Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
avukte

Projeto amplia exigências para quem vai dirigir carros de 300 ou mais

Recommended Posts

ir de 0 a 100, em um 1.0 ou num Veyron, não muda nada. Só muda a pressão que você exerce no banco.

Não é preciso ter nenhum domínio diferente sobre o veículo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha que não hein Kleber, principalmente no carros sem (ou com opção de desligar) controle de tração.

Compartilhar este post

Link para o post

esse deputado é daqui do ES, muito fraquinho ele...deve estar querendo aparecer...quer dizer que um cara que tira carteira num microonibus ta apto a dirigir ferrari...

sempre que ouvirem projeto de lei de politico capixaba, finjam que não ouviram...e como já disseram, esses 300cv deve ser um chute danado, 0% cientifico.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 03/01/2012 at 11:26, Kleberlpa disse:

ir de 0 a 100, em um 1.0 ou num Veyron, não muda nada. Só muda a pressão que você exerce no banco.

Não é preciso ter nenhum domínio diferente sobre o veículo.

Não é assim não...

Principalmente se tu pegar um carro sem controle de tração, que é o caso da grande maioria; "Na metade" do zero a 100 tu já atravessou o carro num poste, a pegada é completamente diferente.

Quando eu tinha meu Corsa Turbo, levei um bom tempo pra me adaptar a aceleração dele, Isso que não chegava bem aos 160cv), as reações são muito rápidas, e os reflexos dos motoristas tem que acompanhar.

Pega um cara que andou a vida toda de 1.0 e coloca pra guiar um carro mais forte, não precisa nem ser o 300 cv, mas um bom 2.0 de uns 140cv. Ele vai pisar como tá acostumado a pisar no 1.0, que tem reações muito mais lentas... ;)

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 03/01/2012 at 16:12, Beto TunningWay® disse:

Não é assim não...

Principalmente se tu pegar um carro sem controle de tração, que é o caso da grande maioria; "Na metade" do zero a 100 tu já atravessou o carro num poste, a pegada é completamente diferente.

Calma, não vamos falar em exceção.

Se for assim, de 1.0 você pode entrar a 100 numa curva de 60, rodar e capotar...

Estamos falando aqui da LEGALIDADE.

0-100 detracionando é INFRAÇÃO de trânsito! A lei regulamenta o uso dentro das regras de trânsito, não é permissão de pilotagem!

Calma galera, não vamos viajar na maionese tb.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

mas o tempo de aceleração 0-100 é bem diferente, tipo 1/3 ou menos dependendo do 1.0

Compartilhar este post

Link para o post

É justamente isso que estou discutindo. Pisar fundo em um caminhão e pisar fundo em um superesportivo é totalmente diferente. A condução muda radicalmente.

A lei só será válida pelo ano de CNH e mais nada.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 03/01/2012 at 16:17, Kleberlpa disse:

Calma, não vamos falar em exceção.

Se for assim, de 1.0 você pode entrar a 100 numa curva de 60, rodar e capotar...

Estamos falando aqui da LEGALIDADE.

0-100 detracionando é INFRAÇÃO de trânsito! A lei regulamenta o uso dentro das regras de trânsito, não é permissão de pilotagem!

Calma galera, não vamos viajar na maionese tb.

Mas ninguém está falando de destracionar e nem de desrespeitar a lei.

Um 1.0 atual vai fazer aí seu 0 a 100 (0 a 100 apenas citando como exemplo) em 15 segundos que seja, um esportivo vai fazer praticamente em um terço deste tempo.

Ou seja, o tempo de reação que o motorista tem que ter pra corrigir eventuais desvios de trajetória ou até para frear em alguma emergência, tem que ser muito mais rápido e apurado.

Veja o exemplo; Você com um carro 1.0 em aceleração, a 60km/h se passar com uma das rodas de tração em uma parte do piso sem aderência, o diferêncial vai jogar mais força na roda do lado menos aderente, e não vai ocorrer praticamente nada, no máximo uma puxadinha no volante e uma leve "embicada" para o lado facilmente corrigível, pois a força aplicada na roda não é sufiiciente para nada mais do que isso, (na verdade os 1.0 mal tem força para mover o próprio carro em certas situações rs...).

