Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Ri7

[REVIEW] Testei alguns amplificadores...

Recommended Posts

Fala Pessoal!

 

Embora os reviews andem um tanto controversos, vou postar mais um que fiz recentemente sobre amplificadores.

 

Antes de mais nada vou FRISAR que se trata de testes A-B no meu sistema.

 

Os amplificadores do teste foram:

WHARF FLAT;

WHARF CLEAN AUDIO;

Rockford Fosgate 4080DSM e

Alpine V12 MRV-F400.

 

Inicialmente quanto às configurações, RF e Alpine se destacaram. Ambos possuem cortes HP/LP, controle de ganho, e o RF ainda possui controles de Grave e Agudo independente para frente e trás.

O Wharf Clean possui regulagem de ganho apenas, e o FLAT não tem nenhuma regulagem, pois não precisa.

 

No teste não usei os cortes de nenhum deles.

 

RF 2 x Alpine 1 x CLEAN 0

 

 

Instalação

Todos os módulos se mostraram fáceis de instalar, com ligeira vantagem novamente para o RF e o Alpine, talvez por serem modelos de linha e os Wharf artesanais.

O sistema com parafuso allen do RF é de longe o mais prático. Os outros módulos todos usam sistema de pressão com parafuso philips.

Os Wharf tem 2 terminais de positivo e negativo. Uma característica interessante mas não tão prática.

O clean ainda tem os conectores de RCA na lateral oq dificulta um pouco o posicionamento do módulo.

 

RF 3 x Alpine 1 x Wharfs 0

 

 

Vamos agora à parte do audio!

 

Ligando o Head, todos os módulos tiveram delays aceitáveis.

Nenhum apresentou ruídos de acionamento nem tampouco hiss.

Desligando o head porém o CLEAN apresenta um "TEK" um pouco chato. Porém o franco já resolveu esse problema nos módulos mais novos.

 

Ruídos:

RF 4 x Alpine 2 x FLAT 1 x CLEAN 0

 

Iniciando com meu CD costumeiro de teste, de pronto notei algumas coisas:

 

os WHARF tocam mais alto e o Alpine muito mais baixo.

(ganhos regulados)

Alpine e RF estiveram o tempo todo no mesmo nível.

Notei deficiência em médio-graves no Alpine e um ligeiro excesso de agudos na faixa de 10khz a 14khz, talvez um artifício para termos a sensação de som natural, sendo essa a faixa que os ouvidos são mais sensíveis.

Porém a separação de estéreo dele é superior.

Ambos os WHARF tiveram resposta muito mais plana, desde os subgraves até o extremo agudo e principalmente alta separação de canais, aproveitando bem mais a faixa dinâmica do player.

 

Resposta de frequência:

RF 5 x Alpine 2 x FLAT 2 x CLEAN 1

 

 

Um teste rápido de foco e imagem me mostrou alguns detalhes impressionantes entre os módulos.

O RF tem muita dificuldade em exibir os recortes dos instrumentos enquanto o Alpine não nos dá a sensação de negritude entre eles.

O foco e imagem dos Wharf é muito bom, com ligeira vantagem para o CLEAN que permitiu ouvir detalhes a mais.

 

foco e imagem:

RF 5 x Alpine 2 x FLAT 3 x CLEAN 3

 

 

Em passagens mais vigorosas, com larga dinâmica sempre existe alguma compressão. Quanto menor for esta compressão, maior é a sensação de preenchimento de espaço do palco virtual que é formado. Para isto, o amplificador precisa ter boa reserva de corrente e baixa distorção. Além de um fator de slew-rate alto (conseguir subir o volume mais e mais rápido).

A dinâmica do Alpine foi bastante comprimida, nitidamente achatando o palco em muitas passagens. O RF foi melhor, mas ainda assim com bastante compressão qdo haviam muitos graves, tornando os agudos pouco extensos.

Dinâmica irretocável para os Wharf. Me surpreendeu por se tratar de amplificador automotivo.

 

Dinâmica:

RF 5 x Alpine 2 x FLAT 4 x CLEAN 4

 

 

Ataque...uma coisa complexa de explicar e dificil de reproduzir. É, de uma forma geral, uma mistura de dinâmica com velocidade. É de fato a reprodução das batidas mecânicas em metais, na bateria, nas cordas de uma guitarra e assim por diante.

