Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Lucas Durante

4 6x9 Bravox caixa 40L cada par (CONCLUÍDO)

Recommended Posts

Pode ir tranquilo !

Mas tipo 200~250, é mais quando tem, manual, na caixa, controle tudo ai chega a esse preço mas do jeito que ta só o aparelho 150 a 200$ ta na média !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

To tomando umas gelada aqui e coloquei o som no quintal, jaja chega uma galera ae. Enquanto isso to arrebentando tudo aqui, dexei o som ligado e fui na rua de baixo pega uma caixa de breja e tava tocando 'ai se eu te pego'. Caralh*, tinha mais grave que voz, as casas tamparam mto o medio e o agudo e os grave tava sinistro, mto bom. Agora vo sai aqui que vai começa a farra []-[]

rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui em casa é dificil, mas tem na chacara do meu colega, casa de otro colega, chacara dos medicos e assim vai ... rsrs

Quanto ao sub ou 6x9 vou comprar na segunda-feira, hoje estava pensando se arriscava no subwoofer ou ia direto nos 6x9. Sera que tem a ver esse negocio do divisor estar cortando por nao estar ligado em subwoofer mesmo ? :blink:

To com medo de arriscar ;s

Compartilhar este post

Link para o post

Consegui um subwoofer aqui e testei, continuou cortando, então o pioneer esta descartado. Agora eu lembrei que um cara montou 16 midbass gradiente em uma montana, e disse que eles tocavam muito bem. Então pensei em pegar 4 desses (8ohms cada 60rms, resultando em 240rms 8ohms, casaria bem com o som tbm), ou entao no 6x9 bravox novamente. Alguem que intenda de qts esses parametros pode dar uma olhada ver se é bom mesmo ? Segue o link http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-199842346-mid-bass-woofer-gradiente-twinsound-65-polegadas-caixa-som-_JM

Ficaria com bom graves e medio graves ligado em modo full?

Vlww :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Fica sim, esses woofer's deve ser muito bons, não sei si ficará melhor que seus 6x9 pois são de 60w rms mas um FS Baixo significa que desce bem na faixa dos 40hz ! Sensibilidade boa e preço bom $$ eu arriscaria ! com esses parametros da pra simular pra ver a resposta dele [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

Fica sim, esses woofer's deve ser muito bons, não sei si ficará melhor que seus 6x9 pois são de 60w rms mas um FS Baixo significa que desce bem na faixa dos 40hz ! Sensibilidade boa e preço bom $$ eu arriscaria ! com esses parametros da pra simular pra ver a resposta dele [¨]

Se vc puder fazer essa simulaçao pra mim eu agradeço, nao sei fazer essas coisas rsrs

Pelo preço realmente vale arriscar, mas tenho medo de me arrepender se nao ficar melhor que os 6x9, pois o investimento será igual. Esse fato de ser 60w rms, por ser 4 juntos acho que nem vai muda muita coisa ne ?

vlw

Compartilhar este post

Link para o post

é, tão dizendo que da um grave legal mesmo. Sera que ligado em modo full fica bom? Caixa pensei 60L e um duto de 4"? Se puder faz umas simulação pra mim ae leksom

projeton.jpg

Assim ela terá 66L brutos, e a base sera de mesmo tamanho que a caixa dos 6x9, podendo ficar em cima ou em baixo.

Alguma sugestão no posicionamento dos falantes ou caixa?

vlw

Editado por Lucas Durante

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, desculpe pela demora mas lá vai minha contribuição :rolleyes:

Olha, até que gostei desses mid's ! tem uma resposta bem plana ! sem pico, só plano ! isso é bom pra qualidade !

Dei umas simuladas aqui e a resposta que mais ''achei'' melhor foi:

Caixa:

65L + 2 duto de 3"/8cm sintonia @49hz

Gráficos:

Amplitude de resposta:

93362641.png

F3 (-3,0db)= F3 é qual frequência ele vai começar a responder no caso 45,7hz

-2,0db = 48hz

-1,0db = 51hz

0,0db = 56,6hz

0,5db = 60hz

1,0db = 70 a 100hz

Olha como pode ver, vai começar a responder em 45hz no caso é bom pra mid's de 6" e seu system tem um bom subsonico então acho que tá ótimo ! a resposta esta considerável plana dos 50 a 100hz ! Acredito que vai ter que se acostumar com resposta plana, pois creio eu que os 6x9 deve ter um pico acentuado lá pelo 60hz ou seja maior intensidade nessa frequência do que as outras ! ai fica a seu critério ! Com os mid's, deve ficar mais musical, tremer um pouco menos, mas ficará com mais qualidade, bom pra ouvir música !

Group Delay:

20286707.png

100hz = 2,42ms

80hz = 4,04ms

60hz = 8,31ms

45hz: 12,4ms

Delay é o que ? é o gráfico que fala se o alto falante vai embolar em certa frequência ou não ! É considerável que vai embolar é quando passa dos 15ms, abaixo disso, não chega !

Então, como pode ver o pico do delay máximo ficou nos 45hz no caso 12,4ms, ou seja não vai chegar a embolar, mas que não vai ficar 100% preciso isso sim ! Mas pode ficar tranquilo, ta ótimo assim !

System Impedance:

49821997.png

Então esse gráfico eu não vou opinar não, pois pelo o que sei é o seguinte: o subwoofer dentro da caixa acústica, com suas pressões físicas faz com que a impedância altere principalmente em selada, por isso que em testes de potência de amplificadores usamos resistências de chuveiro assim não altera a impedância, no caso do gráfico não sei interpretar mas quando souber posto aqui !

