Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Bruno Malachini

Analítico X Musical

Recommended Posts

Postado em

O bom desse tópico é que está igual conversa de bêbado..

"Não busque se você é analítico ou sintético, mas às vezes vc fica querendo melhorar foco, detalhamento, etc".

Ou, leia como:

"Não tente entender se você gosta de mulher, mas às vezes vc fica procurando loiras, às vezes morenas...".

Resumindo: Você apenas não vai dar nome àquilo que você procura.

Postado em

O que eu acho impressionante é que ultimamente tudo que rola aqui é ruim (para alguns). A impressão que dá é que todo mundo devia ficar quieto, a não ser que vc seja um juiz doutor em áudio, pra não falar besteira.

Pessoal, isso é um forum, se vc não gostou de um tópico, fica no teu canto, tem outros 300 tópicos que pode ser que vc se interesse e onde a sua opinião seria de grande ajuda.

As vezes tem gente pedindo ajuda, o pessoal do forum começa a falar alguma coisa e vem alguem dizendo algo como, "cara procure o que vc gosta, vc não pode levar a opinião dos outros por causa de gosto ou disso e daquilo". Mas sinceramente, se o cara não tem IDEIA ALGUMA da onde ele está, qq ideia que ele receba já é válida.

DEPOIS vc pode sair do forum e ir procurar uma leitura mais "séria" e embasada. A verdade é que cada um tem que ser responsável por filtrar as informações que recebe, triturar tudo e depois ver o que aproveita daquilo.

Mas primeiro, antes de fazer isso, vc precisar formar um montante de informações aleatórias, pra ter um background a partir de onde encontrar o fio da meada e desfazer os nós (algo como fazer um "Brainstorm" do que é o hobby pra vc se situar nesse "mundo particular").

Claro, teremos tópicos que exijam critérios. Mas eu deixaria isso para tópicos de "TESTE" ou de "AVALIAÇÃO". Pq esses sim deveriam ser uma fonte de recursos confiáveis e feitos com critérios científico para que não passemos uma impressão errada de um equipamento por exemplo.

Agora, ONTOPIC, eu acho sim que cada um pode pensar em se situar em um "polo" em um primeiro momento, pra depois ir se adaptando ao quanto vc pode abrir a mão de um lado para ganhar em outro.

Eu depois de anos percebo que eu sou um cara que gosta de um set musical no carro e analítico em casa. Isso pq eu não posso prestar a atenção que eu gostaria no carro e o ambiente não ajuda tb de qq forma. Outro motivo pq no carro eu ouço música durante muito mais tempo do que em casa. Se eu ouvir os 7 cds da Focal por um mês eu vou ter vontade de queimar eles depois. E sério, de quanto em quanto tempo vc acha um CD que realmente desperte o seu "instinto audiófilo", pra mim pelo menos, nem sempre. Agora em casa sim, tudo ajuda, ouço menos, com mais atenção, num ambiente mais correto e com menos ruído de fundo. :legal:

Postado em

O que eu acho impressionante é que ultimamente tudo que rola aqui é ruim (para alguns).

Faço suas as minhas palavras.

Engraçado é depois ler reclamações que o fórum anda superficial demais, que impera uma falsa e forçada diplomacia...

Mas quando há a chance de discutir, mesmo que de forma "apaixonada", abaixam-se as armas... não vai, não prossegue...

Eu, pelo menos, saí da moderação pra poder voltar a falar "à queima roupa".

Bem, amanhã mais sóbrio eu vejo o resultado dessa novela.

Postado em

Bruno,

Vou sugerir uma solução prática que talvez solucione grande parte do seu problema: chama-se JBL MS-8!

Tendo a premissa de que vc tenha o básico (kit 2 vias, sub e amp) ele vai te ofecer a seguinte proposta: devidamente instalado, vc vai colocar o fone binaural e seguir os procedimentos (olhar p/ retrovisor esq, dir, frente, etc) e...surpresa! Ele mede a distância e reflexão a partir de onde vc está sentado e automaticamente configura os cortes, fases, eq, largura/altura/profundidade do palco e algumas coisas a mais...parece mágica! Vc terá uma idéia muito clara do seu sistema de forma analítica! Claro que p/ se chegar próximo da perfeição seria necessário alguns pequenos ajustes no setup, mas isso vem c/ o tempo.

