Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
everton_m7

Trio em 5 vias

Recommended Posts

Em miúdos:

Falante de 21' requer MUUITO espaço, processamento e só presta se for de marca TOP! Se for comprar Tomahawk, Ultravox... melhor nao arriscar!

TRio 5 vias é enxame demais, coisa de quem tem grana sobrando ou quer mostrar equipamento! 3 vias tá de bom tamanho! Woofer 18', woofer 12' e ti 2'.... gasta-se menos, tem menos trabalho pra alinhar e o resultado é garantido!

Faltou algo? rsrs

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em miúdos:

Falante de 21' requer MUUITO espaço, processamento e só presta se for de marca TOP! Se for comprar Tomahawk, Ultravox... melhor nao arriscar!

TRio 5 vias é enxame demais, coisa de quem tem grana sobrando ou quer mostrar equipamento! 3 vias tá de bom tamanho! Woofer 18', woofer 12' e ti 2'.... gasta-se menos, tem menos trabalho pra alinhar e o resultado é garantido!

Faltou algo? rsrs

O meu set é assim só que ao invés de 12 é 10...tem algo pra acrescentar alem de um crossover???

equips:

2 Krhomus 18"

2 10PW3

2 TI over 4626

1 SD2500

1 Pone

1 Bat 100A (ñ sei a marca) + 60A no cofre (moura)

1 Fonte de 75A

E aí, faz o que???

rsrs

até mais.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu set é assim só que ao invés de 12 é 10...tem algo pra acrescentar alem de um crossover???

equips:

2 Krhomus 18"

2 10PW3

2 TI over 4626

1 SD2500

1 Pone

1 Bat 100A (ñ sei a marca) + 60A no cofre (moura)

1 Fonte de 75A

E aí, faz o que???

rsrs

até mais.

Se as vias estiverem alinhadas fisicamente, já ajuda e muito.Um crossover 3 vias seria interessante. Pode começar os cortes por décadas e ir acertando . via low de 20 a 200hz (20 seria o começo teorico, teria que aplicar subsonico para não danificar o falante) , via mid de 200 a 2khz e via high de 2khz até 20khz. Veja que temos 3 decadas certinho. Podem não ser os cortes ideais, teria que analisar resposta de cada transdutor, caixa corneta e etc, mas já é um otimo ponto de partida.

Quanto o que o amigo falou dos subs de 21" , a aplicação profissional como o mesmo citou é totalmente diferente do ambiente automotivo.Como eu falei anteriormente, qualquer Subwoofer profissional que esteja na mala do carro já vai estar a pelo menos uns 50cm do chão e ae esquece subgraves de verdade.

Já no caso do PA, você tinha 24 subs todos acoplados e com certeza no chão, ganhando uns 6db de ganho pelo menos(3 de acoplamento e 3 por estarem refletindo a onda no chão) sem falar que com certeza tinha um processador por trás .

Quem quiser se aprofundar na leitura, sugiro recorrer à audiolist que tem artigos mt bons sobre fisica aplicada no audio.

Compartilhar este post

Link para o post

Se as vias estiverem alinhadas fisicamente, já ajuda e muito.Um crossover 3 vias seria interessante. Pode começar os cortes por décadas e ir acertando . via low de 20 a 200hz (20 seria o começo teorico, teria que aplicar subsonico para não danificar o falante) , via mid de 200 a 2khz e via high de 2khz até 20khz. Veja que temos 3 decadas certinho. Podem não ser os cortes ideais, teria que analisar resposta de cada transdutor, caixa corneta e etc, mas já é um otimo ponto de partida.

Quanto o que o amigo falou dos subs de 21" , a aplicação profissional como o mesmo citou é totalmente diferente do ambiente automotivo.Como eu falei anteriormente, qualquer Subwoofer profissional que esteja na mala do carro já vai estar a pelo menos uns 50cm do chão e ae esquece subgraves de verdade.

