Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

kleyton_Aspx

caixa horn para 15-800

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, um QSE off, nao usem o bassbox pra simular este caso, usem o hornresp, qse tao facil de usar quanto o bassbox, soh identificar as medidas da caixa e os parametros dos falantes e por no programa, forte abraço a todos

Postado em

ahhh outra coisa, quanto a cornetas, quem quiser cornetas pqnas, podem analisar as da beyma, as sb15 e sb18, e quanto ao amigo qse vizinho solanosom, cara, tem a selenium HB1502B1 se for de 15" senao a HB1802 q eh pra 18", tocam bem de 40hz a 200hz, e nao sao tao grandes, claro q quanto maior a area da corneta mais profudno vai o grave!

Postado em

Pessoal, um QSE off, nao usem o bassbox pra simular este caso, usem o hornresp, qse tao facil de usar quanto o bassbox, soh identificar as medidas da caixa e os parametros dos falantes e por no programa, forte abraço a todos

Foi exatamente o que o Renan falou! ;)

Postado em

ahhh outra coisa, quanto a cornetas, quem quiser cornetas pqnas, podem analisar as da beyma, as sb15 e sb18, e quanto ao amigo qse vizinho solanosom, cara, tem a selenium HB1502B1 se for de 15" senao a HB1802 q eh pra 18", tocam bem de 40hz a 200hz, e nao sao tao grandes, claro q quanto maior a area da corneta mais profudno vai o grave!

Boa noite, sou Fã das HB1502.... pena que não cabe uma dessas no meu carro :banghead (ps: claro que com algumas adaptações pode até caber... mas vou arriscar depois, tenho um projeto futuro de usar 4x SDS 18" nessas caixas em uma carroçinha pra Carnaval []-[] )

amanhã vou passar massa plastica nos cantos da caixa e onde pegou os parafusos, se der acho que ainda esta semana eu pinto a caixa com batida de pedra e encerrar a caixa de grave :legal: .

obs: já encomendei a ETD 7200... em 5 dias chega :rolleyes: . porém tenho uma duvida: será que 1 só dá conta do recado? muita gente aqui usa a velha receita de bolo - 4 250x e 2 ST... será que uma 7200 supera essa receita? ou seria 2?

desde já obrigado pela ajuda!

Postado em

Boa noite, sou Fã das HB1502.... pena que não cabe uma dessas no meu carro :banghead (ps: claro que com algumas adaptações pode até caber... mas vou arriscar depois, tenho um projeto futuro de usar 4x SDS 18" nessas caixas em uma carroçinha pra Carnaval []-[] )

amanhã vou passar massa plastica nos cantos da caixa e onde pegou os parafusos, se der acho que ainda esta semana eu pinto a caixa com batida de pedra e encerrar a caixa de grave :legal: .

Cara falando em caixas dentro do carro, eu to com o pensamento de montar duas manifold cada uma com 2 dois falantes de 18", sera que cabe dentro de um Fiesta Hatch ?! :rolleyes: Vou avisando q vou retirar o banco traseiro hehehehehe

Postado em

Cara falando em caixas dentro do carro, eu to com o pensamento de montar duas manifold cada uma com 2 dois falantes de 18", sera que cabe dentro de um Fiesta Hatch ?! :rolleyes: Vou avisando q vou retirar o banco traseiro hehehehehe

Rapaz....

pela altura, eu acho que cabe sim... mais com certeza sem os bancos :banghead , ou até com o banco afastado... ps: não tenho uma idéia concreta do tamanho do PM do fiesta pasmafaute

ps: meu carro é um Palio Weekend, a mala é uma maravilha :+1 porém não cabe 4 falantes de 15" com a caixa ideal.. tem que tirar os bancos traseiros!... a caixa que construi tem a litragem ideal(ps: pelo menos foi o que eu vi nos posts ^^) 76 Litros e a caixa cabe exatamente na mala sem tirar o banco traseiro.

obs: lembrando que vou fazer amanhã os calculos referentes a mudança de parametros que os falantes sofrem nas caixas "worn", porém de antemão vi que a litragem pode variar para menos, com isso a redução é tranquila de fazer :legal:

outra duvida pessoal, vou usar os conectores speakon nos caixas e como estou terminando a caixa de graves... qual seria o cabeamento ideal para os 2 falantes? pesquisei em alguns foruns e vi que o pessoal usa cabo PP para a instalação, seria o ideal? qual seria o diametro correto?

um abraço.