O melhor dos mundos seria vc ouvir vários sets, conhecer melhor os equipamentos, ter o auxílio de um bom instalador, etc...mas se a distância não te permite nada disso, use e abuse da tecnologia! Os engenheiros não ficam anos em laboratório a toa não!

Vai entender a parte analítica de um sistema e quando quiser simplesmente curtir "música sem frescuras" aperte um botão e deixe o setup musical!

Vc queria juntar um pouco dos 2 achando que seria o melhor dos mundos? Dá p/ ser feliz sim! Curta som e música!

Abs.

IAN

Postado em (editado)

Oi Bruno tudo bem, velho desculpa desvirtuar teu tópico + tenho uma pergunta:

Qual é o tipo de motor que voce gosta ?

Motor que Gira Muito tipo carro Japonês ou Motor que tem + Torque tipo Americano ?

Editado por gustavorl
Postado em

Oi Bruno tudo bem, velho desculpa desvirtuar teu tópico + tenho uma pergunta:

Qual é o tipo de motor que voce gosta ?

Motor que Gira Muito tipo carro Japonês ou Motor que tem + Torque tipo Americano ?

Cara, sou bem eclético.. Gosto de samba, pagode, música clássica, rock... Para mim, no caso que citou, não importa o tipo do motor, mas sim, se ele é bom e atende minha expectativa.

Veja bem, sou louco por uma Lambo, pois estica que é uma beleza, ou uma Ferrari.. mas também gostaria muito de ter um Maverick, Dodge Challenger, etc...

Como disse, não é o estilo/tipo em si que me atrai, mas a qualidade do produto.

Em relação ao tópico.. como já disse.. escutei alguns sets que me agradaram e independente do "estilo" ou categoria do equipamento, já sei o que procuro.

Ninguém tem se focado na minha necessidade, mas já estou decidido e vou em busca.. o que vai sair? Só saberei depois que montar..

E Guto, ainda me deve uma visita.. hahahahha

Abraços.

Postado em

Faço suas as minhas palavras.

Engraçado é depois ler reclamações que o fórum anda superficial demais, que impera uma falsa e forçada diplomacia...

Mas quando há a chance de discutir, mesmo que de forma "apaixonada", abaixam-se as armas... não vai, não prossegue...

É a velha mania do "eu sou mais entendido do que o outro".

Postado em

É a velha mania do "eu sou mais entendido do que o outro".

pior q é a mais pura verdade,acontece bastante isso aqui no fórum, uma pena pois aqui seria um local para trocarmos ideias e aprender com quem sabe mais, até porque por mais que se saiba nunca se sabe tudo.

Postado em

Da vontade de sair colocando nomes nos bois! :angry: So pra ver a mer** que dá... [^]

Deixa pra lá...só traria intriga e baixaria, nada edificante para a gente.

Ps: Mas que seria duca ver o circo pegar fogo seria!

Postado em (editado)

Fala Rui, tranquilo??

Cara, acho que você ainda não me entendeu muito bem...

Eu escutei sets que tinham aquilo que procuro, por isso sei o que quero.. Nunca escutei um set denominado "analítico", mas sim com as características que procuro, como já citei.

Eu já tenho um projeto (com as características que já citei) em mente, o que procuro, são informações e relatos sobre equipamentos que possam me trazer isto, entendeu?

Por exemplo, já li relatos sobre os VRX serem analíticos, e pelo que entendi, a pessoa usou o termo para expressar certa facilidade que o amp. possui em recortar os instrumentos, em melhor posiciona-los, etc.. É este tipo de informação que tentei obter com o tópico, além de é claro, relatos sobre o tema, mas não foi/é isso que veio à tona.

:legal:

Bruno,

Eu entendi o que vc está querendo, e talvez tenha me expressado mal...(ou fui mal interpretado)

Como vc anda pesquisando muito e estudando o assunto, devem estar aparecendo muitas duvidas (assim como acontece comigo). Eu só tentei explicar as diferenças (NA MINHA OPINIÃO) das terminologias que vc propos no topico, tentando mostrar as vantagens e desvantagens de cada um... Pois, como falei, tive uma experiencia interessante com set "dito" analítico.

Se vc já tem sua opinião formada a respeito deste assunto, e já sabe exatamente como quer o seu set, então vc vai ter que buscar informações somente sobre os produtos, como no caso do VRX que vc citou... E aí, vc vai ter que procurar (tentar) escutar sets com estes produtos, mas como vc não tem facilidade para tal, vc vai ter que confiar nos relatos do pessoal na internet mesmo (como eu te falei no final do post), e vai ter que arriscar um pouco mais nas compras, e quando não der certo, classificados neles!!!

