Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

matheuspankadao

Dúvida sobre cortes wpu 1805 x d305!!!

Recommended Posts

Postado em (editado)

Pessoal, primeiramente Boa Noite para todos :legal: , sou novo aki no forum, e gostaria de sanar uma dúvida minha que pode tbm ser uma dúvida de alguém. De começo vou mostrar o meu sistema e depois a minha dúvida pra vcs.

Bom, meu sistema é:

-2 Woofer Selenium Wpu 1805 (450w rms a 8ohm cada)

-2 Driver Selenium D305 (75w rms a 8ohm cada)

-2 Tweeter Selenium ST400 Trio (150w rms a 8ohm cada)

-Módulo Power Systems A2200 pros graves ( 1 canal, 2200w rms a 2ohm)

-Módulo Power Systems A320 pros drives e tweeters (4 canais, 4x 80w rms a 2ohm cada, 2x 160w rms a 4 ohm)

-Crossover Stetsom Stx62 3 Vias

Olhando no site da Selenium, vi q ela recomenda pras D305 com o uso de crossover, uma potência de 27w rms com o corte de no mínimo 500hz/oitava, sendo assim, irei fazer o corte no crossover. A minha dúvida é... eu vou utilizar 2 saídas do A320 pra ligar as 2 D305, 1 saída pra cada drive, sendo que a saída libera 80w rms a 2ohm e a D305 vai ter q receber (por causa do corte) 27w rms, sóh q a minha dúvida é.: Corre o risco de eu queimar o reparo das minhas D305 se eu ligar cada uma em uma saída do A320, sendo que a D305 tem impedância de 8 ohm e a saída do A320 é a 2ohm???

E outra tbm pessoal, sobre esse falante (Wpu), será q ele vai apresentar um bom ganho se eu ligar ele no 'Low Pass' do crossover, ou ele irá render melhor se eu deixar ele 'Full'??? Lembrando q se eu for ligar ele no 'Low Pass', vou utilizar o Subsônico em 40Hz e corte em 1khz. Grato desde jáh" :D:D

Editado por blOom
Postado em

Que vacilo hein? Criou no lugar errado e com titulo inadequado! Leia as regras antes de postar!

Foi mal mano, é q eu sou novo aki e não entendo mto naum. Se puderem mover o meu tópico pro lugar certo eu ficaria grato. :unsure:

Postado em

Bom, meu sistema é:

-2 Woofer Selenium Wpu 1805 (450w rms a 8ohm cada)

-2 Driver Selenium D305 (75w rms a 8ohm cada)

-2 Tweeter Selenium ST400 Trio (150w rms a 8ohm cada)

-Módulo Power Systems A2200 pros graves ( 1 canal, 2200w rms a 2ohm)

-Módulo Power Systems A320 pros drives e tweeters (4 canais, 4x 80w rms a 2ohm cada, 2x 160w rms a 4 ohm)

-Crossover Stetsom Stx62 3 Vias

Se já tem os equipamentos, então é melhor tentar uma solução com eles.

Adicionaria falantes para médios, pois não convém deixar os falantes de 18". Se vê muito por aí, mas não é aconselhável.

A minha primeira proposta seria esse do link, mas claro existem outras de outras marcas. Da Selenium não me recordo se tem falantes a 04 ohms, com essa limitação de potência imposta pelo A320 que já tem:

http://www.oversound.com.br/pagina/produto/450w10-4.html

Nesse caso facilitaria em virtude de disponível 02 canais de 160w a 04 (brigde)

O problema maior é que se vai usar o Stetsom como divisor, ele não ofereçe corte para os Stw, então não seria tão interessante e ao meu ver seria dispensável.

Preferiria então pegar um Crossover de 03 Vias (médios + Drv Fenólico + Stw), mas tem opção de usar capacitores. Não tem problemas, mas tem de saber dimensionar corretamente. Como isso não é imposição e sim uma discussão, tem liberdade de optar ou não.

Pegeria um Cross Passivo com essas características DF1636DBCC (http://www.nenis.com.br/Dados_Tecnicos.asp?ID=DF1636DBCC), pois ele faz os devidos cortes de acordo com os falantes e para ter uma certa reserva um que suporte mais potência.

