Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Bruno Malachini

Analítico X Musical

Recommended Posts

Postado em

Bom, o set seria:

 

Player: Pioneer P99RS;

Amps: 2x VRX4.300;

Kit: 3 vias Ativo SS Rev;

Sub: Indefinido;

Cabos Speaker: 4S8 para mids + Supra PLY3.4 para midrange e tws;

Cabos RCA: Separei umas 5 opções para testar;

 

É isso ai. Alguém já teve experiências com estes equipamentos especificamente? Agradeço se puderem gastar um pouquinho de seu tempo, contando-as.

 

Abraços.

 

Eu já tive experiências com alguns deles

 

Pioneer P99 - ouvi em uns 4 ou 5 carros nos EUA e um no Brasil. Impossivel saber como toca especificamente, pois eu nao conhecia os sistema. só posso dizer que em nenhum deles o som era bom.

 

scanspeak revelator - se for o woofer 18w ou 15w eu acho excelentes, muito musical, bem articulado, ótimo timbre. Se for o tweeter Revelator 7000, também é um dos meus favoritos.

 

Já sobre o 12m, assim como a grande maioria (eu diria todos) dos midranges de 3" em ambiente automotivo, é magro, cornetado e consequentemente artificial. Fora que é muito dificil de acertar, ainda mais com corte ativo.

 

sub, gosto muito do scanpeak 23w msa se voce nao quer hi-fi puro, vai sentir falta de grave. ele eh melhor em carros pequenos e monovolume tb.

 

speaker cable - eu uso o 4s8 para os mids. uso bicablado. para midrange e tweeter pode usar o mesmo, só que não precisa bicablar. vai te economizar uma graninha ainda. a principal característica: da uma engordada no médio e no medio grave, é transparente. não é super refinado, mas para o carro está ótimo.

 

abs

Postado em (editado)

Arisa, os P99 que você ouviu, estavam em sets bem acertados? Procuro um player acima da média, mas com conexões que eu possa utilizar o Iphone, por exemplo. Teria alguma indicação?

 

Para sub, estava pensando em um JL W1V2 ou Falstaff... ainda não pesquisei MUITO não, apenas os usuais.

 

Quanto aos 12M, achou cornetado? Ouviu os residenciais ou os do kit SPX-Z18T? Talves isso seja exclusividade dos residenciais, certo? Bom, quando eles chegarem, veremos..

 

Obrigado pelas experiências, é isso que procuro.

 

Abraços.

 

Edit.: O player tem que fazer 4 way também, mesmo que posteriormente eu opte por não utilizar. :legal:

Editado por Bruno Malachini
Postado em (editado)

Edit.: O player tem que fazer 4 way também, mesmo que posteriormente eu opte por não utilizar. :legal:

 

Um sistema desses deve ser um parto de ouriço sentado para acertar,

inclusive já ouvi vários relatos de pessoas com enorme conhecimento em som automotivo que

eles nunca ouviram um set 4 vias adequado.

 

Acredito que esse seja o maior problema de se montar kits.

Coloque na ponta do lápis os gastos, as vezes compensa mais comprar um 2 ou 3 vias top já

conhecido do que tentar compor um Frank.

 

Você pode comecar a pensar também em fazer cross passivo pelo menos para

tw/midrange aumentando assim sua gama de opções.

Editado por leorbolato
Postado em

A meta é cortar ativo até encontrar um bom ponto e daí fazer o cross passivo, mas creio que isso demore um pouco. Mesmo o passivo, terá de ser com amplificação independente, embora ache que isso não faça diferença na resposta, a não ser por conta das regulagens dos ganhos e maior potência.

 

Lê, não sei se é considerado um Frank, 18W, 12M e 7000, são componentes da mesma marca e equivalentes (mesma linha). Tem tudo para ficar bom, basta que a montagem seja condizente, certo?

 

Outra coisa, como disse, se o resultado não for o que busco, posso retirar os midranges e deixar apenas um 2 vias.

 

Acho legal o ativo pela versatilidade, mas segundo os relatos, o passivo é tende a ser melhor, se bem feito.

 

Bom, algo que não falei ainda, mas para este projeto em particular, estou disposto a deixar o DIY de lado e levar o carango para um instalador de confiança. Acho que essa é a maior preocupação para conseguir Ô resultado.

 

Ssndro, você tem razão, o midrange não é 3 polegadas, creio que se bem posicionado e instalado nas devidas condições, não terei "magreza" no som. Ou mesmo com o maior tamanho isso é evidente?

Postado em

Bruno, o que vou falar é em parte suposição, porque pelo que ja li as frequências mais baixas se formam de fora pra dentro no cone do falante, então penso que um de 4,5" tenha um potencial um pouco maior de reproduzir melhor frequencias mais baixas que um de 3".

Postado em

Bruno, o que vou falar é em parte suposição, porque pelo que ja li as frequências mais baixas se formam de fora pra dentro no cone do falante, então penso que um de 4,5" tenha um potencial um pouco maior de reproduzir melhor frequencias mais baixas que um de 3".

