Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

_TrIo_Pancadão_

Alimentação

Recommended Posts

Postado em (editado)

Galera estou montando um triozinho para mim, e um dos principais problemas é falta de espaço e o peso.

Para quem não sabe meu sistema será montando em um new civic e é composto de 3 Snake GTK de 12" 1200w, no SD5000.1D + 2 HDC 2000 + 2 Tryinium em um SD400.1D.

Chegou a hora de definir a alimentação levando em consideração o custo x beneficio, o espaço e peso, tinha encomendado uma Bateria de gel Northstar de 150A atraves do ML, mas não chegou, pedi reembolso e estou no aguardo.

Portanto tenho R$ 550,00 do reembolso dessa bateria, de onde R$ 350,00 iriei pegar uma de gel de 175A semi-nova, e ficarei com R$200,00 de saldo.

Ai onde esta a duvida:

O som já vai ocupar toda minha mala, e já tá ficando bastante pesado, então estou pensando em juntar uma grana e pegar uma fonte estabilizada de 150a na faixa de R$750,00 (Usina, ou Recsom), ou uma de 160a (DBSound)e usar só ela mais a bateria de 175A de gel e a original de 43A do carro, totalizando 368A, será que dá de conta de boa? Iria gastar R$ 1.100,00

Ou

Se não abro mão do resto de espaço que me sobrou e acrescento mais sobrepeso ao carro, e coloco mais uma bateria de 175A de gel seminova, nesse caso ficando 2 de 175A de Gel + 1 de 43A original, sendo carregadas só pelo alternador do carro, e totalizando 393a. Ficaria bem mais em conta, mais a eficiência? Iria gastar R4 700,00

Lembrando que o sistema não é para competir é para curtir de boa, e maioria dos locais que curto, possui ponto de energia.

A dúvida é? qual dessas duas opções vale mais apena, levando em consideração custo x beneficio?

Sugestões e dicas são bem vindas!

Grato

Wandick Wagnner

Editado por _TrIo_Pancadão_
Postado em

Cara acho q com 1 bateria parruda + fonte boa nao vais ter tanto peso no carro e vai tcar na boa teu set. Mas isso c vc abrir o pm e sempre tiver chance em ligar a fonte.

Abraco

Postado em

Obrigado a galera que ajudou ai, acho que realmente vou gastar pouco mais e pegar uma bateria de 175A de gel e uma fonte parruda, ou spark usina 150A ou DB Sound 160A, tem a ricsom de 150A tbm, qual vocês sugerem? Qual tem melhor custo x beneficio?

E outra alguem tém dica de como comprar bateria seminovas? Porque só encontro na região bateria de gel seminova, vi uma aparentemente muito nova, e marcando em média 13,2v? A voltagem é um bom sinal da qualidade dela? ou só isso não basta? Preciso de dicas, quem puder postar fico grato!

Abraço

Wandick Wagnner

Reo Soundigital

Postado em

Eu tenho o msm caso que vc, toco quase sempre parado e com ponto de luz.. Ou seja.. 150ah de bat + uma BOA fonte da pra tirar um bom rendimento do sistema, mas so com a fonte ligada! Com o carro andando n vai render 100% mas da pra brincar!

Uma dica eh procurar baterias fininhas! Tm umas q cabem embaixo de banco!

Postado em

Obrigado a galera que ajudou ai, acho que realmente vou gastar pouco mais e pegar uma bateria de 175A de gel e uma fonte parruda, ou spark usina 150A ou DB Sound 160A, tem a ricsom de 150A tbm, qual vocês sugerem? Qual tem melhor custo x beneficio?

E outra alguem tém dica de como comprar bateria seminovas? Porque só encontro na região bateria de gel seminova, vi uma aparentemente muito nova, e marcando em média 13,2v? A voltagem é um bom sinal da qualidade dela? ou só isso não basta? Preciso de dicas, quem puder postar fico grato!

Abraço

Wandick Wagnner

Reo Soundigital

Cara fica dica aí, as seminovas so ia comprar caso o cara tivesse nota fiscal d pouco uso, senão pega nova, vai cara diz poco uso e o mané ta com ela muito tempo, ou vc confia e arrisca. hehhehehehh Acredito q so pela voltagem não da pra ver, e c o cara carregou ela antes d mostrar a vc??? A minha d 170 ah, depois d carregada tbm essa vol, até mais e carro ligado 13,8 .....

Abraço,

Postado em

Eu tenho o msm caso que vc, toco quase sempre parado e com ponto de luz.. Ou seja.. 150ah de bat + uma BOA fonte da pra tirar um bom rendimento do sistema, mas so com a fonte ligada! Com o carro andando n vai render 100% mas da pra brincar!

