Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

R2_luciano

Qual mid-bass trabalha bem em pezinhos pequenos?

Recommended Posts

Postado em (editado)

Mais um aqui que vai recomendar o Audiophile da Fosgate.

Eu já gostei muito de pezinhos, e tive bastante coisa neles.

De longe o Audiophile foi a melhor opção.

Eu tenho um kit 2 vias completo com o RFA-64, que é o Audiophile de 6,5".

Usei várias vezes, em vários carros em pezinhos selados de 5 a 6 litros.

Se gosta do som de pezinhos, vai amar esse alto-falante.

Abraços.

Esse falante eu ja ouvi em Portas e fica muito bom também.

Tbm sou fã dessa linha de falantes, o cross é bom e o tweeter sobe legal.

Editado por gustavorl
Postado em

Qual o volume exigido p/um Focal K2P de 5" (130kp)? Uns 9L (dutado)?

Ou esse modelo só fica bom em porta mesmo?

Boa pergunta. Já ouvi numa botona (uns 10L selados) e era maravilhoso. Já ouvi o de 6'' em 5L e foi decepcionante. Mas talvez o de 5'' em 5L fique bom, sei lá...

Postado em

E uma Botinha Isobárica ?

Falantinho + barato etc...

Já briquei até com pezinho band-pass. É uma boa testar, band-pass isobárica no pezinho, ainda mais agora que tenho 4 CSP50B. [¨]

Postado em

Já briquei até com pezinho band-pass. É uma boa testar, band-pass isobárica no pezinho, ainda mais agora que tenho 4 CSP50B. [¨]

Então... 4 dá certinho.

To pra montar uma Book Isobárica, depois vou postar as fotos.

Postado em

Povo, e quanto aos falantes residenciais?

Sei q a maioria pede um volume maior (uns 9L), mas alguém saberia indicar um?

Lembro q usavam bastante os sony "banquinho" (5") e "super branquinho" (6"), além das B&W, q nunca mais vi por aqui para vender. Alguém teria um par ai escondido? [¨]

Residencial de 4ohms é ainda mais difícil, mas poderia ser bom, ñ? Talvez ñ ficasse c/o som tão abafado e ainda seria fácil usar x-overs de kits.

Postado em

Nacional ou importado?

Nacional tem um que me foi fortemente recomendado (8ohms), Akron KB6.

Importado tem aos quilos na madisound e partsexpress... inclusive versões de 4ohms.

Postado em

O Kb6 deve ser realmente excelente, nunca vi ninguém falando mal deles, todos que ouviram recomendam, mas eles não pedem caixa pequena não...

Um e-mail que o Paulo Ramos me respondeu há mais de 1 ano atrás:

--------------------------------------------------------------------------------

"O AKRON KB6 foi projetado para caixas com duto sintonizado e vc. pode usar de 13 a 19 litros de volume interno. Para respostas em torno de 32 Hz, sugiro 19 litros dutada. Ao adquirir as peças, forneço os dados para construir as caixas.

Peço, caso haja interesse, entrar em contato comigo no início de janeiro para programarmos tudo.

A versão do KB6 sem Phase Plug é para uso dirigido à reprodução de graves, porém para uma dispersão maior, sugiro sempre a unidade com o Plugue de Fase "

------------------

Ele disse também que não tinha feito os cálculos, mas que chutava que uma caixa com 13 litros poderia ser sintonizada ao redor de 40 ou 42hz. Acontece, que nem eu simuei esse falante depois, então nem sei rsrs.

Abraços

Postado em

Sony 5" depois dos 400-500hz é imprestável.

É para usar com fullrange ou num set 3-vias. E nesse caso, com um pezinho entre 7 e 10 litros, toca muito.

O Sony 6" pede uns 13-14L pelo menos. Não lembro de ninguém usando em pezinho, apenas sets de grave(como o do GioPalomba, que tocava um absurdo...).

Já os B&W tocam bem pezinhos de volume moderado e sobem absurdos.

Postado em

Realmente, esqueci da parte em que ele fala "pezinhos pequenos". My bad.

Pra aproveitar todo o potencial do Akron realmente precisa de caixas grandinhas. Mas isso pensando em book pra usar sem sub. Eu simulei aqui com 4 Litros selado e ficou com uma resposta linda, com F6 em 70Hz. Se na prática a resposta for semelhante, vai chegar com força em 50Hz dentro do carro. Daí pra baixo tem sub pra que?

Postado em

Os mids Oz audio também trabalham muito bem em pezinhos pequenos.

Tive um par dos 180 da linha Matrix elite, tocavam muito bem nos pezinhos, que tem pouco menos de 4 litros cada.

Postado em

Tive um par dos 180 da linha Matrix elite, tocavam muito bem nos pezinhos, que tem pouco menos de 4 litros cada.

Caraca, ainda existem?

Os parâmetros desses bixinhos sugerem caixa bem pequena:

http://www.madisoundspeakerstore.com/approx-5-woofers/vifa-ne149w-04-5.25-woofer-4-ohm/

Parece legal

Postado em (editado)

Esses OZ Elite volta e meia aparecem no DIYMA, mas normalmente a versão de 5 1/4".

Luciano, acho que o massami usa esses mids vifa no carro dele...

