Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

R2_luciano

Kit 2 vias Scan Speak - Dúvida no cross passivo

Recommended Posts

Postado em

Querendo trazer da Madisound um kit 2 vias e componentes para o cross.

Tweeter ScanSpeak Illuminator R3004/6020-00

http://www.madisoundspeakerstore.com/ring-radiator-tweeters/scanspeak-illuminator-r3004/6020-00-1-tweeter-small-ring-radiator/

Mid ScanSpeak Revelator 18W/4531G 7"

http://www.madisoundspeakerstore.com/scanspeak-woofers-6-7/scanspeak-revelator-18w/4531g-7-mid-woofer-4-ohm/

Quanto ao cross, eu estou pensando em copiar o cross do kit Lumine:

http://www.madisoundspeakerstore.com/2-way-speaker-kits/lumine-one-2-way-speaker-kit/

Mas fico meio na dúvida. Será que não fica bom algum cross com apenas um indutor para o mid, para diminuir a resistencia em série (de quebra o preço também, rs)?

Pensei também em copiar o cross do tweeter, e calcular o do mid com o WinIsd, será que casa?

Alguém já brincou assim?

Postado em

Começa testando os drivers c/ crossover de 1a ordem.

Ai, quando entender melhor o funcionamento dos drivers, pense em fazer um 2a ordem.

Vc até pode copiar o projeto do link, mas essas coisas geralmente não ficam boas...

Enfim, é uma boa oportunidade para aprender a projetar, montar e acertar um cross.

Postado em

Fala Luciano, tranquilo?

Vai colocar no carro mesmo?

Tenho uma dica para encontrar o mid mais em conta. Vale uma olhadinha. Revelator 18W

Estou matutando para montar um set SS também, mas para o carro mesmo.. Acompanhando.

Abraços.

Caraca, bem mais barato. Algué já coprou lá?

Postado em

Começa testando os drivers c/ crossover de 1a ordem.

Ai, quando entender melhor o funcionamento dos drivers, pense em fazer um 2a ordem.

Vc até pode copiar o projeto do link, mas essas coisas geralmente não ficam boas...

Enfim, é uma boa oportunidade para aprender a projetar, montar e acertar um cross.

Gostei, vou fazer isso mesmo.

Postado em

Só não se esqueça de usar um ponto um pouco mais alto que o usual e não atochar potência no tweeter se for de 1ª ordem

Outra coisa, a Solen envia produtos pro Brasil? Ou aceita paypal?

Postado em (editado)

Só não se esqueça de usar um ponto um pouco mais alto que o usual e não atochar potência no tweeter se for de 1ª ordem

:banghead :banghead Não me lembro quem foi me disse que manda para o BR sim.. só não sei se aceita Paypal..

Editado por Bruno Malachini
Postado em

Além disso os cortes devem ficar distantes entre si, né? Que tal 5K para o tweeter e 2K5 para o mid?

Não tem problema, tenho que compre pra mim.

Postado em

Eu tava vendo esse kit 2 vias hoje a tarde e pensando em importar.

Nao sabia do valor de 40% da nota,

Vou acompanhar o topico, tava pensando em fazer o corte por processador.

Postado em

Querendo trazer da Madisound um kit 2 vias e componentes para o cross.

Tweeter ScanSpeak Illuminator R3004/6020-00

http://www.madisoundspeakerstore.com/ring-radiator-tweeters/scanspeak-illuminator-r3004/6020-00-1-tweeter-small-ring-radiator/

Mid ScanSpeak Revelator 18W/4531G 7"

http://www.madisoundspeakerstore.com/scanspeak-woofers-6-7/scanspeak-revelator-18w/4531g-7-mid-woofer-4-ohm/

Quanto ao cross, eu estou pensando em copiar o cross do kit Lumine:

http://www.madisoundspeakerstore.com/2-way-speaker-kits/lumine-one-2-way-speaker-kit/

Mas fico meio na dúvida. Será que não fica bom algum cross com apenas um indutor para o mid, para diminuir a resistencia em série (de quebra o preço também, rs)?

Pensei também em copiar o cross do tweeter, e calcular o do mid com o WinIsd, será que casa?

Alguém já brincou assim?

Já tá com os drivers em mãos?

Se sim, pega um ampzinho 2 canais, uma fonte de PC, 2 cabos P2-RCA, e liga um canal na saída front e um canal na saída rear do seu PC. Instale o plugin ASIO (e configure sua placa nele, tem tuto na internet) e o plugin Foo_dsp_xover no Foobar, configure os cortes pra saída front e rear e coloque pra tocar (pra evitar problemas, coloque o tw na saída rear, já que não passa os sons do windows por ela, ou use um capacitor de uns 10uF em série com o tw pra segurança).

Agora é ir variando cortes e slopes. Sim, dá tranquilamente pra usar LP em 1a ordem, e eu prefiro assim mesmo. Não fique batendo cabela com cortes simétricos, por exemplo cortar mid a 3k e tw a 3k. Provavelmente vc tenha algo como mid cortado a 2k e tw a 3, por exemplo.

Vá acertando até ter vozes femininas decentes. Sem ficar com voz de pato, ou falando grosso.

Nessa, vc acha até a atenuação necessária pro tw.

Postado em

Já tá com os drivers em mãos?

Se sim, pega um ampzinho 2 canais, uma fonte de PC, 2 cabos P2-RCA, e liga um canal na saída front e um canal na saída rear do seu PC. Instale o plugin ASIO (e configure sua placa nele, tem tuto na internet) e o plugin Foo_dsp_xover no Foobar, configure os cortes pra saída front e rear e coloque pra tocar (pra evitar problemas, coloque o tw na saída rear, já que não passa os sons do windows por ela, ou use um capacitor de uns 10uF em série com o tw pra segurança).

Agora é ir variando cortes e slopes. Sim, dá tranquilamente pra usar LP em 1a ordem, e eu prefiro assim mesmo. Não fique batendo cabela com cortes simétricos, por exemplo cortar mid a 3k e tw a 3k. Provavelmente vc tenha algo como mid cortado a 2k e tw a 3, por exemplo.

Vá acertando até ter vozes femininas decentes. Sem ficar com voz de pato, ou falando grosso.

Nessa, vc acha até a atenuação necessária pro tw.

Ainda nao estou com os drivers em mãos, mas posso comprá-los antes mesmo. Ai eu posso usar meu JVC6500 e Clarion 785 pra fazer os testes, embora eu não vá usá-los no set final.

Postado em

não, mais um projeto que não vingou por falta de grana

Realmente não é fácil. Mas a ideia era boa. Tanto que estou pensando fazer algo similar. Estou trocando opiniões sobre o tema em um outro post no área de Qualidade....

Sua opinião seria legal por lá!

Postado em

Eu comprei um livro na amazon, http://www.amazon.com/Designing-Building-Testing-Speaker-Projects/dp/007069429X/ref=sr_1_8?ie=UTF8&qid=1399506837&sr=8-8&keywords=loudspeaker+design

Achei excelente, não é difícil de ler, e te ensina a projetar na mão os crossovers (e caixas acústicas também), se você tiver como testar os cortes com o esquema do Kleber, depois fica fácil fazer o projeto do cross, você vai de fato entender o que está fazendo, ao invés de só juntar um monte de componentes...

Postado em

Cuidado, a madisound manda com o valor que vc quiser (comigo foi assim). Mas a receita enfia a faca sem dó, fora que o frete não é barato (e o imposto é sobre o valor do produto + frete).

Vale a pena realizar numero maior de compras e de menor peso/volume.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...