Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
X_Sonic

Projeto 2 Protech SUB3K 18" - Kazim do mau

Recommended Posts

Galera, alguem ai poderia me ajudar a calcular a sintonia da caixa?

ela esta com 110L por camara e 2 dutos de 4 x 10cm por camara...

Obg!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao sei usar o winsid nem o bassbox eahauhu :banghead ja tentei e nao consegui...

mais pelo q me lembro com 50hz e 2 dutos de 4 vai ser 17-19cm e 55hz 11-13cm mais espera ai alguem q manja usar os programas la pra calcular...

Compartilhar este post

Link para o post

Calculei pelo WinSD o comprimentodos dutos (caixa de 110L com 2 dutos de 4").

Segue abaixo:

45Hz:14,5cm

50Hz:10,3cm

55Hz:7,2cm

Se eu não tiver cometido nenhum erro são essas as medidas.

Espero que possa ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post

nao sei usar o winsid nem o bassbox eahauhu :banghead ja tentei e nao consegui...

mais pelo q me lembro com 50hz e 2 dutos de 4 vai ser 17-19cm e 55hz 11-13cm mais espera ai alguem q manja usar os programas la pra calcular...

Mas tem que ir tentando para aprender. com o tempo vai pegando o jeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Calculei pelo WinSD o comprimentodos dutos (caixa de 110L com 2 dutos de 4").

Segue abaixo:

45Hz:14,5cm

50Hz:10,3cm

55Hz:7,2cm

Se eu não tiver cometido nenhum erro são essas as medidas.

Espero que possa ajudar.

Vlw cara, entao ta bem onde eu quero mesmo, 50 Hz

Quanto ao winSD nao tem cristo q me faça entender como a afuncia uahsuas

Obg novamente!

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw cara, entao ta bem onde eu quero mesmo, 50 Hz

Quanto ao winSD nao tem cristo q me faça entender como a afuncia uahsuas

Obg novamente!

eh 2 pq nao consigo fazer aquela coisa calcular!

e putz errei feio ali kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

eh 2 pq nao consigo fazer aquela coisa calcular!

e putz errei feio ali kkkk

errou por 5 hz, n foi tao mau assim :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

detalhe:

se a sintonia esta em 50Hz, a frequencia de pico deve estar perto de 65hz certo? com uns +4 db? [¨]

Editado por X_Sonic

Compartilhar este post

Link para o post

Só para constar que a caixa q esta no projeto na pagina 4 nao "cabeu" no carro uahsuahsua

na verdade espaço tem, mas a caixa nao entra nem com reza brava

a solução foi dividir a caixa, fazer uma caixa para cada woofer, separadas, assim eu consegui por elas dentro do porta malas.

a unica coisa foi q perdi 9mm de volume, mas eh desprezivel para os 110L, ontem terminamos a caixa dos woofers, hj o negocio é fazer a caixa de corneta e ligar os woofers

abç!

Compartilhar este post

Link para o post

Só para constar que a caixa q esta no projeto na pagina 4 nao "cabeu" no carro uahsuahsua

na verdade espaço tem, mas a caixa nao entra nem com reza brava

a solução foi dividir a caixa, fazer uma caixa para cada woofer, separadas, assim eu consegui por elas dentro do porta malas.

a unica coisa foi q perdi 9mm de volume, mas eh desprezivel para os 110L, ontem terminamos a caixa dos woofers, hj o negocio é fazer a caixa de corneta e ligar os woofers

abç!

So fica esperto p travar bem as duas, senão uma pode vibrar na outra e ai não seria legal.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, liguei os bixinho ontem a noite..

a primeira impressao eh q tem uns 10 pioneers dentro do carro uahsuasau

SPL mto, mto mas mto forte, mto mais forte do q os 6 pioneers 309 q eu tinha antes, os woofers descem mto mesmo com o corte de HPF do Taramps em 50hz, com a mala fexada as caixas, q ficam de frente para o porta malas viradas para trás, têm força para se empurrarem pra tras com a pressao q elas fazem contra a tampa do porta malas.

entao o primeiro teste esta aprovado, SLP monstro!

hj a tarde vou testar com o carro aberto em algum lugar deserto, q ontem os vizinhos ja estavam falando em tiro ahsuau

tb, tem um amigo meu q mora a 3 quadras de onde ligamos o som ontem, dentro de uma garagem, e ele disse q tremia la na casa dele auhsuas

ansioso p testar com mala aberta, a tarde faço videos e fotos!

