Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
juarezjunior

equalização cda -117

Recommended Posts

Bom amigos, li a manual e a duvida continua, basicamente é a seguinte:

No Alpine existem dois tipos de equalizadores, um em 5 bandas e outro em 7. O de 5 existe uma variavél em cada banda chutaria dizer como leigo que seriam as oitavas....ai é que mora minha dúvida, por exemplo aqui cito o tópico de um amigo aqui do forum:

"Slopes ajustáveis : Flat, 6 dB / oct, 12 dB / oct, 18 dB / oct, 24 dB / out.

Cada configuração um tem a sua própria definição de controle de volume (0 a -15dB),

o nível de resposta do falante pode ser feito aqui.

Equalizador paramétrico:

20Hz, 25Hz, 31.5Hz, 40Hz, 50Hz, 63Hz, 80Hz, 100Hz, 125Hz, 160Hz, 200Hz,

250Hz, 315Hz, 400Hz, 500Hz, 630Hz, 800Hz, 1kHz, 1.25kHz, 1.6kHz, 2kHz,

2.5kHz, 3.15kHz, 4kHz, 5kHz, 6.3kHz, 8kHz, 10kHz, 12.5kHz, 16kHz, e

20kHz.

Podem ser feitos 5 diferentes ajustes: -5 a 5, com um Q de 1, 1,5, ou 3.

Aqui está um grande problema, ainda que as freqüências das faixas adjacentes não podem

ser ajustadas dentro de 4 etapas de cada um dos outros! Então, a partir dos pontos acima,

se você escolher 63hz como um dos pontos de ajustamento, o próximo que você pode ajustar é de 160hz!

(4 etapas a partir de 63hz"

Ou seja teoricamente eu escolho 5 bandas pulando 4 etapas e equalizo essas. As demais ficam em flat? Existem bandas que temos que priorizar para equalizar? , meu set é cda 117 com gta 480, mais morel tempo e jl 10w0

Obrigado.

abs

Juarez

Editado por juarezjunior

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caraio falo grego agora mano

Sei lá que se falo hein

Sei que

Essa linha é de subgrave, grave, médio, médio agudo, agudo, e agudooooooooooooooooooooo!!!!

é só ir ajustando

Compartilhar este post

Link para o post

Meio OFF:

Vou dar uma dica de ouro, que aprendi ao longo dos anos: Não equalize com um CD qualquer, nem fique mudando equalização de acordo com o CD/banda. No maximo "treble" e "bass" se tiver, mas não no equalizador!!!

Por que isso? Porque cada produtor/músico tem seu gosto e uns preferem agudo chiando discretamente outros preferem aquele ovo fritando nos pratos da bateria!

Idem graves!! Os graves de Amy Winehouse só soam bem em subs pequenos, ou mids que desçam bem.. pois são "sujos" e muitas vezes engasgados, se é que me entende! Já, por exemplo.. um maracatú da vida, tal com Chico Science ou Cordel do Fogo Encantado (não a novela, a banda!) tem graves rápidos e precisam de subs ágeis!

Saindo do OFF:

Coloque um CD que é conhecidamente de qualidade, com gravações flat, vozes limpas e etc.. e equalize o mínimo possível! Deixar o equalizador com "sorriso" é coisa de quem não entende, e isso se chama praticamente "Loud" rsrs

O ideal é apenas fazer leves correções pra deixar teu som do jeito que mais te agradar!

E não existe uma "receita", veja como mais te agrada e pronto! E repito: evite tentar ficar "corrigindo" as gravações dos CDs! rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, primeiro você precisa saber o que é um equalizador paramétrico.

http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/sonorizacao/equalizador_parametrico.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Equalizador

E tem mais, é só pesquisar.

Depois que vc entender o que é um equalizador paramétrico, o método de ajuste fica mamão com açúcar.

Compartilhar este post

Link para o post

Finalmente cheguei a uma conclusão, ufa, pronto deixei tudo zerado porque não tenho ouvido absoluto, no fundo no fundo eu prefiro o som com aquele famoso sorriso ou seja aumentsr um pouco nas pontas da equalização, mas quem conhece diz pra manter o mais flat possivel e é isso que vou fazer. Por outro lado aprendi o conceito o que foi bom inclusive o Q da questão, to curtindo e em novembro vou bi amplificar o morel pra dar um gás nele.

Agradeco a colaboracao de todos

Abs

Juarez

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...