Corre o risco de eu queimar o reparo das minhas D305 se eu ligar cada uma em uma saída do A320, sendo que a D305 tem impedância de 8 ohm e a saída do A320 é a 2ohm???

Se a impedância de saída do amplificador é menor ou igual, tudo bem. O que vai acontecer, é que o valor de potência para essa impedãncia cai bastante, pois são grandezas inversamente proporcionais. O que não pode é o contrário, aliás não é recomendado, gera danos.

E outra tbm pessoal, sobre esse falante (Wpu), será q ele vai apresentar um bom ganho se eu ligar ele no 'Low Pass' do crossover, ou ele irá render melhor se eu deixar ele 'Full'??? Lembrando q se eu for ligar ele no 'Low Pass', vou utilizar o Subsônico em 40Hz e corte em 1khz. Grato desde jáh" :D:D

1Khz não. É a mesma coisa de deixar Full, he he.

Por isso citei a necessidade de adotar falantes para a faixa de médios. Assim você restringe a faixa de resposta deles até no máximo os 200Hz. Estou citando os 200Ha, mas isso não é regra, pois esse valor varia de acordo com cada falante e com o gosto de cada pessoa. Não se sabe ao certo quando cada falante começa atuar e principalmente vai depender do projeto de caixas adotado para cada via.

Postado em

Se já tem os equipamentos, então é melhor tentar uma solução com eles.

Adicionaria falantes para médios, pois não convém deixar os falantes de 18". Se vê muito por aí, mas não é aconselhável.

A minha primeira proposta seria esse do link, mas claro existem outras de outras marcas. Da Selenium não me recordo se tem falantes a 04 ohms, com essa limitação de potência imposta pelo A320 que já tem:

http://www.oversound.com.br/pagina/produto/450w10-4.html

Nesse caso facilitaria em virtude de disponível 02 canais de 160w a 04 (brigde)

O problema maior é que se vai usar o Stetsom como divisor, ele não ofereçe corte para os Stw, então não seria tão interessante e ao meu ver seria dispensável.

Preferiria então pegar um Crossover de 03 Vias (médios + Drv Fenólico + Stw), mas tem opção de usar capacitores. Não tem problemas, mas tem de saber dimensionar corretamente. Como isso não é imposição e sim uma discussão, tem liberdade de optar ou não.

Pegeria um Cross Passivo com essas características DF1636DBCC (http://www.nenis.com.br/Dados_Tecnicos.asp?ID=DF1636DBCC), pois ele faz os devidos cortes de acordo com os falantes e para ter uma certa reserva um que suporte mais potência.

Se a impedância de saída do amplificador é menor ou igual, tudo bem. O que vai acontecer, é que o valor de potência para essa impedãncia cai bastante, pois são grandezas inversamente proporcionais. O que não pode é o contrário, aliás não é recomendado, gera danos.

1Khz não. É a mesma coisa de deixar Full, he he.

Por isso citei a necessidade de adotar falantes para a faixa de médios. Assim você restringe a faixa de resposta deles até no máximo os 200Hz. Estou citando os 200Ha, mas isso não é regra, pois esse valor varia de acordo com cada falante e com o gosto de cada pessoa. Não se sabe ao certo quando cada falante começa atuar e principalmente vai depender do projeto de caixas adotado para cada via.

Pois é mano, relacionado aos Tweeters eu vou usar capacitor de 2,2 uF e as D305 eu vou ligar elas na 'High Pass' do crossover usando corte de 500hz. Quero fazer ela liberar uma voz mais "encorpada", :legal: E tbm no site diz q elas aguentam numa nice. hehe'

Agora sobre os falantes, o Crossover tem corte de no mínimo 500Hz em 'Low Pass' rsrs. E tbm ele apresenta 'Bass Boost', q é um tipo de "Reforço de Grave". Daí eu não sei, se deixo em Full mesmo ou se uso o crossover.

