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danilo.meneses

Ford Focus Sedan 2011/2011 2.0

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Bom dia à todos.

Como a maioria sabe, temos um Focus Sedan 2.0 2011/2011 aqui em casa. Atualmente o carro está com 15.000 km rodados e resolvi fazer um Review bem simples do carro para quem tiver interesse. Não fiz de início porque preferi conhecer o carro primeiro. Não sou nenhum especialista e estou tentando ser o mais imparcial possível. Espero que possa ser útil para alguém.

 

Vai então os detalhes do carro:

Marca: Ford

Modelo: Focus Sedan

Motor: Duratec 2.0 Flex

Opcionais: Abs + EBD + Airbag duplo + AC + Direção Elétrica + Som com USB + Sensor de Chuva + Acendimento automático dos faróis + Comando de voz

Kilometragem: 15.000km

Exterior:

O visual do Focus é muito legal na versão hatch. Acho realmente um carro bem resolvido. Na versão sedan a traseira sofre várias críticas pelo visual controverso. Parece não comunicar bem com o carro. No geral, externamente, é um carro agradável - embora existam concorrentes mais bonitos.

 

Interior:

Ao contrário do que a grande maioria diz, acho o acabamento interno do Focus bom. A qualidade do material utilizado no painel e o desenho são bem agradáveis. Em contrapartida, nota-se que as portas e alguns detalhes fora do painel (ex.: parte traseira onde fica o tampão) possui materiais de má qualidade e a montagem não é lá muito boa pelo nível do carro. Nesse ponto vejo um defeito no carro. Isso faz também com que apareçam "grilos" precocemente - algo muito negativo para um carro desse nível. Espero que a próxima geração melhore nesse quesito.

 

Conforto:

Muito bom. Espaçoso, suspensão bem acertada. Não é "mole demais" nem "esportiva demais". Há uma filtragem boa das irregularidades do piso - embora existam concorrentes melhores nesse quesito - sem perder a segurança. O espaço interno é muito bom e cabem 5 pessoas no carro sem ficar "apertado". Claro que me refiro a pessoas no padrão médido de tamanho e peso. Não dá para viajar 3 pessoas com excesso de peso no banco traseiro e ao mesmo tempo ter conforto.

 

Desempenho:

É um ponto positivo do carro no geral. O motor é bem legal e muito, mas muito silencioso (o que também pode ser mérito do isolamento acústico). Em baixa rotação realmente falta torque - o que prejudica a condução no ambiente urbano (principalmente em cidade pequena como a minha). O carro fica parecendo um 1.0 melhorado. Mas com o giro mais alto o motor ganha vida fora do normal. Não falta força para a categoria. Mesmo não sendo um lançamento, o Duratec consegue um bom desempenho. O defeito fica apenas para a falta de força em baixa - típico de um 16v. Mas nesse ponto o Civic e o Corolla são melhores - mesmo sendo 1.8. Pelo menos foi essa a impressão que tive.

 

Consumo:

O carro não é muito econômico nem muito gastador. Fica dentro da média. Na rodovia consegue-se médias de 12 a 13 km/l andando abaixo de 110 km/h (sempre com AC ligado). Pisando mais faço em torno de 11 km/l (andando de 120 a 150 km/h). Isso na gasolina. No álcool (que acho o carro mais "vivo" e melhor de dirigir) só andei mais tranquilo e consigo média de 8 a 9 kilômetros por litro. Na cidade (como moro no interiorzão mesmo, aqui carro bebe demais) consigo fazer coisa de 7 a 8,5 km na gasolina e 5,5 a 7 no álcool - andando de boa. Lembrando que em Brasília o consumo praticamente se equipara ao consumo rodoviário. Para os padrões do carro, considero uma boa média - mas nada de espetacular. Com um Vectra 2.0 (que tem fama de "beberrão"), apesar de ter notado um desempenho bem inferior, consegue-se médias rodoviárias até melhores.

 

Estabilidade:

É o melhor do carro. Dá prazer em viajar com o Focus. Você sente o carro "na mão" e não tem surpresas desagradáveis em curvas. Nesse ponto só quem já dirigiu consegue explicar. Por isso sempre digo: quem gosta de dirigir de verdade acaba gostando do Focus. É o ponto forte do carro.

 

Visibilidade:

Nada de extraordinário, mas está em um bom nível para um sedan.

 

Ergonomia:

Adoro isso no carro. A posição de dirigir é muito legal e não mostra-se cansativa - mesmo em longas viagens.

 

Freios:

Tão bom quanto a estabilidade. É um dos pontos que também gosto no carro. Freia muito bem. Mas nesse ponto, outros carros do mesmo nível também oferecem bons sistemas de frenagem. É mais do que obrigação.

