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gazolli

Cancelamento De Ondas

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Tudo bom? Já li pelo fórum que subs virados um de frente pro outro podem causar cancelamento de frequências. Isso parece lógico e tudo mais, mas hj estava reparando bem nas fotos do Vectra do MDIANA (http://mdiana.zip.net/index.html)

 

São dois JL10W0 virados um pro outro, certo? E o cancelamento de ondas???

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na verdade o cancelamento ocorre quando as ondas da frente encontram as de trás do mesmo sub, ou de outro sub q esteja em paralelo com ele! Imagine q o q sái pela frente eh (+) e pelo fundo eh (-).. com os subs um di frente pro outro fica assim:

 

[sUB> (+) (+)<SUB]

 

si tiver uma saída pra essa pressão (um bom duto ou o ar livre (porta malas) tah blz!

seria cancelamento si fosse assim:

 

[sUB> (+)(-) [sUB>

 

poq a pressao gerada pelo do fundo seria metade cancelado pelo da frente! ou seja.. os dois subs teriam perda de 50% =P Seria como usar 2subs tocando o mesmo volume (dB) de um só!

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na verdade o cancelamento ocorre quando as ondas da frente encontram as de trás do mesmo sub, ou de outro sub q esteja em paralelo com ele! Imagine q o q sái pela frente eh (+) e pelo fundo eh (-).. com os subs um di frente pro outro fica assim:

 

[sUB> (+) (+)<SUB]

 

si tiver uma saída pra essa pressão (um bom duto ou o ar livre (porta malas) tah blz!

seria cancelamento si fosse assim:

 

[sUB> (+)(-) [sUB>

 

poq a pressao gerada pelo do fundo seria metade cancelado pelo da frente! ou seja.. os dois subs teriam perda de 50% =P Seria como usar 2subs tocando o mesmo volume (dB) de um só!

 

 

Amigo, de onde vc tirou esse embasamento teórico para falar tudo isso?

 

Melhor, vc tem certeza absoluta do que vc falou?

 

Ou eu hoje nesta tarde não estou conseguindo concentrar direito ou tem 3 coisas erradas no seu post?

 

abraços

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Isso é física cara.. talvez eu não tenha sido CLARO o suficiente na explicação! Lembre das leis de newton, lembre dos exemplos do professor, sobre um impacto de um carro.. onde um de frente pro outro as velocidades se somam.. mas no mesmo sentido.. prevalece a velocidade do 'mais rapido'.. enfim.. tentei fazer um exemplo no PAINT pra ajudar, não sei si ajuda:

 

 

Enfim.. tá mto mal feito.. mas vc vai ver q no exemplo de cima (considere em todos os exemplos, os subs em paralelo) o ar "soprado" pelo sub de trás vai ser "absorvido" pelo da frente q, consequentemente, vai repassar o ar à sua frente!

Sendo q, nesse tipo de caixa, não existe 100% de eficiencia!

Imaginemos q os dois subs tem a hipotética capacidade de deslocar 25litros de ar por segundo.. então no primeiro exemplo, se fosse 100% de aproveitamento, o sub da frente deslocaria 50litros? Então o Xmax (excursão) dobraria tb! Pois pra ter o dobro do resultado, precisa teoricamente ter o dobro do trabalho!

Já no segundo exemplo, se os dois subs deslocam ainda os 25l hipotéticos, o deslocamento deles iria acumular dentro da caixa (ou da mala) e de lá ser expulso por um duto (se for uma caixa) ou pela mala mesmo! Esse é o principio de funcionamento das Band-Pass!

 

EDIT: A segunda eh Band-Pass do tipo Push-push (empurra-empurra, 'aportuguesando').. já a primeira seria uma Band-Pass Push-Pull (empurra-puxa) que é claramente ineficiente e pouquíssimo utilizada! (raríssimos casos compensa uma caixa desse tipo!)

post-26-1148937166.jpg

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Bloom, no seu post está correto o caso de as ondas se "somarem" formando uma onda de maior amplitudo, mas pelo o que eu aprendi não é em todos os casos que as ondas se somam (me corrijam se eu estiver errado).

Para explicar esse fato entra outra parte da física, a parte de ondas. No caso de um alto-falante de frente para o outro depende da distância entre um e outro que no caso pode atrapalhar em algumas frequências e ajudar em outras.

Veja o exemplo abaixo:

Adotando a velocidade do som como 344m/s e a frequência igual a 40 hertz temos:

onde f = frequência e λ = comprimento de onda.