Postado em

obs: já encomendei a ETD 7200... em 5 dias chega :rolleyes: . porém tenho uma duvida: será que 1 só dá conta do recado? muita gente aqui usa a velha receita de bolo - 4 250x e 2 ST... será que uma 7200 supera essa receita? ou seria 2?

desde já obrigado pela ajuda!

Uma ETD-7200 leva fácil 4 d250x e 2 st.

Abraço

Postado em (editado)

Rapaz....

pela altura, eu acho que cabe sim... mais com certeza sem os bancos :banghead , ou até com o banco afastado... ps: não tenho uma idéia concreta do tamanho do PM do fiesta pasmafaute

ps: meu carro é um Palio Weekend, a mala é uma maravilha :+1 porém não cabe 4 falantes de 15" com a caixa ideal.. tem que tirar os bancos traseiros!... a caixa que construi tem a litragem ideal(ps: pelo menos foi o que eu vi nos posts ^^) 76 Litros e a caixa cabe exatamente na mala sem tirar o banco traseiro.

obs: lembrando que vou fazer amanhã os calculos referentes a mudança de parametros que os falantes sofrem nas caixas "worn", porém de antemão vi que a litragem pode variar para menos, com isso a redução é tranquila de fazer :legal:

outra duvida pessoal, vou usar os conectores speakon nos caixas e como estou terminando a caixa de graves... qual seria o cabeamento ideal para os 2 falantes? pesquisei em alguns foruns e vi que o pessoal usa cabo PP para a instalação, seria o ideal? qual seria o diametro correto?

um abraço.

É um Fiesta Hatch ano 2004, mas mala é fo** pq tem umas orelhas de acabamento da mala, q é uma peça completa ai na hora de projetar a caixa, a lateral fica pequena. O "chão" da mala tbem é um tanto raso, ai fica pior ainda na altura. Fiz uma manifold pro meu irmao com 2 alpha de 15, a litragem pra cada camara ficou em 50 se eu nao me engano. A litragem ficou boa, mas o banco nao consegui trava-lo sem forçar e a caixa ficou um pouco altinha, so vai retirando os bancos mesmo.Mas conta ai, quer dizer q nao cabe 4 de 15 com litragem ideal em uma Weekend sem retirar o banco?!Nossa!! Tem mais alguma coisa q atrapalha fora o banco ?!

Sobre os fios para o falante, olhe esse topico http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=164122

Editado por o_cara
Postado em

É um projeto top mesmo! Eu tenho a maior vontade de aprender a projetar caixa cornetada, pelo menos as de médio grave. Alguem teria algum artigo ai que me dê noção de como fazer essas caixas?! O Renan tem alguma dica ai?! Valeu!

Pierre,

Me envia um e-mail que te mando alguns artigos.

Porém, só tenho em inglês, pode ser?

Att,

RenanLopes

Postado em

É um Fiesta Hatch ano 2004, mas mala é fo** pq tem umas orelhas de acabamento da mala, q é uma peça completa ai na hora de projetar a caixa, a lateral fica pequena. O "chão" da mala tbem é um tanto raso, ai fica pior ainda na altura. Fiz uma manifold pro meu irmao com 2 alpha de 15, a litragem pra cada camara ficou em 50 se eu nao me engano. A litragem ficou boa, mas o banco nao consegui trava-lo sem forçar e a caixa ficou um pouco altinha, so vai retirando os bancos mesmo.Mas conta ai, quer dizer q nao cabe 4 de 15 com litragem ideal em uma Weekend sem retirar o banco?!Nossa!! Tem mais alguma coisa q atrapalha fora o banco ?!

Sobre os fios para o falante, olhe esse topico http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=164122

4 x 15" pode até caber sem mecher em nada dos bancos, mas 4 x 18" tem que mecher. (ps: como a litragem média dos falantes de 18" é a partir de 100L) as caixas seriam grandes e altas, e no PM da weekend a entrada dela é mais curta do que o espaço dentro... resumindo: você teria que colocar as caixas mais pra trás para que as 2 coubessem. mais fazendo uma caixa sob medida caberia os de 15" nas dutadas :legal:

ps: estou colocando inicialmente 2 x 15" porque não pretendo colocar os médios na tampa do PM, prefiro que fique tudo dentro da mala com a tampa livre, e no caso futuro.. colocar 4 X 15" e os médios na tampa :legal: ps: sem mecher nos bancos :rolleyes:

sim.... vou no armazém comprar alguns metros de cabo PP - 1 par - 12MM para a ligação dos falantes dentro da caixa!

abraço e até mais!

