Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

praia2009

watts volts potencia

Recommended Posts

Postado em (editado)

*O que eu quero dizer com isso ? e simples , o amplificador precisa ser feito pra tocar falante e não pra tocar resistencia...RENDIMENTO e a palavra que precisa entrar na cabeça dos brasilieiros...

*Alguem sabe me dizer porque os fosgate kicker mtx da vida de 250 a 500w dao taca na maioria dos 1000 2000 3000w que temos aqui ????

*Se alguem quiser dar uma resposta convicente estou no aguardo!

Geralmente quem tem Kicker, Rockford Fosgate, etc tem um bom sistema de som.

Não podemos comparar um sistema decentemente projetado (com essas marcas citadas acima) com um outro sistema tupiniquim montado da seguinte forma:

- DVD Player Xing-Ling (que na verdade é pior do que o Toca-Fitas "Rio de Janeiro" do VW Santana ano/modelo 1985).

- Amplificador Xing-Ling de 10.000W;

- Alto-falantes Xing-Ling de 1.000.000W;

- Bateria super-power-mega de 100A.h

- Caixas montadas em compensado de 12mm de espessura;

- E tudo isso montado da Loja do Zé-Auto-Som.

Veja bem:

Um amplificador decente não fornecerá mais potência do que o especificado.

Se o Fosgate divulga 500W em 13,8V seguindo a norma CEA2006, então ele fornecerá 500W em 13,8V seguindo a norma CEA2006. Ele nunca irá fornecer 3000W!

Já alguns fabricantes tupiniquins e também os amps que entram via Paraguay e também os amplificadores Xing-Lings não seguem NENHUMA norma!

Eu já vi gente medindo potência de amplificador com um alto-falante como carga... 100% Bizarro e 100% non-sense.

*Esses dias eu falando com um membro aqui da STE , ele me disse a seguinte frase ‘’rodrigo eu tinha um amp X de Y watts , troquei por um mais novo , nossa perdi meu som simplismente desapareceu ‘’

Provavelmente ele trocou algo bom e respeitável, por um outro amplificador vagabundo que dizia "Super Kaboom Mega Power Hi Fidelity Amplifier 10kW".

Lembre-se da seguinte:

- Se for comparar algo, então faça a comparação de produtos de "mesmo nível".

Não adianta você comparar uma Ferrari com um Uno.

Não adianta você comparar produtos destinados aos consumidores de "Classe A" com um outro produto destinado aos consumidores da "Classe C".

Geralmente quem desenvolve produtos "extremamente populares", não tem condições de ter um laboratório qualificado, não tem dinheiro para comprar normas, não tem dinheiro para ter uma equipe de Pesquisa & Desenvolvimento, etc.

Nem tudo que é caro é bom... Mas tudo que é extremamente barato tende a ser RUIM! Isso é fato.

Att,

Renato S. Yamane

Editado por yamane
  • Upvote 1
Postado em

Geralmente quem tem Kicker, Rockford Fosgate, etc tem um bom sistema de som.

Não podemos comparar um sistema decentemente projetado (com essas marcas citadas acima) com um outro sistema tupiniquim montado da seguinte forma:

- DVD Player Xing-Ling (que na verdade é pior do que o Toca-Fitas "Rio de Janeiro" do VW Santana ano/modelo 1985).

- Amplificador Xing-Ling de 10.000W;

- Alto-falantes Xing-Ling de 1.000.000W;

- Bateria super-power-mega de 100A.h

- Caixas montadas em compensado de 12mm de espessura;

- E tudo isso montado da Loja do Zé-Auto-Som.

Veja bem:

Um amplificador decente não fornecerá mais potência do que o especificado.

Se o Fosgate divulga 500W em 13,8V seguindo a norma CEA2006, então ele fornecerá 500W em 13,8V seguindo a norma CEA2006. Ele nunca irá fornecer 3000W!

Já alguns fabricantes tupiniquins e também os amps que entram via Paraguay e também os amplificadores Xing-Lings não seguem NENHUMA norma!

Eu já vi gente medindo potência de amplificador com um alto-falante como carga... 100% Bizarro e 100% non-sense.

Provavelmente ele trocou algo bom e respeitável, por um outro amplificador vagabundo que dizia "Super Kaboom Mega Power Hi Fidelity Amplifier 10kW".

