Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Francowharf

Full-range substitui kit 2 vias Hifi, com custo baixo

Recommended Posts

Recebi meu par de fulls vifa e o par de mids dayton! Estou impressionado com a aparencia, peso, e qualidade(visualmente falando) dos dois! Ainda entoy em ny, buscando um amplificador! O que voces tem a falar dos mb quartz serie q 4x80??? Ta muito barato, e é segundo o site, o top de linha da marca!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até onde eu sei, os amps MB Quart além de serem todos made in china, já não são mais o que costumavam ser, como na época dos Reference séries. Se esse Q é o top da marca, talvez valha o chute. Mas eu particularmente pensaria em algo diferente. Como os Zuki Eleets por exemplo, não são muito baratos mas são pra lá de interessantes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprei... Só lemvrando que meu objetivo não é hifi, é algo que me agrade, com baixo custo, e sinceramente nao achei nada melhor que custe 160 dolares.... Amanha eu recebo e posto umas imagens de tudo! Valeu galera

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

http://img708.imageshack.us/i/imagecrl.jpg/

 

Ai uma fotinha do amp!

 

Sinceramente, pelas specs e pelo acabamento, ele é um bom amp! As opcões do crossover sao otimas, vai me permitir fazer o 3 vias com apenas um filtro hipass e zobel (zobel se eu sentir necessidade) para o tweeter.

 

O projeto vai ficar parado por mais um mes, até eu arrecadar verbas para montar os cabos rca, comprar a manta, madeira e algumas coisas mais!

 

Talvez eu precise trocar o cabo de forca que eu uso hoje no meu carro, pois ele ta bem ferrado! Entao vai ser um up por um mais flex, de 35mm tambem!

 

Assim que puder, posto meu parecer! Ra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galeraaaaaaaaaaaaaaaa

 

COMPREI UM PAR DE FULL TANGBAND 2" Pra mim usar de canal central (no lugar do canal central do clarion)

 

O interessante, é que o Amplificador, estou usando o mesmo do clarion...e o controle de ganho que ficava na frentinha do clarion eu coloquei em baixo do painel...assim da pra ajustar...

 

E PQP...QUE FULL GOSTOSO DE OUVIR...estou apenas com os MIDBASS Peerless tocando...

 

e agora com os 2 FULL em cima do painel

 

Os TB de 3" + TW Dayton, estão desligados, pq vendi o amp deles...

 

 

então está

 

MIDBASS PEERLESS ==> HP 40HZ 24db/oitava - 200hz LP 12db/oitava

2 FULL TB 2" ======> HP 250hz 18db/oitava

 

e SINCERAMENTE...da pra ficar só com esse set sem problemas..

 

que quiser montar um 2-vias com apenas o MID + FULL pode ir sem medo nos Peerless (que o franco testou) e no TB 2" que eu testei..

 

alem de pequenos tocam muito mesmo...

 

tem um detalhamento excelente...e sobe muito bem...dispensando até TW se quiser...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, olha a cara aqui do Vifa que comprei pra usar no meu carro:

 

p7260290.jpg

fullvistodecima.jpg

 

Chic hein, quantas polegadas 4'' ????

 

Saiu por quanto no total de despezas ?

Editado por gustavorl

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Diego, alguem ja testou esse perless em portas tratadas? Sera que toca razoavelmente bem? E outra, quantos ltrs tem os pézinhos que voce esta usando pra eles.

Achei muito interessante seu projeto, mais alem quero ver se faço algo como voce fez.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Diego, alguem ja testou esse perless em portas tratadas? Sera que toca razoavelmente bem? E outra, quantos ltrs tem os pézinhos que voce esta usando pra eles.

Achei muito interessante seu projeto, mais alem quero ver se faço algo como voce fez.

 

Pelo que eu vi por aee...coisa de 6 a 8L selado...

 

o meu ta nessa faixa...deve dar uns 6/7L...

 

em porta tratada rola tbm...inclusive no DIYMA o cara testou ele nas portas...só que ele é muito grande...por isso q complica colocar em portas...tem que fazer um blaffle bem grandinho pra ele caber...

 

pelo preço que ele custa...pra tocar um 2-vias com FULL range ou 3-vias, não tem MID pra bater ele no custo x beneficio...

