Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Fabio Arisa

[VW Passat Variant 07] SQ

Recommended Posts

e LERE, viva os suportes de tweeter do paganini!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ficou lindo o suporte pros tws, mas não perde profundidade colocando aí? Tem como aumentar a profundidade do palco utilizando o TA? Fiz uma regulagem maluca aqui pra deixar o sub na frente mas falta profundidade, será q tem como melhorar?

Compartilhar este post

Link para o post

Gariba, vc tem 2 perguntas que exigem respostas bem tecnicas... Entretanto, eu nao estou montando um carro para alta fidelidade ou campeonato. Ainda assim, vou dar minha opiniao sobre o assunto

n.1 sobre o posicionamento dos tweeters:

de fato um posicionamento dos falantes mais longe do ouvinte daria um resultado melhor. Porem, os outros dois locais mais comuns de se instalar tambem nao fariam muito sentido. Colocando na coluna, ficaria mais proximo do ouvinte. Colocando proximo ao vidro, faria uma "corneta" no tweeter, se vc entender o painel+vidro+lateral com esse formato. O som acaba ficando pior.

Os fatores positivos de se montar no local original dos tweeters do carro sao:

integridade na instalacao

alinhamento com o mid na porta - o que vai ajudar a fazer alinhamento de tempo igual para os 2 falantes e eliminar a necessidade de mais um amp no sistema

n.2 sobre a profundidade do palco:

na minha visao profundidade do palco esta relacionada ao bom posicionamento dos falantes e boa eletronica, cabos.

Agora, um ultimo comentario sobre sua regulagem de sub: nao sei como voce quer melhorar profundidade de palco com alinhamento de tempo do subwoofer.... talvez vc pode tentar uma regulagem menos maluca...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Como ficou o posisionamento das TW Arisa?On axis somente pro ouvite (egoista)ou ficou posisionado pro centro do cabine??

Pode dar mais detalhes do projeto como volume da caixa ,F3 e o FB e comprimento do duto ?

n.1 sobre o posicionamento dos tweeters:

de fato um posicionamento dos falantes mais longe do ouvinte daria um resultado melhor. Porem, os outros dois locais mais comuns de se instalar tambem nao fariam muito sentido. Colocando na coluna, ficaria mais proximo do ouvinte. Colocando proximo ao vidro, faria uma "corneta" no tweeter, se vc entender o painel+vidro+lateral com esse formato. O som acaba ficando pior.

Foi testado outros posisionamento Arisa?

acompanhando ...

integridade na instalacao

alinhamento com o mid na porta - o que vai ajudar a fazer alinhamento de tempo igual para os 2 falantes e eliminar a necessidade de mais um amp no sistema

n.2 sobre a profundidade do palco:

Ficou alinhado a Tw com o mid bass (alinhamento vertical)???

a bobina da TW com o do MID bass

Agora o alinhamento horizontal vai ter que ser corrigido com o TA..Pois os mids estão na porta ..Mas não é problema para os ouvidos de Leandro Paganini..

Editado por antnbarao

Compartilhar este post

Link para o post

barao, nao tenho todas essas especificacoes de cabeca.... o software utilizado eh do Foca... eu so sugeri o tipo de grave que eu queria, e o volume maximo para nao comprometer o porta-malas. e, claro, usando uma dutada. volume maximo dessa caixa, por volta de 85 litros, sendo 80 litros livres (descontando o duto)

sim testamos outros posicionamentos em outras situacoes. Eu gotei do tweeter no retrovisor. da uma otima largura de palco. mas, nese caso, como te falei, o peso maior para decidir foi a estetica.

sim, ficou alinhado na vertical. nao da pra ter alinhamento das bobinas por causa do angulo do baffle e do tweeter. mas ficou proximo.

sim, vamos usar TA para acertar o palco e imagem.

abs e valeu por acompanhar!

ahhhh ia esquecendo da primeira pergunta... nao sei ainda como estara posicionado pois quando eu sai a peca do lado esquerdo ainda nao tinha sido feita. essa etapa deixei 110% na mao do Foca. Ele fez alguns carros com esse tipo de alinhamento que ele gosta, e eu tb curti bastante. Quem ouviu o corsa do DEK pode dar um parecer. Fica bem correto.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é o melhor lugar para instalar o tweeter, pelas vantagens já citadas.

E, na prática, na maioria das vezes o resultado é um som que se apresenta de maneira agradável, quando temos o tw instalado nessa posição.

E como também foi dito pelo Arisa, profundidade de palco(que em termos gerais é precária, em qualquer carro...) é basicamente função do alinhamento entre os drivers e do refinamento da eletrônica.

Mais do que profundidade de palco em sí, o que acaba mudando bastante é a maneira que o som se apresenta, o que é uma questão vital, visto que está diretamente ligada a fadiga auditiva e a percepção do ouvinte acerca do set em geral.