Uma dica eh procurar baterias fininhas! Tm umas q cabem embaixo de banco!

Bloom qual teu set? qual bateria e fonte você usa?

Postado em

Cara fica dica aí, as seminovas so ia comprar caso o cara tivesse nota fiscal d pouco uso, senão pega nova, vai cara diz poco uso e o mané ta com ela muito tempo, ou vc confia e arrisca. hehhehehehh Acredito q so pela voltagem não da pra ver, e c o cara carregou ela antes d mostrar a vc??? A minha d 170 ah, depois d carregada tbm essa vol, até mais e carro ligado 13,8 .....

Abraço,

ADILSONPB, o problema agora é onde encontrar uma bateria descente de 150A, dessas de gel Slim, ou AGM, embora AGM sai do meu orçamento.

A que ia pegar no mercadolivre, cancelei a compra passou mais de 30 dias e nada do pedido chegar.

Essas semin-novas sei que é sem procedência e todas sem nota, e ao menos tivesse uma maneira de conferir a real situação delas, porque geralmente tem vida útil boa, masssss... tem o risco do barato sair caro

Na verdade, estou mais que decidico a gastar mais e pegar uma boa bateria + um fonte boa, devido a espaço, peso e conveniencia.

O problema agora é ter que pegar uma bateria boa que custe no máximo R$550,00, mas não queria convencional, pois são grande e pesadas d+. Alguém dá uma luz de onde econtrar alguma de gel slim, boa e barata ou até mesmo AGM?

E a fonte uso Spark Usina 150a R$850,00 x RicSom 200a R$800,00 x Dbsound160a R$750,00, tem diferença valores e amperes prometido, mas a respeito da qualidade qual é a melhor, levando em consideração custo x beneficio? A ricsom é boa?

Quem puder dá dicas e sugestões fico grato desde já.

Abraço

Wandick Wagnner

Postado em

Bloom qual teu set? qual bateria e fonte você usa?

2 sds 18 num sd5000

4 snake esv610 num stet 2k5

2 hdt 500 num sd500.4ab

Uso uma bat 150ah zeta... Mas o som n rende tudo com o carro desligdo! Clipa sempre mais "cedo" e num toca nem 1h com o som no talo. Mas qdo ligo a fonte, toca tudo q pode. A fonte eh uma jfa 150a q nunca passa de 14.4 nem cai de 13.8. Com a fonte toca topado.. Com o carro andando rende uns 90% e com ele desligado, no maximo 80%!!!

No meu caso ta bom pq eu raramente toco sem a fonte!

Postado em

ADILSONPB, o problema agora é onde encontrar uma bateria descente de 150A, dessas de gel Slim, ou AGM, embora AGM sai do meu orçamento.

A que ia pegar no mercadolivre, cancelei a compra passou mais de 30 dias e nada do pedido chegar.

Essas semin-novas sei que é sem procedência e todas sem nota, e ao menos tivesse uma maneira de conferir a real situação delas, porque geralmente tem vida útil boa, masssss... tem o risco do barato sair caro

Na verdade, estou mais que decidico a gastar mais e pegar uma boa bateria + um fonte boa, devido a espaço, peso e conveniencia.

O problema agora é ter que pegar uma bateria boa que custe no máximo R$550,00, mas não queria convencional, pois são grande e pesadas d+. Alguém dá uma luz de onde econtrar alguma de gel slim, boa e barata ou até mesmo AGM?

E a fonte uso Spark Usina 150a R$850,00 x RicSom 200a R$800,00 x Dbsound160a R$750,00, tem diferença valores e amperes prometido, mas a respeito da qualidade qual é a melhor, levando em consideração custo x beneficio? A ricsom é boa?

Quem puder dá dicas e sugestões fico grato desde já.

Abraço

Wandick Wagnner

cara, só uma coisa, peso porpeso, as AGM por exemplo são bem pesadas tbm.

na www. s o m s c .com.br vende agm new max.

100a = 655

120a = 755

150a = 899

sobre usar fonte, ae depende de onde vc costuma ligar o som.

Existe energia por perto, pq de nada adianta vc ter uma fonte se o lugar que vc mais vai é pra beira de um lago por exemplo, algum lugar mais retirado da cidade.

Ae é melhor investir o dinheiro numa AGM150a ou uma SLIM 155a.