A mesma situação em um esportivo ou simplesmente um carro mais forte (sem controle de tração e estabilidade, ou com os mesmos desligados), é muito mais crítica, a força transmitida para a rodas é muito maior, mesmo em baixa velocidade (aí estamos falando de torque). Pode provocar desde uma mudança brusca de trajetória, até uma rodada no caso de um tração traseira, até mesmo uma capotagem...

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 03/01/2012 at 20:17, Beto TunningWay® disse:

Mas ninguém está falando de destracionar e nem de desrespeitar a lei.

Um 1.0 atual vai fazer aí seu 0 a 100 (0 a 100 apenas citando como exemplo) em 15 segundos que seja, um esportivo vai fazer praticamente em um terço deste tempo.

Ou seja, o tempo de reação que o motorista tem que ter pra corrigir eventuais desvios de trajetória ou até para frear em alguma emergência, tem que ser muito mais rápido e apurado.

O código atribui ao motorista a obrigação de dirigir de modo seguro. Independente se em um 1.0 ou num V10 de 9 litros.

Discordo totalmente de que tenha que existir um curso para colocar um piloto na rua, já que as leis e o modo de condução deverão ser o mesmo para todos.

Discordo inclusive de que deva existir um curso especial. O que eu concordo é não deixar essas máquinas na mão de quem é recém-habilitado, ou de infratores constantes. Aí sim. Quem fizer mer**, perde a carteira especial, perde o direito de dirigir aquele veículo.

Hoje em dia, basta ter uma carteira tipo B, tirada num 1.0 pra poder dirigir um bólido, e ninguém aqui é aterrorizado nas ruas. Não vejo pq exagerar na medida.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

concordo com o kleber. não é nenhuma corrida q vc tem q pisar fundo e acelerar sempre de 0-100 no menor tempo possivel.

vc tem q acelerar de modo seguro em todos os casos e carros.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas dirigir dentro dos limites da lei vale pra qualquer motorista, não importa se dirige um 1.0 ou um V8.

Um mal condutor com muitas infrações em um ano não deveria continuar dirigindo seja o caro que for, eu só me refiro ao tipo de condução, pois fora o prazo de um ano com CNH em nada se diferencia o motorista de caminhão e o motorista de superesportivo. Será que essa seria a forma mais eficiente de fazer isso? Pensando bem, toda essa ladainha por causa de "um" acidente com um carro de mais de 300 cv.

E sim, seu eu tenho um carro de 400 cv tenho o direito de fazer uma ultrapassagem da maneira mais segura possível se eu posso passar de uma carreta em 5s pra que eu vou ficar do lado dela 10s.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 04/01/2012 at 02:11, Kleberlpa disse:

O código atribui ao motorista a obrigação de dirigir de modo seguro. Independente se em um 1.0 ou num V10 de 9 litros.

Discordo totalmente de que tenha que existir um curso para colocar um piloto na rua, já que as leis e o modo de condução deverão ser o mesmo para todos.

Discordo inclusive de que deva existir um curso especial. O que eu concordo é não deixar essas máquinas na mão de quem é recém-habilitado, ou de infratores constantes. Aí sim. Quem fizer mer**, perde a carteira especial, perde o direito de dirigir aquele veículo.

Hoje em dia, basta ter uma carteira tipo B, tirada num 1.0 pra poder dirigir um bólido, e ninguém aqui é aterrorizado nas ruas. Não vejo pq exagerar na medida.

O que eu estou dizendo é que mesmo dentro dos limites de velocidade e das leis de trânsito, as reações de um veículo mais potênte são diferentes.

E não diga que um motorista mais bem preparado é igual a esses formados nas auto escolas da vida, porque não é mesmo. O cara não precisa ser um piloto com o intuito de sair correndo por aí, e sim para evitar situações de risco, como uma derrapagem, aquaplanagem, coisas do tipo...

