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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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Andreati

Posicionamento subwoofer em conversível

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Galera, ajuda aê...

 

é unanimidade que som em conversível é complicadíssimo. Com a capota baixada então, nem se fala.

 

Mas estou tentando encontrar uma forma de montar um sonzinho escutável no meu XR3 mesmo nessas condições, com um mínimo de qualidade. Obviamente não adianta nem tentar um hi-fi nessas condições, mas SQ acho q dá...

 

Pretendo usar equiptos razoáveis (a nível de Alpine, JL, JBL, Rockfort, Hertz, etc, tb vou precisar da ajuda de vcs pra decidir sobre quais usar mas isso vai ficar pra depois). O que estou pensando nesse momento é no POSICIONAMENTO DO SUBWOOFER.

 

Vamos lá: pelo que li o maior problema em andar com a capota baixada (fora o barulho) seria fazer os graves chegarem na parte da frente. Pensando nisso, estou com a idéia de utilizar um sub montado "atravessando" o banco de trás. Pra exemplificar, alguns links com montagens parecidas com o que estou pensando:

http://autospeed.com/cms/title_Installing-a-FreeAir-Sub/A_0333/article.html

http://www.cardomain.com/ride/2670524/2001-bmw-m3/page-3

 

Acho que essa idéia pode funcionar melhor pois na parte onde o sub esteria montado (tipo na altura da metade de baixo das costas dos passageiros) a turbulência não é tão grande quanto na altura da cabeça (por onde o som teria que passar numa montagem "normal").

 

Vou por umas fotos do meu carro pra vcs entenderem melhor (não reparem na sujeira e nas tranqueiras jogadas no porta malas []-[] )

 

2011-07-20_17-13-29_622.jpg

 

2011-07-20_17-13-47_598.jpg

 

2011-07-20_17-15-57_206.jpg

 

2011-07-20_17-14-30_379.jpg

 

2011-07-20_17-14-16_229.jpg

 

Reparem nas gradinhas no "tampão" (pelas 4a e 5a fotos da pra ver que não é um tampão, e sim parte da carroceria mesmo, o que é bom em termos de rigidez caso eu venha a montar o(s) sub(s) ali). Tem só as gradinhas mesmo, provavelmente o antigo dono colocou som ali e tirou antes de vender. A primeira coisa que pensei for colocar os subs ali, talvez mais pro canto pra conseguir fazer uma caixa encostada na lateral do porta malas.

Mas aí o sub ficaria numa região onde tem um p*t* vento, e virados pra fora do carro. Imagino que não vá chegar quase nada na frente, mesmo caprichando na potência.

 

Aí veio a idéia de colocar no meio do banco. Eu iria furar um circulo do tamanho necessário na parte de trás do banco, retirar a espuma deste circulo SEM mexer no tecido do banco (ou seja, olhando o carro de dentro nem daria pra ver [¨] e encaixar o sub nesse buraco (fazendo um bom suporte de madeira, algo bem parecido com o primeiro link que postei).

 

Iria ficar + ou - nessa posição:

 

2011-07-20_17-13-47_598-1.jpg

 

com o furo feito por aqui:

 

2011-07-20_17-14-16_229-1.jpg

 

 

E aí?? O que acham?? vai ficar melhor do que montar no pseudo-tampão ou em uma caixa convencional no porta malas???

 

Grande abraço!!!

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Posta uma foto desses mesmos locais com a capota rebatida para vermos o espaço disponível.

 

[]'s

Crawling Chaos

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Posta uma foto desses mesmos locais com a capota rebatida para vermos o espaço disponível.

 

[]'s

Crawling Chaos

 

Tiro as fotos assim que chegar em casa hoje a noite!!

Mas você pergunta do espaço por causa do tamanho do sub? Se for colocar no banco cabe tranquilamente um de 8", e talvez (teria que medir direito) até de 10". No pseudo-tampão caberia 2 de 12" fácil fácil, mas eu nao quero perder tanto espaço na mala assim. E acho que nem preciso disso tudo.