Postado em

2 sds 18 num sd5000

4 snake esv610 num stet 2k5

2 hdt 500 num sd500.4ab

Uso uma bat 150ah zeta... Mas o som n rende tudo com o carro desligdo! Clipa sempre mais "cedo" e num toca nem 1h com o som no talo. Mas qdo ligo a fonte, toca tudo q pode. A fonte eh uma jfa 150a q nunca passa de 14.4 nem cai de 13.8. Com a fonte toca topado.. Com o carro andando rende uns 90% e com ele desligado, no maximo 80%!!!

No meu caso ta bom pq eu raramente toco sem a fonte!

Então é minha solução, mas tenho dúvidas talvez "tolas", mas que talvez seja a de outros membros, ai se você puder responder ou outro membro, fico muito grato:

Vamos lá:

SD 5000.1D consumo máximo = 520a,

SD 400.1D consumo máximo = 30a,

Total = 550a.

Levando em consideração que não trabalhamos no pico, e com eficiência de 80% = 440a de consumo,ok?

Portanto o ideal para meu sistema seria no mínimo 400A para ter um bom desempenho de potência não é? ou não necessariamente?

Só conseguiria os 5400w total de meu sistema se tivesse 550a, a 12,6v?

Outra dúvida é ex:

Se usar a fonte usina spark 150a, que tem pico de 1200a, mais uma bateria de 150a com pico de 1200a:

Seria a mesma coisa de ter uma bateria de 150a com pico de 1200a porem sem perdas (Fonte), mais a bateria com 150a e com pico de 1200a, com perdas (Bateria convencional), totalizando 300A e 2400A de pico, estabilizada em 14v? ou não? a fonte apenas mantém a corrente da bateria, portanto teria apenas 150A e 1200A porem de forma continua e estabilizada a 14v?

Não sei se entenderão minha dúvida, e meu raciocínio, quem puder esclarecer mais informações a respeito, fico muito grato.

Abraço

Wandick Wagnner

Postado em (editado)

Miranda e matheus fonseca

Muito obrigado pelas dicas, meu sonho era usar AGM, mas o custo me separa delas, a respeito de ponto de energia praticamente todos os lugares que curto som tem ponto de energia.

A única maneira de usar AGM seria colocar uma SLIM de 155a R$900,00 e comprar uma fonte Dbsound 80a, R$450,00, acho que não seria um dos melhores custo x beneficio iria gastar R$1350,00. Portanto não seria mais vantagem uma Moura de 150a R$400,00 + uma Dbsound 160a R$750,00 = R$ 1150,00?

Postado em

Se tem como ligar a fonte, eu montaria Moura 150a + DBSound. Já que dinheiro nao cai do céu, né? Temo que pensar no custo beneficio tbm.

Teu set vai ficar bem parecido com o do bloom na alimentação, e ele ainda tem um 2k5 a mais. Se o dele fica bem servido.. o seu tbm vai estar.

Postado em

Como Miranda falou dinheiro não cai do céu, e quero apenas que meu sistema fique top, eficiente, renda o que eu espero pelos equipamentos que estou usando, quero sistema para curtir de boa, nada de competição, rachas.

Ainda não peguei a bateria Moura pelo tamanho, como já estou decidio vou pegar uma bateria e umma fonte, daí, como vai ser apenas uma bateria, o peso não é o maior problema, mas sim o tamanho, onde encontro alguma slim boa de 150A ou mais na faixa de R$550,00? Missão impossível?

E a respeito das fontes, qual melhor custo x beneficio:

Ricsom 200a = R$800,00

Dbsound 160a = R$750,00

SparkUsina 150A = R$800,00

?

A duvida a respeito da soma de amperagens da fonte com bateria deixada lá encima, ainda tá sem respostas, quem puder ajuda fico grato.

Abraço

Wandick Wagnner

Postado em

O consuo que eles informam eh soh pra servir de calculos! Em fraçao de milissegundos um pico do sd5000 passa facil os 600a. Mas a bateria tb.. Em milisegundos pode segurr picos beem maiores.. 1000a ou ate mais.

Entao nao adianta querer levar td isso no pe da letra. Se quer tocar com folga mesmo sem fonte, 100ah pra cada 1000wrms. Fora isso, vai depender do caso!

Detalhe.. Minha fonte em frcao de segundos chega a marcr 300~330a nos picos! Se ela medisse em milisegundos, daria ainda mais! Como eu disse, esses numeros sao apenas pra comparacao! E a fonte (minha) diz 150a pq consegue trabalhar em longos periodos com ~150a. Mas nos picos ela manda beeem mais!

Postado em (editado)

O consuo que eles informam eh soh pra servir de calculos! Em fraçao de milissegundos um pico do sd5000 passa facil os 600a. Mas a bateria tb.. Em milisegundos pode segurr picos beem maiores.. 1000a ou ate mais.

