Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Francowharf

Full-range substitui kit 2 vias Hifi, com custo baixo

Recommended Posts

Sim, mas isso vai do volume que é necessário. Até aí... é só um problema.

Num teste que fizemos na casa do Ccunha, o L4 em gabinete esférico se saiu muito bem, inclusive nas baixas.

Imagino como teria se saído nas baixas com um baffle reto!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

prevejo que o volume final fique em 490ml

os TB, quando em colunas, se comportavam muito bem com volume similar, mas cada um é um, não dá pra generalizar

Compartilhar este post

Link para o post

mas olha os cross do tchê bagual...

DSC02106.jpg

até parece o cross das minhas caixas antes dos upgrades.... hehehehehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Vc não tem cérebro...

Kkkkkkkk

Sei disso!

Fiquei curioso em relação ao problema do "gabinete esférico".

Pecucation...

até parece o cross das minhas caixas antes dos upgrades.... hehehehehehehe

É o do Diana?

Compartilhar este post

Link para o post

É o do Diana?

Pelo banco é um vectra, então deve ser o do Diana mesmo... Casualmente eu tenho 4 indutores de fio chato daquele tamanho e já usei caps mkp iguais a aquele q tem nesse cross, mas aqueles eletroliticos nunca usei...

Compartilhar este post

Link para o post

voltando ao tópico...

em se tratando de baixo custo, testei ontem esses aqui http://www.parts-express.com/pe/showdetl.cfm?partnumber=299-113

na verdade re-testei, pois na primeira vez que escutei não tinha gostado muito do resultado, acho que pq quando se pega ele nas mãos tu já imagina que soem mal, pois parecem umas "merdinhas" rsrsrs de tão leve e de aparência frágil que tem

ontem o teste foi feito colocando eles voltados para o parabrisa, dentro do espaço original dos tweeters do carro, mas em free air, cortando em 250Hz pra cima e com um leve tempero de EQ nos agudos

olha, eles não tem todo "peso" do TB W3-1318SA bamboo que eu tenho, são bem mais neutros, mas sobem muito bem, coisa que bamboo não faz, não soam artificiais quando puxamos os agudos como no bamboo, e sim, dá pra dizer que dispensam tweeters

não tem uma extensão monstra, mas são corretos, ainda mais se levar em consideração o preço deles (fo** é o frete, pra mim, considerando que paguei imposto de importação máximo e bla bla bla, acabou saindo quase R$55 cada unidade das 8 que comprei)

pra quem quer um set composto de midbass + full que não seja "extremamente" (entre aspas pois este tópico está, não sei pq, no hi-fi) refinado, é uma boa pedida

recomendo!

Compartilhar este post

Link para o post

voltando ao tópico...

em se tratando de baixo custo, testei ontem esses aqui http://www.parts-exp...tnumber=299-113

na verdade re-testei, pois na primeira vez que escutei não tinha gostado muito do resultado, acho que pq quando se pega ele nas mãos tu já imagina que soem mal, pois parecem umas "merdinhas" rsrsrs de tão leve e de aparência frágil que tem

ontem o teste foi feito colocando eles voltados para o parabrisa, dentro do espaço original dos tweeters do carro, mas em free air, cortando em 250Hz pra cima e com um leve tempero de EQ nos agudos

olha, eles não tem todo "peso" do TB W3-1318SA bamboo que eu tenho, são bem mais neutros, mas sobem muito bem, coisa que bamboo não faz, não soam artificiais quando puxamos os agudos como no bamboo, e sim, dá pra dizer que dispensam tweeters

não tem uma extensão monstra, mas são corretos, ainda mais se levar em consideração o preço deles (fo** é o frete, pra mim, considerando que paguei imposto de importação máximo e bla bla bla, acabou saindo quase R$55 cada unidade das 8 que comprei)

pra quem quer um set composto de midbass + full que não seja "extremamente" (entre aspas pois este tópico está, não sei pq, no hi-fi) refinado, é uma boa pedida

recomendo!

cara, to pensando seriamente em fazer um 3 way com um fullzinho tipo esse... só fico meio assim com o cross que vou ter que confeccionar e a pouca potência dele... 15w rms não é muito pouca coisa?? tenho percebido que a maioria dos full tem "baixa" potência como esse...

faço bi amp e uso o 3 way do meu player, como teria que ser feito o crossover para ligar o full junto ao tw?? (linguagem leiga por favor)

Obrigado, abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

cara, to pensando seriamente em fazer um 3 way com um fullzinho tipo esse... só fico meio assim com o cross que vou ter que confeccionar e a pouca potência dele... 15w rms não é muito pouca coisa?? tenho percebido que a maioria dos full tem "baixa" potência como esse...

faço bi amp e uso o 3 way do meu player, como teria que ser feito o crossover para ligar o full junto ao tw?? (linguagem leiga por favor)

Obrigado, abraços!

