Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

MrQuality

[Renault Scenic] Hi Fi (Focal Utopia N7)

Recommended Posts

Postado em (editado)

Amigos foristas, aproveitando o tópico da Koyama, resolvi abrir esse tópico com a construção do sistema de áudio do meu carro.

Como o carro é de uso particular e não um carro de demonstração da Koyama, abri com o meu login, para não misturar as coisas.

O sistema ainda está em fase de construção e algumas partes do projeto ainda estão em aberto.

Estou utilizando um kit 3 vias Focal Utopia N7, com crossblock.

1 subwoofer Focal Polyglass 27V2 em caixa bass reflex

CD Player DRZ9255, com algumas modificações.

1 amplificador de 4 canais (prototipo)

1 amplificador mono classe AB (prototipo)

As portas estão tratadas com manta asfáltica (seladin), e com a manta da Focal (BAM) bem na parte traseira do mid bass.

Os mids e os tws estão em caixinhas em cima do painel.

As únicas peças que estão mais apresentáveis são as caixas dos mids/tws, ainda falta fazer o acabamento final.

As portas estao sem acabamento, os mid bass estao nos locais originais com as telas originais.

No porta malas esta tudo solto....rsrs, por enquanto... até eu decidir o que vou fazer com o subwoofer.

img0005vd.th.jpg

img0006rn.th.jpg

Vou atualizando o post qdo tiver alguma novidade.

Espero que gostem!

Abs

Sakata

Obs: se tiverem alguma sugestão, duvida, estou a disposição!!!

Editado por Ianaconi
Postado em

Nossa, agora sim, alguém q entende do assunto c/1 SET de respeito. Seria interessante um feedback contando sobre o direcionamento de falantes, casamento c/equips, oq foi testado p/chegar a essa conclusão, possíveis melhorias, etc. Esse eu vou acompanhar.

Abs

Postado em

Amigos

Conforme citado pelo Silvio, ele preferiu entrar aqui como Mr Quality e não como Koyama Imports por se tratar de seu carro pessoal e o sistema de som é dele, não da empresa. Adquirido por ele, pago por ele. Dessa forma, ele se sente livre para opinar de forma mais abrangente, falando pela pessoa dele e não pela Koyama/Audiophonic. A maior preocupação do Silvio sempre foi manter sua reputação no mercado, construída com muito esforço ao longo das últimas 2 décadas, sempre apresentando resultados mais que bla bla bla esparramado. O fato de ele trabalhar hoje conosco não tira sua imparcialidade nas opiniões e depoimentos aqui postados, já que ele é conhecido por "matar a cobra e mostrar o pau".

Reinaldo

Postado em

Grande Sukita!

Bacana! Pq optou por usar o tweeter "de lado"?

Questao de fase?

Eu não acredito que o padrão de dispersão desse domo mude de hor para vert, mas valeria a pesquisa.

Agora, eu recomendo colocar uma boa proteção ali hein, qq "sopro" mais forte e vc pode danificar esse domo de moça do Be.

Postado em

Eu não acredito que o padrão de dispersão desse domo mude de hor para vert, mas valeria a pesquisa.

Agora, eu recomendo colocar uma boa proteção ali hein, qq "sopro" mais forte e vc pode danificar esse domo de moça do Be.

Tem as telinhas originais off...

Elas pegam no parafuso do tweeter e do mid-range.

Abraços.

Postado em (editado)

Ah, esse eu quero acompanhar!

Também fiquei curioso sobre esse protótipo de amp ai.

Quando foi q o Sílvio passou por aqui? Nem fiquei sabendo... [^]:unsure:

Editado por Alves
Postado em

O tópico do Sakata vai ser bem discutido hehe..

Quando vai vir por Natal novamente? Dessa vez venha com mais tempo pra conhecer mais coisas..

Fala mais a respeito do sistema.. Cabeamento e tal..

Acompanhando..

Postado em (editado)

Bom, vamos por partes...

Aos amigos de Natal, realmente estou devendo uma visita...rsrs....

Qto aos amplificadores, ainda são prototipos, não posso falar muito deles ainda.

Um deles é 4 canais, classe AB, com BJT de saída, cada canal com 200 WRms a 2 ohms

O mono tb é classe AB, BJTs de saída, com 1000 WRms a 2 ohms

O kit está ligado no crossblock, utilizando biamplificação, 2 canais para os mids/tw e 2 canais para os mid bass.

No player só estou usando o corte HP para os mid bass que estao em 60Hz.

Ainda não tive tempo de passar mais um cabo RCA para fazer o TA separado para os mids/tw e para os mid bass.

O sub esta com corte HP em 16Hz e LP em 40Hz.

Os cabos ainda estão todos misturados, nao sei qual vou usar ainda.

Tem cabo Van den Hul e uns Xing Ling misturados...rs

Em relação ao tweeter estar de lado, foi uma questao de acabamento mesmo, na primeira peça que fiz o tw estava deitado.

Depois que terminei a peça, percebi o angulo do plate estava um pouco fora, e aproveitando a chegada aqui na Koyama da caixinha da Focal para os mids e tws, estilo a caixinha que acompanha o kit 165KRX3.

Resolvi mexer na peça novamente, retirei a frente e aproveitei a frente da caixinha da Focal, que ja tem os furos exatos para o mid e tw.

Abs

Sakata

Editado por MrQuality
Postado em (editado)

Sakata fala mais sobre essa caixa dutada:

Quantos litros;

Qual a frequencia de corte que ficou a caixa;

Qual a sintonia do duto ;

Por que utilizou dutada?

Antonio

1 subwoofer Focal Polyglass 27V2 em caixa bass reflex

Editado por antnbarao

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...