OBS: O taramps esta ligado numa saida pra sub no meu player, oq antes tocava 6 pioneers, a saida pra sub vai ate 120Hz, sera q deveria colocar numa saida RCA normal o taramps?

Abç

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, liguei os bixinho ontem a noite..

a primeira impressao eh q tem uns 10 pioneers dentro do carro uahsuasau

SPL mto, mto mas mto forte, mto mais forte do q os 6 pioneers 309 q eu tinha antes, os woofers descem mto mesmo com o corte de HPF do Taramps em 50hz, com a mala fexada as caixas, q ficam de frente para o porta malas viradas para trás, têm força para se empurrarem pra tras com a pressao q elas fazem contra a tampa do porta malas.

entao o primeiro teste esta aprovado, SLP monstro!

hj a tarde vou testar com o carro aberto em algum lugar deserto, q ontem os vizinhos ja estavam falando em tiro ahsuau

tb, tem um amigo meu q mora a 3 quadras de onde ligamos o som ontem, dentro de uma garagem, e ele disse q tremia la na casa dele auhsuas

ansioso p testar com mala aberta, a tarde faço videos e fotos!

OBS: O taramps esta ligado numa saida pra sub no meu player, oq antes tocava 6 pioneers, a saida pra sub vai ate 120Hz, sera q deveria colocar numa saida RCA normal o taramps?

Abç

Utilize de preferencia a saida rear (full), pois assim vc tem as opções de HPF. Ta certo que ai vai ser bem dificil vc subir o HPF acima de 50hz, mas vai que uma hora queira para algum teste e tals. E o corte LPF vc faz no ampli.

Alem do que na hora que colocar MG, se optar por 10" seu corte LPF será mais alto que 120hz.

Agora se tiver cross faz todos cortes la.

Editado por alesalles

Compartilhar este post

Link para o post

Utilize de preferencia a saida rear (full), pois assim vc tem as opções de HPF. Ta certo que ai vai ser bem dificil vc subir o HPF acima de 50hz, mas vai que uma hora queira para algum teste e tals. E o corte LPF vc faz no ampli.

Alem do que na hora que colocar MG, se optar por 10" seu corte LPF será mais alto que 120hz.

Agora se tiver cross faz todos cortes la.

O problema eh q o corte de LPF no Taramps n tem como saber se esta em 200 ou 500hz, a diferença de 200 para 500hz eh kestao de milimetros, entao nao da pra saber onde o corte esta exatamente.. se deixar o taramps na saida pra sub eh consigo cortar no player 50/63/80/100/120 Hz

mas axo q vou mudar pra saida FULL pq ta com mto SPL, dai axo q vai comprometer o rendimento para fora.

abç

Compartilhar este post

Link para o post

O problema eh q o corte de LPF no Taramps n tem como saber se esta em 200 ou 500hz, a diferença de 200 para 500hz eh kestao de milimetros, entao nao da pra saber onde o corte esta exatamente.. se deixar o taramps na saida pra sub eh consigo cortar no player 50/63/80/100/120 Hz

mas axo q vou mudar pra saida FULL pq ta com mto SPL, dai axo q vai comprometer o rendimento para fora.

abç

Amigo o nivel de saída RCA eh um só. Ou seja se for 4v, será 4v em todas as saídas. O que muda eh freq. Saida sub geralmente trabalha de 20hz a 125-150hz. Front e Rear são fullrange.

Seu range de freq está de 50hz (crote HPF no ampli) ate 120hz (corte LPF no player). A unica diferença eh que vc vai subir um pouco mais o range dependendo do corte que utilizar.

Ouro detalhe: vc está sem medio grave não eh? Então seria interessante vc abrir mesmo a resposta do 18" ate os drive. Ta certo que isso não seria o correto (sacrifica o falante um pouco) mas "taparia" de certa forma o buraco ai. Assim que der pega um MG ai.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo o nivel de saída RCA eh um só. Ou seja se for 4v, será 4v em todas as saídas. O que muda eh freq. Saida sub geralmente trabalha de 20hz a 125-150hz. Front e Rear são fullrange.