Aqui achei um pouco estranho o resultado, mas preciso transcrever como foi ouvido. O RF, é quase liso..ataque muito fraco...talvez por ser um amplificador antigo, característica que foi notada inclusive pelos juízes na 1ª etapa do campeonato. Em seguida o alpine mostrou com vigor, que mesmo sem muuita dinâmica, tem um ataque firme. Agora veio um detalhe bastante estranho nos Wharfs...

Embora ambos tenham mostrado mais vigor no ataque, o FLAT foi nitidamente inferior. A única explicação que me vem a cabeça é que o anti-clipping atuou 'demais' para manter a entrada nos 0,775v e isso acabou por baixar o ataque. O CLEAN chega a fazer os olhos piscarem em determinadas músicas, como um martelo batendo num prego.

 

Ataque:

RF 5 x Alpine 3 x FLAT 5 x CLEAN 6

 

 

Uma coisa fundamental num amplificador é reproduzir com precisão os detalhes, que alguns chamam de micro-dinâmica. Esse detalhamento envolve o ouvinte e dá mais dimensão aos instrumentos além de facilitar até mesmo a localização deles no espaço.

O RF foi o que eu diria de 'normal'. Sem surpresas, e detalhamento normal. O Alpine mostrou, talvez por seu excesso de agudos, alguns detalhes um pouco mascarados no RF na faixa superior, mas que não chega a ser característica do detalhamento do amplificador, ao meu ver.

Ambos os wharfs mostraram detalhes, quer seja no grave, quer seja no agudo que os anteriores não mostram. Detalhes como cordas raspando nos trastes chegam a arrepiar em determinadas músicas com o FLAT e o CLEAN.

 

Detalhamento:

RF 5 x Alpine 3 x FLAT 6 x CLEAN 7

 

 

Uma característica que pode ser muito boa em alguns sistemas são as dimensões do palco. As mais difíceis são a profundidade e a altura, pq dependem de quase todos os fatores acima.

O Palco do RF apresenta altura e largura bastante bons. O alpine ao contrário mostrou um palco ligeiramente mais profundo e igualmente largo, porém não tão alto, tocando na altura dos ombros. Equivalem-se.

A somatória dos detalhes só poderia resultar num palco grande para os Wharf. Nitidamente limitados apenas pelas dimensões do carro.

 

Dimensões do palco:

RF 5 x Alpine 3 x FLAT 7 x CLEAN 8

 

 

Por questões técnicas, o teste de subgrave foi feito usando de base o Clean para o estéreo, uma vez que o flat possui apenas 2 canais.

O subgrave mais intenso, sem dúvida foi o do RF com seus 220wrms, porém não muito extendido. O Alpine tocou um subgrave muito redondo, apenas um pouco fraco, mas extendido e firme. O FLAT foi razoavelmente mais forte que o CLEAN, mas ambos exibiram timbre e precisão idênticos, com extensão total também. Como não estou comparando potência, o RF foi o pior.

 

Subgrave

RF 5 x Alpine 4 x FLAT 8 x CLEAN 9

 

 

Por fim, gostaria de lembrar que este teste foi feito com calma, e nos moldes de uma avaliação auditiva padrão, dentro das limitações de equipamento e ambiente já ditos.

 

Não estou fazendo propaganda para a Wharf, pois tenho minhas ressalvas à marca quanto a atenção com o consumidor. Nem tampouco desfazendo da RF ou Alpine.

 

Utilizo no meu carro o módulo que achei que teve o melhor custo benefício para o meu gosto, e FRISO que os 4 eram opções viáveis.

 

Abraços,

 

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou defender o meu agora....flateiros

 

""O foco e imagem dos Wharf é muito bom, com ligeira vantagem para o CLEAN que permitiu ouvir detalhes a mais.""

 

No meu caso eu achei a vantagem para o Flat, deixou mais focado.

 

 

""Embora ambos tenham mostrado mais vigor no ataque, o FLAT foi nitidamente inferior. A única explicação que me vem a cabeça é que o anti-clipping atuou 'demais' para manter a entrada nos 0,775v e isso acabou por baixar o ataque. O CLEAN chega a fazer os olhos piscarem em determinadas músicas, como um martelo batendo num prego.""

 

O meu foi ao contrario.....eu tive esta sensação com o flat.

 

""Dinâmica irretocável para os Wharf. Me surpreendeu por se tratar de amplificador automotivo.""

