Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
arthurff

Direcionamento estranho (pra mim)

Recommended Posts

Rpz, nunca tinha visto isso não...

 

 

alguém poderia explicar isso? :mac1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse layout é extremamente comum no Japão, desde sempre.

 

Nunca consegui entender o porque disso. Nem amigos que moraram lá conseguiam explicar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

com um carro desse eu aceitava até com o TW no motor rsrs

 

mas bem estranho msm...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho saudades da época que usava tweeters nos pezinhos...

 

A imagem era excelente, a mer** era que o passageiro atrapalhava tudo, e o palco ficava baixo.

 

É uma troca que se faz por um maior distanciamento do tweeter, e menor diferença percentual entre os lados. Maior aproximação de um sweet spot possível em um carro, sem ter que recortar tudo e colocar o banco no centro.

 

Eu vejo muita lógica, desde que o proprietário aceite os contras a favor dos prós.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A explicação é fácil,

Eles estão do outro lado do mundo, por isso colocam o tweeter de up side down. :banghead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A explicação é fácil,

Eles estão do outro lado do mundo, por isso colocam o tweeter de up side down. :banghead

 

 

 

:banghead :banghead :banghead :banghead :banghead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

usei quase nesta posição em meu Civic 98, que era um carro de painel baixo e largo... contras, o passageiro 'fechava' o tweeter direito. A favor, a proximidade com o midbass da porta, e uma boa imagem (quando eu estava sozinho no carro). Depois troquei os tweeters e subi para a coluna, mas ficava um 'gap' grande entre midbass e tweeter. Lembro de ter visto carros com dois pares de tweeters, um em cada posição, há coisa de 15 anos atrás.

 

abs,

Ricardo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho saudades da época que usava tweeters nos pezinhos...

 

A imagem era excelente, a mer** era que o passageiro atrapalhava tudo, e o palco ficava baixo.

 

É uma troca que se faz por um maior distanciamento do tweeter, e menor diferença percentual entre os lados. Maior aproximação de um sweet spot possível em um carro, sem ter que recortar tudo e colocar o banco no centro.

 

Eu vejo muita lógica, desde que o proprietário aceite os contras a favor dos prós.

 

Basta arranjar uma namorada perneta!

 

Brincadeiras à parte, é bem comum, mas na cultura ocidental o setup com colunas A tem dominado. Acho que vale o teste, principalmente para que anda bastante sozinho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

antigamente todo mundo usava dessa forma, se nao era mid e tw no pezinho, era mid e tw na porta. O pessoal das antigas lembra-se bem disso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

antigamente todo mundo usava dessa forma, se nao era mid e tw no pezinho, era mid e tw na porta. O pessoal das antigas lembra-se bem disso...

 

Lembro que até 2000, os pezinhos com mid e tw ainda dominavam na IASCA. Pessoal tá com a memória ruim, coisa de 10 anos e já tem gente achando novidade... :vts

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nos anos noventa meus pezinhos eram com midbass e tweeter juntos. Nas publicações da época e nos campeonatos a grande maioria era dessa forma mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Arthur, eu usava kit assim a uns 8~9 anos atrás...

Tem o lado bom da proximidade do tweeter com o mid, mas de resto é só desvantagem... O palco fica muito baixo e se mexer a perna mata o tweeter...

 

Depois de algumas horas buscando meus backups de 2002/2003 achei as fotos do pezinho que usei no Focus nessa epoca:

 

dsc03818q.jpg

 

dsc03822cu.jpg

 

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quado eu usava tweeter baixo, minha esposa usava os pezinhos como porta-bolsa. Hoje ela coloca a bolsa em cima do painel. :banghead

 

Meu próximo set vai ter tweeter no teto. :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Meu próximo set vai ter tweeter no teto. :vts

BOA !!

 

Ja pensei seriamente nisso...

Em vez de ser na parte de baixo da coluna, seria na parte mais alta dela.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe um calculo grosseiro que salvo engano é:

Velocidade do som no meio / pela freqüência de corte = centímetros entre o centro dos cones.

 

Esse tipo de instalação (da foto do abreu) facilitaria esse melhor acoplamento mas traria todos os problemas já citados qdo houvesse um passageiro no carona... Isso que eu chamaria de palco egoísta...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ed, isto é determinante pra quando você tem mais de um driver tocando a mesma coisa ao mesmo tempo. Entre 2 vias isto só influencia se houver sobreposição dos cortes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E no ponto de corte não há sobreposição de freqüências ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E no ponto de corte não há sobreposição de freqüências ?

 

Em partes... Geralmente o LP tem grande desvio, por conta da curva de impedância do mid que quase nunca é corrigida. Além disto, no ponto de corte, assumindo que ele ocorra como na teoria, teremos desvio de fase nas duas vias. Uma via adianta e a outra atrasa. Por isto que corte de 2a ordem geralmente envolve inverter a fase de uma das vias. Do tweeter ou do midrange, dependendo do sistema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

depois que o Diogo postou fotos de uma caixa com tweeter nas costas eu não duvido mais de nada.....

 

Hansen Audio The King.

http://www.hansenaudio.com/KING/

 

detalhe, segundo ele custa a bagatela de R$550.000,00

 

outro muito estiloso é o com sistema premium da Audi...Bang & Olufsen

Editado por LeandroVeterinario

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Wow, incrível como o pessoal mistura as coisas.

 

Caixas residenciais com rear-tweeter absolutamente nada tem a ver com o que se está discutindo aqui.

 

E na real, o tweeter no assoalho do Porsche provavelmente também não tem muito a ver com o que está sendo discutido, ou seja, os pezinhos 2-vias que o pessoal usava aqui antigamente. A mentalidade dos japas é outra. E como disse anteriormente, eu ñ faço a menor idéia de qual seja ela.

A prova disso é que um layout comum entre os hi-fi/hi-end japas é colocar o tweeter apotando p/ os pedais. Sim, isso mesmo, instalar um tweeter onde geralmente fica o extintor(embaixo do banco), apontando para a parede corta fogo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...