Lembre-se da seguinte:

- Se for comparar algo, então faça a comparação de produtos de "mesmo nível".

Não adianta você comparar uma Ferrari com um Uno.

Não adianta você comparar produtos destinados aos consumidores de "Classe A" com um outro produto destinado aos consumidores da "Classe C".

Geralmente quem desenvolve produtos "extremamente populares", não tem condições de ter um laboratório qualificado, não tem dinheiro para comprar normas, não tem dinheiro para ter uma equipe de Pesquisa & Desenvolvimento, etc.

Nem tudo que é caro é bom... Mas tudo que é extremamente barato tende a ser RUIM! Isso é fato.

Att,

Renato S. Yamane

o amp era nacional e de renome ! e foi substituido por um pone ! pois e PAUER ONI !

independente das normas que na minha concecpçao estam certas, o rendimento de um bom amp esta baseado em um bom projeto! estagios de potencia em classe AB precisam ser bem dimencionados , nao e pq uma pessoa tem anos de AB como eu , que ele domine esse arte !tanto e que em meus projetos as vezes eu mesmo me embanano todo !!!

eu estive dentro do laboratorio da rodista , e garanto que esse e um dos melhores que ja vi !!! tem osciloscopio ate no banheiro ! e coisa de doido !!!

sobre o amp nao fornecer mais potencia do que o especificado nada mais justo , agora render mais do que o que fala isso e interessante pra quem compra !!!

eu venho trabalhado a anos mais so nos ultimos meses resolvi pular de cabeça em algumas coisas !!! e por isso que venho dizendo sem a intençao de ofender ninguem mais nos temos muito o que melhorar , e nossos consumudiroes e LOGISTAS Tambem !.... :legal:

Postado em

Não. Em 60Hz não é mais crítico do que em 1kHz.

essa parte te confesso que nao entendi !!!

Só um detalhe:

Em elétrica, padronizamos a tensão como sendo "E" ou "U", e não "T".

eu sei ! porem dizer isso aqui pode deixar muita gente sem entender por isso eu sei T...(TENSAO)mais vc esta certo eu como eng. sei disso !

Um alto-falante não é uma carga indutiva.

Há regiões (faixas de frequência) em que ele se comporta predominantemente como carga capacitiva, ora puramente resistiva e ora predominantemente indutiva.

Você poderá verificar isso em uma curva de fase traçada de um alto-falante.

concordo , valores capacitivos na regiao de medida seja ela de 10hz a 10khz ou de 20 a 200khz ate podem ser considerados despresiveis para efeitos de calculos , ainda mais quando se precisa saber algo usando um classe D por ex com uma corrente de nagaoka altissima na saida ! uma vez um filtro ali vc pode comprometer esse valores ! para amps com saida classe AB a conversa e outra !mecher com uma capacitancia na saida de RF e uma coisa na de audio e outra !

Algo parecido com isso só irá acontecer em sistemas subdimensionados.

concordo !mais uma saida mal dimensionada tambem pode comprimir o audio , uma simples (bico de pato ) na crista de um sinal triangular pode fazer isso !

Continua...

Att,

Renato S. Yamane

Postado em

eu tentei responder dentro do topico mais nao consegui ! intao segue as respostas aqui ! nao sei como responder cada pergunta separadamente...foi mal ai !

eu sei ! porem dizer isso aqui pode deixar muita gente sem entender por isso eu sei T...(TENSAO)mais vc esta certo eu como eng. sei disso !

concordo , valores capacitivos na regiao de medida seja ela de 10hz a 10khz ou de 20 a 200khz ate podem ser considerados despresiveis para efeitos de calculos , ainda mais quando se precisa saber algo usando um classe D por ex com uma corrente de nagaoka altissima na saida ! uma vez um filtro ali vc pode comprometer esse valores ! para amps com saida classe AB a conversa e outra !mecher com uma capacitancia na saida de RF e uma coisa na de audio e outra !

concordo !mais uma saida mal dimensionada tambem pode comprimir o audio , uma simples (bico de pato ) na crista de um sinal triangular pode fazer isso ! :legal:

Postado em

Acho que a essencia do som automotivo é compensar a falta de eficiência com Potência. Pois o próprio carro não é um ambiente propício pra ouvir música com qualidade, devido a necessidade de um grande conhecimento na área pra certar sets de HiFi.