Postado em

:rever1:

Realmente é uma aula principalmente pra quem entende, confesso que vou ler com calma umas quantas vezes pra ve se consigo aprender algo seu conhecimento é notório e ja acompanho desde Selenium, parabéns.

Renan se não fosse pedir demais não teria como passa algum esboço de horn pra os falantes tipo su800 over e Selenium sw1p desde que não seje as caixas enormes da selenium?

Pois adimiro o colega que fez essa ai e tenho uma vontade de fazer uma tambm mas ai falta o conhecimento e pode não dar certo vai acaba ficando jogada num canto do pátio e prejuizo depois de tanto trabalho pois a bixinha é cheia de detalhes.

Outra dúvida apenas dois falantes em horn mesmo que se por exemplo em caixa grande vai conseguir descer e dar um grave de Sub 40hz?

Solano,

Primeiramente, muito obrigado pelas colocações, fico lisonjeado com teus elogios.

Infelizmente para fazer uma corneta render em frequência baixa um dos pontos cruciais é o perímetro da boca, e seus ganhos estão definidos, além da garganta, pelo seu comprimento total, então não tem como fugir de caixa grande! O que pode ser feito é dividir o comprimento de onda e acoplar várias caixas até chegar no resultado esperado. Se teu espaço é muito limitado, sugiro utilizar band-pass ou mesmo as bass reflex.

Mesmo sendo um defensor da caixa corneta, esse sistema foi criado quando se tinha baixa eficiência dos equipamentos. Hoje, com as elevadas potências suportadas pelos falantes, engenharia aplicada a fim de melhorar a eficiência e amplificadores digitais com tantas potências.. Acredito que a otimização de espaços vem a ser mais interessante que caixas monstruosas.

Para uma caixa corneta, a área do diafragma não é tão importante quanto deslocamento e Qts.

Abraço,

RenanLopes

Postado em

consegui entrar no inicio da semana, fui tentar agora e não abriu pasmafaute !

ps: e o pior que não copiei tudo. queria tirar algumas duvidas.

Renan, você teria o assunto do forum para que possamos pesquisar? obs: por enquanto vou buscando por aqui, se achar eu posto!

abraço.

Kleyton,

Você pode colocar no google "medir parâmetros alto-falante audiolist"

Tenta nesse link: http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=79

Att,

RenanLopes

Postado em

Pierre,

Me envia um e-mail que te mando alguns artigos.

Porém, só tenho em inglês, pode ser?

Att,

RenanLopes

Opa Renan,

Tu ainda usa msn? O meu e-mail é akele do messenger, tu ta com tempo ai de procurar ?! Ou vc quer que eu mande um e-mail para akele seu do msn?! Quanto ao Ingles, pode ser sim! Eu eu me viro por aki, mas se tive alguma "coisinha" em portugues tambem, pode mandar.

Postado em (editado)

Boa Noite pessoal,

como prometido segue as fotos da montagem de hoje. ps: consegui terminar toda a caixa.... só falta lixar bem e pintar :legal:

120cso.jpg

130ay.jpg

140ap.jpg

160xb.jpg

190lyyp.jpg

200tr.jpg

150vi.jpg

Editado por kleyton_Aspx
Postado em

Êita po***, a caixa é tão grande que deixou o Porta Malas da wekkend parecendo o de um Uno, hehehe.

Brother coloca EVA nessa parte da madeira aonde os alto falantes entram, na junção dela com a madeira da caixa, pra evitar vazamentos de ar.

Abraço

Postado em

Êita po***, a caixa é tão grande que deixou o Porta Malas da wekkend parecendo o de um Uno, hehehe.

Brother coloca EVA nessa parte da madeira aonde os alto falantes entram, na junção dela com a madeira da caixa, pra evitar vazamentos de ar.

Abraço

auhuahauhuaha.... pois é, a caixa entrou EXATAMENTE na PM do carro. acho que quando pintar não entra mais [^] ... brincadeira!