90% (daí para mais) dos motoristas que passam nas auto escolas, mal sabem movimentar o carro, e não por ter 2, 3, 4 anos de carta que ele vai ser um motorista melhor...

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 11/01/2012 at 19:12, Rafael_Brasil_123 disse:

concordo com o kleber. não é nenhuma corrida q vc tem q pisar fundo e acelerar sempre de 0-100 no menor tempo possivel.

vc tem q acelerar de modo seguro em todos os casos e carros.

Novamente. Vocês não estão interpretando direito o que estou escrevendo.

Não é questão de corrida, nem nada.

O "pisar de modo seguro" em um carro 1.0 é uma coisa, e em um carro com mais 200cv é outra completamente diferente. E nem todos estão aptos a encarar essa diferença com naturalidade...

Compartilhar este post

Link para o post

Pisar com o acelerador até o fundo em um carro 1.0 não acontece nada...

Em um carro 2.0 se acelera...

Em um carro de 400cv cola-se no banco, podendo tomar sustos. Sustos = reações imprevisíveis = perigo.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 11/01/2012 at 23:40, João Guilherme disse:

Pisar com o acelerador até o fundo em um carro 1.0 não acontece nada...

Em um carro 2.0 se acelera...

Em um carro de 400cv cola-se no banco, podendo tomar sustos. Sustos = reações imprevisíveis = perigo.

]

Exato, igualzinho a um caminhão né Jão?

Então, se a ideia é tornar o trânsito mais seguro essa medida que querem tomar é inválida. Se for assim deixa como está.

Editado por avukte

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 11/01/2012 at 23:05, Beto TunningWay® disse:

Novamente. Vocês não estão interpretando direito o que estou escrevendo.

Não é questão de corrida, nem nada.

O "pisar de modo seguro" em um carro 1.0 é uma coisa, e em um carro com mais 200cv é outra completamente diferente. E nem todos estão aptos a encarar essa diferença com naturalidade...

sim, mas ninguem pega um carro mais potente e no 1° sinal pisa fundo...

eu q sou acostumado com carros mancos, vou pegar um carro potente e pisar no fundo pra fazer o 0-100 em 5s ??

ai é bitolagem do motorista, um sujeito desses vai fazer merd@ seja em 1.0 ou em uma ferrari.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 12/01/2012 at 01:43, avukte disse:

]

Exato, igualzinho a um caminhão né Jão?

Então, se a ideia é tornar o trânsito mais seguro essa medida que querem tomar é inválida. Se for assim deixa como está.

Em 12/01/2012 at 04:20, Rafael_Brasil_123 disse:

sim, mas ninguem pega um carro mais potente e no 1° sinal pisa fundo...

eu q sou acostumado com carros mancos, vou pegar um carro potente e pisar no fundo pra fazer o 0-100 em 5s ??

ai é bitolagem do motorista, um sujeito desses vai fazer merd@ seja em 1.0 ou em uma ferrari.

O sujeito faz mer**, mas neste caso como exige-se um bom histórico do motorista, acaba filtrando imprudentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente, pra mim é lei feita pra aparecer e ganhar voto, porque de utilidade mesma, o modo como está sendo feito é ruim. Pra começar o sistema inteiro pra pegar habilitação precisa ser refeito. Segundo, que se for pelo 1 ano de experiência, é só vetar o uso de carros com mais de 300cv para quem tem carteira provisória.

Se for pra mudar, que faça direito e crie uma nova categoria, com aulas específicas para o tipo de carro.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 15/01/2012 at 19:34, Xan_ disse:

Sinceramente, pra mim é lei feita pra aparecer e ganhar voto, porque de utilidade mesma, o modo como está sendo feito é ruim. Pra começar o sistema inteiro pra pegar habilitação precisa ser refeito. Segundo, que se for pelo 1 ano de experiência, é só vetar o uso de carros com mais de 300cv para quem tem carteira provisória.

Se for pra mudar, que faça direito e crie uma nova categoria, com aulas específicas para o tipo de carro.