E ainda há o gargalo "espaço", sons de PA por exemplo, os falante+caixa são muito mais eficientes que os de som automotivo, porém necessitam de caixas enormes, muitas vezes impraticáveis em automóveis.

Meu set atual foi feito meio nas coxas, sem planejamento, mas está bem dimensionado pra bateria original (60ah) e acredito que meu próximo set terá como principal objetivo não ultrapassar a capacidade da bateria original (ou pelo menos a capacidade de uma bateria que caiba no local original). E mesmo assim sendo forte pro dia à dia.

Postado em

Acho que a essencia do som automotivo é compensar a falta de eficiência com Potência. Pois o próprio carro não é um ambiente propício pra ouvir música com qualidade, devido a necessidade de um grande conhecimento na área pra certar sets de HiFi.

E ainda há o gargalo "espaço", sons de PA por exemplo, os falante+caixa são muito mais eficientes que os de som automotivo, porém necessitam de caixas enormes, muitas vezes impraticáveis em automóveis.

Meu set atual foi feito meio nas coxas, sem planejamento, mas está bem dimensionado pra bateria original (60ah) e acredito que meu próximo set terá como principal objetivo não ultrapassar a capacidade da bateria original (ou pelo menos a capacidade de uma bateria que caiba no local original). E mesmo assim sendo forte pro dia à dia.

concordo 100%, além do mais a fonte do som é o que faz toda diferença, percebi bem isso quando caí de um pioneer para um midi (eu sei...), depois voltei para pioneer e agora com pc a diferença é gritante, a placa (vagabunda) do netbook é muito superior aos pioneer ou qualquer outro que já ouvi, especialmente os alpine

perguntem aos donos da soundigital, taramps, banda e stetsom se eles concorrem com rockford fosgate: claro que nao, pelo menos ainda nao. aqui no Brasil amado ninguem monta sets como os que aparecem nas revistas americanas, nem o amp teria condições de mostrar tudo o que pode, assim como os kits nao tem

mas minha esperança sao o amp do praia e o falante do kleber ...

Postado em

sabe qual e o problema disso ? me parece que quem um produto diferenciado do tipo fosgate , mtx , kicker , hertz , audison , paga por eles ! ai e a hora que acho que uma fabrica nacional fazendo um amp tao bom quanto os citados acima pode nao vender , justamente porque e nova e porque nao tem nome ! eu ja pensei em fazer um amp voltado a qualidade de audio....mais ai caimos na malha de que os consumidores nao querem isso ! como muitos ja disseram aqui !!!

intao o geito e ir melhorando o que temos e fazendo o rendimento deles aumentar gradativamente ! :legal:

ou estou errado ?

Postado em

o amp era nacional e de renome ! e foi substituido por um pone ! pois e PAUER ONI !

Foi o que eu disse.

Ele trocou um Vectra por um Uno só porque viu um adesivo no Uno dizendo que ele possuia 500cv.

o rendimento de um bom amp esta baseado em um bom projeto!

Um tanto quanto obvio!

eu estive dentro do laboratorio da rodista , e garanto que esse e um dos melhores que ja vi!!!

Onde fica o laboratório deles? China ou Paraguai?

É um dos melhores que você já viu? Quais outros você já teve a oportunidade de visitar?

tem osciloscopio ate no banheiro ! e coisa de doido !!!

Ter osciloscópio não significa que o laboratório é bom.

É o mesmo que dizer: "Olha só como esse médico é bom! Ele tem até um estetoscópio!"

Um osciloscópio é algo BÁSICO! Tão básico quanto um multímetro.

sobre o amp nao fornecer mais potencia do que o especificado nada mais justo , agora render mais do que o que fala isso e interessante pra quem compra!!!

O problema todo é:

A maioria das pessoas compra gato por lebre (alguns aqui ficam babando ovo por produtos Chineses FALSIFICADOS! É o cúmulo da ignorância!)

Quando realmente aparece um amplificador BOM, elas acham que ele "dá mais do que o informado". Na verdade ele está fornecendo tudo aquilo que diz fornecer.

