Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

JEK

JL AUDIO 12wx Selada ou Dutada?

Recommended Posts

Postado em

Oi pessoal,

Alguem pode me ajudar nesse projeto?

Tenho medo de perder muito spl na caixa selada mas em compensação fico com medo de perder muita qualidade na dutada...

Parametros:

Free Air Resonance (Fs): 27.43 Hz

Electrical “Q” (Qes): 0.596

Mechanical “Q” (Qms): 9.970

Total Speaker “Q” (Qts): 0.562

Equivalent Compliance (Vas): 3.337 cu. ft. / 94.49 liters

One-Way, Linear Excursion (Xmax)*: 0.375 in. / 9.5 mm

Reference Efficiency (no): 0.314%

Efficiency (1W/1m)**: 87.17 dB SPL

Effective Piston Area (Sd): 76.950 sq. in. / 0.0496 sq. m.

DC Resistance (Re): 3.51 ohm

Nominal Impedance (Znom): 4 ohm

Thermal Power Handling (Pt): 200W

Driver Displacement: 0.048 cu. ft. / 1.36 liters

Net Weight: 5.8 lbs. / 2.63 kg

Caixa selada 40 litros.

Dutada 55 litros.

E ai pessoal?

Abraços!

Postado em

Ta doido ? selada o grave fica mais forte, mais encorpado num engasga...só perde em subgrave.

Depende o sub, do amp, do volume da caixa, da sintonia...

Postado em

nao Thiago....o negocio nao eh esse....

temos q analizar oq o cara escuta...

temos q analizar qual AMP o cara ira usar..

depende de tudo....oq o cara considera como qualidade, pois existem pessoas q colocam uma D250X e um ST da Selenium e acha q ta abanfando com seu som de Qualidade!!! hehehe

vamos ver o q o "JEKa" vai falar ae!!!

Postado em

Quero saber na pratica!

De qualquer forma respondendo, TODOS TIPOS DE MUSICA, todos mesmo! O que escuto pouco é rock pesado mas tbm escuto!

Postado em

entao vai de SELADONA msm!!!

a caixa Selada se sobressai bem em todos os tipos de musica....so as musicas q descem com força(HipHop MotherFuckNiggaBass) q ela perde um pouco....e a diferença de SPL nao eh das gigantes...eu tinha um Bravox UXP na selada....quando dutei a caixa....o SPL deu uma melhoradinha....mas na moral...a SELADA toca tudo em quanto eh musicas!!!

se tu escuta diversas musicas....vai de Selada....

se escuta so Hip Hop, Funk e outros.....vai de Dutada q da mais SPL e tem menos qualidade!!!

Espero ter ajudado!!!

:legal:

Postado em

O medo é que sempre vou de sq para spl depois volto ... vou e volto o tempo todo ...

E como tô de 15" extreme com 1500 rms aplicando e mudar para 200rms fico com medo de ficar sem spl... tenho que passar uns dias para me adaptar ainda.

Postado em

Tb tenho o gosto variado e tanto o meu 10W0 quanto o 10W6 prefiro com a dutada. Na selada, parece q o sub morre. Agora q estou usando 10W6, estou cortando em 40hz-24db. Com o 10W0, cortava em 50hz-12db.

Se vc tá com um extreme de 15" acredito q ñ vá se arrepender da dutada. E qualquer coisa, é só tampar o duto e vc poderá testar o sub numa selada. :legal:

Postado em

nao Thiago....o negocio nao eh esse....

temos q analizar oq o cara escuta...

temos q analizar qual AMP o cara ira usar..

depende de tudo....oq o cara considera como qualidade, pois existem pessoas q colocam uma D250X e um ST da Selenium e acha q ta abanfando com seu som de Qualidade!!! hehehe

:legal:

Não dá p/generalizar. Tem q estudar o set completo, como e onde será usado. E o pior é q ainda tem q fazer tudo isso levando em consideração o gosto de cada um, pois será o ouvido do dono q irá dizer o q agrada e o q ñ agrada.

Postado em

Pois é, aqui tá basico,

Nar kevlar 6 nas portas.

Selenium 1tw1.

E resolvi testar um midrange de 3" e agora tô achando um lixo sem ele.

Ai entra o JL AUDIO 12wx...

O problema é que ia fazer uma caixa de fibra para selada e de madeira para dutada!