Conclusão:

Então, tem mais gráficos tipo, Velocidade do Ar no duto, Movimentação do cone em certas frequências, Máxima potência que pode aplicar ! Mas o bassbox não mostrou, pelo simples fato de não ter o parametro Xmax :(

Então, com essa caixa deu pra ver que esses mid's tem uma boa resposta, é bem plana, pra quem gosta de ouvir uma boa música ta ótimo, esses mid's ! Então não sei o que vai achar dos graves dos mid's ! O Grave mais forte do que os 6x9 acho que não vai ficar, mas mais macio deve ficar creio eu ! no caso esse mid, é um woofer ou seja, vai precisar de algum Full range pra completar a faixa de frequência acima dos 4000hz pois um simples Tw não desce tanto assim !

Então é isso, espero que entenda o que disse !

Se tiver dúvida só falar

Abraço []-[]

Editado por leksom

Compartilhar este post

Link para o post

Opa entendi tudo o que disse, obrigado pelos testes. Essa tarde conversei um pouco com o vendedor dos mids, ele ja testou como subinho no carro, sub em ht, até em LT, em todos os casos ficou muito bom. Seria interessante uma caixa com 4 desses. Eu queria te pedir uma coisa se não for abusar demais.. Tem como vc simular meus 6x9 na caixa 40L duto 3x9cm? assim acho que da para eu ter uma comparação. http://bravox.com.br/portal/produto.asp?id_CON=829

Quanto ao full range ou tw, isso não tem problema, os 6x9 ja ta de bom tamanho em medios e agudos, os mids seriam mais pra 2khz pra baixo. vlw :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Putz tentei simular no bassbox com os parametros da bravox caixa 40L duto 3"/9cm ta dando erro os gráficos, ta tendo algo errado nos parametros, o bassbox não ta aceitando :banghead

Então simulei no WinISD pra ver como fica e... :

Gráfico:

6x99bravoox.png

F3(-3,0db) = 48hz

-1,5db = 53,3hz

0,0db = 58hz

1,0db = 61hz

2,0db = 65hz

3,0db = 68hz

4,0db = 71hz

5,0db = 78hz

6,0db = 90hz

Putz me enganei legal, disse que teria um pico acentuado na faixa dos 60hz ficou é em 90hz ashauhs acostumado em simular subwoofer :banghead No caso, como da pra ver o F3 48hz e vai aumentando consideravelmente até 90hz da ai pra baixo desce ! achei essa resposta ótimo pra quem gosta de SPL mais seco ! Por isso o grave forte que dá no miny system !

Mas a diferença é grande ! com os mid's é totalmente plano sem pico nem um, com isso mais qualidade !

Então deu pra ver mais ou menos a diferença que vai ficar ? se tiver duvida só falar :legal:

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente analisando os graficos qualquer um percebe a diferença, que pico nos 90hz em?! Mas agora opnião sua, tirando qualidade (pois meu objetivo não é esse e nem vou conseguir misturando 6x9 com midbass) qual voce acha que tocaria mais forte entre 50-80hz, o par de 6x9 ou os 4 mid? Eu não manjo muito analisar grafico não, vi a diferença visualmente e os ganhos em db, mas comparar qual fica melhor ai ja me ferro rs :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Mais forte ? Pelos gráficos o 6x9 ! mas qualidade é bem legal, grave macio, boa resposta, tocando todos os instrumentos (Bumbo, pedal duplo), bem plano !

Já SPL do jeito que quer, é tremer tudo, dar pressão, instrumentos diferentes da a mesma nota ou seja não musical, etc... :legal:

Mas como gosta de SPL fica com seus 6x9 mesmo :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Ah sim, seria bem interessante ter 4 mids desses, alem de tocar forte tem essa qualidade. Se eu fosse escutar somente no meu quarto optaria pelos mid sem duvida, mas como as vezes ouço em local aberto devem perder um pouco de força né ?! Duvida cruel demais haha, segunda feira que eu farei o pagamento até la ja decido 100% qual usar, mas to pendendo pros 6x9 mesmo :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Aah na minha opinião, eu iria de 6x9 man ! Eu agora curto SPL e Subgrave, deve ser fase mesmo, daqui alguns anos só vou querer SQ haha :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Ah mas é assim mesmo, por inquanto não ligo muito pra qualidade, quero é grave nervoso rsrs. Estou pensando em alongar o duto para uns 25/30cm, depois quando voce tiver tempo se puder da uma simulada pra mim com esse duto ve se muda muito, se melhora algo... Se puder testa tbm com duto de 4", qualquer coisa ja monto a nova caixa assim e mudo essa :legal:

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Menino, pra que mudar o negócio sendo que ta ótimo ??? rsrs

Brincando ! lá vai:

Gráficos:

6x99bravoox2.th.png

Verde: Post #115

Amarelo: 40L 3"/30cm @30hz

F3(-3,0db) = 53hz

-1,5db = 57hz

0,0db = 62hz

1,0db = 65hz

2,0db = 69hz

3,0db = 73hz

4,0db = 80 a 100hz

Conclusão:

O F3 aumentou ou seja vai descer menos, o pico acentuado que tava em 6,0db caiu pra 4,0db ou seja menos intensidade !

Obs: Advertência !!! o WinISD diz que vai soprar o duto

Qualquer dúvida só pergunta !

Da +1 aeh :rolleyes: hehe

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...