Então, eu sugiro a vc, criar outro tipo de topico, a respeito de determinados produtos, abrindo uma discussão sobre a melhor aplicação deste produto, das caracteristicas deste produto e assim por diante...E tem outra, são poucos que tem realemente a capacidade de julgar coretamente as caracteristicas de um produto, pois precisa de muito conhecimento, experiencia e imparcialidade. Por isso que eu disse, nada como seus ouvidos (mas, claro, vc já sabe disso).

Mas eu te adinato uma coisa, um set analitico de verdade dentro de um carro, é bem difícil de se conseguir, além do que, vc vai precisar de equipamentos bem caros e exclusivos para isso...

Posso estar enganado, mas acho que o que vc procura é um set bem definido, com uma estrutara de palco boa e detalhado, não é isso? E pra isso, vc não precisa de um set analitico, até porque, um set destes não agrada todo mundo, é algo diferenciado, muito exclusivo.

[]s e boa sorte aí na sua busca, e se quiser saber alguma coisa sobre os produtos que uso no meu set (apezar de eu achar que, pelo jeito, não é o que vc está procurando), é só dar um toque...

Rui.

Editado por Rui
Postado em

Em relação ao tópico.. como já disse.. escutei alguns sets que me agradaram e independente do "estilo" ou categoria do equipamento, já sei o que procuro.

Ninguém tem se focado na minha necessidade, mas já estou decidido e vou em busca.. o que vai sair? Só saberei depois que montar..

Mas é assim mesmo, é o único jeito. Escolher uma estrada e ver onde vai dar, até achar um caminho menos pedregoso a seguir.

Em uns 12 anos mexendo com som automotivo (no meu carro, em específico), acho que já passei por incontáveis equipamentos. Quando vc acha falantes que agradem, começa a buscar um amplificador que case, e quando acha, descobre que seu player tá atrapalhando ou limitando... E assim segue.

Saber exatamente o que se procura é o primeiro grande passo. O que vem depois é o caminho que todos nós seguimos, ou seja, testar, testar, testar...

Postado em

Bruno,

Eu entendi o que vc está querendo, e talvez tenha me expressado mal...(ou fui mal interpretado)

...

Se vc já tem sua opinião formada a respeito deste assunto, e já sabe exatamente como quer o seu set, então vc vai ter que buscar informações somente sobre os produtos, como no caso do VRX que vc citou... E aí, vc vai ter que procurar (tentar) escutar sets com estes produtos, mas como vc não tem facilidade para tal, vc vai ter que confiar nos relatos do pessoal na internet mesmo (como eu te falei no final do post), e vai ter que arriscar um pouco mais nas compras, e quando não der certo, classificados neles!!!

Então, eu sugiro a vc, criar outro tipo de topico, a respeito de determinados produtos, abrindo uma discussão sobre a melhor aplicação deste produto, das caracteristicas deste produto e assim por diante...E tem outra, são poucos que tem realemente a capacidade de julgar coretamente as caracteristicas de um produto, pois precisa de muito conhecimento, experiencia e imparcialidade. Por isso que eu disse, nada como seus ouvidos (mas, claro, vc já sabe disso).

Mas eu te adinato uma coisa, um set analitico de verdade dentro de um carro, é bem difícil de se conseguir, além do que, vc vai precisar de equipamentos bem caros e exclusivos para isso...

Posso estar enganado, mas acho que o que vc procura é um set bem definido, com uma estrutara de palco boa e detalhado, não é isso? E pra isso, vc não precisa de um set analitico, até porque, um set destes não agrada todo mundo, é algo diferenciado, muito exclusivo.

[]s e boa sorte aí na sua busca, e se quiser saber alguma coisa sobre os produtos que uso no meu set (apezar de eu achar que, pelo jeito, não é o que vc está procurando), é só dar um toque...

Rui.

Opa Rui, então me desculpe, acho que EU não entendi direito.

Bom, A minha idéia seria "ter" as duas coisas neste tópico, ou seja, uma definição do que seriam as terminologias e em seguida, alguma indicação, ou norte sobre os equipamentos que pudessem ser utilizados para TENTAR alcançar isso. Mas acho que comecei o tópico errado e a coisa saiu um pouco do controle, enfim...

