Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Andre Barros

((Duvida)) Cancelamento de fase (Frequencias)

Recommended Posts

Olá pessoal,

Eu tenho 2 UXP Power de 12'' e gostaria de colocar mais um sub, o correto seria outro UXP, porem apareceu um negocio bom em um E2k. Gostaria de saber se havera cancelamento de faze se tocar os tres juntos.

O carro é um Vectra A o modulo sera um taramps 2.5 ou um stetsom 2.5.

A caixa sera dutada para os tres

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Li que o que casou a maioria dos cancelamentos de faze é a sencibilidade diferente dos Subs, no caso o UXP e o e2k tem a mesma sensibilidade 87dB...

Compartilhar este post

Link para o post

cara, tem muito carro por ae que tocam com subs diferentes, e tocam horrores mesmo assim!

Acredito que possa ocorrer sim algum cancelamento, mas mizeros!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tinha uma dúvida se o mais forte não iria "abafar" o outro.

Uma vez liguei um woofer de 15 no carro pra ajudar a faze mais barulho no carnaval, mas ele só atrapalhava, meu uxp sozinho tocava melhor q ele pra fora, o uxp abafava o som dele, no fim o woofer só servia pra faze barulho feio e estragar o som...

Compartilhar este post

Link para o post

Dois subs de mesmo modelo ja não tocam igual, imagine subs com especs totalmente diferentes, acho que uma saida seria instala-los fisicamente e eletricamente invertidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já utilizei o meu JL 12w6 e + 2 257d4 mas em caixa individuais e separadas pra dar um rolezinho... vixi, não valeu o trampo, o meu sub sozinho estava melhor... ou os 2 pioneer sem o JL tbm tocavam bastante, mas qdo juntava tudo ficava muito estranho, pois se via todos subs excursionando bastante, mas não se sentia pressão ou se ouvia grave tão forte.

Compartilhar este post

Link para o post
Dois subs de mesmo modelo ja não tocam igual, imagine subs com especs totalmente diferentes, acho que uma saida seria instala-los fisicamente e eletricamente invertidos.

Isso não vai adiantar/mudar nada. Se vc inverte fisicamente e eletricamente, troca "seis" por "meia dúzia". Na verdade, invertido o cone refrigera melhor e etc.. vantagens já vistas aqui! mas em termos de cancelamento, não muda NADA!!!

Eu já utilizei o meu JL 12w6 e + 2 257d4 mas em caixa individuais e separadas pra dar um rolezinho... vixi, não valeu o trampo, o meu sub sozinho estava melhor... ou os 2 pioneer sem o JL tbm tocavam bastante, mas qdo juntava tudo ficava muito estranho, pois se via todos subs excursionando bastante, mas não se sentia pressão ou se ouvia grave tão forte.

Nesse teu caso, devias ter tentado inverter a fase de um deles... pode ser (muitaa certeza) que um estivesse invertido em relação ao outro! "No olho" você pode as instalações todas corretinhas.. mas de repente algum dos amps tinha defasagem na fase em 180º o que acabava gerando cancelamentos!

Bom pessoal, poder usar.. até pode! Desde que use-os na mesma fase! (positivos e negativos ligados corretamente) Mas como citei acima, pode ser que um dos amps esteja invertendo a fase e isso faz com que os subs se cancelem!

Aconteceu uma coisa engraçada a um ano atrás +/-: Eu tava na praia, tocando com meu sobrinho. Eu com 4 protechs light 12' + 4 drive e 2 tw.. e ele com 2 spyder trio 15', 4 drive e 2 tw... sendo que o grave tava até bacana... mas nada "anormal". Parecia que apenas um dos sons ligados dava o mesmo grave (que os dois)... parecia que apenas as "altas" tavam se somando.

Nisso enquanto o som tocava e a galera dançava, eu fiquei fuçando os dois sons.. o meu um SD1000 e o dele não lembro, mas acho q era um Bbuster, algo assim. Quando vi no amp dele: Inv. fase: 180º (tava todo no maximo). Fui lá e zerei o 'inversor de fase'... NUSS.. foi estrondosa a diferença! Os sons meio que "se somaram" de verdade... ficou um grave muuito mais forte e presente.. todo mundo olhou pro som na hora, pq parecia outro som!

Enfim, eram falantes totalmente diferentes, mas se estiverem com fases invertidas, vão se cancelar... e dar a impressão e apenas um ou outro toca mais sozinho! Mas já com as fases corretas, o som se soma!

Uma coisa chata que pode acontecer é que.. um falante tem pico "aqui" outro tem pico "ali"... o som em termos de qualidade vai ficar meio que uma salada! Mas pra quem só quer um ganho de SPL, tá valendo!

Outra coisa chata... é que... ao usar falantes do mesmo (mesmo modelo marca e diametro) você consegue um ganho "a mais", chamado de ACOPLAMENTO. Esse tal de acoplamento gera um ganho bacana e quando em grandes quantidades ainda ajuda a alcançar frequencias mais baixas!

Então meu conselho é esse! Se puder comprar subs do mesmo, mesmo que sejam 2 mais fracos (no lugar do e2k), vale a pena! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal acho q o problema foi resolvido...

troquei o taramps 1.2k por um Stetsom 2.5k e peguei mais um UXP pra casar tudo certinho...

ou seja agora serao 3 UXP , acredito que nao vai haver cancelamento de fase

Obrigado a todos pela ajuda

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...