum.

Acabo de adquirir um Chevrolet Prisma. Como não tem sistema de som, preciso monta-lo por completo. Não entendo praticamente nada de som automotivo e por isso preciso da ajuda de vocês.

Ganhei um aparelho Pionner DEH - 7980UB do meu irmão e gostaria de usa-lo. O restante dos componentes eu terei que comprar.

Conversei com alguns amigos que entendem um pouco de som e disseram-me que para um som interno de custo/beneficio seria interessante a instalação de um kit 2 vias na dianteira, um coaxial na traseira, um caixa com woofer e um amplificador.

Fiz uma pequena pesquisa e cheguei nos seguintes componentes:

Kit 2 vias

- Bravox CS50U 5" 60w rms

ou

- Selenium 52V2a 50w rms

Coaxial

- Bravox Hi-end CX508 70w rms

ou

- Bravox Hi-end CX608 70 w RMS

Subwoofer ou Woofer

- Bravox PSW12 200w rms

- Bravox BW 14-4 250w rms

- Bravox BV12-2 350w rms

- Bravox XRC 12-2

- Selenium 12w2a 250w rms

Amplificador

- Stetsom V600.4

- Stetsom TH4120i

- Stetsom CL990HE

Algumas perguntas

1- Qual a diferença de Woofer e Subwoofer?

2- Essa configuração gera um som de razoavel qualidade?

3- Pra que serve os 6x9?

4- Qual a diferença entre os amplificadores? Possuem preços diferentes co potencias parecidas. TEm alguma relacao com a qualidade do som?

5- Existe algum componente mais barato que tenha qualidade parecida?

6- Ficaria bom colocar um kit 2 vias na traseira? É praticamente o mesmo preço do coaxial.

Obs: Estou pegando os componentes pelo catalogo Montecarlo

Valeu galera!

------------------------//------------------------------------------------------------------------------------

Dei uma estudada no material do site e fiz uma lista dos componentes escolhidos.

HU

Pionner DEH-7980 (ganhado)

deh-p7980ub_img1.png

2 Kit duas vias(dianteira e traseira) ~R$130,00

Selenium 52V2a 50w rms

CL2b.jpg

Subwoofer

Bravox PSW12 (Premium) 200rms ~R$220,00

1299198354_1.jpg

Amplificador

Stetsom V600.4 4 x 140rms ~R$430,00

stetsom_v600_2homes.jpg

Tudo ficaria em torno de R$910,00, tirando a instalacao e os cabos.

O kit esta com uma relação custo-beneficio boa? Poderia conseguir coisa melhor na mesma faixa de preço?

Editado por Bruno Kenji

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem vindo ao fórum amigo !

Primeiro quanto tem pra gastar ?

Qual seu estilo musical ?

Pra você o que é qualidade de áudio ?

Umas dicas, é da umas pesquisadas sobres suas dúvidas, te garanto que 80% da suas dúvidas serão sanadas !

Leia os artigos do autosom.net, é muito interessante ! Vai parender bastante !

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Olá!

Gostaria de gastar cerca de R$1000,00. Como eu consigo os componentes a preço de custo de lojista(essas marcas acima citadas e outras nacionais como a hurricane e bomber), tem uma equivalência a um valor um pouco mais elevado.

Escuto música erudita, rock e eletrônico(nesta ordem de preferência).

Não sei o que é qualidade de audio mas posso citar um exemplo. Sempre escutei música com fones de ouvido originais dos aparelhos(como os da apple por exemplo). Um dia eu comprei um fone um pouco melhor (Koss Porta Pro) e percebi que existem muito mais sons que eu escutava antes.

Andei dando uma lida no forum, mas vou continuar aprofundando no assunto!

Valeu!