Já estou arriscando, e não é pouco, estou trocando praticamente o set todo para alcançar meu objetivo, inclusive partindo para algo que muitos já me disseram para não fazer (3 vias), mas ... é... sou teimoso... mas isso vocês já sabem...

Outro tópico? Não crio não. Primeiro porque acho que não contribui para o forum um "qual é o melhor?", mas relatos de quem JÁ OUVIU determinado equipamento, com imparcialidade e controle das palavras, para não ser tendencioso, isso sim seria o ideal, - na minha opinião, claro - e depois, sempre gera discussões intermináveis e que me desanimam muito... Eu SEI que cada caso é um caso, cada set é um set, mas no exemplo que citei, onde o Edgrau disse (ou deu a entender) que no set DELE e nos testes DELE o VRX pareceu/foi analítico e o Arc SE mais musical, entendi que no MEU caso, gostaria de experimentar o VRX. Estive conversando com outro user por MP, que me relatou a experiência com o Scan 7000, e disse que soa analítico, onde no MEU entendimento, se dá pela formação do palco, etc.. Entende? É isto que buscava quando abri o tópico, mas obviamente que sem ter as opiniões de o que se tratava e de como agem os sets assim definidos, seria um outro tópico qualquer... Só tentei trazer conteúdo e base para que os relatos não ficassem vagos. E olha as discussões intermináveis ai...

Pode ser que sim, mas tentei, como já disseram, nomenclaturar isso.. Acho que meu erro foi esse..

Mas é assim mesmo, é o único jeito. Escolher uma estrada e ver onde vai dar, até achar um caminho menos pedregoso a seguir.

Em uns 12 anos mexendo com som automotivo (no meu carro, em específico), acho que já passei por incontáveis equipamentos. Quando vc acha falantes que agradem, começa a buscar um amplificador que case, e quando acha, descobre que seu player tá atrapalhando ou limitando... E assim segue.

Saber exatamente o que se procura é o primeiro grande passo. O que vem depois é o caminho que todos nós seguimos, ou seja, testar, testar, testar...

EU concordo... A única coisa que difere o MEU aprendizado com o aprendizado de uma pessoa com anus de experiência no ramo, é que ela ganhou a experiência com o set dos outros.. e eu estou tentando ganhar com o meu próprio... (deixando a audição de lado, claro..) Da parte de ouvir instrumentos, shows ao vivo, sem amplificação, aprender auditivamente, etc.. É apenas uma questão de oportunidade, que ainda não tive muitas, ACREDITO EU.

É isso ai.. me ferrar sozinho, mais uma vez, comprando equipamentos.. Só tenho a opinião de que se comprar um equipamento mais barato para ir fazendo UPs, gastarei bem mais com o tempo do que se juntar uma boa grana agora, mesmo que demore mais, mas compre os equipamentos que, segundo os relatos que tenho, trarão o que procuro.

Valeu pessoal..

Postado em

Bom, deixando o meu relato... EU acho que a pergunta do Bruno é bem clara...

Ele sabe que cada um tem um ouvido, cada um puxa sardinha para um lado, etc, etc, etc... mas mesmo assim, ele quer uma opinião... Simple like that! Na hora de responder, é só falar assim: "ó Brunão, para mim analitico é isso, e nesse quesito, já ouvi tal e tal equipamento, e esses ressaltavam isso e aquilo, num set desse formato" e PRONTO!

Infelizmente, tem bastante gente muuuito graduada aqui, mas que pouco ajuda... posso me lembrar de mais de meia dúzia, que sabem tudo, tem tudo e não ajudam nada... só querem inflar o próprio ego, sendo reconhecidos como pessoas "fo**".

Fico também muito decepcionado quando leio o tópico da montagem de determinado carro, que esta sendo montado numa loja mega ultra conceituada e que todos "pagam um pau"... e um user vem, humildemente, e pergunta qual a cola utilizada para colar o tecido na forração do teto do carro... e sabe qual é a resposta? "uma cola para aplicação com revolver de pintura", aí vem o user, novamente na humildade, e pergunta: Ok, é essa cola mesmo que queria saber, pois tenho revolver e tal... que cola é? e vem a resposta: "uma cola especial para essa aplicação".... Poxa vida! se tá no forum para fazer propaganda do trabalho, cria um site, um facebook, um orkut, folhetos, cria cursos.... faz tudo... mas não vem aqui! Que é onde o pessoal TROCA informação, e não angaria clientes...