 

Conclusão:

Pelo preço que pagamos pelo carro - e com financiamento em 24x sem juros - não havia opções melhores. Carro confortável, espaçoso, consumo bom e estabilidade 10. Preço razoável e revenda na cidade - o que facilita nas manutenções. Meu pai queria um Corolla, mas o preço para financiar (já que incluía juros) ficava bem pesado, além de não haver revenda da Toyota na cidade - teria de ir em BSB fazer revisões. Como ponto negativo cito os grilos, que aparecem mesmo no carro novo. Havia um barulinho chato na suspensão que desapareceu na revisão. O desempenho na cidade também deixa a desejar frente a alguns concorrentes. No geral, um carro bom. Nada de espetacular como alguns dizem, mas longe de ser péssimo como já vi em alguns relatos. Se for para viagens, indico. Apenas para rodar na cidade acho que existem concorrentes melhores (ex.: Civic, Corolla).

 

Espero ter sido o mais imparcial possível. Qualquer dúvida estou a disposição para responder. Só peço que a gente faça um debate sério no tópico para não acabar desvirtuando para o caminho dos "Lovers" e dos "Haters" - que nada acrescenta em conteúdo.

 

Abraços!

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Danilo, é Ghia?

Não. Nem existe o Ghia mais - pelo menos na época que compramos não. Era Titanium o mais Top - e muito caro por sinal.

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Airbag é opcional? ABS também?

Uai, não é não? Nem sei. Acho que tem ele sem ABS e Airbag, não? Confesso que nem observei direito. Não etendi se falou sério ou criticando, mas parece que tinha uma versão do Focus sem tais itens.

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Não. Nem existe o Ghia mais - pelo menos na época que compramos não. Era Titanium o mais Top - e muito caro por sinal.

 

Estranho, o nosso é 11 e é ghia ainda! Pagamos 65k no ghia auto sedan.

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Estranho, o nosso é 11 e é ghia ainda! Pagamos 65k no ghia auto sedan.

Mopar, deve ser o que o Tales falou. Estou repassando a informação do vendedor que disse que não tinha o Ghia mais.

No nosso poderia ter sim Ar Digital e Cruise Control - sinto falta dos dois. A versão que compramos já vem com partida sem chave - e gostei do recurso.

Tu que conhece o carro, achou o que do Review?

Esqueci de falar que o carro é manual, ahauhauha.

Abs!

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Gosto muito do Focus também Danilo, O review esta excelente.

 

E digo uma coisa instale o SprintBooster, depois que instalei o carro mudou completamente.

 

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Gosto muito do Focus também Danilo, O review esta excelente.

 

E digo uma coisa instale o SprintBooster, depois que instalei o carro mudou completamente.

 

 

Tu tinha até comentado comigo antes. Vou ver certinho e te falo depois.

Quanto foi? Alterou o consumo?

Abraços!

Editado por danilo.meneses

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Mopar, deve ser o que o Tales falou. Estou repassando a informação do vendedor que disse que não tinha o Ghia mais.

No nosso poderia ter sim Ar Digital e Cruise Control - sinto falta dos dois. A versão que compramos já vem com partida sem chave - e gostei do recurso.

Tu que conhece o carro, achou o que do Review?

Esqueci de falar que o carro é manual, ahauhauha.

Abs!

 

Quem usa o carro é meu pai, e ele tá felizão. Sempre que vou pra casa dele, uso o carro direto. Acho o carro mto bom de dirigir, dá impressão de ser uma classe superior. Se andar em um i30 e depois no Focus, nota-se imediatamente a superioridade do Focus.

Acho que o maior problema não é o motor e sim o câmbio. Pelo menos no automático, as 4 marchas sofrem para aproveitar bem o motor, falta uma marcha, entre a 3ª e a 4ª. A suspensão também é um pouco barulhenta.

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Uai, não é não? Nem sei. Acho que tem ele sem ABS e Airbag, não? Confesso que nem observei direito. Não etendi se falou sério ou criticando, mas parece que tinha uma versão do Focus sem tais itens.

 

Nao é crítica não Danilo, é que desconheço Focus 2.0 sem airbag e ABS. Sei que somente 1.6 vinha sem ABS de série, mas todos vem com airbag.

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Nao é crítica não Danilo, é que desconheço Focus 2.0 sem airbag e ABS. Sei que somente 1.6 vinha sem ABS de série, mas todos vem com airbag.

Nem atentei para esse detalhe - te confesso. É que não sem bem quais os itens de série. Lembro que também tinha o Focus Sedan 1.6, mas parece que era apenas para frotista - coisa assim. Abs!

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Quem usa o carro é meu pai, e ele tá felizão. Sempre que vou pra casa dele, uso o carro direto. Acho o carro mto bom de dirigir, dá impressão de ser uma classe superior. Se andar em um i30 e depois no Focus, nota-se imediatamente a superioridade do Focus.

Acho que o maior problema não é o motor e sim o câmbio. Pelo menos no automático, as 4 marchas sofrem para aproveitar bem o motor, falta uma marcha, entre a 3ª e a 4ª. A suspensão também é um pouco barulhenta.