Esses fulls são residenciais...e sim 15rms é bastante coisa viu...ele "fala" muito alto.

Compartilhar este post

Link para o post

Entusiasta1#mão,

cara, cross vai depender muito mais do tweeter que do full propriamente dito

dependendo do full (se sobe, ou não tanto), do player, e do que tu espera do teu set, nem precisa de um cross elaborado

meu primeiro set 3 vias foi uma modificação do próprio duas vias Hertz DSK165, onde só coloquei um full da bose cortando HP em 200Hz com um capacitor (corte 1º ordem) e o resto ficou original mesmo, tendo o corte do mid e tweeter pelos cross do kit, e o palco já veio LÁ pra cima (que era a intensão)

depois que parti pro 3 vias ativo quando coloquei o Clarion, e mudei todo set (o que está abaixo, mas com um Tweeter da Vifa), daí pelo player eu defini corte em 6300Hz

dependendo do que tu pretende e de como quer evoluir com teu set, um full só com corte HP, bem como TW, ambos de 1º ordem, já dá pra brincar

mas não daria pra dizer que é um set SQ, por exemplo, mas sim um set "experimental para iniciantes" rsrsrs

ah, 15W dá sim, só que não daria pra exagerar no volume (principalmente se o corte for baixo e de 1º ordem), e se a idéia é não altos níveis de SPL

eu estou só com esse full q postei ai em cima, e olha, ele só não permitiu eu chegar no nível máximo de volume do player (eu me limito em 30, mas vai até 33), escutando um disco do Black Label Society, entupido de compressão, daí tive que baixar o volume pro 27 e subir o corte de 200 pra 250Hz, e olha que eu andava com os vidros do carro aberto e quem parava ao meu lado no engarrafamento ficava me olhando com cara estranha rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

grande Alberto....esse teu set foi referência e é referencia pra muita gente ainda hoje. o pessoal diz q vc conseguiu um acerto muito bom, melhor q muito set com investimento 10x maior na época. queria ouvir esse fostex hj com um cross passivo com bobina de fio chato (daquelas q eu e o Laércio gostamos de comprar) e com capacitores Claritycap ESA+Mundorf supremme+Vishay MKT1837+ PIO cap russo... não sei pq mas isso até me tenta a montar um set novo.

Guri o q esse Opala tocava com full........de cair o queixo....com ctz hj deixaria muita gente besta dizendo q full num toca isso kkkkkkk

Pelo banco é um vectra, então deve ser o do Diana mesmo... Casualmente eu tenho 4 indutores de fio chato daquele tamanho e já usei caps mkp iguais a aquele q tem nesse cross, mas aqueles eletroliticos nunca usei...

100% de certeza q era o do Diana, pois eu cheguei a comprar este xover e vender depois...hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

ah, 15W dá sim, só que não daria pra exagerar no volume (principalmente se o corte for baixo e de 1º ordem), e se a idéia é não altos níveis de SPL

Na verdade, 15W é a potência, de fato, em fullrange. Tocando grave, inclusive. Se cortar mais alto dá pra quadruplicar FÁCIL e sem risco. Pra se ter uma ideia, muitos fabricantes divulgam a potência dos tweeters com e sem corte... geralmente um tw com 50W suporta uns 8W sem corte. Claro que na prática, se botar 8W sem corte ele VAI sofrer, mas não vai queimar antes do tempo mínimo exigido... Não em tese... hehehehehe.

Pra ter uma ideia, num dos sets do 206 usei 2 fulls de 2x3" de cada lado + tweeter. Cada full desses suportava apenas 3W nominais. Tinha 100W disponíveis pra cada par, e eles não reclamaram em momento algum quando eu botava pra tocar forte. É claro que vai de full pra full... os fostex sem tweeter não suportam muito abuso sem cagar todo o áudio, por isto mesmo a potência nominal é baixa no 85, que é um full parrudinho e que poderia suportar BEM mais. O conjunto é muito leve.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Falando em gabinetes esféricos e afins, apresento meu sonho de consumo pra home studio:

theeggmxlarge.jpg

seelectronicsmunroegg15.jpg

seelectronicsmunroegg15.jpg

OpO OpO OpO

Editado por Boccotte

Compartilhar este post

Link para o post

O que mata aí é o gabinete plástico!