Mesma coisa os mais fodões... estão acima de tudo e de todos, se reservam o direito de criticar, criar polêmica e não ajudam NADA!

Sabemos que muita gente legal aqui tem equipamentos maneiros e pode dar uma ajudinha ao Bruno, como ele pediu...

Brunão, vc sabe que se quiser testar, o A2, o A3 e o Steg, assim como o Ultimo e tbm o kit estão a sua disposição! acho que não estão nem perto de onde vc quer chegar, mas se quiser... é só falar! (e pagar o frete... kkkk)

[]´s

• Upvote 2
Postado em

Infelizmente, tem bastante gente muuuito graduada aqui, mas que pouco ajuda... posso me lembrar de mais de meia dúzia, que sabem tudo, tem tudo e não ajudam nada... só querem inflar o próprio ego, sendo reconhecidos como pessoas "fo**".

Fico também muito decepcionado quando leio o tópico da montagem de determinado carro, que esta sendo montado numa loja mega ultra conceituada e que todos "pagam um pau"... e um user vem, humildemente, e pergunta qual a cola utilizada para colar o tecido na forração do teto do carro... e sabe qual é a resposta? "uma cola para aplicação com revolver de pintura", aí vem o user, novamente na humildade, e pergunta: Ok, é essa cola mesmo que queria saber, pois tenho revolver e tal... que cola é? e vem a resposta: "uma cola especial para essa aplicação".... Poxa vida! se tá no forum para fazer propaganda do trabalho, cria um site, um facebook, um orkut, folhetos, cria cursos.... faz tudo... mas não vem aqui! Que é onde o pessoal TROCA informação, e não angaria clientes...

Mesma coisa os mais fodões... estão acima de tudo e de todos, se reservam o direito de criticar, criar polêmica e não ajudam NADA!

Sabemos que muita gente legal aqui tem equipamentos maneiros e pode dar uma ajudinha ao Bruno, como ele pediu...

[]´s

Concordo. :+1

Essa questão do cara todo humilde chegar e perguntar sobre algo de instalação é a pura verdade mesmo, chega a dar agonia ver alguns tipos de respostas recebidos.... É f.oda.....

Abraços

Postado em (editado)

Outro tópico? Não crio não. Primeiro porque acho que não contribui para o forum um "qual é o melhor?", mas relatos de quem JÁ OUVIU determinado equipamento, com imparcialidade e controle das palavras, para não ser tendencioso, isso sim seria o ideal, - na minha opinião, claro - e depois, sempre gera discussões intermináveis e que me desanimam muito...

Blz Bruno,

Eu tb sou da paz... Eu esponho as minhas opiniões e tento ajudar a galera, nada mais do que isso...

Quando te propuz criar um outro tipo de tópico não foi no sentido de ser "qual é melhor?"... Seria como no exemplo do VRX que vc deu. Vc faz uma pesquisa, ve alguns relatos de que algum produto tenha soado mais "analitico", aí vc se interessa por ele, e então, vc abre um tópico perguntando unica e exclusivamente sobre este produto, que se fosse, por exemplo, o VRX, vc poderia abrir um topico e perguntar quem já o usou, em que set, se fez comparações (testes) com outros equipamentos, cabos utilizados e etc... Aí vc vai reunindo informações preciosas, já que vc tem dificuldades de acesso aos equipamentos...

Estive conversando com outro user por MP, que me relatou a experiência com o Scan 7000, e disse que soa analítico, onde no MEU entendimento, se dá pela formação do palco, etc.. Entende? É isto que buscava quando abri o tópico, mas obviamente que sem ter as opiniões de o que se tratava e de como agem os sets assim definidos, seria um outro tópico qualquer... Só tentei trazer conteúdo e base para que os relatos não ficassem vagos.

Pode ser que sim, mas tentei, como já disseram, nomenclaturar isso.. Acho que meu erro foi esse..

Não custa nada tentar... Mas não sei porque tanto desanimo em relação ao seu topico... Acho que tem algumas boas informações aqui.. Pode até não ser o que vc procurava, mas tem... E quanto ao pessoal que "corneta", acho que não deve se preocupar, pois cada um pensa de um jeito.. O que seria do amarelo se todos gostassem do vermelho? Se não te serve em nada o que o cara escreveu, ignore... Simple like that, como disse nosso colega acima.