 

Gardenal, obrigado pela sugestão, por enquanto to preocupado com o posicionamento, não com o tipo de caixa... mas estou inclinado a usar em Infinte Baffle, principalmente pelo que li neste tópico http://www.diymobileaudio.com/forum/diyma-sq-forum-technical-advanced/3860-infinite-baffle-subs-pros-cons.html . Vejam especialmente os comentários do Andy Wehmeyer (pela assinatura dele é gerente de produto da JBL) a partira da segunda página. Mas de qualquer forma a caixa eu vou definir depois de decidir onde vou colocar o sub, afinal se chegar a conclusão de que não consigo direcionar bem o som pra cabine a caixa vai ser uma (provavelmente band pass como vc falou, onde conseguiria mais volume, correto??), mas caso cheguemos a conclusão de que, sim, é possível direcionar o som adequadamente até a frente, aí seria outra caixa... talvez selada, provavelmente infinite baffle (free air).

 

Mais idéias??? Estou aberto a sugestões!!!!

Editado por Andreati

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Tirei umas fotos com a capota aberta:

 

2011-07-21_17-14-00_961-1.jpg

 

2011-07-21_17-14-15_79-1.jpg

 

2011-07-21_17-14-33_277.jpg

 

2011-07-21_17-15-15_69-1.jpg

 

Como dá pra ver, colocando o sub no tampão ele ficaria coberto pela capota quando aberta.

 

Vejas esses desenhinhos que fiz pra tentar ilustrar o que estou pensando:

 

Esse é + ou - o fluxo do vento com o carro andando:

Vento.jpg

 

E aqui, as duas opções que estou imaginando pra montar o sub (o azul é +- onde tão os bancos):

somsub.jpg

 

Já sei que vão vir falar que graves não são direcionais, e portanto a direção de montagem não importaria muito... mas imaginem ele tocando bem ali no ventão que fica em cima do tampão... ou então atrás do banco, onde se o ar não chega a estar parado, pelo menos não tem 5% do vento e turbulência que tem em cima. O que parece melhor??

 

Pra mim, do "alto" do quase nenhum conhecimento que tenho de som a segunda opção parece muito melhor, mas antes de furar meu banco gostaria da opinião de quem tem mais experiência... será melhor mesmo? Ou eu to viajando???

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Que tal você deslocar as travas do encosto do banco traseiro, para que o mesmo venha mais para frente e fique um "vão" do porta malas para o carro. Coisa minima, uns 2cm já vão fazer seu sistema render bem :legal:

Abraços

Gustavo

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Que tal você deslocar as travas do encosto do banco traseiro, para que o mesmo venha mais para frente e fique um "vão" do porta malas para o carro. Coisa minima, uns 2cm já vão fazer seu sistema render bem :legal:

Abraços

Gustavo

 

Valeu pela idéia Gustavo :legal: ... mas com o som passando por esse possível vão ele ainda estaria sendo "jogado" no vento :banghead ... A questão não é o som sair do porta malas e chegar na cabine, mas sim, que o som seja todo "jogado" na parte sem tanto vento [¨] , ou seja, abaixo da linha de cintura do carro... na altura da lataria mesmo, não na altura dos vidros. É como eu imagino que ficaria bom.

 

Po galera, ninguem que tenha visto um som bom num conversivel pode dar uma opinião?? :( Ou quem tem mais experiência, mesmo que não exatamente com conversíveis, o que que acha da idéia?? Vai ficar melhor que uma montagem convencional?? Mesmo que seja uma resposta meio no chutômetro, ou mais no feeling mesmo... é importante saber o que acham os que estão a mais tempo nessa arte do som... qual o sentimento que vocês tem em relação a como vai ser o resultado...

 

Abraços!!!