No máximo pra monitor near field mesmo.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

É do Offtime aqui do forum, por sinal.

Compartilhar este post

Link para o post

antigamente foram feitos testes extensivos com diversos falantes, utilizando caixa redonda (vulgo metade de um isopor). Lembro que o Giovanni, o Silvio e o Crasher estavam nessa. A critica que tinham e pelo que lembro eh de que matava o som, talvez por reflexoes e cancelamentos bizarros que esse tipo de caixa tinha. inclusive nao foi por acaso que o doorpod do giovanni tinha esse mesmo formato, mas depois ele fez alguns ajustes internos com concreto e pedras...

A ideia veio das B&W serie 800 e da teoria de que a "bola" seria a melhor caixa, justamente por evitar cancelamentos... enfim, na pratica a coisa nao tocou bem.

Nunca cheguei a ouvir, exceto o proprio carro do Gio e as caixinhas do bin-laden (amigo nosso das antigas tb)...

E puxando pela memoria lembro que o proprio Diana tambem tentou bolinhas de isopor com fulls samsung... tem que ver com ele como foi o resultado...

Voltando ao presente, e ai Cristiano, fez os testes? como foi?

Compartilhar este post

Link para o post

então Arisa, testei 2 fulls diferentes da TB, o Fountek FR89ex e o Fostex FF85wk

os 2 TB sofrem muito com o calor, perdem eficiência e agudos quando o carro esquenta, aí tem q esperar tudo refrigerar BEM pra eles voltarem a render o q podem

o 1318SA não vem agudos como o 881SI, que daria pra dispensar tweeter, mas qto tu puxa um pouco eles no EQ o som fica artificial, não agrada

o 1318 soa melhor que o 881 (não dava pra esperar muito de um full de 10 dólares), com mais força, ataque e timbre melhor, enquanto o 881 é mais "ameno" em toda faixa audível, nada se sobressai, e talvez por isso eu tenha gostado tanto do 1318 pra fazer o 3 vias "home made" que eu tinha

o Fountek tem um ataque bom, médios bem presentes, e sobe tanto quanto o 881SI, mas sofre do mesmo mal de soar artificial quando se tenta corrigir os agudos no EQ, acaba tendo o que tem de bom o 1318 e o que tem de bom o 881, mas não corrige as falhas deles

acabei não levando o teste muito adiante pois ele tem um imã BEM parrudo e a posição dos bornes impediu que eu fixasse ele corretamente nas colunas, então só escutei eles sem ter passado por "aquecimento"

já o Fostex e outra história... sofre muito pouco com o calor, os agudos ainda ficam presentes, o ataque não é tão vigoroso, mas não é pouco, tem o timbre mais correto de todos, sendo ligeiramente aveludado, acredito que por conta da grande área de cone, que é de papel (o cone é preso por cima da suspensão e o plugue é bem pequeno, na ordem de 1/2 a 1/3 se comparado aos outros)

os agudos vem bem presentes já sem nenhum ajuste de EQ, mas dá pra vir puxando eles sem dó que não se percebe o efeito "agudo de campainha" que os outros acabam ficando, realmente me surpreendeu, inclusive a resposta a transientes

apesar de não soar como um tweeter nas altas, é um full que realmente dispensa eles, imagino o que dá pra fazer num sistema top, não nessa merreca que eu tenho rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

sim o fostex parece mais apropriado. ja ouvi tocando muito esse fullrange... minha unica critica seria que precisa de uma eletronica toda especial por tras para ele nao ficar apagadao... sem vida...

e nao digo eletronica cara, mas apropriada para esse tipo de falante

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei que marca é, mas montei usando full a alguns anos atrás e gostei muito do resultado.

07022008259.jpg

Os 2 full custaram menos de R$ 50

No corsa eu não montei pois não estava afim de mudar a coluna, mas agora no 308 o espaço do tweeter no painel parece suficiente pra montar um fullrange novamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei que marca é, mas montei usando full a alguns anos atrás e gostei muito do resultado.

Parece o Samsung, ou algum clone dele. Tinham uns clones de 4 ohms que tocavam bem também.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...