Quanto ao Scan, claro que o meu é uma linha bem abaixo (e bem diferente) do 7000, mas apesar de um excelente detalhamento e uma boa construção de palco, ele tem tb um brilho bem caracteristico, que eu já pude ouvir em outros modelos da Scan. Não sei se da para classifica-lo como analitico...

EU concordo... A única coisa que difere o MEU aprendizado com o aprendizado de uma pessoa com anus de experiência no ramo, é que ela ganhou a experiência com o set dos outros.. e eu estou tentando ganhar com o meu próprio... (deixando a audição de lado, claro..) Da parte de ouvir instrumentos, shows ao vivo, sem amplificação, aprender auditivamente, etc.. É apenas uma questão de oportunidade, que ainda não tive muitas, ACREDITO EU.

A expereincia sem o conteudo não significa muita coisa, e o oposto tb é verdade! Como vc anda estudando e pesquisando muito, só te falta a pratica (assim como vc disse), e isso vc só consegue com o tempo... Portanto, tenha paciencia, que com certeza, vc chega lá :legal:

É isso ai.. me ferrar sozinho, mais uma vez, comprando equipamentos.. Só tenho a opinião de que se comprar um equipamento mais barato para ir fazendo UPs, gastarei bem mais com o tempo do que se juntar uma boa grana agora, mesmo que demore mais, mas compre os equipamentos que, segundo os relatos que tenho, trarão o que procuro.

Vc pode até gastar mais, mas a experiencia que vc vai ganhar será muito maior... E sou da opinião que é muito mais produtivo, a evolução pequena e gradual, assim vc aprende muito mais, com cada passo.

E cara, minha intenção quando escrevi sobre minhas experiencias e opiniões sobre o assunto foi de tentar te dizer que, eu acho, que não é um set analitico que vc procura... Talvez equipamentos que soem mais analiticos do que outros, o que é bem diferente de um set analitico...

[]s

Rui

Editado por Rui
Postado em

Pra min o X da questão seja a fadiga gerada pelo som, por exemplo o user RaoniPaiva comentou que muitos querem mesmo é ver o pau quebrar (não lembro se foram essas as palavras), mas no meu caso quando estou dirigindo por mais de horas num trecho mais movimentado prefiro ouvir musicas sertanejas, pois as eletrônicas (que curto mais) parece que me deixam mais nervoso.

E concordo com o Crasher, que nessa sua busca, vc ganhará experiencia pra montar sets que trarão um maior conforto pra ouvir músicas no carro, mesmo que não tenham todas essas características que vc busca.

Talvez eu só esteja tumultuando pois o som que deva ter mais qualidade que eu escuto é um MiniSystem gradiente que possuo há uns 8 anos...

Postado em

Rui, desde já, me desculpo por qualquer mal entendido que possa ter cometido.

A questão é: Criei o tópico para ter RELATOS do pessoal sobre os dois determinados "tipos" de áudio, para tentar entender em qual me enquadraria..

Como deixei claro lá no primeiro post, estava tentando entender melhor o que seria cada terminologia e quais os equipamentos que me trariam tais características. Só!

Ok, não é o melhor caminho? O melhor caminho seria escutar? Infelizmente, não tão fácil quanto óbvio.

...

Ou sera que nao era melhor ler sobre experiencias de outors foristas em topicos que falam da pratica, tracar um plano e tentar implementar.... Buscar referencia com som ao vivo, e uma vez na vida se juntar com outros hobbistas...

Abs

Bem, eu concordo com o Arisa na questão de que as experiências NÃO TENDENCIOSO seriam ideais para que eu tirasse algo de útil, mas até agora, poucos relatos foram dados. Já me reuni com foristas e já trocamos ideias. Inclusive, acredito que por não ter experiências auditivas, meu DIY estava bastante agradável, não estava? (Reginaldo, Rick, Rajjax, Guto, Luquinhas, entre outros podem dizer sobre).

Sempre procuro crescer e me desenvolver neste quesito, mas isso é feito na medida do possível, pois é um Hobby (caro, que vai grana bagarai, mas é um hobby), ou seja, não posso largar minha vida e meus compromissos por causa de um encontro de som automotivo a 600km, certo? Como disse, já fui em dois deles e acredito que aprendi algo

Bruno nao tem ninguem aqui no forum q mora perto de vc?

Sem referencia pratica fica mto dificil mesmo fazer um sistema diy.