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Andreati, funciona sim esse esquema q lhe falei (já tive escort conversivel e penso seriamente em outro hehehehe). Só que você vai precisar de potencia, acho que um par de subwoofers de 10" com um amp de uns 800w rms dá e sobra muito! um par de pioneer tsw 259 de 350 w rms ja resolveria seu problema mesmo com a capota aberta

Abraços

Gustavo

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Battousai, no escortclube.com.br tem alguns conversíveis bem bacanas a venda, caso realmente tenha interesse ;) Um dia ainda vou ter uma coleção desses bichinhos, todos sem teto [¨] [¨] :vts

 

dudufuddellys, pelo que andei lendo nuns sites e forums gringos, sub em free air pode tocar bem sim, se tiver um Qts alto e o porta malas for bem isolado da cabine... sei que é um conceito controverso e que não tem muitos adeptos aqui no fórum, mas pelo que li acho que é uma tentativa válida sim, se bem executada pode tocar tão bem quanto uma selada. E se não der certo, é só fazer uma caixa selada que tá tudo certo!!

 

Abri outro tópico pra decidir qual sub pegar... quem puder dar uma espiada lá e deixar alguma sugestão, eu agradeço!! :legal:

 

Abraços!!!! :legal: :legal: []-[] []-[]

 

à moderação: abri outro tópico pois acho que são assuntos distintos, mas caso julguem necessário podem juntar os dois tópicos.

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Battousai, no escortclube.com.br tem alguns conversíveis bem bacanas a venda, caso realmente tenha interesse ;) Um dia ainda vou ter uma coleção desses bichinhos, todos sem teto [¨] [¨] :vts

 

dudufuddellys, pelo que andei lendo nuns sites e forums gringos, sub em free air pode tocar bem sim, se tiver um Qts alto e o porta malas for bem isolado da cabine... sei que é um conceito controverso e que não tem muitos adeptos aqui no fórum, mas pelo que li acho que é uma tentativa válida sim, se bem executada pode tocar tão bem quanto uma selada. E se não der certo, é só fazer uma caixa selada que tá tudo certo!!

 

Abri outro tópico pra decidir qual sub pegar... quem puder dar uma espiada lá e deixar alguma sugestão, eu agradeço!! :legal:

 

Abraços!!!! :legal: :legal: []-[] []-[]

 

à moderação: abri outro tópico pois acho que são assuntos distintos, mas caso julguem necessário podem juntar os dois tópicos.

 

Entendi! Então este tipo de sistema casaria perfeitamente em carros Sedans, pois tem o porta-malas totalmente isolado!

 

Já lembrei aqui do Kenwood KFC-3012 (Qts = 1.012).

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Entendi! Então este tipo de sistema casaria perfeitamente em carros Sedans, pois tem o porta-malas totalmente isolado!

 

Já lembrei aqui do Kenwood KFC-3012 (Qts = 1.012).

 

Nada disso. O porta-malas dos sedans não são totalmente isolados. Há inclusive circulação de ar passando pelo porta-malas.

 

[]'s

Crawling Chaos

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dudufuddellys, é isso mesmo que o Crawling Chaos falou, quando eu disse bem isolado eu quis dizer BEM ISOLADO MESMO! Veja nos links das instalações que passei... os caras usam espuma expansível, fibra, até MDF entre o porta malas e os bancos... teoricamente teria que deixar o porta malas tão isolado da cabine quanto o interior de uma caixa selada estaria do exterior. Ou seja, se o carro estiver bom pra Infinite Baffle, se vc colocar uma caixa normal com um sub no porta malas você nem escutaria de dentro da cabine. O som não pode passar do PM pra cabine, pra não haver cancelamento, entende??

 

Quanto a esse sub que vc falou, talvez Qts de mais de 1 seja meio exagerado... Pelo que andei lendo, um valor de Qts (ou de Qtc de um sistema sub + caixa) de 0,707 seria o ideal pra um sistema que visa qualidade. Seria o valor com resposta de frequências mais plana possível. (vi isso nesse link: http://www.carstereo.com/help/Articles.cfm?id=29)

 

Valores de Qts (Qtc) mais altos, talvez próximos desse 1.0 que você citou, iriam proporcionar um booommm mais longo, mas menos "firme" (tight, não sei qual seria a tradução exata...). Achei bastante sobre isso aqui: http://www.diyaudio.com/forums/subwoofers/8114-subwoofer-qtc-tightness.html

 

[]-[] []-[] []-[]

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