Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RGS

Cancelamento De Fase

Recommended Posts

Caros Amigos,

Quando fui instalar a minha caixa de médios-graves no meu sistema, simplesmente o som dos graves não "chegava". Então, o instalador inverteu a fase dos pw3 e ficou evidente a melhora no som.

A que se deve isso ?

Isso é uma regra geral ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Caros Amigos,

Quando fui instalar a minha caixa de médios-graves no meu sistema, simplesmente o som dos graves não "chegava". Então, o instalador inverteu a fase dos pw3 e ficou evidente a melhora no som.

A que se deve isso ?

Isso é uma regra geral ?

Up que a pergunta é boa !!!

Ta usando qual potencia ???

Compartilhar este post

Link para o post
Isso é uma regra geral ?

Sim..[?]

Não sei explicar o que acontece mais enfim, com a fase invertida o grave "não sai".

Compartilhar este post

Link para o post
Caros Amigos,

A que se deve isso ?

Isso é uma regra geral ?

Sim, é uma regra geral!!!! É um fenômeno conhecido como interferência destrutiva, é quando a crista de uma onda encontra o vale de outra, é como somar 2 com -2, o resultado é sempre zero. É assim que funcionam os fones de cancelamento acústico. Se um sub está em fase, e o outro está fora de fase esse cancelamento ocorrerá!!

Se quiserem algo mais tecnico pm me!

[]s

Sabongi

Compartilhar este post

Link para o post
Caros Amigos,

A que se deve isso ?

Isso é uma regra geral ?

Up que a pergunta é boa !!!

Ta usando qual potencia ???

4.8 performance pros médios...

Cara a diferença no som é gritante...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara.. eu acho mais provável q ele tenha vacilado e colocado a fiação de um deles normal e a outra invertida... gerando o cancelamento! aih qd ele "desinverteu" (Se é que existe essa palavra) o som melhorou mt (o que seria esperado).

Bom... o falante funciona (em linguagem popular) empurrando o cone e gerando ondas sonoras através do ar. Se um falante tá empurrando e o outro puxando (fases invertidas) boa parte do som que sái de um vai ser cancelado pelo som que foi puxado pelo outro!!!

Quer um bom exemplo? imagine que vc e seu amigo estão segurando uma bola de assopro gigante... e vcs precisam fazer algo com ela! ou encher até estourar, ou muchar! Então imagine que vc decide assopar pra estourar.. e seu amigo decide puxar o ar pra ela muchar! O que acontece? Um cancela o trabalho do outro! O mesmo serve pros falantes!

Resumindo: Ou os dois "empurram" ou os dois "puxam"... a não ser q vc queira fazer uma isobárica... mas aí são outros 500! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Cara.. eu acho mais provável q ele tenha vacilado e colocado a fiação de um deles normal e a outra invertida... gerando o cancelamento! aih qd ele "desinverteu" (Se é que existe essa palavra) o som melhorou mt (o que seria esperado).

Bom... o falante funciona (em linguagem popular) empurrando o cone e gerando ondas sonoras através do ar. Se um falante tá empurrando e o outro puxando (fases invertidas) boa parte do som que sái de um vai ser cancelado pelo som que foi puxado pelo outro!!!

Quer um bom exemplo? imagine que vc e seu amigo estão segurando uma bola de assopro gigante... e vcs precisam fazer algo com ela! ou encher até estourar, ou muchar! Então imagine que vc decide assopar pra estourar.. e seu amigo decide puxar o ar pra ela muchar! O que acontece? Um cancela o trabalho do outro! O mesmo serve pros falantes!

Resumindo: Ou os dois "empurram" ou os dois "puxam"... a não ser q vc queira fazer uma isobárica... mas aí são outros 500! :legal:

Acho que não, os fios de ambos os falantes foram ligados corretamente...até porque retiramos os altofalantes da caixa e vimos que a ligação dos polós - módulo estava correta, quando invertemos a fase de ambos os falantes é que o som chegou...quando comprei o crossover que faz esse trabalho de inversao de fase...invertemos novamente no módulo e deixamos a cargo do crossover...é foi observado o mesmo fato, o grave não chegava.

Mas faz muito sentido o que você falou.

Compartilhar este post

Link para o post

Os falantes eram novos?

Se sim pode ter vindo de fabrica invertido as vezes rola isso, ai é só inverter mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Os falantes eram novos?

Se sim pode ter vindo de fabrica invertido as vezes rola isso, ai é só inverter mesmo.

:+1 Isso msm! Teve um colega aqui que comprou um extreme e uma das bobinas veio com as 'pernas' invertidas! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Cara fiquei encucado, vo tirar os falantes da caixa e fazer o teste com o multimetro...

Depois posto aqui

Compartilhar este post

Link para o post

Basta testar com uma bateria, mesmo sem tirar da caixa! Liga o positivo do falante num positivo de bateria (dessas 9v)... e o negativo idem! Se o falante 'pular' pra frente, tá td blz! Se ele 'recuar' o cone.. é pq tá invertido! Precisa nem tirar da caixa! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...