Meu objetivo é, de acordo com os relatos de pessoas nas quais confio e sabendo o que procuro, montar o projeto, correr atrás para realiza-lo e com o tempo, ir conseguindo fazer os acertos com base em audições com os amigos em SP, por exemplo. Ou mesmo levando até um de meus amigos que (moram longe) possuem mais experiência que eu, etc.

Eu acho.

Sem uma discussão dessas, qualquer pessoa que não tenha noção que existem dois universos coexistindo vai se perder no tal do "toca pra ca*****", "toca muito", "espanca geral".

Aí voltamos àquela crítica que fiz, que nego ouve set com mcintosh, e vai pro tópico cheio de propriedade, dizer que só ouve maravilhas de mcintosh, mas que é uma mer**, não toca nada, colorido, lento e etc.

PORQUÊ?

Porquê não sabe que existem diferentes tipos de equipamentos para diferentes tipos de pessoas, que possuem diferentes tipos de percepção.

Você pode dizer que comida baiana é uma mer** e que gosta de japonesa. Só que, INCONSCIENTEMENTE sabemos que é meramente uma questão de gosto.

Já no áudio, não existe esta percepção. Tem gente que acha que existe verdade absoluta, caminho único e topo do pinheiro, e muita gente acredita por pura falta de conhecimento.

Sou 100% a favor deste tipo de discussão. Ela não morre no "toca muito".

Concordo 100%. Estou tentando encontrar um caminho PARTICULAR, mas que pode servir como base para outros foristas. Não apenas dando opinião de qual equipamento é melhor ou pior, mas trazendo as características que os mesmos demonstram para que isso possa ser utilizado na escolha do set.

Postado em

Apenas reforçando:

...

Por exemplo, já li relatos sobre os VRX serem analíticos, e pelo que entendi, a pessoa usou o termo para expressar certa facilidade que o amp. possui em recortar os instrumentos, em melhor posiciona-los, etc.. É este tipo de informação que tentei obter com o tópico, além de é claro, relatos sobre o tema, mas não foi/é isso que veio à tona.

...

...

Bom, eu acho que é exatamente o contrário do que comentaram.

Depois de escutar trocentos sets os mais diversos e testar toneladas de coisas, uma das coisas que vc aprende é não cair no erro de tentar classificar a sua percepção auditiva. Ficar procurando se enquadrar em algum tipo de grupo é contraproducente.

Não confundir, por ex, com períodos de maior interesse por determinados quesitos. Em alguns momentos vc se pega perseguindo loucamente precisão tonal, imagem, dinâmica e sabe-se lá mais o que. Mas tudo isso passa e a única coisa que muda é a experiência que vc ganhou no processo. No fim você continua lidando com áudio da mesma maneira, porém com mais propriedade e segurança.

Enfim, não me entendam errado. Eu não sou contra esse tipo de abordagem, os textos, os topics e etc.

Apenas comentei especificamente sobre este topic, que foi aberto com uma finalidade muito particular.

Se o autor e outros foristas realmente acreditam que é possível "encontrar o caminho" se guiando por "analiticos vs musicais vs a atividade cerebral", eu não tenho mais nada para falar.

Exato, "finalidade particular", pois servirá para EU traçar um norte e seguir em frente, na busca pelos equipamentos que segundo os relatos dos amigos, poderão dar o que procuro.

Nada mais é do que traçar um objetivo a ser seguido, apenas isso.

...

Se o autor e outros foristas realmente acreditam que é possível "encontrar o caminho" se guiando por "analiticos vs musicais vs a atividade cerebral", eu não tenho mais nada para falar.

Não se trata de acreditar que é possível encontrar um caminho, mas traçar um objetivo, como já disse e tentar correlacionar os equipamentos que são mais parecidos com as características procuradas.

O título do tópico, como já ficou dito e claro no primeiro post, serviria apenas para caráter informativo e iniciativo para uma série de relatos sobre definição de cada nomenclatura e indicações dos produtos que pudessem prover as características procuradas.

Blz Bruno,

Eu tb sou da paz... Eu esponho as minhas opiniões e tento ajudar a galera, nada mais do que isso...