 

V = λ . f

344 = λ . 40

λ = 8,6metros

 

Com a senóide da onda igual a 8,6 metros para não haver cancelamento de ondas com os alto-falantes de frente um para o outro os alto-falantes devem estar distantes 4,3 metros ou 12,9 metros e assim sucessivamente, isso com a fase dos alto-falantes iguais, com as fases invertidas o altofalante pode estar à 8,6 metros ou a 17,2 metros e assim sucessivamente também, onde as cristas e vales das ondas se encontram e somam-se uma com a outra aumentando sua amplitude, lembrando que isso ocorre somente a 40Hz, pois com o variamento da frequência o comprimento de onda muda também. Por essa variação é aconselhável usar os alto-falantes virados para o mesmo lado com a mesma fase.

 

Vou tentar explicar isso por dois desenhos feitos no paint:

 

Nessa foto há cancelamento de onda:

 

onda6un.png

 

Nessa foto há o aumento na amplitude da onda em duas vezes:

 

onda14xq.png

 

Espero ter ajudado ;)

 

Me corrijam se falei besteira!!

 

Abraços,

 

Gabriel

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Nossa, a coisa tá indo longe, e parece que tá cada vez mais longe do assunto original...

 

Lendo este artigo (http://autosom.net/artigos/carbox.htm) e esse tópico (http://stforum.com.br/index.php?showtopic=...4094&hl=amaciar) vi que as ondas são anuladas com subs frente a frente e com polaridades invertidas. Provavelmente não é o caso do carro do MDIANA... seria bom se ele aparecesse aqui pra falar um pouco sobre o sistema, ele deve conhecer como ninguém!

 

Usando o mesmo pensamento do gabrielninja, e imaginando um afastamento de 1,60 m entre os falantes, existiria somente o cancelamento de ondas de 215Hz. Será que é isso mesmo?

E imaginando ondas que façam vários ciclos, isso também não deveria anular as ondas de 107,5Hz, 53,75Hz e até 26,875Hz???

 

Duvido muito disso, o carro foi campeão de campeonato de qualidade... será???

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po.. a explicação tá certíssima! Aí, no caso, seria a sintonia da caixa.. de acordo com a distancia entre os subs teríamos uma atenuação/aumento de alguns dBs em determinada frequencia! Mas vamos lembrar q isso.. é se for em uma caixa, propriamente dita! Pq no caso citado acima, é de um porta-malas que estamos falando! Nesse caso, não influenciaria TANTO pois geralmente a pressão vazaria toda pra dentro do carro (Ou pra fora, se a mala estiver aberta)!

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Isso é física cara.. talvez eu não tenha sido CLARO o suficiente na explicação! Lembre das leis de newton, lembre dos exemplos do professor, sobre um impacto de um carro.. onde um de frente pro outro as velocidades se somam.. mas no mesmo sentido.. prevalece a velocidade do 'mais rapido'.. enfim.. tentei fazer um exemplo no PAINT pra ajudar, não sei si ajuda:

 

 

Enfim.. tá mto mal feito.. mas vc vai ver q no exemplo de cima (considere em todos os exemplos, os subs em paralelo) o ar "soprado" pelo sub de trás vai ser "absorvido" pelo da frente q, consequentemente, vai repassar o ar à sua frente!

Sendo q, nesse tipo de caixa, não existe 100% de eficiencia!

Imaginemos q os dois subs tem a hipotética capacidade de deslocar 25litros de ar por segundo.. então no primeiro exemplo, se fosse 100% de aproveitamento, o sub da frente deslocaria 50litros? Então o Xmax (excursão) dobraria tb! Pois pra ter o dobro do resultado, precisa teoricamente ter o dobro do trabalho!

Já no segundo exemplo, se os dois subs deslocam ainda os 25l hipotéticos, o deslocamento deles iria acumular dentro da caixa (ou da mala) e de lá ser expulso por um duto (se for uma caixa) ou pela mala mesmo! Esse é o principio de funcionamento das Band-Pass!

 

EDIT: A segunda eh Band-Pass do tipo Push-push (empurra-empurra, 'aportuguesando').. já a primeira seria uma Band-Pass Push-Pull (empurra-puxa) que é claramente ineficiente e pouquíssimo utilizada! (raríssimos casos compensa uma caixa desse tipo!)

O.OO.O

 

ondas são uma parte diferente da cinemática em física .... há leis que regem o comportamento delas...

 

não entendi pq os subs tem que estar em paralelo.

 

nunca vi nenhum fabricante medir deslocamento de ar e ainda mais nessa medida: litros de ar por segundo...

 

o que o xmax (q é um parâmetro do falante) tem a ver com o alinhamento? pra mim ele é imutável

 

acumular pressão?

 

vc não falou da diferente de fase entre os falantes, q são a principal característca do alinhamentos citados.. e não um falante estar olhando para o outro

vc consegue fazer uma push-push com os falantes virados para o mesmo lado

 

esse seu pensamento de pressão dentro da caixa/do porta malas (e todo o restante) está um pouco falho na minha opinião..

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