 

Eles são muito rapidos, naum perdem em partes altas ou baixas da musica.

 

""Ambos os wharfs mostraram detalhes, quer seja no grave, quer seja no agudo que os anteriores não mostram. Detalhes como cordas raspando nos trastes chegam a arrepiar em determinadas músicas com o FLAT e o CLEAN.""

 

Esta sensação das cordas são demais.....

 

minhas opiniões.....o que vc acha Ri7 sendo que vc já escutou os dois...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

putz... é um amp aquilo!! achei q era um ar condicionado extra... kkkkk

 

zuera....

 

confio no seu review, acredito ser bem real isso tudo,

é o q havia postado no tópico do franco sobre os amps,

o q falta pros wharf sao os filtros hp/lp, e talvez bridge, pq de resto mata a pau.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De dinamica pra ataque o clean subiu 2 pontos??? :P

 

Parabens pelo OTIMO review ricetti!!! É muito bom lermos topicos desse nivel aqui no forum!!! Até pra aumentarmos nosso conhecimento sobre as marcas e tambem de varioas aspectos do som!!!

 

Parabens :legal:

 

 

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para o DIANA:

 

Acredito essas 2 diferenças (de ataque e foco) estarem relacionadas talvez com impedância nas saídas do head / entrada do módulo.

Achei ambos maravilhosos...muito bons mesmo.

 

Para o Gohan:

 

o clean subiu 2 pontos pq o FLAT teve otimo ataque e ganhou um ponto, mas o clean foi ainda supeior...e ganhou 2.

 

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc está de parabéns. Bela iniciativa.

 

Eu não tenho a pretensão de contestar o seu teste e nem tenho conhecimento para discutir a esse nível. Acho muito válido mesmo. Pô, como se aprende com essas informações.

 

Eu tenho um DSM 4080 e só queria fazer um pergunta a respeito deles.

 

Não querendo comparar os resultados, mas já houve um teste com amplificadores, inclusive o DSM foi um dos testados sem contudo ter obtido uma boa performance em função das condições dos testes.

 

Não é criticando as pessoas que fizeram os testes. Eu também renovo a iniciativa deles também. Creio que há uma dificuldade imensa em se reunir esses itens, num só lugar e a dificuldade maior é alguém que tenha esse tipo de iniciativa.

 

Vejo que os testes foram feitos na melhor das intenções e as pessoas que gostam de se aprofundar nos estudos, é uma fonte marivilhosa de pesquisa. Eu pelo menos valorizo isso.

 

A minha é observação é quanto ao ganho do DSM. Estava normal, baixo?

 

Quais foram as condições de teste e os itens utlizados?

 

Eu me preocupo com isso e inclusive até foi perguntado ao fabricante e eles disseram que o DSM 4080 trabalharia com o ganho um pouco alto.

 

A pergunta é somente em relação a isso.

 

Ficou claro que o objetivo não foi de invalidar nenhum dos modelos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Para o DIANA:

 

Acredito essas 2 diferenças (de ataque e foco) estarem relacionadas talvez com impedância nas saídas do head / entrada do módulo.

Achei ambos maravilhosos...muito bons mesmo.

 

 

 

[]s

Ri7

Mas vc notou esta diferença em favor do flat no meu carro tambem? Contando que vc escutou pouco do meu carro com o flat.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PELO QUE LI VC SO TESTOU OS WHARF NOVOS E RF E ALPINE VC PEGOU LINHA BEM ANTIGA, PQ NAO TESTA A LINHA RF E ALPINE QUE ESTO NO MERCADO PRA VENDA IGUAL OS WHARFS, PELO F400 ESSA LINHA TEM MAIS DE 4 ANOS.

AI ACHARIA QUE SERIA MUITO MELHOR O TESTE FICA MAIS COMPATIVEL NAO ACHA???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem vou comentar sobre os amplis...não tive como fazer uma comparação A-B como o Ri7 fez...mas já ouvi todos os amplis citados...

