Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

amg_3000

pouca informação para uso adequado do ts-w308f

Recommended Posts

Postado em

prezados amigos, preciso construir uma caixa selada ou dutada para um alto falante pionner ts-w308f, porem nao encontro a litragem necessaria para o calculo de tamanho da caixa. se alguem puder ajudar, ficarei grato.

o mais proximo que cheguei foiu nesse link

(http://www.pioneer.eu/pt/products/archi ... index.html)

no link abaixo, no exterior, sao vendidas caixas seladas para esse alto falante.

http://translate.google.com.br/translate?sl=en&tl=pt&js=n&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fwww.auto-hifi.ru%2Fsab%2Fmodel.php%3Fmode%3DTS-W308F%2520box&act=url

porem ha publicações, como a abaixo citada, que informam a impossibilidade de instalação em caixas

((Hello, The problem with the enclosure is that you purchased a "free-air" sub, which is designed to NOT use an enclosure. You need to simply mount the sub on a baffle (board) that covers the whole entire rear deck of your vehicle, and seperates the inside of the trunk from the cabin of the vehicle. Use sealant to keep the two compartments sealed air-tight and mount the sub on the baffle-board. The other option, is to build a very large box (larger than 3 cubic feet) that would be incredibly huge for the subwoofer, as a free-air, it has a VERY high QTS, and relies on a massive amount of air behind the woofer to allow it to reach low frequencies. The best bet would be to get rid of the free-air sub and purchased a sealed enclosure subwoofer for use in a small (.6-1 cubic foot) sealed box)

Diante da falta de projetos e tantas informações contraditórias, esprero neste espaço resolver tal questão.

Grande abraço a todos.

Postado em

Como foi dito, você comprou a versão F. F é para uso free air. Uma caixa pra tocar isso aí fica ENORME. Mais de 100L pra começar a descer. Não vale a pena.

Troque seu sub, é melhor que ter que fazer uma caixa grande demais.

Postado em

Como foi dito, você comprou a versão F. F é para uso free air. Uma caixa pra tocar isso aí fica ENORME. Mais de 100L pra começar a descer. Não vale a pena.

Troque seu sub, é melhor que ter que fazer uma caixa grande demais.

coitado do desinformado q ler isso e acreditar huashuashuasuhsauhas

po*** kleber, ta falando mer** kkkkkkk

eu uso caixa com 45L brutos pra cada free air, duto 3"x21cm, e desce muito, FS do danado é 29,5hz!!!

desce mais q o 309 normal, na mesma caixa.

o 308F realmente não traz os parametros nem dica de caixa, mas agora no 309 "f" ja veio tudo certinho, e mostra varios graficos, e comparando com usar no tampão (free air" e usar numa caixa de 42L, q é a recomendada, um ganho de 5db, na dutada claro.

ele tem dica de 3 caixas, igual o 309 comum, minima, recomendada, e maximo. a maior acho q é ~50L.

e tenho um amigo com 2 308F, numa caixa de 50l pra cada, duto 4" por 33cm, (como não veio parametros, ele fez a caixa do 308 normal) e o resultado.. é q desceeee, grave macio de mais tem esses subs.

quem disse q os novos IMPP são ruins hehehe :legal:

--------------------------------------------------------------------------

faz uma caixa igual pro 308/309 mesmo, fica excelente.

Postado em

Agradeço a ajuda Rafael, porem apos quase desistir de instalar com base na informação de que nao desce, segui a orientação de um colega do fórum e comprei uma caixa de 50 litros, que ja veio com um duto de 7cm, ao invés dos 4 que ele recomendou. postarei o resultado assim que instalar o sub na caixa.

grande abraço e obrigado pela ajuda.

Postado em

Rafael, o que o Kléber falou é a mais pura verdade!

Subwoofers fabricados para se usar sem caixa, "free air", tem VAS (volume equivalente) grande em comparação aos subs comuns, e por isso quando estes são utilizados em caixa, o ideal é que a caixa seja bem grande.

Os antigos Pioneer IMPP de 12" por exemplo precisavam de caixas dutadas com cerca de 80 litros para descerem bem.