Quando te propuz criar um outro tipo de tópico não foi no sentido de ser "qual é melhor?"... Seria como no exemplo do VRX que vc deu. Vc faz uma pesquisa, ve alguns relatos de que algum produto tenha soado mais "analitico", aí vc se interessa por ele, e então, vc abre um tópico perguntando unica e exclusivamente sobre este produto, que se fosse, por exemplo, o VRX, vc poderia abrir um topico e perguntar quem já o usou, em que set, se fez comparações (testes) com outros equipamentos, cabos utilizados e etc... Aí vc vai reunindo informações preciosas, já que vc tem dificuldades de acesso aos equipamentos...

Então Rui, este tópico serviria para isto, mas não tive oportunidade de pedir os relatos como eu desejava, pois o tópico foi desvirtuado antes mesmo de eu entender o significado das terminologias.

...

Não custa nada tentar... Mas não sei porque tanto desanimo em relação ao seu topico... Acho que tem algumas boas informações aqui.. Pode até não ser o que vc procurava, mas tem... E quanto ao pessoal que "corneta", acho que não deve se preocupar, pois cada um pensa de um jeito.. O que seria do amarelo se todos gostassem do vermelho? Se não te serve em nada o que o cara escreveu, ignore... Simple like that, como disse nosso colega acima.

Quanto ao Scan, claro que o meu é uma linha bem abaixo (e bem diferente) do 7000, mas apesar de um excelente detalhamento e uma boa construção de palco, ele tem tb um brilho bem caracteristico, que eu já pude ouvir em outros modelos da Scan. Não sei se da para classifica-lo como analitico...

Você tem razão mais uma vez, por isso estou postando tudo isso, para tentar reaver o tempo perdido e conseguir os relatos que procuro.

Independente do "tipo" ou do nome dado às características do equipamento, procuro algo que me dê total sensação de foco, imagem, etc, como já disse.

De acordo com o que já relatei, estou esperando dois VRX4.300 e estou em busca do restante do set. Minha meta é um 3 vias ativo com Scans Revelator. A linha Revelator sempre me chamou muito a atenção e se tornou um sonho de consumo devido aos relatos sobre a mesma, pode ser que chegou a hora de tentar um set com ela.

18W + 12M + 7000.

Postado em

E cara, minha intenção quando escrevi sobre minhas experiencias e opiniões sobre o assunto foi de tentar te dizer que, eu acho, que não é um set analitico que vc procura... Talvez equipamentos que soem mais analiticos do que outros, o que é bem diferente de um set analitico...

Eu entendi isso, grande Rui. É como eu disse, não sei se é exatamente um set analítico que procuro, por isso tentei entender exatamente o que isso significava. Acredito que , como a maioria das pessoas, só ficarei satisfeito com um certo equilíbrio entre o analítico e o musical (mesmo que sem nomeá-los).

Postado em

Bom, o set seria:

Player: Pioneer P99RS;

Amps: 2x VRX4.300;

Kit: 3 vias Ativo SS Rev;

Sub: Indefinido;

Cabos Speaker: 4S8 para mids + Supra PLY3.4 para midrange e tws;

Cabos RCA: Separei umas 5 opções para testar;

É isso ai. Alguém já teve experiências com estes equipamentos especificamente? Agradeço se puderem gastar um pouquinho de seu tempo, contando-as.

Abraços.

Postado em

Belo player Brunao. Onde adquiriu? Pode mandar mais infos por MP?

po***, vai ter uma trabalheira heim pra socar isso td de equip no carro! E 8 canais a disposição(7 na verdade) vai ficar bem fominha isso ai. Pensa tbm na alimentação para essas crianças.

Abs

Postado em

Belo player Brunao. Onde adquiriu? Pode mandar mais infos por MP?

po***, vai ter uma trabalheira heim pra socar isso td de equip no carro! E 8 canais a disposição(7 na verdade) vai ficar bem fominha isso ai. Pensa tbm na alimentação para essas crianças.

Abs

Então Raoni, o player eu não comprei ainda.. comecei o set esse mês, nem os amplificadores chegaram ainda. Acabo de conseguir os SS 12M por um preço bastante convidativo também.

A coisa toda vai demorar um pouco, porque to vendendo o Golzinho para comprar uma casa e depois vou correr atrás de um outro carro (quero sedã).

Quanto à alimentação, verei algumas coisas ainda, mas de antemão, sei que será cabeamento 1/0 AWG da bateria do cofre até a bateria aux. e depois dela, 4 AWG para os amps.

Tem mais: Não ouço o som em volume alto, sempre moderado, com apenas uma bateria de 75A, nunca me faltou usando a 5.1k...

Abraços.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...