Enfim, está ficando animal o projeto!!

Não vejo a hora de escutar essa station wagon germânica hi-fi!

Editado por Crasher

Compartilhar este post

Link para o post

eu uso esse posicionamento e gostei também, no meu caso seria por conta da mão de obra para mexer nas colunas mesmo, as quais geralmente não me agradam no visual.

Lembrei da palestra da JL e ou Focal onde eles citaram as distâncias máximas e mínimas do tweeter para os midbass dos kits 2 vias, e que dependendo de como se apresentava o kit em um mostruário de loja o kit poderia até não mostrar seu potencial.

A única desvantagem que acho é quando chove, eu tenho que tomar o maior cuidado para não pegar água nos meus lindos tw...esse Focal Be então... hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

esta ficando sensacional fabio.

muuito dahora mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Desejo fazer um comentário diferente,

O Fabio é muito bom fotografo, heim.

Dá para acompanhar o projeto perfeitamente.

Compartilhar este post

Link para o post

hehe tem que dividir as os creditos das fotos com o Foca ahhahahaha a maioria foi ele quem tirou! abs

Compartilhar este post

Link para o post

Lembrei da palestra da JL e ou Focal onde eles citaram as distâncias máximas e mínimas do tweeter para os midbass dos kits 2 vias, e que dependendo de como se apresentava o kit em um mostruário de loja o kit poderia até não mostrar seu potencial.

Falamos sobre o assunto com Lacerda no curso avançado 2.

Sobre os alinhamentos tanto o de bobina (alinhamento vertical).

Quanto o alinhamento Horizontal (Distanciamento entre o MID e a TW basta colocar o comprimento da onda 333 m/s e dividir pela a frequencia de cruzamento como por exemplo 2.500 kz e multiplicar po 100 pra trans formar em cm

Ex:

333/2500(frequencia de cruzamento )=0,1332 x 100 =13,32 cm

Esta é a distancia de centro a centro dos falantes para que não haja algumas anomalias como alterações de fase.

Compartilhar este post

Link para o post

Continuação...

Fragmento retirado da apostila de Marcelo Lacerda

“Médio e TW devem ficar sempre juntos. Isso tem um Motivo claro .Numa passagem da musica por exemplo, uma cantora diz “ARROZ” .Se a Tw estiver longe do médio , então é como se houvesse duas cantoras. A primeira cantora diz “ARRO” e a segunda terminaria com o som de “Z”.Desta forma o som estaria se originando de duas fontes distintas ,enquanto que na verdade só existe uma cantora .

Instalando a TW e o MID juntos e alinharmos as bobinas o som praticamente vai ser originado de uma único ponto que seria o ideal.”

Mas isso seria o ideal, como na maioria das vezes não rola, então vai ter que ser corrigido com algum processamento (TA) e outros..

Editado por antnbarao

Compartilhar este post

Link para o post

:legal: pedi para mudar lah.

Trocar experiencias, ideias eh sempre bom, sem problemas.

abs

Compartilhar este post

Link para o post

valeu! essa ainda nao eh a pintura, eh um coating para fazer a pintura, que deve ser preto, imitando o acabamento da peca original.

abs!

Compartilhar este post

Link para o post

camera-fail.jpg

Vc ja gosta de imagens, n é?!

Falei que achava q era o resultado final, pq logo apos a massa, pode-se dar o acabamento e pintar direto sem dar algum tipo de aparelho antes! E nao é regra deixar a peça na cor do acabamento original. Se pode perfeitamente mudar a cor se for do gosto do dono! E mesmo sem a pintura final, o resultado deixado nessa peça ficou 100%!

Nao se nasce sabendo de tudo. Veja o seu projeto... :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Fabio, vc já instalou o aparelho no painel, se é que ele ficará no painel?

tou curioso pra ver a integração final!! abs

Compartilhar este post

Link para o post

Ver esse projeto concluido, de certa forma me interessa bastante porque to montando algo (salvo as devidas proporções) parecido.

Na verdade minha intenção inicial era substituir todo e qualquer aspecto digital fora o proprio player do percurso do sinal.

O amp focal tendo dsp provavelmente desligando o dsp desliga o cross e o ta ao mesmo tempo. Ou não? Pergunto isso porque talvez haja a possibilidade de usar somente o ta (era o que eu queria com o zapco). E deixar os cortes pra um cross passivo talvez posterior a testes realizados no ativo, ou você não ve a necessidade disso?

Compartilhar este post

Link para o post

Rubens, tb to curioso. Deve aparecer essa foto amanha ou terca!

Satyricon, nao entndi bem... Se da pra usar so o ta, sim da pra fazer. Ms o dsp vai ser utilizado, o ta nao faz parte de um sistema independente. E, novamente, nao estou montando o som para fidelidade...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...