E os sub mais recentes da Pioneer da linha F, os 308F e o 309F também precisam de caixas maiores. Olhando pelos parâmetros digo que o 308F precisa de uma caixa dutada entre 80 e 90 litros e o 309F algo entre 60 e 70 litros, mas isso é por alto, o correto é jogar no software e calcular.

Postado em

Tentei de tudo mas não consegui achar uma caixa dutada ideal para este 308F, sempre tem um pico enorme que por mais que vc mecha ele não sai.

A caixa ideal que eu encontrei foi uma selada com 60 litros brutos, a resposta fica muito melhor, bem mais plana. :legal:

Postado em

Subwoofers fabricados para se usar sem caixa, "free air", tem VAS (volume equivalente) grande em comparação aos subs comuns, e por isso quando estes são utilizados em caixa, o ideal é que a caixa seja bem grande.

Os antigos Pioneer IMPP de 12" por exemplo precisavam de caixas dutadas com cerca de 80 litros para descerem bem.

E os sub mais recentes da Pioneer da linha F, os 308F e o 309F também precisam de caixas maiores. Olhando pelos parâmetros digo que o 308F precisa de uma caixa dutada entre 80 e 90 litros e o 309F algo entre 60 e 70 litros, mas isso é por alto, o correto é jogar no software e calcular.

não quero ser grosso, mas enquando vc fica chutando por alto, no achismo, tentando adivinhar como o sub toca olhando apenas os parametros, eu ja vi tocar, tenho amigos com eles, e tenho 2 no meu carro, então acredito q sei oq estou falando.

a FS do 309F é 29,5hz... ele desce sim mais q o 309 comum na mesma caixa. e tem o timbre mais macio.

mas realaxa q em breve vou fazer uns videos, pra tentar mostrar isso.

Postado em

não quero ser grosso, mas enquando vc fica chutando por alto, no achismo, tentando adivinhar como o sub toca olhando apenas os parametros, eu ja vi tocar, tenho amigos com eles, e tenho 2 no meu carro, então acredito q sei oq estou falando.

a FS do 309F é 29,5hz... ele desce sim mais q o 309 comum na mesma caixa. e tem o timbre mais macio.

mas realaxa q em breve vou fazer uns videos, pra tentar mostrar isso.

Eu apenas te falei as características dos subs "free air", todos que eu já vi até hoje são assim.

Eu ainda não encontrei os parâmetros completos do 309F (só encontrei o Fs, VAS, Xmax e QTS) mas te adianto que se vc gostou dele em caixa comum, vc iria se surpreender se utiliza-se uma caixa maior. :legal:

Postado em

Eu apenas te falei as características dos subs "free air", todos que eu já vi até hoje são assim.

Eu ainda não encontrei os parâmetros completos do 309F (só encontrei o Fs, VAS, Xmax e QTS) mas te adianto que se vc gostou dele em caixa comum, vc iria se surpreender se utiliza-se uma caixa maior. :legal:

sim....

claro q com caixa maior vai descer mais, isso é assim com todos subs.

mas não é esse o proposito, tocar apenas subgrave, e sim ser algo bem musical, com um timbre bem macio.

eu sei q ele fica com alguns picos na simulação, mas da nada, não é hifi, vc não esta entendo o proposito do som...

o 309 comum tbm não serve para isso.

Postado em (editado)

perdoem minha ignorancia em termos de alo falantes, mas o que exatamente significa (NAO DESCE) caso se refira ao movimento do cone, nao seria uma alternativa para solucionar de uma vez por todas, o uso de uma caixa selada, ja que sua funçao e justamente a referida abaixo?

Esquema de caixa acústica selada

As caixas acústicas seladas, ou suspensão acústica, são caracterizadas pelo completo isolamento da massa de ar traseira do falante em relação a da dianteira. Como o ar dentro da caixa é comprimido e expandido conforme a movimentação do cone do alto-falante, a pressão interna tem efeito similar a uma mola, expelindo o cone quando ele entra e puxando o cone quando ele sai. Esta é uma caixa relativamente fácil de ser projetada, sendo sua única variável o volume interno de ar livre.

grande abraço a todos.

Editado por amg_3000
Postado em

Tem um tutorial na internet em que um cara instalou um Subwoofer free-air na mala de uma carro conversível. Ele fez apenas um tampão atrás do banco traseiro com a frente do sub voltada para o habitáculo dos passageiros.

