Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Fefo

Projeto 2 Tornando 18" Montana

Recommended Posts

Postado em (editado)

2x Selenium Woofer (Subwoofer) Tornado 18SW3A 18" 4 Ohms 1100WRMS

[18SW3A]

2x Selenium Conj. 2 Drivers D250-X + 2 Cornetas

2x Selenium Super Tweeter ST350 PRATA 8 Ohms 100WRMS

1x Amplificador Boss Riot 2200D (para as cornetas e os tweeters)

1x Soundigital Amplificador SD5000.1D 5000WRMS 1 Ohm (para os tornados)

2x Baterias Pioneiro 150ah

1x Kit 2 Vias Pionner

fiz a caixa dos tornado com 130L para cada woffer com 3 dutos de 10x10 por camara

to mtooo ansioso para ver tocar pois falta apenas o SD gostaria de saber a opniao de vcs se vai fikar bom se tenque muda alguma coisa ou acrescentar... e estou fazendo com fiacao de 50mm :P abraço!

Editado por Fefo
Postado em (editado)

Tá no caminho certo, receitinha de bolo!

Nao tem como dar errado, só mandar bem na caixa e zuar por ai... sobre os dutos, da uma testada alongando ele depois me diz... com 10 cm, o tornado sempre fica bobão, mesmo com subsonico bem fechado..

Editado por bafatudo
Postado em

São 8 drivers pelo que entendi ?

Se for me desculpe, mas tem tudo pra ficar ruim. Para os 2 tornados 2 driver 250x já acompanham.

E ta faltando médio ai, corre atrás de 2 de 10", oversound, khromus, selenium. Tu vai perceber uma diferença enorme na qualidade.

Postado em

Se for me desculpe, mas tem tudo pra ficar ruim. Para os 2 tornados 2 driver 250x já acompanham.

E ta faltando médio ai, corre atrás de 2 de 10", oversound, khromus, selenium. Tu vai perceber uma diferença enorme na qualidade.

realmente coloquei errado sao 4 drivers

sim ja me falaram dos medios

Postado em

:+1

Postado em

:+1

Eu tambem deixaria apenas 2 drives e 2 ST

Postado em

Bom o set dele ficou pronto...

no lugar do sd 5k foi colocado um sd 3k @ 2ohms, que por sinal esta dando conta do recado, com seus 370ah de bateria no rabo dele haha

pretendemos aumentar o comprimento do duto, 4'' por 10cm fico uma uma sintonia meio alta, e os tornado tão meio "bobos"

qual sintonia vc indicam pros tornados? o gosto dele é só gravão ahsuaiohsiuausiah

lembrando que a caixa é 260l brutos, 130 para cada tornado...

Abraço galera

Postado em

com 10cm ta sintonizada em qtos hz??? to sem nada pra calcular aqui.

mas a principio, alguma coisa entre 45 a 55hz.

10cm ta na casa dos 55hz...

Postado em

Tente sintonizar na FS do falante! O resultado impressiona, mas não fica boomy (fica FLAT)

veio não intendi o que vc quis dizer...

poderia explicar? fico no aguardo...

Abraço

Postado em

veio não intendi o que vc quis dizer...

poderia explicar? fico no aguardo...

Abraço

quando vc compra o falante vem um parametro dizendo frequecia de ressonacia (fs)e nessa sintonia q as partes do falante ressonam e bláblá.e a partir dela q ele tem sua melhor resposta. o do tornado e de 41hz entao vc tem q sintonizar a caixa em 40 ou 45 hz. fiz a simulaçao aqui pra vc, em 45hz o duto fica em 20cm e em 40hz o duto fica em 27cm. boa sorte ai no seu projeto, mais uma coisa quando fazer essa sintonia deixa o subsonico em no minimo 40 ou 50 hz pra nao excursiona muito e queimar o falante.

Postado em

quando vc compra o falante vem um parametro dizendo frequecia de ressonacia (fs)e nessa sintonia q as partes do falante ressonam e bláblá.e a partir dela q ele tem sua melhor resposta. o do tornado e de 41hz entao vc tem q sintonizar a caixa em 40 ou 45 hz. fiz a simulaçao aqui pra vc, em 45hz o duto fica em 20cm e em 40hz o duto fica em 27cm. boa sorte ai no seu projeto, mais uma coisa quando fazer essa sintonia deixa o subsonico em no minimo 40 ou 50 hz pra nao excursiona muito e queimar o falante.

Valew veio... vamo acerta isso...

o que me surpreendeu foi o sd... o bixo é forte mesmo, ainda mais bem alimentado

Abraço

Postado em

e isso q ta trabalhando com o dobro de impedância, o meu não tá. [¨]

sd3k @ 2ohms... 2 woofer de 4ohms...

como que o dobro...

ta tocando full...

bem forte mesmo

abraço

Postado em

perdao, não vi q tinha trocado o amp achei q era o sd5k 1 ohm.

eu uso sd5k 2 ohms nos tornados.

eitaaa...

tbm 1 clip e adeus tornado aihsuaihsuia

Abraço

Postado em

foi 2 regulando o som hsuahsuahushauhsuha (uns 20 minutos +/-)

esse tão vivo desde o carnaval do ano passado.

por isso que dizem que tornado aguenta um tranco danado...

estive conversando com um user e ele falou que quando viu o Ledclip vermelho acender ele deu adeus aos falantes, o meu já vi piscar, varias vezes e os bichinhos ainda estão lá...to muito satisfeito com minhas panelas...

abs, cuidado com o CLIP.

Postado em

ja botei muitas x tocar o led piscando no sd 3000 em 2 over 15/800, mandando uns 1200 rms cada e os bixo valentes e fortes, hehhehehe ou seja 50% ha + q falante tem q é 800 rms. :legal:

Postado em

bem reguladinho aguenta de boa, o problema da 1ª vez foi subsônico muito baixo, tava em 30/35hz não lembro.

agora com subsônico em 50hz da pra brinca legal sem muita preocupação.

Postado em

ja botei muitas x tocar o led piscando no sd 3000 em 2 over 15/800, mandando uns 1200 rms cada e os bixo valentes e fortes, hehhehehe ou seja 50% ha + q falante tem q é 800 rms. :legal:

Foi justamente por isso q usei SD5000 num par de falantes de 800wrms! Clipping praticamente zero!

Postado em

entao, podemos deixar o clip pisca de leve, no momento de pico?

subsonico em oq? 40hz? 45hz? caixa vou deixar sintonizada em 45hz...

lembrando que o sd esta com 370ah a todo vapor...

Abraço

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...