Editado por Satyricon
Postado em

Sony 5" depois dos 400-500hz é imprestável.

É para usar com fullrange ou num set 3-vias. E nesse caso, com um pezinho entre 7 e 10 litros, toca muito.

O Sony 6" pede uns 13-14L pelo menos. Não lembro de ninguém usando em pezinho, apenas sets de grave(como o do GioPalomba, que tocava um absurdo...).

Já os B&W tocam bem pezinhos de volume moderado e sobem absurdos.

Pena q depois q vendi os meus, nunca mais vi para vender. :banghead

Postado em

Ele disse também que não tinha feito os cálculos, mas que chutava que uma caixa com 13 litros poderia ser sintonizada ao redor de 40 ou 42hz. Acontece, que nem eu simuei esse falante depois, então nem sei rsrs.

Isso pra tocar sem sub.

Cortando a uns 60-70Hz, dá pra cair bastante... chuto que se chega a 5L com sucesso, e claro, alguma equalização, pq VAI aparecer um pico.

Postado em

Isso pra tocar sem sub.

Cortando a uns 60-70Hz, dá pra cair bastante... chuto que se chega a 5L com sucesso, e claro, alguma equalização, pq VAI aparecer um pico.

A simulação não mostra pico não:

kb65l.jpg

Postado em (editado)

Povo, e quanto aos falantes residenciais?

Sei q a maioria pede um volume maior (uns 9L), mas alguém saberia indicar um?

Lembro q usavam bastante os sony "banquinho" (5") e "super branquinho" (6"), além das B&W, q nunca mais vi por aqui para vender. Alguém teria um par ai escondido? [¨]

Residencial de 4ohms é ainda mais difícil, mas poderia ser bom, ñ? Talvez ñ ficasse c/o som tão abafado e ainda seria fácil usar x-overs de kits.

Eu tenho dois pares de B&W encostados aqui em casa: Um de ZZ11681 (CC6 S2) e um de ZZ12849 (601 S3). Estão só esperando o momento certo pra serem usados ou, no caso dos ZZ11681, uma boa proposta.

Que agora são meus, e estão 0km novamente! :)

Esses OZ Elite volta e meia aparecem no DIYMA, mas normalmente a versão de 5 1/4".

Luciano, acho que o massami usa esses mids vifa no carro dele...

Eu vendi um par dos Oz 130 (5") há pouco mais de um mês pra um amigo usar em residencial. Como quase tudo que eu tenho, tb estavam zerados. Até anunciei aqui no fórum, mas o pessoal não se interessou.

Tenho um Pug 306, e o espaço para pezinhos é muito curto. Consegui extrair apenas 1,3L deles (vou ter que contratar um profissional em fibra, pra fazer isso direito). No entanto, os Oz 130 tocaram absurdamente bem com esse pouco volume. Pico aos quase 170Hz quebrado no eq, como o Kleber tb fez, e descia bem até uns 60/70Hz.

Agora estou usando - nos mesmos pezinhos - um par de Vifa TC14WG49. Esses mids são fantásticos! Sobem bem, descem bem tb... Estão casando legal com um sub Oz 250L (que talvez seja substituído por um JBL GT102), e fazendo conjunto com um par de Dayton ND20FA bem atenuados. Só estou querendo passar meu 400a4 pra frente e pegar um amplificador melhor pra ver se extraio algo a mais desses Vifa. Se achar o cara certo pra fazer um serviço bem feito, tb pretendo fechar o console lateral do Pug pra fazer uns door-pods nele. Tem um cara na Tailândia que usa esses mids em dutadas de 6L em cerâmica/madeira, e recebeu vários comentários positivos pelo mundo todo - incluindo testes que alegam chegar a 45Hz.

Editado por ThiagoPug
Postado em

A simulação não mostra pico não:

Dificilmente vai mostrar. Neste aspecto até que o Bassbox é mais realista.

Mas sempre tem. O pico é por ressonância. Em caixa, a Fs do falante sobe, quanto menor, mais sobe. E o Q do driver também sobe. Aí o pico brota.

Postado em

Dificilmente vai mostrar. Neste aspecto até que o Bassbox é mais realista.

Mas sempre tem. O pico é por ressonância. Em caixa, a Fs do falante sobe, quanto menor, mais sobe. E o Q do driver também sobe. Aí o pico brota.

E ainda tem as interaçoes acusticas do propio carro que podem ajudar nesse "pico"(ressônancias em baixo do painel por exemplo), pezinho ressonando tambem... E por ai vai....... kleber deve estar careca de ter "visto" essas coisas em seus testes hehehe

Postado em (editado)

http://www.selenium.com.br/site/assets/produtosfinal/563_pdfManual.pdf

Pra esse kit da selenium quantos litros vou precisar fazer a caixa? Vai ser basicamente nesse estilo, só que selada:

http://img683.imageshack.us/img683/1626/unodoorpod2.jpg

Melhor criar um tópico sobre sua dúvida p/ñ desvirtuar o tópico. :legal:

EDIT: Simulando rapidamente aqui com o BassBox, deu 4,665L, mas ñ desce muito. Terá melhor resultado com 6,221L sendo dutado. Aparentemente, usar na porta é a melhor solução. Para tirar as dúvidas, é melhor criar o tópico mesmo. :legal:

Editado por Alves

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...