Ao contrário de produtos Chineses que entram no mercado via Paraguay e que o pessoal compra achando que é fantástico porque "custa só CEM REAL".

Att,

Renato S. Yamane

Da velha, velha guarda AutoSom! Da época que ainda era uma lista de discussão do eGroups, que depois virou YahooGrupos e que agora tornou-se um fórum.

Postado em

Está faltando um pouco de humildade aqui em?!

Foi o que eu disse.

Ele trocou um Vectra por um Uno só porque viu um adesivo no Uno dizendo que ele possuia 500cv.

A Roadstar Power One divulga a potência de 720W RMS em 14,4V, e segundo testes ela fornece a potência divulgada antes mesmo de 14,4V, ou seja, ela pode até "ser" um Uno, mas os "66 cv" que ela divulga, ela fornece. Não é "um Uno com adesivo escrito 500 cv".

O problema todo é:

A maioria das pessoas compra gato por lebre (alguns aqui ficam babando ovo por produtos Chineses FALSIFICADOS! É o cúmulo da ignorância!)

Quando realmente aparece um amplificador BOM, elas acham que ele "dá mais do que o informado". Na verdade ele está fornecendo tudo aquilo que diz fornecer.

Ao contrário de produtos Chineses que entram no mercado via Paraguay e que o pessoal compra achando que é fantástico porque "custa só CEM REAL".

Agora só porque o produto é de origem chinesa ou paraguaia ele é ruim?!

Não é porque o produto custa "cem real" no Paraguai que ele é ruim, pode até ser por isto, mas muitas das vezes é por causa da taxação, que por lá é significadamente mais baixa.

Concluindo: Existem amplificadores bons, que fornecem a potência declarada (ou até mais que a declarada), mas também existem amplificadores bons, que não fornecem a potência declarada, e amplificadores ruins que fornecem a potência declarada. Não dá para generalizar.

Postado em

sabe qual e o problema disso ? me parece que quem um produto diferenciado do tipo fosgate , mtx , kicker , hertz , audison , paga por eles ! ai e a hora que acho que uma fabrica nacional fazendo um amp tao bom quanto os citados acima pode nao vender , justamente porque e nova e porque nao tem nome ! eu ja pensei em fazer um amp voltado a qualidade de audio....mais ai caimos na malha de que os consumidores nao querem isso ! como muitos ja disseram aqui !!!

intao o geito e ir melhorando o que temos e fazendo o rendimento deles aumentar gradativamente ! :legal:

ou estou errado ?

Mas estes produtos existem!

A Wharf, por exemplo, tem o SPX666. Nunca ouvi, mas dizem que é bom. Tinha o 999, e teve um cavalão das antigas, que diziam ser fodástico, mas é mosca branca. Teve também o Protheus, que era o irmão bombado do Morpheus.

Isso que eu me lembro de cabeça.

Postado em

Foi o que eu disse.

Um tanto quanto obvio!

Onde fica o laboratório deles? China ou Paraguai?

É um dos melhores que você já viu? Quais outros você já teve a oportunidade de visitar?

Ter osciloscópio não significa que o laboratório é bom.

É o mesmo que dizer: "Olha só como esse médico é bom! Ele tem até um estetoscópio!"

Um osciloscópio é algo BÁSICO! Tão básico quanto um multímetro.

O problema todo é:

Att,

Renato S. Yamane

Da velha, velha guarda AutoSom! Da época que ainda era uma lista de discussão do eGroups, que depois virou YahooGrupos e que agora tornou-se um fórum.

---------------------------------------------------------------------------------------------

*o laboratorio fica no py ! o processo deles e por royalt !muitas empresas estao agregadas ao grupo ! a finalidade desse laboratorio e justamente testar os novos e tambem os velhos produtos (audio)! antigamente antes de existir isso praticamente cada um colocava o que queria e ia pro mercado !o que fazia vc ter um amp bom hoje e um ruim amanha !!!

*sobre os laboratorios que ja visitei ,pode se dizer que a maioria dos nacionais , o quais ja fiz parte diretamente e inderatamente....