Editado por Bruno Kenji

Compartilhar este post

Link para o post

opa bruno, bem vindo. tbm sou novato mas já aprendi bastente e fiz alguns testes. em 1° lugar woofer é usado em trio eletrico e sub é + indicado pro teu caso, som interno, tocar frequencias + baixas que os outros falantes nao tocam, + grave que o woofer. 2° estes equipos ficam devendo bastante em qualidade.3° 6x9 foi feito pra tocar varias frequencias em 1 só equipamento juntando um mid e 2 ou mais tweeter pra tocar medio e agudo, pra um som bem basico apenas pra ouvir algo eles servem, mas fica por aí, embora eu prefira mil vezes por um par de 6x9 em uma cx junto com um sub pra fazer um trio do que botar cornetas que é uma gridatia que arrebenta o timpano, no entanto no quesito sq, esquece que um dia eles existiram. 4° a questão do preço tem tudo a ver com qualidade, ajustes, materiais usados na confecção, influencia muito, embora existam alguns curingas, que são um otimo custo beneficio, tendo uma qualidade bem proxima dos famosos ou segundo alguns usuarios até melhores custando quase metade que os de grife. 5° sim existem, ex: modulos sound digital sd250.2 bbuster2400ghl; 3600gl; 1600gl, sub keybass black phanter 8" estao repercutindo muito bem. 6° 2 vias atras num sq é o mesmo caso dos 6x9, pois o sq consiste em ter o tal palco sonoro, som vindo da frente, sentindo como se a banda estivesse tocando em cima do painel do carro, pode crer, é bem legal, e falantes atras estragam totalmente este palco, principalmente se tem tweeter, no sq sao dispensaveis mas tem gente que em vez de palco querem apenas som com uma qualidade maior, som + claro e aberto, suave, cristalino, etc..., nestes casos nao há nada contra em usar os coaxias atrás, assim o som viria de todos os cantos enchendo o carro mas sem palco definido como numa danceteria por ex.

aí fica a teu gosto, e o sub é essencial se gosta de um som presente, envolvente, e aí tem 2 tipos de sub: os + musicais e os de uma nota só, os de uma nota só nao tem tanta definiçao quando se ouve uma um contrabaixo por exemplo, fica tipo...embolado, por isso pro teu gosto sem duvida tem que ser mais musical que tocam com mais definiçao as notas dos instrumentos.

pra gastar 1 conto, faria +-assim:

modulo: dois sd250.2 = +-380,00 c/ frete ou 1 bbuster2400gl / bbuster 3600gl = +-280,00 c/ frete

kit 2 vias: helix b52c = +- 280,00 c/ frete(vale a pena) ou NAR cs50.01 +- 230,00 c/ frete

sub: keybass black phanter 8" +- 160,00 c/ frete

cabos, intalaçao e outros: +- 200,00 a 300,00

qualquer que escolha dentre estes vai formar um bom conjunto te garanto, por 1 conto nao vai conseguir coisa melhor, inclusive as potencias casarao perfeitamente, só um detalhe, o sd250,00 nao tem crossover sendo necessario que o player tenha, por isso recomendo o bbuster apesar de ser do py.

esta é minha receita de bolo, em breve vai tá tudo instalado na minha caranga, tbm nao pretendo gastar mais que um conto em som, no momento tenho coisa mais importante pra investir, mas como andar de carro neste transito e sem som naó dá, vamos fazer este sacrificio.

é isso aí boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que entendi, está mesmo a fim de um SQ. Neste caso, a resposta para a pergunta "para que serve um 6x9" é PARA NADA.

Woofer é um falante que toca as frequencias graves, Subwoofer toca frequencias abaixo delas. Num SQ o woofer é o midbass e deve responder a partir dos 80Hz ou abaixo disso se tiver um bom kit (uns 60Hz). O sub ficará com a faixa de 20Hz até o início do mid.

Evite 2 vias na traseira. Ele puxa o palco para trás da mesma maneira que o 6x9.