Já no caso do PA, você tinha 24 subs todos acoplados e com certeza no chão, ganhando uns 6db de ganho pelo menos(3 de acoplamento e 3 por estarem refletindo a onda no chão) sem falar que com certeza tinha um processador por trás .

Quem quiser se aprofundar na leitura, sugiro recorrer à audiolist que tem artigos mt bons sobre fisica aplicada no audio.

valeu...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu prefiro trabalhar assim:

2x18 pol para: 30Hz á 80Hz

4x12 pol para: 80Hz á 200Hz

4x8 pol para : 200Hz á 1K

2ou4xDrivers de 4pol para: 1K á 5 khz

2ou4xTweeters para: acima de 5Khz...

Crossovers 24db/8ª

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

DAD, aí vc estaria subutilizando os 12' ;)

Compartilhar este post

Link para o post

!!! sobre o desempenho de sub´s de 21" ou 18" gerando "subgrave" certamente os dois apresentaram diferença , do chao para dentro de um carro,e assim para o exterior. Porem jamais sera algo totalmente diferente. A diferença sera valível tanto em 21" quanto em 18" mas satisfatoria!...e a utilizaçao de 18" para sub-grave tendo a caixa dentro do carro, hoje em dia se tem com muita aceitaçao para quem usa!

Compartilhar este post

Link para o post

DAD, aí vc estaria subutilizando os 12' ;)

Opa!...bem, eu goto de usar nesta faixa, mesmo porque a transparência dos woofers acima de 200hz é muito pobre, e cai bem na faixa de resposta mais linear da maioria do woofers de 12 pol!

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Depende do woofer! Um hpx 2120 ou eros 312LC não deixam NADA a desejar até uns 1~1.5khz (2khz no caso do HPX)

Compartilhar este post

Link para o post

Depende do woofer! Um hpx 2120 ou eros 312LC não deixam NADA a desejar até uns 1~1.5khz (2khz no caso do HPX)

Veja bem, até responde, mas a transparência costuma ser meio velada...mas dá para aceitar para trios de 3 vias....

Eu uso assim, aliás uso td em paralelo...deu um resultado satisfatório para uso popular...currasco...rsrsr

[¨]

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo em paralelo? Comassim? no mesmo amp? O.O

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo em paralelo? Comassim? no mesmo amp? O.O

Isso, dá uma olhada neste vídeo:

2 Over Still 300/4 ohms + D-250x + 2 ST200 + 1 D-700.2 + bateria original 60A

lógico com devidos capacitores...

Compartilhar este post

Link para o post

Esse over é 12 ou 15'? O.O

Compartilhar este post

Link para o post

Esse over é 12 ou 15'? O.O

É de 12 pol...estou mudando agora para terminar o set...vou por o Bruthus 1200/4 ohms (600w rms) + 1 D-1500.2; e mais uma caixa pra sub de 18 pol + D-3000.4, ainda vou ver qual sub....

este sistema responde bem até 80Hz...a caixa é uma LT.

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Então Vamo lá,

Pra quem gosta de um bass mais "inteiro", um boa opção de set seria POR EXEMPLO:

2 sds 818 30 até 90hz (sintonizado a uns 48~49 hz)

2 312lc 90 até 1000 hz (sintonizado a uns 95 hz numa caixa bem plana pra não ficar pancada picuda) Me falem sobre possíveis cancelamentos

2 D405

2 HST 600

OpO OpO OpO OpO

e aí que q vcs me dizem?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que fiz alguma besteira pq a galera me deixou no vácuo

Vamos reformular a pergunta:

O som da combinação

2 de 18 (30 até 90 hz)

2 de 12 (90 até um pouco +1000 hz)

é satisfatório para frequências médio graves?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que fiz alguma besteira pq a galera me deixou no vácuo

Vamos reformular a pergunta:

O som da combinação

2 de 18 (30 até 90 hz)

2 de 12 (90 até um pouco +1000 hz)

é satisfatório para frequências médio graves?