Um pouco utópico exigir auto-escolas com carros de 300cv... Principalmente considerando quantas pessoas fariam esse tipo de aula!

O Direito de dirigir tem que ser acessível a todos, não dá pra exigir que o cara faça um curso de uma semana (ou até mais) nas capitais, por exemplo...

E não é um ano de experiência, é um ano sem infrações. Fora que C se não me engano precisa ter 21 anos...

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 16/01/2012 at 19:18, João Guilherme disse:

Um pouco utópico exigir auto-escolas com carros de 300cv... Principalmente considerando quantas pessoas fariam esse tipo de aula!

O Direito de dirigir tem que ser acessível a todos, não dá pra exigir que o cara faça um curso de uma semana (ou até mais) nas capitais, por exemplo...

E não é um ano de experiência, é um ano sem infrações. Fora que C se não me engano precisa ter 21 anos...

Mas são aulas específicas João, não necessariamente com carros dessa potência. Aulas específicas não são só práticas, também são teóricas, e pela lei não vi nenhuma alteração nesse quesito.

Como disse, tem suas qualidades, claro, mas a eficácia da lei poderia ser maior...

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 17/01/2012 at 01:27, Xan_ disse:

Mas são aulas específicas João, não necessariamente com carros dessa potência. Aulas específicas não são só práticas, também são teóricas, e pela lei não vi nenhuma alteração nesse quesito.

Como disse, tem suas qualidades, claro, mas a eficácia da lei poderia ser maior...

A eficácia da lei sempre poderia ser maior.

Quem ta comprando um carro de 300cv eu acredito que saiba, pelo menos em teoria, com o que está mechendo.

Até hoje ninguém reclama sobre poder ter carros de 500cv, ae pretende-se dar um passo em rumo a uma melhoria e tão caindo com o pau?!

Melhor não mecher em nada?!

Tão parecendo os maconheiros da usp...

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 17/01/2012 at 01:34, João Guilherme disse:

A eficácia da lei sempre poderia ser maior.

Quem ta comprando um carro de 300cv eu acredito que saiba, pelo menos em teoria, com o que está mechendo.

Até hoje ninguém reclama sobre poder ter carros de 500cv, ae pretende-se dar um passo em rumo a uma melhoria e tão caindo com o pau?!

Melhor não mecher em nada?!

Tão parecendo os maconheiros da usp...

Não Jão, o que eu acho é que é melhor uma lei mais completa, que vá ter mais resultados, do que uma feita pra angariar votos, que apesar de ter resultado, não será o melhor possível.

Ao legislar, é necessário que dois pontos principais tenham atenção: a lei vai resolver o problema? ela é a menos danosa e mais eficaz para a sociedade?

Se alguma das respostas for não, deve-se repensar a lei para que se adeque melhor aos interesses da sociedade. Já que alguém tomou a iniciativa, não entrando no mérito do interesse do político em questão, que faça da melhor maneira possível, não que coloque um band-aid numa fratura exposta...

Compartilhar este post

Link para o post

Voltando de viajem no domingo a tardinha eu fiquei pensando...Caraca, acidentes só acontecem por imprudência. Ninguém sai de casa querendo matar ( quase ninguem). Então, se alguem quiser prejudicar alguém, pode até ser com um Fusca na rodovida, com meros 52cv, não precisa nem ser 300...

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 17/01/2012 at 11:51, _fabinho_ disse:

Voltando de viajem no domingo a tardinha eu fiquei pensando...Caraca, acidentes só acontecem por imprudência. Ninguém sai de casa querendo matar ( quase ninguem). Então, se alguem quiser prejudicar alguém, pode até ser com um Fusca na rodovida, com meros 52cv, não precisa nem ser 300...

Realmente ninguém sai de casa querendo matar, mas tem muita gente que assume o risco e ultrapassa pelo acostamento, faz ultrapassagens forçadas jogando outros carros pra fora da pista, fecha carros que estão ultrapassando pra impedir uma possível volta à posição inicial...

Tudo isso eu já vi acontecer mais de uma vez no último ano.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...