Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rodrigodoidao

Crossover Passivo RCA

Recommended Posts

Oi galera, comprei um crossover RCA passivo no mercado livre. (a uns 4 meses... hehehe)

Pedi que fosse um do tipo hi-pass com corte em 30hz. (um subssonico em 30 Hz)

O cara tava pedindo R$42,00 + frete. Negociei por R$20,00 com frete incluso. :pirou:

(achando que tinha feito um grande negocio)

Quando chegou, até q gostei e realmente funcionou !

Testei com a musica "T.I. - Let My beat Pound" pois antes tinha uma parte da musica q ele só ficava excursionando q nem louco e nao saia nada (eu ficava até com medo de estragar e abaixava o volume nessa parte), mas dpois de colocar o crossover ele nao faz mas aquilo. E ficou até com mais pressao nas outras musicas.

Mas hoje fiquei curioso pra saber como funcionava. Abri e tive uma surpresa, o circuito é a coisa mais simples do mundo!!! (por isso ele aceitou "apenas" 20 conto <_< ).

São apenas 2 resistores e 2 capacitores !! :blink:

(alem de simples, foi feito bem porcamente... :banghead )

Mas vai servir pra aprender bastante coisa. :legal:[¨]:rolleyes:[-]

Seguem as fotos:

img0681kh.th.jpg

img0682lj.th.jpg

E como nao deu pra ver direito, por causa da camera e pela porcaria q o cara fez, fiz o esquema no EWB:

circuitog.th.jpg

No capacitor tá escrito: "2A104K" ai pesquisei e achei esse valor de 0,1uF

E agora minha duvida... xD

Alguem sabe como funciona esse esquema??

Vlw galera !! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já vi desse filtro no ML, eu até tive vontade de comprar. Mas será que é preciso mesmo? Deu algum ruído no seu som depois de coloca-lo?

Eu acredito que este tipo de filtro seja melhor que filtros passivos, pois os passivos vc perde muita potência no filtro, e esse daí provavelmente não perde nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Já vi desse filtro no ML, eu até tive vontade de comprar. Mas será que é preciso mesmo? Deu algum ruído no seu som depois de coloca-lo?

Eu acredito que este tipo de filtro seja melhor que filtros passivos, pois os passivos vc perde muita potência no filtro, e esse daí provavelmente não perde nada.

eu ia compra um um mlk aki na cidade compro eu liguei pra ele e nao deu chiado nenhum, so desisti de comprar pq meu modulo nao vai precisar...

Editado por mksound

Compartilhar este post

Link para o post

num deu ruído nenhum nao... só nao sei se é muito preciso.

caraca se a gente aprender como funciona isso, vai ser útil pra quase todo mundo!

Pq é muito simples e barato (num vai sair nem R$2,00 quase).

Compartilhar este post

Link para o post

Já foi comentado aqui no forum , SNME pelo Kleber, que para ser preciso o corte ,

devemos saber a impedância da saida RCA do player e também a impedância de entrada RCA do amp.

De posse destes dois valores , dá pra calcular o corte certinho .

Aí é mão na roda mesmo :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

É bem simples MESMO de fazer.

É um cross passivo calculado para alta impedancia.

A maior vantagem é que o capacitor fica bem menor e mais barato consequentemente.

Uma vez bolei um divisor resistivo pra um amigo que tava com problemas com a relação de ganho do seu Soundigital e o processador behringer...

Dois resistores, e ja era.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de descobrir q o desgraçado do vendedor me enganou... :(

Pesquisei bastante e descobri q isso é um simples filtro !PASSA BAIXA! E de 1ª ordem ainda por cima !

Agora entendi pq ficou com mais pressao... cortou mais ainda as frequencias.

q desgraçado! to muito puto agora!

e ainda nem posso entrar com pedido de disputa pq jah passou o prazo. :(

Por isso todos devem estudar! Quem nao tem o conhecimento fica pra traz, senti na pele isso.

se eu soubesse como funcionava antes....

mas fora isso aprendi bastante coisa sobre filtros.

Quando eu souber mais sobre esses bixim, vou fazer 1 eu mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Já foi comentado aqui no forum , SNME pelo Kleber, que para ser preciso o corte ,

devemos saber a impedância da saida RCA do player e também a impedância de entrada RCA do amp.

De posse destes dois valores , dá pra calcular o corte certinho .

Aí é mão na roda mesmo :legal:

Como é feito o calculo? Achei o manual do meu player e a impedancia é 1kOhm.

Por exemplo nesse circuito:

semttulordz.jpg

Eu simulei ele no EWB e ficou legal, mas os valores eu só fui jogando lah pra ver se ficava bom, entendeu?

Eu devo fixar o valor dos resistores e ir modificando os capacitores ou ao contrario?

Esse terra q é usado ai, é a parte de fora do conector RCA né?

edit: nesse caso ai da foto eu fixei os capacitores e fiquei brincando com os resistores... hehehe

Editado por rodrigodoidao

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, como eu gostaria de saber calcular isso daí hehehe

Eu sei que pra bater igualzinho ao corte determminado , precisa ver no manual a impedância de entrada da rca do seu amp.

Cara , eu queria muito saber como fazer isso.

Estudei igual a um FDP um monte de coisas , mas que nada tem a ver com meu hobby :(

PS: esse passa baixo aí , seria mais ou menos qual corte de frequencia ????

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de descobrir q o desgraçado do vendedor me enganou... :(

Pesquisei bastante e descobri q isso é um simples filtro !PASSA BAIXA! E de 1ª ordem ainda por cima !

Agora entendi pq ficou com mais pressao... cortou mais ainda as frequencias.

q desgraçado! to muito puto agora!

e ainda nem posso entrar com pedido de disputa pq jah passou o prazo. :(

Por isso todos devem estudar! Quem nao tem o conhecimento fica pra traz, senti na pele isso.

se eu soubesse como funcionava antes....

mas fora isso aprendi bastante coisa sobre filtros.

Quando eu souber mais sobre esses bixim, vou fazer 1 eu mesmo!

Bom diaa!

isso ai se resolve facil, só pegar um ferro de solda e alterar a pinagem do conector...

ai ficarams com um passa alta de 12 db/oitava, a frequencia de corte vai depender do impedancia de entrada de seu amp....

abs

Editado por Robson Andrade

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, como eu gostaria de saber calcular isso daí hehehe

Eu sei que pra bater igualzinho ao corte determminado , precisa ver no manual a impedância de entrada da rca do seu amp.

Cara , eu queria muito saber como fazer isso.

Estudei igual a um FDP um monte de coisas , mas que nada tem a ver com meu hobby :(

PS: esse passa baixo aí , seria mais ou menos qual corte de frequencia ????

Abraço

Rick, da uma olhada nesse artigo aqui http://www.t-linespeakers.org/tech/filters/passiveHLxo.html , da de ter uma noção melhor do calculo, e só temos que saber a impedancia de entrado do amp pra poder calcula-lo.

Sobre saber a impedancia de saida da fonte de sinal(player) só deve-se considera-lo na hora do calculo quanto ao nivel de exitação nescessario na entrada do amplificador, pois esse tipo de crossover introduz perda de alguns MV....

Compartilhar este post

Link para o post

caracaaaaa vlw mesmo !!! :legal:

otimo site ae galera!

eu tava me matando pra tentar tirar o ruido do circuito com AmpOp... hauhauah

agora vai ficar bem melhor!

muito obrigado.

agora q descobri o nome desse tipo de filtro fica bem mais facil pesquisar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...