*nao sei se vc conheçe eu trabalho RENATO S.YAMANE , mais sou tao profissional quanto vc !nao sou um ESTALADOR ou falador de mer**!!! nao preciso dizer olha foi eu quem fez isso ou aquilo!!ate porque a grande maioria ja conheçe o meu fruto assim como o seu !!!

*o que vc disse ai e anteriormente esta certissimo !!!! a questao que levantei inicialmente foi justamente a melhoria de nossos produtos que por sinal sao bons , mais se desse mais um tapinha ou um pouco mais de perfume começaria a deixar os importados no canto da parede ! pelo menos os mais comuns do dia a dia ....

*eu quero ver as mudanças em nossa industria , quero ver o povo fazendo as coisas em SMD , quero ver novos circuitos , quero ver o consumidor dizer: olha o nosso e melhor do que o deles !!!

*eu to cansando de ver as pessoas falarem que compraram um produto via py simplismente porque o nosso nao tem um bass bost ,ou um corte mais afinado para tal finalidade !

*a SD deu um ponta pe importante a meu ver , e tenho certeza que se o produto e bom e for bem aceito tem tudo para vir outras linhas melhores ainda !e tambem abrir a porta para os demais fabricantes !!!

Postado em

Corrente de Nagaoka? Pô Praião, assim é fod.. hein [^]

Quanto aos comentários do SR Luiz, eu gostaria que ele passase um dia dentro de uma fabrica de amplificadores ou alto falantes nacional para ver como é, antes de sair falando besteiras em um fórum sério como este.Felizmente temos pouco aqui que sabem o que dizem, estudam e não visam denegrir uma marca ou um produto.O mercado brasileiro é um mercado muito diferente dos demais, e só sobrevive quem sabe se adequar a ele.

Não pensem que nós estamos dormindo vendo tudo isso acontecer. Nosso SD600.4 está ae pra todos verem que podemos construir algo de qualidade e um preço aceitavel. E não sou eu que estou dizendo como alguém que acompanhou e participou desse projeto durante meses, mas os usuarios que puderem ouvir na pratica antes de tirarem conclusões precipitadas e preconceituosas.

É dificil agradar gregos e troianos, mas antes fazer algo e agradar uma parcela do que não fazer nada.

Só pra esclarecer, estou dando a MINHA OPINIÃO pessoal sobre o assunto, logo a Soundigital não tem nada a vez com essas palavras.

Um abraço

Postado em

A Roadstar Power One divulga a potência de 720W RMS em 14,4V, e segundo testes ela fornece a potência divulgada antes mesmo de 14,4V, ou seja, ela pode até "ser" um Uno, mas os "66 cv" que ela divulga, ela fornece. Não é "um Uno com adesivo escrito 500 cv".

Agora só porque o produto é de origem chinesa ou paraguaia ele é ruim?!

Na maioria das vezes sim :-)

Já passaram pelas minhas mãos dezenas de produtos para testes. Desde China, Taiwan, México, Itália, EUA, Paraguai e Inglaterra.

Os que entram via Paraguai, por via de regra, são produtos vagabundos... Literalmente.

Os da China SEMPRE precisam de intervenção no projeto, pois na maioria das vezes são coisas "copiadas" porém SEM SABER O PORQUÊ! E dessa forma geralmente acaba saindo besteira ou então falta repetibilidade.

Amplificadores, por exemplo, não se resumem a "potência".

Distorção harmônica total, distorção por intermodulação, slew rate, fator de amortecimento, crosstalk, ruído de fundo... Isso é o básico para analisar um amplificador.

Dizer que o amplificador é bom porque ele fornece a potência declarada é, no mínimo, ignorância.

Não é porque o produto custa "cem real" no Paraguai que ele é ruim, pode até ser por isto, mas muitas das vezes é por causa da taxação, que por lá é significadamente mais baixa.

Não, não é isso.

Se uma empresa tem por filosofia entregar os seus produtos somente via mercado negro/cinza, é porque ela tem algo a esconder. Ou não tem um produto bom de verdade.

Nesse caso, a única coisa importante para ela é o PREÇO! Ou seja, o que ela tem de vantagem em relação aos demais? SOMENTE O PREÇO (devido a ilegalidade).

Att,

Renato S. Yamane

Postado em

Amplificadores, por exemplo, não se resumem a "potência".