O amplificador é fundamental. Evite os do tipo "booster" pois além de amplificar o som, amplifica a distorção também. Quanto a "grife" de alguns, vou defendê-los. A diferença no áudio é um abismo entre um bom amplificador e um razoável. Tem um tópico no Hi-Fi que compara alguns. No carro do Capone (r2audio.com) foi trocado o amplificador com o mesmo set e ficou claro a diferença. Mas não vá somente pela grife, algumas marcas investem fortunas para fazer seus produtos ficarem conceituados no mercado. Deviam gastar esta verba no depto de engenharia...

Mas está esquecendo de um detalhe: fiação. É tão importante quanto o resto.

Compartilhar este post

Link para o post

Se quiser um bom som, monte seu carro nos padrões dos campeonatos. Não precisa competir, mas tome como referência.

As regras do EMMA mostram o que é um palco sonoro, precisão tonal, dentre outras coisas.

http://www.emmabrasil.com.br/Emma%20European%20Mobile%20Media%20Association_arquivos/middletop_arquivos/frames/regras%20brasil.pdf

Compartilhar este post

Link para o post

Andre, creio que o amigo do prisma queira um som de qualidade de entrada, com 1000 dilmas não da pra montar um som no padrão de campeonatos, o que ele pode e deve é seguir os conceitos deste tipo de sonorização.

Creio que o set descrito pelo amigo mbtche se encaixe perfeitamente com as necessidades Bruno, tanto em qualidade como em preço.

O que eu sugeriria:

kit 2 vias: helix b52c = +- 280,00 c/ frete(vale a pena) ou NAR cs50.01 +- 230,00 c/ frete

(os dois são bons kits, se puder pegar o helix melhor, se não o NAR estará bem servido)

modulo: dois sd250.2 ou 1(um) SD 400.4smd que está para ser lançado.

sub: eu sugeriria um keybass black phanter de 10" ou um NAR de 10" ao invés do keybass black phanter 8", por ser um carro sedan o grave tende a ficar preso no porta malas, sei disso pois tenho um prisma tb, e porta malas o prisma tem bastante, taca um de 10" e seja feliz!

Bruno, se precisar de ajuda com alguma coisa no prisma pode perguntar.

abras.

Compartilhar este post

Link para o post

Andre, creio que o amigo do prisma queira um som de qualidade de entrada, com 1000 dilmas não da pra montar um som no padrão de campeonatos, o que ele pode e deve é seguir os conceitos deste tipo de sonorização.

Foi exatamente o que quis mostrar. Os conceitos de palco, precisão tonal, etc.

Independente do campeonato, é o que se deve buscar num bom som. Gosto de mostrar que o que está nas regras de um campeonato de qualidade é o que deveria ser usado no dia a dia, caso investíssemos mais no treinamento de nossa mão de obra e se nossos consumidores soubessem que volume não é tudo.

Frequento lojas a mais de 10 anos e sempre vejo erros dos dois lados. De um lado, consumidor que avalia o som por beleza e potência. Do outro, lojistas que não sabem ou não querem perder tempo explicando. É mais fácil entregar aquilo que o cliente pediu do que arriscar perder a venda oferecendo algo realmente bom.

E sempre terá um amigo que entende de som, que dirá que o fulano só quer tirar a grana dele, que um par de quadraxial de 800w e um 6x9 pentaxial de 1000w irá tocar bem mais que aquele kit 2 vias que custa o dobro...

Então peço que leiam os conceitos do som de campeonato e vejam que dá para aplicar no dia a dia. E quando forem procurar uma loja, vejam se ela está capacitada a executar isso. Passei alguns dias vendo o Leandro Paganini montar um carro no padrão IASCA e ele mostrou que metade das regras visam proteger a integridade física do carro e de seus ocupantes. Só a outra metade é que avalia o som. Isso causa discuções nos critérios dos campeonatos, pois muitos competidores apresentam instalações "porcas", mas que tocam muito e se revoltam de perder para um carro bem instalado, mas que toca menos.