Se vc tem inglês fluente dê uma olhada aqui:

http://forums.fluxmedia.net/project-forums/2483-vw-passat-08-a.html

http://exploreavd.wordpress.com/2011/02/05/mengenal-tipe-dan-fungsi-box-subwoofer/

http://www.cardomain.com/ride/819032/2005-cadillac-cts

Dá para vc aproveitar esse subwoofer! Só que vai ter que usar ele em um tampão sem fundo fechado. Se o seu carro é Sedan, melhor ainda que colocando o sub no tampão, o porta-malas vai proporcionar muito Vb.

Postado em

Subs de QTS altíssimos, para tocar subgraves = caixa dutada enorme ou selada normal!

Eu tinha um par de IMPP de 10" (Ts-W252F), na caixa dutada, não tocava nada de subgraves, só graves quase pancadões. Selei os dutos, os subs mudaram da água para o vinho! Descia que era uma blz eheheh.

Postado em

Subs de QTS altíssimos, para tocar subgraves = caixa dutada enorme ou selada normal!

Pois é, foi o que eu disse, já usei subs "free air", e funciona exatamente deste jeito mesmo. :legal:

Postado em

com base nos conhecimentos técnicos de todos que estão contribuindo com esse tópico, creio que seja correto fazer o seguinte: testar o alto falante na caixa que referi acima, depois testar com o duto lacrado, caso não fique bom, devo construir uma caixa selada normal*, como referiu o amigo "dudufuddellys" porem preciso saber qual a litragem para a construção de uma caixa selada normal*, pois com essa informação, posso construir uma caixa selada de testes em mdf 18mm.

Analisando o desenho desta caixa selada Clique aqui estimo que tenha 40cm de altura,40 de largura e 35 de base e uns 10 em cima, estimo uns 25 litros. Com base na experiencia dos senhores, lhes pergunto se esta litragem e adequada a este alto falante?

*(Subs de QTS altíssimos, para tocar subgraves = caixa dutada enorme ou selada normal!)

Postado em

Pois é, foi o que eu disse, já usei subs "free air", e funciona exatamente deste jeito mesmo. :legal:

mas os subs são diferentes!!!!

não é o mesmo.

rapaiz, pensa na aflição q me da ler isso sem conseguir mostra como tu ta errado uhsauhsauhasuhas

os meus com 90L brutos pro par, desce forte até 40hz, mas forte mesmo, dai pra baixo é q começa a atenuar e o sub parar de responder.

eu sei q não é muito, mas a caixa é pequena, e a intenção é tocar musicas do verão.

Postado em

mas os subs são diferentes!!!!

não é o mesmo.

rapaiz, pensa na aflição q me da ler isso sem conseguir mostra como tu ta errado uhsauhsauhasuhas

os meus com 90L brutos pro par, desce forte até 40hz, mas forte mesmo, dai pra baixo é q começa a atenuar e o sub parar de responder.

eu sei q não é muito, mas a caixa é pequena, e a intenção é tocar musicas do verão.

Cara, seus subs são os 309F, e não os 308F, os 309F eu não consegui achar os parâmetros, já do 308F eu consegui e eles se comportam da mesma maneira que todos os outros "free air".

Como não achei os parâmetros do 309F não posso afirmar com certeza, mas eu acredito seguir a mesma linha, mesmo você dizendo que não, pois só porque você colocou seus subs "free air" em caixa normal e eles estão tocando bem segundo você, isso não prova que essa é a caixa ideal, pois eu mesmo já vi muita gente usando os antigos IMPP (301F e 302F) em caixas dutadas de 35 litros (sendo que o recomendado em dutada é por volta de 80 litros) e dizendo que estava ótimo, então isso não serve de referência.

Olha essa comparação entre o 308F em selada de 60 litros e em dutada com 45 litros e dutos de 3" por 21cm (como você sugeriu):

Em vermelho é a caixa dutada e em amarelo a selada.

308f01.png

Uploaded with ImageShack.us

308f02.png

308f03.png

A resposta em selada é muito mais plana, e o interessante é que mesmo em caixa selada este sub desce mais.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...