Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Skylink~Montana Street

Porque o carro no Brasil é tão caro. Falam os Fabricantes.

Recommended Posts

novo-crossfox-2010-03.jpg

Os fabricantes não gostaram da comparação dos preços dos carros vendidos no Brasil e em outros países. O presidente da Anfavea, Cledorvino Belini, disse que não se pode comparar "banana com abacaxi" (no caso, quem seria o abacaxi?).

 

Mas para explicar porque o carro é tão caro, a Anfavea, associação dos fabricantes, recorreu ao estudo feito pela consultoria PriceWaterhouseCoopers, que usa exatamente as comparações com outros países para mostrar o alto custo da cadeia produtiva no Brasil (em todos os setores e não apenas na indústria Automobilística): compara o custo dos insumos, da energia, da logística, da mão de obra.

 

O estudo mostra que o responsável pelo que os fabricantes chamam de Custo Brasil não é isoladamente o imposto, mas uma série de itens. Cledorvino Belini enumerou-os para a AutoInforme:

 

Em primeiro lugar aparece o problema do câmbio. A valorização do real frente ao dólar encarece os insumos e os serviços adquiridos no Brasil.

 

Em seguida vem o custo do capital. "Como a produção de veículos tem uma cadeira longa, os fornecedores trabalham com capital de giro elevado e isso custa caro. Os juros altos aumentam o encargo financeiro cobrado para a produção", disse Belini.

 

O dirigente enumerou a energia como o terceiro problema na produção brasileira. Segundo o estudo, o custo do kw/hora no Brasil é de 0,10 de euros, sendo que na Europa é de 0,06, na Argentina 0,04 e no México 0,05. O aço também é responsabilizado pelo aumento dos custos, ele custa 40% a mais do que em outros países.

 

Segundo o levantamento, o custo da logística no Brasil é muito maior do que a média mundial: entre 16% e 17% do custo final do produto. "Num país competitivo - disse um representante dos fabricantes - o custo da logística não pode passar de 10%". Isso vale para todos os setores.

 

O estudo da Price concluiu que a mão de obra no Brasil é muito cara: 5,3 euros por hora. Mas comparou esse item apenas com México (2,6 euros/hora), China (1,3) e Índia (1,2), ficando de fora Argentina, os países da Europa e os Estados Unidos. Só ficou o abacaxi.

 

Numa média geral, a produção no Brasil é 60% mais cara do que na China, 40% mais cara que no México e 55% mais cara que na Índia, concluiu o estudo.

agile1.jpg

O outro ponto que encarece o preço final do carro, segundo os fabricantes, é que, além do imposto direto, existe a tributação indireta e os custos dos encargos sociais, coisas que não existem em outros países.

 

Os fabricantes argumentam que, enquanto o mercado cresceu 115% de 2005 a 2011, a produção cresceu apenas 45%, isso significa que, por um lado, o mercado está sendo atendido por produtos importados, e por outro, as nossas exportações estão caindo. Ambos levam ao que a Anfavea teme, a desindustralização do País.

 

Os fabricantes têm a expectativa de ver contempladas algumas das questões levantadas no estudo na segunda edição do Programa de Desenvolvimento Produtivo, que está sendo preparado pelo governo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pq sera que eles nao compararam a mao de obra com os EUA e a Europa???

 

ANFAVEA... [o_]

 

 

 

E como eles explicariam os exemplos do Corolla e do Honda Fit fabricados no Brasil por custo de Abacaxi e vendidos fora por preço de Banana?

 

Como explicam tambem os carros fabricados por preço de Banana la fora, e trazidos pra ca com isençoes e ainda assim vendidos aqui por preço de Abacaxi?

 

:banghead

 

 

 

 

Ps: Fora que nao questiono apenas o preço dos carros.... Alem de caros sao capados!

 

Alem de caro, o Abacaxi daqui é murcho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então a valorização do real encarece os custos?

 

Quando o real desvalorizou, os custos também encareceram...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todos sabemos das dificuldades que o país enfrente em alguns setores, isso é fato. Porém querer imputar o valor abusivo unicamente a esses fatores é quase uma falta de respeito com quem tem um pouco mais de esclarecimento.

Mas para o brasileiro é mais fácil culpar "unicamente" o governo e seus impostos . . . :banghead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho uma pena... Realmente deve ser um prejuizo danado vender carros aqui.

 

[o_]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Patifes ordinários.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...