Não importa o valor do carro, ele sempre representa muito para seu dono. Não arrisquem esse patrimônio porque um porta fusível não influencia no som. Sei que cabos são caros, mas usem a bitola adequada. São cuidados que aparecem nas regras.

Compartilhar este post

Link para o post

OFF TOPIC

Se quiser um bom som, monte seu carro nos padrões dos campeonatos. Não precisa competir, mas tome como referência.

As regras do EMMA mostram o que é um palco sonoro, precisão tonal, dentre outras coisas.

http://www.emmabrasil.com.br/Emma%20European%20Mobile%20Media%20Association_arquivos/middletop_arquivos/frames/regras%20brasil.pdf

2.3 Vetado

1. Qualquer pessoa física ou jurídica pode participar nos eventos EMMA. Este pode ser uma pessoa "natural do sexo masculino ou feminino"

:blink:

a Ariadna não pode participar, já que não é natural do sexo feminino

:pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

opa bruno, bem vindo. tbm sou novato mas já aprendi bastente e fiz alguns testes. em 1° lugar woofer é usado em trio eletrico e sub é + indicado pro teu caso, som interno, tocar frequencias + baixas que os outros falantes nao tocam, + grave que o woofer. 2° estes equipos ficam devendo bastante em qualidade.3° 6x9 foi feito pra tocar varias frequencias em 1 só equipamento juntando um mid e 2 ou mais tweeter pra tocar medio e agudo, pra um som bem basico apenas pra ouvir algo eles servem, mas fica por aí, embora eu prefira mil vezes por um par de 6x9 em uma cx junto com um sub pra fazer um trio do que botar cornetas que é uma gridatia que arrebenta o timpano, no entanto no quesito sq, esquece que um dia eles existiram. 4° a questão do preço tem tudo a ver com qualidade, ajustes, materiais usados na confecção, influencia muito, embora existam alguns curingas, que são um otimo custo beneficio, tendo uma qualidade bem proxima dos famosos ou segundo alguns usuarios até melhores custando quase metade que os de grife. 5° sim existem, ex: modulos sound digital sd250.2 bbuster2400ghl; 3600gl; 1600gl, sub keybass black phanter 8" estao repercutindo muito bem. 6° 2 vias atras num sq é o mesmo caso dos 6x9, pois o sq consiste em ter o tal palco sonoro, som vindo da frente, sentindo como se a banda estivesse tocando em cima do painel do carro, pode crer, é bem legal, e falantes atras estragam totalmente este palco, principalmente se tem tweeter, no sq sao dispensaveis mas tem gente que em vez de palco querem apenas som com uma qualidade maior, som + claro e aberto, suave, cristalino, etc..., nestes casos nao há nada contra em usar os coaxias atrás, assim o som viria de todos os cantos enchendo o carro mas sem palco definido como numa danceteria por ex.

aí fica a teu gosto, e o sub é essencial se gosta de um som presente, envolvente, e aí tem 2 tipos de sub: os + musicais e os de uma nota só, os de uma nota só nao tem tanta definiçao quando se ouve uma um contrabaixo por exemplo, fica tipo...embolado, por isso pro teu gosto sem duvida tem que ser mais musical que tocam com mais definiçao as notas dos instrumentos.

pra gastar 1 conto, faria +-assim:

modulo: dois sd250.2 = +-380,00 c/ frete ou 1 bbuster2400gl / bbuster 3600gl = +-280,00 c/ frete

sub: keybass black phanter 8" +- 160,00 c/ frete

cabos, intalaçao e outros: +- 200,00 a 300,00

qualquer que escolha dentre estes vai formar um bom conjunto te garanto, por 1 conto nao vai conseguir coisa melhor, inclusive as potencias casarao perfeitamente, só um detalhe, o sd250,00 nao tem crossover sendo necessario que o player tenha, por isso recomendo o bbuster apesar de ser do py.

esta é minha receita de bolo, em breve vai tá tudo instalado na minha caranga, tbm nao pretendo gastar mais que um conto em som, no momento tenho coisa mais importante pra investir, mas como andar de carro neste transito e sem som naó dá, vamos fazer este sacrificio.