Distorção harmônica total, distorção por intermodulação, slew rate, fator de amortecimento, crosstalk, ruído de fundo... Isso é o básico para analisar um amplificador.

Dizer que o amplificador é bom porque ele fornece a potência declarada é, no mínimo, ignorância.

Com certeza.

Postado em

*so complementando seu raciocinio yamane, esses dias atraz eu fiz uma consultoria para alguns chineses sobre alguns produtos que eles queriam lançar aqui brasil !no começo eu estava empolgado pensei poxa agora sim vai ! depois da 3°reuniao com eles vi que o buraco deles e mais em baixo , bem mais em baixo...

*quando a gente entra nesse mundo nao sabe onde esta se metendo ! literalmente...

*agora uma coisa eu posso afirmar aqui ,os caras nao sabem o que estao fazendo , nao mesmo ...vou citar 1 ex :

*na china vc tem inumeras fabricas que fazem OEM e tambem ODM...

*muitas dessas fabricas desenvolvem o produto e vende pra que quiser , POREM outras nao , essas outras simplismente COPIAM ( eng. reversa ) ...

*existe produtos de otima qualidade , tanto e que esses produtos sao usados ate pelas grandes empresas , principalmente na area de falantes e tws...

*mais depois que a gente ve isso a gente se assusta e vc realmente tem razao , o que vem pra ca nao e a melhor parte do boi...

*eu tenho trabalhado com 2 projetos um classe AB , e um classe D ,ambos os projetos sao diferentes do que estamos acostumados , no dia que o chines viu o ''zoio'' dele brilhou , foi bem ai que percebi que se deixar eles passam a mao na sua cabeça e te tomam sem vc perceber...

Postado em

*muitas dessas fabricas desenvolvem o produto e vende pra que quiser , POREM outras nao , essas outras simplismente COPIAM ( eng. reversa ) ...

Só fazendo uma observação :

A engenharia reversa consiste em usar a criatividade para, a partir de uma solução pronta, retirar todos os possíveis conceitos novos ali empregados.

É o processo de análise de um artefato (um aparelho, um componente elétrico, um programa de computador, etc.) e dos detalhes de seu funcionamento, geralmente com a intenção de construir um novo aparelho ou programa que faça a mesma coisa, sem realmente copiar alguma coisa do original.

:legal:

Postado em

Só fazendo uma observação :

A engenharia reversa consiste em usar a criatividade para, a partir de uma solução pronta, retirar todos os possíveis conceitos novos ali empregados.

É o processo de análise de um artefato (um aparelho, um componente elétrico, um programa de computador, etc.) e dos detalhes de seu funcionamento, geralmente com a intenção de construir um novo aparelho ou programa que faça a mesma coisa, sem realmente copiar alguma coisa do original.

:legal:

sim rick ! e isso mesmo , so me referi que la as copias sao descaradas ..... :legal:

Postado em

sim rick ! e isso mesmo , so me referi que la as copias sao descaradas ..... :legal:

e aqui nao compiam, pra mim é tudo a mesma coisa

Basta olhar os comentarios e testar, basicamente todos nossos amplificadores são todos iguais, 900 000rms dentro de uma caixa de sapato, mudam componentes de lugar etc, na pratica, funcionando, uns dao uma pancadinha a mais, melhor pro pancadao, outros descem um pouco mais melhor pro SUBGRAVE, todos vao até novecentos mil hertz, alguns comecam em 05hz outros em 20hz, na pratica nao tem muita diferenca, derrepente o que comeca em 05hz dá menos subgrave que o que comeca em 20hz.

Nao é isso ?

Postado em

Se for tomaar por este lado, então TODO amplificador é cópia.

Afinal, amplificador tem todas as etapas iguais há décadas ee décadas. uns mudam alguma coisa aqui, outra ali, uns componentes diferentes, mas o grosso é igual.

Postado em

cada um com suas caracteristicas !!!!pequenas mudanças podem fazer a diferença....um simples foto acoplador pode fazer uma proteçao funcionar bem ou mal !

a forma de se fazer um trafo e a msm , porem existe detalhes como o tipo de fio, o tipo de nucleo , o circuito que gera os sinais necessarios , fazer uma fonte ser boa ou ruim !

intao cada um com sua caracteristica ne..... :legal:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...