Postado em

Pois é, aqui tá basico,

Nar kevlar 6 nas portas.

Selenium 1tw1.

E resolvi testar um midrange de 3" e agora tô achando um lixo sem ele.

Ai entra o JL AUDIO 12wx...

O problema é que ia fazer uma caixa de fibra para selada e de madeira para dutada!

Faz a dutada... depois testa ela selada.

Postado em

ow entao pode tentar uma Dutada de uns 45L livres....ae qualquer coisa....vc tampa o Duto e ve qual modelo de caixa lhe agradara mais!!!

mas como vc ta acostumado com o Extreme....acho dificil nao querer a dutada!!! heheeh

VLW

Postado em

Então vamos lá... alguem pode ajudar a fazer uma caixa para esse sub? DUTADA!

Estou perdido nessa litragem...

A Jl audio recomenda fazer uma caixa com 55 litros e 39 litros livres, só posso entender que eles descontam o duto todo, digo, toda a parte interna do duto, então deve ser por isso que ela fica com 39 litros livres... só pode pq não imagino um sub de 200 rms de 12" consumir 16 litro de uma caixa.

Sintonizada em 30hz e f3 em 39hz.

Quando coloco no programa uma caixa com 55 litros (pelo programa 49 litros livre) e sintonia em 30hz ela fica com f3 33hz.

Quando coloco no programa uma caixa com 39 litros livre e sintonia 30hz o f3 vai apra 37hz.

Postado em

Então vamos lá... alguem pode ajudar a fazer uma caixa para esse sub? DUTADA!

Estou perdido nessa litragem...

A Jl audio recomenda fazer uma caixa com 55 litros e 39 litros livres, só posso entender que eles descontam o duto todo, digo, toda a parte interna do duto, então deve ser por isso que ela fica com 39 litros livres... só pode pq não imagino um sub de 200 rms de 12" consumir 16 litro de uma caixa.

Sintonizada em 30hz e f3 em 39hz.

Quando coloco no programa uma caixa com 55 litros (pelo programa 49 litros livre) e sintonia em 30hz ela fica com f3 33hz.

Quando coloco no programa uma caixa com 39 litros livre e sintonia 30hz o f3 vai apra 37hz.

Cara, voce chegou a ler o manual desse sub? aquele disponibilizado no site da JL?

Postado em

Cara fiz as contas e pra mim deu arredondando 50 litros internos, sem descontor o sub.

Eu faria a caixa do manual mesmo. Ja experimentou colocar esse volume no programa pra ver a altura muito a resposta?

até onde eu sei esses programas usam tecnicas de regressão linear pra achar a melhor curva de ajuste, de acordo com os dados inseridos, volume e o valor "r" da reta. Tenta colocar o valor da JL de 39 litros pra ver se muda muito a resposta na simulação.

Postado em

Ai com a caixa com as medidas do manual, segundo o software 49 livres, 30hz, f3 em 33hz

originalo.png

Uploaded with ImageShack.us

Agora com 39 livre 30hz, f3 37

39litros.png

Um no outro.

1noo.png

Eu tô ficando velho, não me lembro mais de nada kkkkk, tô precisando de ajuda até para instalar o som kkkkk.

Tô perdido!

Postado em

Voce mesmo ta vendo que a mudança é muito poucam né?

faz 39 litros livre mesmo e boa.

A diferenca é pouca relativamente... são quase 2 db de diferenca!

Em 57 hz elas se cruzam e a caixa menor (39 livres) passa e fica meio db a mais.

Eta dúvida cruel!

Postado em

Rapaz, eu acho que a grande diferença mesmo está entre 25 e 40~50hz,

você acha que vale a pena fazer uma caixa com 10 litros a mais para

ter um ganho de ~2db nessa faixa? Se sim, faz a maior, se não, a menor.

Já que você está na dúvida entre essas duas opções.

Postado em

Lembre-se que ai ñ mostra a curva com o corte LP. Ou seja, se vc tá olhando p/os 57hz e vai cortar em 40hz (por exemplo), a resposta ñ será a mesma q vc vê ai.

Se ñ me engano, a JL sugere uns 28,8l p/meu sub (10W6v1). Ele tá numa caixa com ~36,74l, sintonizado em ~27hz e cortado em 40hz-24db. Tá gostoso. O sub vem de frente. :rolleyes: Quero só ver como vai ficar quando instalar os 6W0 na frente. :vts

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...