Seu range de freq está de 50hz (crote HPF no ampli) ate 120hz (corte LPF no player). A unica diferença eh que vc vai subir um pouco mais o range dependendo do corte que utilizar.

Ouro detalhe: vc está sem medio grave não eh? Então seria interessante vc abrir mesmo a resposta do 18" ate os drive. Ta certo que isso não seria o correto (sacrifica o falante um pouco) mas "taparia" de certa forma o buraco ai. Assim que der pega um MG ai.

axo q tu n entendeu nada do q eu falei uahsuashau

mas em fim, eu entendo oq vc ker dizer :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

axo q tu n entendeu nada do q eu falei uahsuashau

mas em fim, eu entendo oq vc ker dizer :legal:

Entendi sim.

vc mudando a saida não vai mudar o SPL. O "nivel" de som será o mesmo.

A regulagem no taramps realmente não eh precisa, mas experimenta fazer como falei. Como estão os cortes de seus drives?

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi sim.

vc mudando a saida não vai mudar o SPL. O "nivel" de som será o mesmo.

A regulagem no taramps realmente não eh precisa, mas experimenta fazer como falei. Como estão os cortes de seus drives?

oq vai mudar eh a frequencia.. isso eh logico, o corte de HPF e LPF vao ficar no taramps

os drivers ta tranquilo, pq eu corte HPF no player em 120hz, mas qndo eu ligar o taramps numa saida full vvou ter q baixar pra 80 ou 100hz.

Compartilhar este post

Link para o post

oq vai mudar eh a frequencia.. isso eh logico, o corte de HPF e LPF vao ficar no taramps

Não necesariamente: vc pode fazer o corte HPF no player. Alias HPF50hz no player eh um pouco "mais encorpado" que no taramps, mesmo os 2 sendo 12db/8ª.

os drivers ta tranquilo, pq eu corte HPF no player em 120hz, mas qndo eu ligar o taramps numa saida full vvou ter q baixar pra 80 ou 100hz.

Vc ta cortando seus drives em 120hz?

Compartilhar este post

Link para o post

Não necesariamente: vc pode fazer o corte HPF no player. Alias HPF50hz no player eh um pouco "mais encorpado" que no taramps, mesmo os 2 sendo 12db/8ª.

Vc ta cortando seus drives em 120hz?

HPF sim, ker dizer q ele recebem frequencias maiores de 120Hz... pq o espanto?

axo q vc n havia me entendido novamente uahsuas

Compartilhar este post

Link para o post

HPF sim, ker dizer q ele recebem frequencias maiores de 120Hz... pq o espanto?

axo q vc n havia me entendido novamente uahsuas

Amigo qual seus drives? Vc está usando capacitor?

Pois não conheço nenhum que possa trabalhar em 120hz!!

Os mais baixos são fenolicos de 2" tipo 405 e não devem descer mais que 800hz, isso com corte ativo em 12 db/8ª.

Compartilhar este post

Link para o post

usahausa entendi teu problema

eu to falando do corte no player, no meio do caminho ainda tem o amplificador

no amplificador esta so para HPF, n sei ao certo em qnto q corta mas com certeza eh perto de 1 khz sim

e por segurança tem sim capacitores nos drivers, os drivers sao Hinor HDI-300

vou ter q testar, se nao der conta vou ter q trocar por HDI-400 ou outro mais forte, sao 4 drivers e 2 ST.

abç

Compartilhar este post

Link para o post

usahausa entendi teu problema

eu to falando do corte no player, no meio do caminho ainda tem o amplificador

no amplificador esta so para HPF, n sei ao certo em qnto q corta mas com certeza eh perto de 1 khz sim

e por segurança tem sim capacitores nos drivers, os drivers sao Hinor HDI-300

vou ter q testar, se nao der conta vou ter q trocar por HDI-400 ou outro mais forte, sao 4 drivers e 2 ST.

abç

Qual o ampli? E qual capacitor?

Olha 4 drives, mesmo sendo os mais fraquinhos dão conta sim. Se for HDI400 so 2 ja da.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...