Teixeira, eu cobri as tampas com alcatifa(ps: acho que o nome é esse!!!), ficou selado na medida. eu até ia tirar fotos dessa parte mais a camera descarregou :banghead . ai tirei só das tampas já encaixadas no caixa!

obrigado pela dica :legal:

AlisonBP,

Cara, agora que eu percebi realmente que a caixa é um monstro!!! porque eu vou usar exatamente 2 15/800 nelas :rolleyes: ! não vejo a hora que a cola seque bem para que eu possa fazer um teste antes de pintar... se Deus quiser vai ser show o grave!

ps: outra coisa, a caixa ficou com 73L com o desconto de falantes e dutos, essa litragem está boa? você usa quantos litros no seu caixa?

um abraço e até mais..

Postado em (editado)

auhuahauhuaha.... pois é, a caixa entrou EXATAMENTE na PM do carro. acho que quando pintar não entra mais [^] ... brincadeira!

Teixeira, eu cobri as tampas com alcatifa(ps: acho que o nome é esse!!!), ficou selado na medida. eu até ia tirar fotos dessa parte mais a camera descarregou :banghead . ai tirei só das tampas já encaixadas no caixa!

obrigado pela dica :legal:

AlisonBP,

Cara, agora que eu percebi realmente que a caixa é um monstro!!! porque eu vou usar exatamente 2 15/800 nelas :rolleyes: ! não vejo a hora que a cola seque bem para que eu possa fazer um teste antes de pintar... se Deus quiser vai ser show o grave!

ps: outra coisa, a caixa ficou com 73L com o desconto de falantes e dutos, essa litragem está boa? você usa quantos litros no seu caixa?

um abraço e até mais..

Opa to curioso pra ver esse trem funfar. Cara, a minha ficou com exatos 73 litros por falante, sem desconto d falante d 2 dutos d 4". Então liquido d td (com desconto falante e dutos) da perto d 60 litros. A sintonia acho q ficou perto de 53/55 hz.

Oh veio vc ta longe heim, queria ver vc aki no frio. agora com sol aki ta 5º, hj d manha cedo, perto 0º. Affff

Abraço

Editado por ADILSONBP
Postado em

Opa to curioso pra ver esse trem funfar. Cara, a minha ficou com exatos 73 litros por falante, sem desconto d falante d 2 dutos d 4". Então liquido d td (com desconto falante e dutos) da perto d 60 litros. A sintonia acho q ficou perto de 53/55 hz.

Oh veio vc ta longe heim, queria ver vc aki no frio. agora com sol aki ta 5º, hj d manha cedo, perto 0º. Affff

Abraço

Então você usa os 60L recomendados pela over! o que você achou do grave com esta litragem? escuto musicas com um grave mais rápido... como uma bateria tocando forró! "TumTum TumTum"..... será que os over tocaria legal este estilo?

obs: affs... vc está em uma ponta e eu estou na outra do brasil :vts , aqui tá chovendo pakas mas não cai de 26°!!.. 5°??? tais doido, acho que minha pele congelaria! OpO

um abraço e vê se toma uma Cachaçinha pra esquentar ai rapaz []-[]

Postado em

Então você usa os 60L recomendados pela over! o que você achou do grave com esta litragem? escuto musicas com um grave mais rápido... como uma bateria tocando forró! "TumTum TumTum"..... será que os over tocaria legal este estilo?

obs: affs... vc está em uma ponta e eu estou na outra do brasil :vts , aqui tá chovendo pakas mas não cai de 26°!!.. 5°??? tais doido, acho que minha pele congelaria! OpO

um abraço e vê se toma uma Cachaçinha pra esquentar ai rapaz []-[]

Cachaça, digo, caipirinha e vinho, direto, aki perto, na serra, cidade turistica d Gramado, deu -2º, mas sensação d frio acho q -10º ou mais. Vou me mudar pra geladeira la em casa. hehheheh

Cara pro teu gosto acho essa q eu tenho ficaria top, curto tbm, batidas rapidas, tipo: gauchesca, rock, um outro forro, sertanejo universitario, psy ..... é forte e musicalmente da grave redondo, bom escutar.

Valeu

Postado em

acompanhando

isso que é inovar no som automotivo conseguir melhorar o desenpenho das caixas acústicas [-]

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...