é isso aí boa sorte.

Concordo!

Eu iria de...

2 amp SD250.0 (380,00 com frete)

kit 2 vias Heliz B52C (260,00 mais ou menos com o PR_nor do fórum)

Sub eu tentaria fazer uma força e pegar um NAR de 10 (300,00)

Precisaria de mais uns 300 pra caixa, cabos, acessórios e instalação.

Se for de Black Phanter fecha em uns 1,1k se for de NAR 1,2k.

Flw!

Compartilhar este post

Link para o post

Kit 2 vias NAR 650-CS-2 (fundo) - R$ 349,99;

Subwoofer NAR 1004-SW-1 - R$ 179,99;

Amplificador Pioneer GM-6500F - R$ 300,00 (com um membro aki do forum).

Lembrando que ainda tem frete, cabo RCA, cabos speaker, cabos de força, porta fusivel, fusivel, caixa para o sub e mão-de-obra.

Obs.: Apesar da NAR de ser uma linha nova da nar EU arriscaria nesses itens , vale lembrar que eles ja estão vendendo direto para o consumidor atraves do facebook.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo!

Eu iria de...

2 amp SD250.0 (380,00 com frete)

kit 2 vias Heliz B52C (260,00 mais ou menos com o PR_nor do fórum)

Sub eu tentaria fazer uma força e pegar um NAR de 10 (300,00)

Precisaria de mais uns 300 pra caixa, cabos, acessórios e instalação.

Se for de Black Phanter fecha em uns 1,1k se for de NAR 1,2k.

Flw!

:+1

muito bom CxB esses equipamentos, nessa faixa de preço.

Compartilhar este post

Link para o post

Só pra avisar aqui o user BoardBrasil, ta vendendo o par de SD250.2 por 338$ já com frete incluso !

Bom CxB, pelo o que ele oferece !

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Olá!

Também sou novato, e, pelas pesquisas que fiz, montei um som mai ou menos como esse ai

Ampli: novo SD 400.4

2 vias: Helix B62C

Sub: Black Panther 8"

Cabos Knowconcepts, só estou em dúvida em relação aos terminais e a bitola ideal para o cabo de força.

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Finalmente chegou todos os componentes e foi instalado o som no carro! ^_^

A configuração ficou a seguinte

HU - Pionner DEH 7980ub

Kit 2 vias - Helix B52c

Subwoofer - Helix B10w

Amplificadores - 2 x Soundigital 250.2d

Cabos para coaxiais - AR 16AWG

Cabo para sub Knukonceptz - 12AWG

Fiquei bem contente com o resultado!

Obrigado a todos que ajudaram!

Compartilhar este post

Link para o post

Legal parabéns pelo o som, poucos novatos assim que pedem ajuda e depois vem aqui postar depois que montou !

Posta umas fotos de como ficou aeh pra gente ! O pessoal te ajudou, agora você retribui colocando fotos e até vídeos hehe

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Esse sub da helix, té em selada? qnts litros?

comprei um desse com caixa já! abraços!

Coloquei numa caixa selada de 21 litros, conforme li na especificação.

Deixei amaciando intercalando o pink noise e o brown noise. Realmente da uma melhorada boa.

Queria saber se não tem algum jeito de fazer o subwoofer tocar um pouco adiantado em relação aos falantes dianteiros. As batidas estão chegando com um atraso, esta um pouco esquisito.

Existe algum componente pra isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Coloquei numa caixa selada de 21 litros, conforme li na especificação.

Deixei amaciando intercalando o pink noise e o brown noise. Realmente da uma melhorada boa.

Queria saber se não tem algum jeito de fazer o subwoofer tocar um pouco adiantado em relação aos falantes dianteiros. As batidas estão chegando com um atraso, esta um pouco esquisito.