 

 

Ah sim, até mesmo pq entra em ação aquela coisa do "tamanho do cone", certo? Cones maiores "TENDEM" a executar frequências mais baixas...

 

Bom, creio que o desenrolar desta conversa só será relevante quando testar e atestar o comportamento do mesmo...

 

E players? Alguma sugestão que possa me atender?

 

Obrigado Sandro. Abraços.

Postado em

O problema de sistemas muitos complexos é a dificuldade em se ajustar os ganhos e a linha de desenvolvimento dos amplificadores para cada falante, pois se utiliza 1 canal por falante, e a "curva de potencia" deles não é a mesma.

Utilizando amplificadores diferentes a tarefa fica ainda mais complicada, ou seja, você acaba ajustando os amplificadores para tocar em um determinado volume, fora dele você vai ter uma bagunça.

Além disso a outra parte é conseguir chegar nos cortes ideais para o sistema.

 

Por mais que sejam falantes da mesma linha não é nada facil conseguir coloca-los para tocarem juntos.

 

Alem de um bom instalador o ideal é você deixar o carro alguns meses com ele para o acerto, como é o caso de alguns users do forum.

 

Quanto aos players eu tambem estou a procura de algum que tenha um bom SQ com o processamento de TA pelo menos mas está dificil.

Postado em

...

Alem de um bom instalador o ideal é você deixar o carro alguns meses com ele para o acerto, como é o caso de alguns users do forum.

...

 

 

Entendi.. bom, vamos ver quando a montagem começar, o que será... 2 ou 3 vias mesmo.

 

Quanto à isso, tenho plena consciência. Ou mesmo, voltar depois de um tempo para mais uns acertos, acho que realmente é necessário.

 

Espero conseguir finalizar isso de acordo com o que espero. Paralelo às decisões, já vou conversando com o instalador para termos uma afinidade na conclusão do projeto.

 

Valeu :legal:

Postado em

pra processar 4 vias eu vejo pelo menos 3 opções

 

drz

p99

algum transporte bom (ex. denon)+bitone

 

 

A impressão que tenho é: Entre DRZ e P99RS, quem ama um, odeia o outro rsrsrsrsrs

 

Quem fala bem de um, diz que não teria o outro... Mas ao meu ver é mais uma questão de prioridade. Já escutei UMA ÚNICA vez o DRZ, gostei bastante, mas além da qualidade, preciso de uma conexão com fonte de mídia externa, estou cansado de ficar carregando CDs...

 

Para quem já ouviu os dois, algo a ressaltar?

 

Para a questão "Denon + Bit", o problema seria o custo... sairia, acredito eu, quase o dobro do valor dos players já citados. E o ganho certamente não corresponderia a nem mesmo 50%, ou estou enganado?

Postado em (editado)

Usar saida aux?? Ai vc fica completamente dependente da qualidade do amplificador interno do Ipod/Iphone... melhor maneira é uma ligação digital mesmo, atraves do Dock...

 

Existe interface de Ipod para o DRZ, não existe?

 

 

Edit: No meu set nem se compara o uso da dock/usb com a aux.... som pela entrada auxiliar do player fica MTO pior

Editado por Rajjax
Postado em

Usar saida aux?? Ai vc fica completamente dependente da qualidade do amplificador interno do Ipod/Iphone... melhor maneira é uma ligação digital mesmo, atraves do Dock...

 

Existe interface de Ipod para o DRZ, não existe?

 

 

Edit: No meu set nem se compara o uso da dock/usb com a aux.... som pela entrada auxiliar do player fica MTO pior

 

 

Eu acho que depende da Hu, bom, isso eu acho né, imagino. Porque tipo, um Alpine Cda-117 tem entrada digital pro Ipod, mas eu penso que um Alpine Cda-117 + Ipod pela entrada digital toca menos que um Denon Z1 + Ipod por entrada analógica como o Arisa fez. Até naquele tópico "Ainda precisamos do Drz?" tem um user (minerim) comentando algo parecido sobre Ipod pela entrada analógica + Hu boa poder ficar melhor que uma Hu mediana com entrada pra Ipod.

 

Mas, isso é só achismo meu mesmo..

 

 

 

Abraços

Postado em

Concordo com o Leandro e inclusive já te falei isso pelo msn... Fazer ativo da bastante dor de cabeça. Regular o meu set que estava passivo eu só fui achar o ponto depois de uns 2 meses.

 

Tem técnicas que facilitam. Acertei minhas torres de casa em menos de 1 hora.

 

Primeiro, vc acerta tw e midrange. Desliga todo o resto, mete vozes femininas e vá a luta, até fechar a perfeita integração entre as vias. Aí você liga o médio grave, e vai acertando até fechar com as duas vias superiores, e tirando o máximo de grave possível dessa via, sem distorções.