Áh, lembrando q a caixa q eu uso ér com os 18" invertidos, o famoso "ao contrário" hehe. E mesmo assim ela libera uma voz q chega a encomodar, é tanto que eu uso sóh ela ligada no som daki de ksa, sem tweeter e sem corneta. :legal:

A sintonia dela eu não me lembro bem, só sei q ela toca Forró q é uma beleza. kkkkkkkkkkkkkkkkkk' e tbm Pancadão, Eletrônica,Psy Trance e hip hop. Agora Drum n' Bass com músicas descendo frequência não é o forte dela naum. Será q ela vai continuar tendo essa mesma voz se eu ligar ela no A2200??? Poiis no som daki de ksa só a caixa jáh toca legal (sentindo uma falta de uma Tweetinha mais toca) sendo que o amplificador é tecnologia Mosfet???

Postado em (editado)

Não coloco Médio agora pq tow meio q um pouco lizo. hehe' E tbm pq eu teria q trocar o crossover (q saiu quase de graça pra mim) por outro q tenha corte pra 'Mid Pass', lembrando tbm q eu não tenho espaço em cima da caixa, pois os módulos e o crossover estão pregados em uma madeira q tá em cima da caixa de graves.

Editado por matheuspankadao
Postado em

Pois é mano, relacionado aos Tweeters eu vou usar capacitor de 2,2 uF e as D305 eu vou ligar elas na 'High Pass' do crossover usando corte de 500hz. Quero fazer ela liberar uma voz mais "encorpada", :legal: E tbm no site diz q elas aguentam numa nice. hehe'

Agora sobre os falantes, o Crossover tem corte de no mínimo 500Hz em 'Low Pass' rsrs. E tbm ele apresenta 'Bass Boost', q é um tipo de "Reforço de Grave". Daí eu não sei, se deixo em Full mesmo ou se uso o crossover.

Áh, lembrando q a caixa q eu uso ér com os 18" invertidos, o famoso "ao contrário" hehe. E mesmo assim ela libera uma voz q chega a encomodar, é tanto que eu uso sóh ela ligada no som daki de ksa, sem tweeter e sem corneta. :legal:

A sintonia dela eu não me lembro bem, só sei q ela toca Forró q é uma beleza. kkkkkkkkkkkkkkkkkk' e tbm Pancadão, Eletrônica,Psy Trance e hip hop. Agora Drum n' Bass com músicas descendo frequência não é o forte dela naum. Será q ela vai continuar tendo essa mesma voz se eu ligar ela no A2200??? Poiis no som daki de ksa só a caixa jáh toca legal (sentindo uma falta de uma Tweetinha mais toca) sendo que o amplificador é tecnologia Mosfet???

Velho esses WPU 1805 são woofers para graves e médio-graves?

Eu tenho esse crossover STX62 e usava o low-pass para tocar um Street Bass e no High-pass, usava para tocar um driver D200 + ST200, o ST200 com capacitor de 2,2uF. Meu som tocava filé nessa configuração!

Se esses WPU1805 conseguir responder bem até 500Hz, nem vai precisar de vc usar outros woofers para tocar os médios!

Postado em

Velho esses WPU 1805 são woofers para graves e médio-graves?

Eu tenho esse crossover STX62 e usava o low-pass para tocar um Street Bass e no High-pass, usava para tocar um driver D200 + ST200, o ST200 com capacitor de 2,2uF. Meu som tocava filé nessa configuração!

Se esses WPU1805 conseguir responder bem até 500Hz, nem vai precisar de vc usar outros woofers para tocar os médios!

kkkkkkkkkkkkkkkkkk' :D :legal:

Responde siim mano :], eles são woofers pra Grave e Médio-Grave, de uso Profissional. Eles respondem bem até uns 800Hz na boa' (ý

A minha dúvida é pq eu uso eles no som daki de ksa, q ér Tecnologia "Mosfet", e agora vou usar ele no carro com a famosa Tecnologia "D", daí quero ver se o módulo, por ser digital, vai responder bem essa faixa de frequência, os Mosfets eu conheço por ter aquele "Timbre" q todo mundo conheçe. Levando em conta q o crossover trabalha a 12DB/8² em Low Pass e o Subsônico a 24DB/8², segurança e qualidade de sinal... :D:D:D

É por isso q cada vez mais eu tow satisfeito com esse falante, :legal: Poiis ele responde bem na faixa de 35Hz até 800hz, o por isso de eu diizer (faz falta uma tweetiinha..) rs'

Ele apresenta um grave seco gostoso de se escutar. Só não vai mto longe, mais assim perto dá pra tomar uma cervejinha legal' hehe.