 

recentemente ouvi um clean e um flat com um sistema pra lá de equilibrado... tirando qualquer possível dúvida sobre a qualidade desses amplificadores (ambos em sistemas diferentes)

 

Parabéns ao Franco que conseguiu a proeza de fabricar um amplificador de extrema qualidade, ainda mais batendo de frente com diversos amplificadores importados (no teste de amplis. da autosom, os wharfs bateram o McIntosh se num me engano) :rever1::rever1:

 

Diana, qto às suas considerações, creio que sejam variáveis de percepção humana....cada pessoa tem a sua percepção e acredito que o mais importante seja o fato de que a qualidade dos wharfs realmente são demais... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pq nao pega um v12 f540 pra fazer um teste e nao o f400 ai seria mais competição

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Para o Gohan:

 

o clean subiu 2 pontos pq o FLAT teve otimo ataque e ganhou um ponto, mas o clean foi ainda supeior...e ganhou 2.

Gostei muito do Review, mas acho que o lance dos dois pontos fica meio mascarado. Pode dar a impressão que o teste foi "virado", saca? Sei que não foi, mas que pode parecer, pode.... mesmo quando os outros se destacaram, não ganharam dois pontos... obviamente que este ponto extra não alteraria o resultado, mas....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
PELO QUE LI VC SO TESTOU OS WHARF NOVOS E RF E ALPINE VC PEGOU LINHA BEM ANTIGA

Olha, os DSM, segundo quem conhece, foi o melhor amp (especialmente o pré) fabricado pela RF. Os V12 tbém são comentadíssimos até hoje....

Acho que um Sounstream tbém enriqueceria o teste, mas se não estava disponível...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

teremos testes de amplificadores (nao comparacao)

em uma nova revista....

 

detalhes? segredo... huauhaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, parabéns Ri7!!! Muito legal o que vc fez!! paciência nota 10!!

 

Queria fazer umas ressalvas ao esqquema palco...

 

Apesar dos amplificadores possuirem algumas deficiências, o que se constata que vc pode melhorá-lo no projeto, ou seja, corrige-se maior parte do problema, com posicionamento de pesinhos, litragem, posicionamento do twt, etc...

 

Ou seja, não precisa ter um Flat ou um Clean, para ter um excelente sistema, utilizando-se e recursos extra módulo!!

 

Meu Clean é uma delícia de ouvir, mas sinto falta de ouvir os JVC, que tinham um engodo ótimo. Vide Corsa do Will campeão de 2002 pró - iasca.

 

Enfim, Ri7 tá de parabéns!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal:

 

Para Fcoelhogomes:

Quanto à questão do 4080DSm e seu ganho, o amplificador do teste do fórum, bem como esse do meu review é o mesmo e era meu :D

Foi com ele que ganhei a 1ª etapa do campeonato, só para vc ter noção. Ele estava ajustado sim, diria que exaustivamente ajustado, pois o tinha há quase 3 anos.

 

Para MDIANA:

Infelizmente não tive tempo de ouvir os 2 atentamente no seu carro...Mas acredito que as características se mantenham na linha wharf, mas podemos fazer um teste qquer hora.

 

Para Rodizzi:

Novamente friso que meu intuito não é ser 'testador de equipamentos' nem tampouco ganho nada com isso. Eu gostaria de poder ter a disposição qualquer modelo de amplificador para testar, mas os próprios representantes dificultam sobremaneira isso. Os modelos que eu tinha disponíveis para teste eram esses. Havia um eclipse, mas não tive tempo de testar com calma, e posso dizer que a primeira impressão não me agradou. Sei que a alpine tem 1 milhao de modelos, assim como a RF, mas estes eram os disponíveis.

 

Para Cacius:

Quanto a questão dos 2 pontos, gostaria de esclarecer que achei o CLEAN muito superior neste item, tanto que atribuí o ponto merecido ao FLAT, e 1 a mais para o cleam, assim como o RF ganhou 2 pontos no primeiro quesito também. Na pior das hipoteses estaria empatado com o FLAT, daria no mesmo.

 

Para FabioEA:

Obrigado pelos Elogios! JVC eu sempre tivé e sempre adorei :D

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ri7,

Parabéns pelo nível do seu teste e sua sincera analise!

Você foi ótimo quanto a essa iniciativa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabens Ri7, gostei ,muito de seu teste, achei bastante imparcial e tecnico.

 

Depois eu converso contigo, pois estou com algumas duvidas, mas o assunto é longo heheheh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Parabens Ri7, gostei ,muito de seu teste, achei bastante imparcial e tecnico.

 

Depois eu converso contigo, pois estou com algumas duvidas, mas o assunto é longo heheheh

assim que chegar te consigo um f540 v12 pra teste, ai testamos juntos pq ele nao pode ter nenhum risco ok, pq ja esta vendido

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...