Entao nao adianta querer levar td isso no pe da letra. Se quer tocar com folga mesmo sem fonte, 100ah pra cada 1000wrms. Fora isso, vai depender do caso!

Detalhe.. Minha fonte em frcao de segundos chega a marcr 300~330a nos picos! Se ela medisse em milisegundos, daria ainda mais! Como eu disse, esses numeros sao apenas pra comparacao! E a fonte (minha) diz 150a pq consegue trabalhar em longos periodos com ~150a. Mas nos picos ela manda beeem mais!

Compreendi blOom, mas ainda tenho duvidas acerca do resultado do somatorio bateria + fonte,que são as seguntes:

Se tenho uma moura prata 12v 150a 1500a de pico, e a Dbsound 160a, 1200a de pico, minha dúvida é:

Vou ter a 14v estabilizado, 300A nominal e 2700a de pico, ou seja leva-se em conisderação a soma da amperagem nominal e dos picos da bateria + a da fonte?

ou

Vou ter a 14v estabilizado, 150a nominal e 1200a de pico?

ou

Vou ter a 14v estabilizado, 150a nominal e 1500a de pico?

ou

Estou entendendo tudo errado não tem nada haver?

Sei que depende de outros fatores mais de forma superficial e grosseira qual maneira de ter ideia da corrente que vou ter?

Abraço

Wandick Wagnner

Postado em

Cara, antes de falarmos sobre o assunto, temos q lembrar q esses numeros podem n ser exatos ou ate mesmo fake, pra vnder mais.

Outra coisa, se quer aumentar os amperes de pico, MC resolve... Pequeno e se colocar 1farad pra cada 200wrms fica com folga no Mc!

Postado em (editado)

Cara, antes de falarmos sobre o assunto, temos q lembrar q esses numeros podem n ser exatos ou ate mesmo fake, pra vnder mais.

Outra coisa, se quer aumentar os amperes de pico, MC resolve... Pequeno e se colocar 1farad pra cada 200wrms fica com folga no Mc!

Sei que não podemos falar em número exatos, fiz uma suposição para levarmos em consideração números exatos, qual dos somatorios estaria correto?

Minha dúvida permanece alguém poderia explicar tecnicamente como funciona a junção fonte + bateria? e outra se tenho uma bateria de 150A com pico de 1500A + fonte de 150A com pico de 1200A,estabilizada em 14v, isso quer dizer que teoricamente, se em determinado tempo meu amplificador de 5000w, exigir uma corrente de 500a de pico por exemplo eu vou conseguir suprir com essa fonte e bateria tranquilamente? e até mesmo sustentar por um determinado tempo pois não chega a ser metade do pico que bateria e fonte liberaria, ou seja se o amplificador exigir o pico da bateria, a fonte supriria e manteria esse pico, mesmo com perdas com passar do tempo?

Não sei se estão compreendendo meu raciocinio, mas fica a duvida ai!

Abraço

Wandick Wagnner

Postado em

Pronto, supondo que os numeros sejam exatos, o amplificador vai trabalhar de forma nao-Linear.. Ou seja, vai mandar potencia de acordo com a tensao da entrada.

Pra ficar facil de entender, vou criar numeros hipoteticos...

...imaginemos um sd10.000.. Que manda 10.000w em 12v, 12.000w em 13v e 14.000w em 14v. Os numeros sao so pra exemplo, assim como o amp (pra galera n ficar procurando os dados no site da sd kkkkk)

Imaginemos tb que vc ta com uma fonte de 200ah ligada (fornecendo 14v), um alternador de 150ah (carro ligdo, fornecendo 13v) e 100ah de baterias (12v).

Se na batida do grave o pico da fonte for suficiente pra segrar os 14v, o amp vai mandar os 14kw de graves.

Se a fonte n foi suficiente (esgotou o pico) e caiu pra 13v, quem segura eh o alternador! Teremos aih mais "xx amperes" de pico do alternador, mantendo o som em 12kw.

Se ainda assim, imaginando uma batida mt forte e demorada e o alternador n segurou o pico, entra bateria... Com seus "yy amperes" de pico, tocndo o amp a 10kw, sacou?

Ou seja, o amp fornece de acordo com o que vem da entrada. Se chegar numa determinada tensao, o amp vai ter dificuldades d tocar (geralmente qdo baixa de 11v) aih... Ou ele desarma ou pode queimar algo.

E o cliping eh justamente esss "queda" ns fonte. Se o amp ainda ta em volume baixo, mas ja ta clipando.. Significa que ele n ta conseguindo rendder a potencia nominal. Assim como.. Se tu enche d baterias, demora mais a clipar.