Postado em

Vai do gosto de cada um e também do falante de 18" ser um pouco mais versátil que permita algo do tipo, o que não é aconselhável. Tem "n" motivos.

Se não compremeter a qualidade e nem tão pouco a integridade dos falantes, visto que cortes tão baixos, limitam a máxima potência a ser aplicada e também exigem divisores com maior de nível de corte (dB/ 8ª) e não apenas 6dB/ 8ª (capacitores), pode usar sim.

Postado em (editado)

kkkkkkkkkkkkkkkkkk' :D :legal:

Responde siim mano :], eles são woofers pra Grave e Médio-Grave, de uso Profissional. Eles respondem bem até uns 800Hz na boa' (ý

A minha dúvida é pq eu uso eles no som daki de ksa, q ér Tecnologia "Mosfet", e agora vou usar ele no carro com a famosa Tecnologia "D", daí quero ver se o módulo, por ser digital, vai responder bem essa faixa de frequência, os Mosfets eu conheço por ter aquele "Timbre" q todo mundo conheçe. Levando em conta q o crossover trabalha a 12DB/8² em Low Pass e o Subsônico a 24DB/8², segurança e qualidade de sinal... :D:D:D

É por isso q cada vez mais eu tow satisfeito com esse falante, :legal: Poiis ele responde bem na faixa de 35Hz até 800hz, o por isso de eu diizer (faz falta uma tweetiinha..) rs'

Ele apresenta um grave seco gostoso de se escutar. Só não vai mto longe, mais assim perto dá pra tomar uma cervejinha legal' hehe.

Oche a 10 metros de distância não sentir mais os pancadões, tem algo de errado ehehhehe.

Meu Street Bass que é um woofer fraco em vista de outros, a uns 30 metros do carro ainda se ouvia os batidões dele e olha que eu usava apenas um woofer de 12"!

Já que o seu woofer responde bem nas altas, deixe o corte em 500Hz, já o subsônico já seria melhor deixar ele alto, em 50Hz ou 60Hz. Fazer este woofer tocar em 35Hz, vai forçá-lo bastante!

Para trio-elétrico as frequências predominantes são dos 50Hz pra cima! Abaixo disso só se vc tiver com um sistema de subgraves cabuloso!

Editado por dudufuddellys
Postado em

Oche a 10 metros de distância não sentir mais os pancadões, tem algo de errado ehehhehe.

Meu Street Bass que é um woofer fraco em vista de outros, a uns 30 metros do carro ainda se ouvia os batidões dele e olha que eu usava apenas um woofer de 12"!

Já que o seu woofer responde bem nas altas, deixe o corte em 500Hz, já o subsônico já seria melhor deixar ele alto, em 50Hz ou 60Hz. Fazer este woofer tocar em 35Hz, vai forçá-lo bastante!

Para trio-elétrico as frequências predominantes são dos 50Hz pra cima! Abaixo disso só se vc tiver com um sistema de subgraves cabuloso!

Poiis ér mano, isso ligado no som daki de ksa q ér 100w rms por canal a 4ohm. Sendo q os woofers são 450w rms a 8ohms, convertendo pra 4ohms deve dar en torno de uns 900w rms a 4ohms. E mesmo assim a uns 10m eu "sinto" e de 10m pra frente eu "escuto" :legal:

No crossover eu vou fazer o corte do subsônico em 50hz, jáh o corte no Low Pass eu vou fazer em 500hz mesmo, o das D305 eu vou fazer tbm em 500Hz e nas Tweeters eu tow usando Capacitor de 2,2uF

Mais mesmo assim eles não são essas coiisas todas naum mano. Quando eu usava eles em um A800 (800w rms a 2ohm)o máximo q eles faziam era tremer o parabrisa, o teto e disparar uns alarmezinhos... nada demaiis' :D:D:D

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...