Mopar, confesso que carro AT é muito bom - embora eu tenha dirigido poucos. É bem mais cômodo. Mas no caso específico do Focus, ouvi muitos relatos negativos sobre consumo em desempenho no AT. Não sei até que ponto o câmbio automático "amarra" o carro, mas dizem que a diferença do AT para o MT é grande. No Focus especificamente, não andei no AT não, senão faria a comparação.

Quanto ao I30, achei ele meio "desconfortável", mas curto o interior do carrinho, rs. Embora o exterior seja bastante questionável.

Abs!

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Temos um ghia aqui em casa beirando os 14mil km e não tem grilo nenhum,serio msm,andando com o radio desligado pouco se escuta o som do motor.

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Tô querendo trocar de carro até o fim deste ano (lá pra novembro mesmo), tá na minha lista o focus sedan e corolla... valeu pelo review...

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Tô querendo trocar de carro até o fim deste ano (lá pra novembro mesmo), tá na minha lista o focus sedan e corolla... valeu pelo review...

 

Minha sugestão é:

 

Test Drive nos dois.

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53 mil km o meu já... 2.0 MT hatch..

 

sprint booster = melhor investimento q fiz no carro.. valeu os 535,00!

 

motor/cambio = msmo com sprint booster e K&N, pra mim a ford montou um 1.6 no lugar do meu 2.0 rsrsrs.. em baixa é ridiculo.. não tem uma aceleração linear.. é triste isso..

 

o resto do carro = excelente! depois q coloquei as 18" grafite e farol com mascara negra o carro ficou um tesão denovo! só falta adesivar o teto agora!

 

estabilidade/freios desse carro é sensacional.. :mac1

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O que seria um sprint booster ??

É um acessório eltreônico que se coloca para melhorar a aceleração e dar maior potência e/ou torque ao carro - em tese. Não conheço muito bem, mas parece funcionar no Focus.

Quem tem pode dar mais detalhes do funcionamento prático.

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O que seria um sprint booster ??

 

 

Segundo o site do distribuidor no BR:

 

Sprint Booster é destinado a todos os motoristas com carros equipados com acelerador eletrônico que buscam uma experiência mais segura e emocionante ao volante. Instalando Sprint Booster em seu veiculo você terá as seguintes mudanças em seu carro:

 

• Em baixas rotações o motor responde em cerca de metade do tempo em comparação a antes.

• O atraso na resposta ao acelerador em médias rotações é praticamente eliminado

• Grandes diferenças percebidas em altas rotações.

• Melhora na resposta do carro em reduções de marcha

• Ultrapassagens mais seguras.

• Mais diversão e segurança em estradas!

 

 

Fonte: http://www.fwperformance.com.br/sprintbooster/oquee.html

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53 mil km o meu já... 2.0 MT hatch..

 

sprint booster = melhor investimento q fiz no carro.. valeu os 535,00!

 

motor/cambio = msmo com sprint booster e K&N, pra mim a ford montou um 1.6 no lugar do meu 2.0 rsrsrs.. em baixa é ridiculo.. não tem uma aceleração linear.. é triste isso..

 

o resto do carro = excelente! depois q coloquei as 18" grafite e farol com mascara negra o carro ficou um tesão denovo! só falta adesivar o teto agora!

 

estabilidade/freios desse carro é sensacional.. :mac1

Confesso que já vi 1.6 melhores, ahuahuahhaa.

Em baixa o carro simplesmente não tem força nenhuma, é tenso. Talvez seja o principal ponto negativo do carro. Depois posta fotos do seu, fiquei curioso.

Abraços!

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53 mil km o meu já... 2.0 MT hatch..

 

sprint booster = melhor investimento q fiz no carro.. valeu os 535,00!

 

motor/cambio = msmo com sprint booster e K&N, pra mim a ford montou um 1.6 no lugar do meu 2.0 rsrsrs.. em baixa é ridiculo.. não tem uma aceleração linear.. é triste isso..

 

o resto do carro = excelente! depois q coloquei as 18" grafite e farol com mascara negra o carro ficou um tesão denovo! só falta adesivar o teto agora!

 

estabilidade/freios desse carro é sensacional.. :mac1

 

Vc consegue descrever o que mudou exatamente com esse sprint booster? Onde achou por 535? No site deles só tem por R$900 agora...

 

To pensando seriamente em colocar no pug.

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Pelo que eu entendi, ele altera o mapeamento do acelerador. É só isso mesmo?

 

Tem carro que realmente a resposta do acelerador é um pé no saco, e ele ajudaria muito nisso. Mas fora isso, não alterando nada no motor em si, fica difícil acreditar em melhora de desempenho vinda de aumento de torque e potência...

 

ps.: num dos vídeos do site, confundem uma Cayenne com um Golf (!!!) hehehe

 

ps2.: ótimo review, valeu por compartilhar!

Editado por PHAER

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O Sprint Booster na verdade tem efeito psicológico, ele adianta a resposta do acelerador. Olha como ele atua:

 

graph.jpg

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