Fica razoável...o ideal seria usar mais uma via hand26 com 8 pol...mas já dá um som equilibrado!

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Fica razoável...o ideal seria usar mais uma via hand26 com 8 pol...mas já dá um som equilibrado!

hand26

Eu falei de trio em 5 vias, mas o pessoal me falou possíveis cancelamentos de fase...

e me recomendaram ler alguns artigos,

mas eu não enetendi por causa do meu baixo conhecimento

pasmafaute:(

um dia eu aprendo...

Compartilhar este post

Link para o post

Possível é, mas só para instaladores muito experientes e que saibam calibrar...o mais prático para ter resultado excelentes é o 4 vias:

Sub + woofer+ driver+ ST...

A probabilidade de erro é bem menor!

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente tópico :legal:

vlw, tudo pela multiplicação do conhecimento

Editado por everton_m7

Compartilhar este post

Link para o post

Vi um conceituado membro do forum dizendo:

"JAMAIS um falante tocando ao lado do outro vai causar qualquer cancelamento, desde que estejam em fase entre si, e estejam tocando frequência inferior à frequência com comprimento de onda igual a 2x a distância entre o centro dos cones"

Então veio a dúvida...

Pesquisei...

Não achei... pasmafaute

Então perguntarei: O que são essas fases ?

Desde já

Agradeço.

:legal:

Edit: Corrigindo a transcrição errada

Editado por everton_m7

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post

Vi um conceituado membro do forum dizendo:

"JAMAIS um falante tocando ao lado do outro vai causar qualquer cancelamento, desde que estejam em fase entre si, e estejam tocando frequência inferior à frequência com comprimento de onda igual a 2x a distância entre o centro dos cones"

Então veio a dúvida...

Pesquisei...

Não achei... pasmafaute

Então perguntarei: O que são essas fases ?

Desde já

Agradeço.

:legal:

Edit: Corrigindo a transcrição errada

Bem, estou acabando de estudar ondas, mas as eletromagnéticas, que no fundo é o mesmo princípio das ondas sonoras.

A fase da onda é o ângulo com que ela está defasada ou atrasada em relação a um referencial. Passando o conhecimento pra um par de alto-falantes, quando eles estão defasados, acredito que seja um ângulo de 180º, ou seja, em vez dos falantes criarem pontos de máximo no cruzamento das ondas, eles criam pontos de mínimo, se cancelando. Para ilustrar pense que você está com duas pedras na mão e as joga simultaneamente num lago, as ondas geradas irão criar pontos mais altos que uma só criaria. Mas se você jogar uma e após metade do período de oscilação jogar a outra (ilustrando uma defasagem de 180º), em vez de criar pontos de máximo, o máximo de uma irá cruzar com o mínimo da outra, se cancelando. Na prática não ocorre bem isso, por causa das perdas, variação da intensidade de acordo com a distância, bla bla bla

Partido para os cálculos, como um bom aprendiz de engenheiro eletricista (rsrssr), a equação do comprimento de onda é dada por: v="lâmbda".f, onde "v" é a velocidade do som no ar (aproximadamente 370m/s), "lâmbda" é o comprimento de onda desejado para a frequencia e "f" é a frequência.

No caso de usarmos 50Hz de frequencia (como já está em Hz, basta aplicar diretamente na fórmula), o comprimento de onda relativo a tal oscilação será de 7,5m. Para 60Hz, 6m. Para 90Hz, 4m.

Considerando uma distância de 80cm entre um centro e outro (0,8m), 2x0.8 = 1,6m. Novamente aplicando na fórmula, isto garante uma frequência de 230Hz.

Trocando em miúdos o comentário do colega, o falante tocando abaixo de 230Hz (considerando uma distância de 80cm entre o centro dos cones), não há cancelamento de onda, ou seja, é beleza demais!! rsrsrsr

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...