 

Por último, vc liga o sub e acerta o corte pra não cobrir o médio-grave.

 

Muita gente tenta acertar com tudo ligado, e o sub tem que ser a última coisa que vc liga, mesmo acertando um simples 2 vias com cross passivo.

Postado em

Tem técnicas que facilitam. Acertei minhas torres de casa em menos de 1 hora.

 

Primeiro, vc acerta tw e midrange. Desliga todo o resto, mete vozes femininas e vá a luta, até fechar a perfeita integração entre as vias. Aí você liga o médio grave, e vai acertando até fechar com as duas vias superiores, e tirando o máximo de grave possível dessa via, sem distorções.

 

Por último, vc liga o sub e acerta o corte pra não cobrir o médio-grave.

 

Muita gente tenta acertar com tudo ligado, e o sub tem que ser a última coisa que vc liga, mesmo acertando um simples 2 vias com cross passivo.

 

Bom voce já tem bastante experiencia nisso, o ajuste "grosso" dá pra fazer isso, agora o ajuste fino, esse leva mais tempo, mesmo por que, depois de meia hora escutando a mesma coisa, eu pelo menos já começo a ficar com o ouvido viciado... é melhor fechar o carro, ir fazer outra coisa e continuar outro dia

Postado em

Bom voce já tem bastante experiencia nisso, o ajuste "grosso" dá pra fazer isso, agora o ajuste fino, esse leva mais tempo, mesmo por que, depois de meia hora escutando a mesma coisa, eu pelo menos já começo a ficar com o ouvido viciado... é melhor fechar o carro, ir fazer outra coisa e continuar outro dia

 

Ajuste fino eu não preciso... geralmente nessa fase vc já mata tudo, basta ter um bom set de músicas. Agudo/médio vc usa vozes femininas, masculinas e baixo pra médio grave. O sub é manha de integrar.

 

Uma coisa que ajuda também é sempre optar pelos slopes mais suaves possíveis. Assim deixa de fazer sentido ter que retocar o crossover toda hora, a integração é natural, não se recorta o som entre vários drivers.

 

Aqui em casa, por exemplo, por caixa são 8 fulls de 2" em BLH, 2 midranges de 2" e um tweeter. Os fulls vão cortados em 1500Hz, e os midranges em quase 2500Hz, tudo primeira ordem. Nunca vi razão pra retocar os cortes.

Postado em

Bom, o set seria:

 

Player: Pioneer P99RS;

Amps: 2x VRX4.300;

Kit: 3 vias Ativo SS Rev;

Sub: Indefinido;

Cabos Speaker: 4S8 para mids + Supra PLY3.4 para midrange e tws;

Cabos RCA: Separei umas 5 opções para testar;

 

É isso ai. Alguém já teve experiências com estes equipamentos especificamente? Agradeço se puderem gastar um pouquinho de seu tempo, contando-as.

 

Abraços.

 

Bruno,

 

Ótima HU, tenho e recomendo!!! Num determinado nivel de equipamentos, o gosto pessoal faz muita diferença... Vc não vai se arrepender.

 

Os mid revelator, eu quase comprei, mas acabei desistindo... Deve ser realmente muito bom, pois na epoca pesquisei bastante sobre eles, e encontrei ótimas recomendações...

 

Quanto ao acerto, acho que a melhor forma é como o Kleber falou... Começa de cima pra baixo e deixa o sub por ultimo.... Depois que eu liguei o set, eu fiquei mais de um mes sem sub no carro, só para não ter vontade de liga-lo :rolleyes: . Os cortes, vc precisa de espassamento entre as frequencias de corte, senão vc terá picos bem grandes, principalmente entre tweeters e miranges, e entre midranges e mids... E quanto menor o slope, maior vai ser o pico...

 

E se me permite uma sugestão, coloque para os tweeters e talvez até para os midranges, o cabo speaker Chord Carnival Silverscreen (que custa mais ou menos o preço do Supra Ply)... Ta certo que foi em casa com equipamentos bem diferentes, mas eu fiz um pequeno teste com meu home, onde minhas torres, na época, estavam bi-amplificadas, e achei o Chord um pouco melhor que o Ply...

 

[]s

 

Rui

Postado em (editado)

 

Aqui em casa, por exemplo, por caixa são 8 fulls de 2" em BLH, 2 midranges de 2" e um tweeter. Os fulls vão cortados em 1500Hz, e os midranges em quase 2500Hz, tudo primeira ordem. Nunca vi razão pra retocar os cortes.

 

Kleber, com um corte somente de 1ª ordem,, neste caso, vc não fica um pico na resposta nesta faixa de frequencia (1500 e 2500 hz)? E as fases, mantem normais?

 

Vc já chegou a tentar levantar isso (uma possivel elevação na resposta nesta faixa), com RTA ou com um decibelimetro, ou foi só no ouvido mesmo?

 

[]s

 

Rui

Editado por Rui

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...