 

digo 2 vias com FULL, pq ele sobe pouco...é bom pra tocar até uns 800hz...

 

e como os FULLs na sua maioria toca bem de 200 / 350hz pra cima...então seria o ideal...

 

eu mesmo aprovei isso....2-vias com full + o MID....ficou 10

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No teste em questão ele bateu até o Scan Revelator 18W, porém o scan não estava em seu ambiente ideal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola Franco tudo bem ?

 

Estive olhando o seu topico e achei bastante interessante,mais surgiu uma duvida ai:

 

1º qual corte vc esta usando no kit 2 vias ? (transição entre midbass e full ?) não sera que o kit 2 vias e os full estão tocando a mesma frequencia ?

 

vc fugiu um pouca a essa regra ou não? porque geralmente o pessoal corta a frequencia de transição entre mid e full e depois entre full e tweeter

 

 

Um abraço e obrigado ai pelo topico showw de bola !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, to em duvida com qual corte usar no mid-range do meu 3 vias.

 

Na verdade, to decidido a fazer ele começar em 400Hz a 6db/8ª, de forma que vai cortar um

pico que ele tem na faixa de 300Hz, deixando ele responder plano apartir daí.

 

Só que a dúvida, é se realmente preciso por um low-pass. Vou cortar a Tweeter em 4500Hz a 12db/8ª.

Queria saber se fica feio o resultado se eu não usar esse low-pass, ou se a curva de impedancia do

mid-range vai resolver o problema pra mim.

 

Estou tentando evitar esse low-pass para reduzir custos e tamanho do crossover.

 

Vou vou precisar de:

 

Um low-pass pro mid-bass em 400Hz, 1ª ordem

Um hi-pass pro mid-range em 400Hz, 1ª ordem

Um hi-pass pra tweeter em 4500Hz, 2ª ordem (1ª ordem vai limitar muito a potencia em cima dela)

 

Preciso de opiniões, pois amanha ja devo começar a fazer os crossovers...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ligue o midrange em qualquer canto e analise se ele sobe muito.

Se subir, vai precisar do corte. Se a resposta alta já for decaindo ao redor dos 10/12K, não precisa do lowpass.

E se a intenção é facilitar as coisas o máximo possível, corte o tweeter mais alto em 1a ordem, por ex 6,5K ou 8K.

 

Mas esse, claro, é o método mais fácil, mais rápido e mais barato de fazer as coisas.

O ideal seria testar os drivers, estudar a interação entre eles, testar diferentes pontos de corte e slopes...

Só para começo de encrenca, não são muitos os falantes que trabalham bem com cortes de 1a ordem, por ex.

 

Enfim, vai sair som de qualquer jeito. []-[]

Editado por Crasher

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal qual a transição que voces usam de atenuação nos crossovers tipo entre sub e midbass crossover de ....db oitava / entre midbass e full crossover de ....db oitava / entre full e tweeter ....db oitava

 

Estou confecçionando um crossover para meu kit 3 vias ja defini a frequencia de corte mais ainda não consegui definir o slop do crossover,estou cortando o subwoofer lp 80hz em 18db pelo player e cortando o midbass em hp 60 hz 18db pelo player a duvida surgio no corte Lp do midbass entre o full range estou pensando em cortar em 250hz mais meu modulo tem slop de 24db nesse corte por isso estou pensando em construir um crossover com corte de 250hz slop 18db tanto para o mid como para o full e tambem outro para o tweeter tambem em 18db em 6000hz.

 

quero deixar tudo assim:

 

subwoofer 80hz

midbass 60hz ate 250hz

full 250 ate 6000

tweeter 6000 acima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atenuação, ponto de corte, inversão de fase... TUDO depende dos equipamentos, posicionamentos e do ambiente.

 

Se está em dúvida, use um notebook, instale o foobar, foo_xover e pronto, vá testando cortes.

 

Vou criar um tuto mostrando como configurar o foobar pra funcionar assim, usando uma placa comum de 2 canais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

varia de equipamento para equipamento como o KLB falou...

 

no meu caso uso

 

SUB em 50hz LP 24db/oitava

MID 50hz HP 24db oitava....200hz LP 12db/oitava

FULL 250hz HP 24db oitava

TW em 12khz 6db oitava...e pra mim está excelente...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atenuação, ponto de corte, inversão de fase... TUDO depende dos equipamentos, posicionamentos e do ambiente.