E ainda dou outro exemplo, esse real! Meu som na bateria vai ate o 38~40 sem clipar. Com o carro ligdo vai pruns 44~46... e com a fonte tem momentos em q boto no 52 pro clipping aparecer! :legal:

Postado em (editado)

Pronto, supondo que os numeros sejam exatos, o amplificador vai trabalhar de forma nao-Linear.. Ou seja, vai mandar potencia de acordo com a tensao da entrada.

Pra ficar facil de entender, vou criar numeros hipoteticos...

...imaginemos um sd10.000.. Que manda 10.000w em 12v, 12.000w em 13v e 14.000w em 14v. Os numeros sao so pra exemplo, assim como o amp (pra galera n ficar procurando os dados no site da sd kkkkk)

Imaginemos tb que vc ta com uma fonte de 200ah ligada (fornecendo 14v), um alternador de 150ah (carro ligdo, fornecendo 13v) e 100ah de baterias (12v).

Se na batida do grave o pico da fonte for suficiente pra segrar os 14v, o amp vai mandar os 14kw de graves.

Se a fonte n foi suficiente (esgotou o pico) e caiu pra 13v, quem segura eh o alternador! Teremos aih mais "xx amperes" de pico do alternador, mantendo o som em 12kw.

Se ainda assim, imaginando uma batida mt forte e demorada e o alternador n segurou o pico, entra bateria... Com seus "yy amperes" de pico, tocndo o amp a 10kw, sacou?

Ou seja, o amp fornece de acordo com o que vem da entrada. Se chegar numa determinada tensao, o amp vai ter dificuldades d tocar (geralmente qdo baixa de 11v) aih... Ou ele desarma ou pode queimar algo.

E o cliping eh justamente esss "queda" ns fonte. Se o amp ainda ta em volume baixo, mas ja ta clipando.. Significa que ele n ta conseguindo rendder a potencia nominal. Assim como.. Se tu enche d baterias, demora mais a clipar.

E ainda dou outro exemplo, esse real! Meu som na bateria vai ate o 38~40 sem clipar. Com o carro ligdo vai pruns 44~46... e com a fonte tem momentos em q boto no 52 pro clipping aparecer! :legal:

Obrigado blOom tais contribuindo por d+ ao tópico, e é isso que o autoforum tem precisado ultimamente.

Se me permite vamos continuar a discussão:

Me corrija se estiver errado, pelo que entendi a quantidade de amperes nominal e de pico vai esta ligado diretamente a potencia liberada pelo amplificador, que consequentemente será percebida no poder de manter a voltagem do sistema numa faixa admissível, que vamos supor no mínimo 12v, e o ideal uns 13v, blz?

Agora vamos, a pergunta que não quer calar, qual seria a quantidade ideal de amperes em conjunto de bateria e fonte para conseguir uma determinada potencia com uma certa estabilidade em um determinado tempo?

Vamos lá aos exemplos e levando em consideração que os números sejam exatos:

Se todo meu sistema tera uma potencia máxima de 5400w 12v, e se em regra a cada 1000w = 100a a 12v de bateria, então eu teria que ter 540a ou ao menos 500a para manter essa potencia máxima, ou chegar a alcança-la com sucesso, ok? e ter consequentemente uma fonte ou alternador que consegui-se suprir a perda de carga das baterias não é?

Porem se pretendo suprir a alimentação desse mesmo sistema (500a) com bateria e fonte, poderia ter por exemplo 300a de bateria e uma fonte de 200a? que portanto teria também 500a porem só quando o som tivesse com a fonte e de forma bem mais estável?

E uma última duvidinha, sei que a corrente de pico de uma bateria é por determinado tempo ela libera o pico e se não tiver como repor descarrega, e o das fontes como funciona, ele chega ao pico de acordo com a demanada?

Abraço

Wandick Wagnner

Postado em

A primeira duvida..

...o lance de 100ah p cada 1000w tem a ver tb com autonomia! Na verdade, consegue-se tirar todo rendimento do sistema com quantidades diferentes de bateria! Ou vc nunca achou estranho que NENHUM dono de T40kw tem 4.000ah de bateria? Kkkkkkkk ou entao q uma XS consegue arrastar sozinha um SD3000 por algumas horas (e num tem nem 150ah)

E quanto a segunda... O pico da fonte eh dado pelos seus capacitores internos! Eh como se qs toda fonte viesse com um MC dentro. Qdo passa do pico dela, a tensao cai ate encontrar alguma reserva de capacidade (bat por ex). Ou seja, nos picos q a fonte n supre, ainda descarrega a bateria. Mas o bom eh q picos sempremsao curtos em relacao à musica como um todo!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...