Existe algum componente pra isso?

Phase delay, alguns amplificadores fazem isso, ou você pode usar um player com TA.

Em qualquer um dos casos você terá de mexer com componentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Phase delay, alguns amplificadores fazem isso, ou você pode usar um player com TA.

Em qualquer um dos casos você terá de mexer com componentes.

Entendi! É... esse tipo de componente parece ser mais caro(BEM mais caro) e como cabei de montar o set..

TÁ BÃO PRA PESTE!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Finalmente chegou todos os componentes e foi instalado o som no carro! ^_^

A configuração ficou a seguinte

HU - Pionner DEH 7980ub

Kit 2 vias - Helix B52c

Subwoofer - Helix B10w

Amplificadores - 2 x Soundigital 250.2d

Cabos para coaxiais - AR 16AWG

Cabo para sub Knukonceptz - 12AWG

Fiquei bem contente com o resultado!

Obrigado a todos que ajudaram!

Que bom cara que gostou, ainda não sobrou pra montar o meu mas vai ser quase identico ao teu só troco o sub por um nar, mas o resultado é praticamente o mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

boa noite, tbm sou novo e não entendo nada de som, e aproveitando esse post, tirem uma duvida minha:

quero montar um som com qualidade razoavel no meu fox e ja tenho os seguintes equipamentos:

- dvd sony XAV-W62BT

- sub 10" bravox 400w

- kit 2 vias bravox 60D 140w

- 6x9 bomber 300w

faltam os modulos, que não sei qual comprar.... e de acordo com o que li aqui no forum, o 6x9 não é indicado, é isso mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

realmente, sem 6x9, pois pra ser sq o som tem que vir do painel pra criar o palco sonoro e dar a sensação de profundidade e poder identificar a posição dos instrumentos . deixa os coaxiais originais direto no player atenuados pra nao interferir. modulo eu usaria um sd 250.2 pro kit e outro de um canal de 400w ou 500w pro sub. pode ser um sd 400.1. os sd sao digitais por isso consomem menos energia, podendo usar a original, e estes modelos em particular ainda tem um tamanho diminuto em relaçao a modulos classe AB além de oferecer boa qualidade de audio equiparada a alguns modulos de entrada usados em sq, e ainda tem um preço bem mais em conta que tais, simplificando: pra um set CxB, é a melhor opção a meu ver, semana que vem comprarei eles. uma opiniao minha agora; a menos que voce goste de mais spl, grave mais forte, pra tremer mesmo, vende este sub e compra um NAR 1004 sw1 ou 1004 sw2 que tem 180w e 200w respectivamente, porém sao mais musicais, essencial pra um sq e aí vai pode usar 2 sd 250.2, que saem por 320,00 os dois. aí sim vc nao vai ouvir musica, vai sentar e sentir como se estivesse em frente de um home theater ouvindo um show. só nao esqueça dos cabos rca de boa qualidade e pros auto falante e ainda o que vem da bateria tem que ser de qualidade e ter a bitola certa pra potencia aplicada. talvez te indiquem modulos AB pois realmente aqueles voltados pra sq sao melhores que um digital, mas como o resto do equipamento nao é muito "quente" pra sq, estes sd 250 vao estar no mesmo patamar, mais que isso seria desperdicio.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou montando um set bem semelhante. Já tenho o Helix B62C e é quase certa a compra do Sub Nar 1004. Agora quanto ao amp, estou pensando em comprar ao invés de 2 SD 250 apenas um SD 400.4d. Acho que ele sozinho da conta do kit e do sub né? Não pretendo usar em volumes muitos altos e o 400.4 sai mais barato que 2 SD 250. Tirando a potência, que no meu caso nem seria tão necessária, existe alguma outra vantagem de optar por 2 SD 250?

Compartilhar este post

Link para o post

velho subwoofer nar 1004sw2 e melhor que o bravox ein e mas em conta so entra no site da nar

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...