 

Se está em dúvida, use um notebook, instale o foobar, foo_xover e pronto, vá testando cortes.

 

Vou criar um tuto mostrando como configurar o foobar pra funcionar assim, usando uma placa comum de 2 canais.

 

Kleber, poderia discorrer um pouco mais sobre os trechos destacados, não precisa ser um tuto completo,

 

no caso, o notebook seria usado no lugar da H.U. usando a saída da placa de som ? ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

varia de equipamento para equipamento como o KLB falou...

 

no meu caso uso

 

SUB em 50hz LP 24db/oitava

MID 50hz HP 24db oitava....200hz LP 12db/oitava

FULL 250hz HP 24db oitava

TW em 12khz 6db oitava...e pra mim está excelente...

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Diego vc não usou um corte LP para o full né deixou ele ir ate aonde ele consegue e usou o tweeter somente para ajudar,sobre o corte de 12k para o tweeter usando um slop de 6db oitava o capacitor segura bem né porque o corte foi feito em alta (12K)por isso não corre o risco de queimar o tweeter!

Eu estava pensando em fazer crossover LP para o full em 6000 hz 18db 8º e corte em Hp para o tweeter em 6000 HZ 18db 8º mais pensando bem o full não precisa de corte LP né e para o tweeter vou comprar um bom capacitor e cortar em alta tambem !

 

 

KLB e Diego valeu pela ajuda !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, uma duvida!

 

Capacitores de poliester metalizado, são bons para fazer o cross?

Sei que os melhores são os de filme metalizado, ou algo do tipo.

 

Mas os poliester metalizados, dão conta do recado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Diego vc não usou um corte LP para o full né deixou ele ir ate aonde ele consegue e usou o tweeter somente para ajudar,sobre o corte de 12k para o tweeter usando um slop de 6db oitava o capacitor segura bem né porque o corte foi feito em alta (12K)por isso não corre o risco de queimar o tweeter!

Eu estava pensando em fazer crossover LP para o full em 6000 hz 18db 8º e corte em Hp para o tweeter em 6000 HZ 18db 8º mais pensando bem o full não precisa de corte LP né e para o tweeter vou comprar um bom capacitor e cortar em alta tambem !

 

 

KLB e Diego valeu pela ajuda !!

 

 

Exato...eu pegaria um FULL que sobe bem (o tangband Bamboo 3" é exelente) e cortaria o TW bem alto...eu estou com uns capacitores Axial da Solen...tenho q colocar ele ainda. é de 2uf...e ficaria perfeito

 

Ao meu ver, se o FULL for bom e bem plano, eu dispensaria o corte LP dele sim...faria só HP...

 

alem de simplificar, fica mais barato tbm

 

o TW dayton toca muito bem as altas, pra complementar o full...

 

 

Atualmente estou apenas com o FULL TB de 2" no canal central tocando em conjunto com o MID BASS Peerless..e cara...

 

do jeito que está está tocando muito mesmo...e arrisco a dizer que dispensa TW nessa configuração...

 

Está tocando de 250hz HP 24db oitava, com apenas uns 25 / 40rms em 14.4v aplicados

 

e está excelente mesmo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, uma duvida!

 

Capacitores de poliester metalizado, são bons para fazer o cross?

Sei que os melhores são os de filme metalizado, ou algo do tipo.

 

Mas os poliester metalizados, dão conta do recado?

 

?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

?

 

Com certeza....

 

pode ser os poliester metalizado sim...

 

acho q só não é bom é aqueles eletroliticos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com certeza....

 

pode ser os poliester metalizado sim...

 

acho q só não é bom é aqueles eletroliticos...

 

Pelo que andei vendo, o maior de poliester que encontrarei é 6,8uF, é isso?

Vou precisar de uns 7 malditos desses em paralelo?

 

Hoje fui comprar, pedi, o vendedor embalou e eu nao conferi!

 

Pedi 3,3uF, o maldito me vem com 33nF.

Pedi 47uF, sem saber nem se existia ou não, o maldito me trouxe 4,7nf...

 

Filho da puta, se souberem a distancia e o trabalho que é ir no centro comprar isso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...