Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
kleyton_Aspx

caixa horn para 15-800

Recommended Posts

Vc fala isso pelo fato dela nao estabilizar a tensão de Saida, é isso?! Mas tipo é so vc usar ela com o som ligado que a bateria vai pedir carga pra fonte e com isso a tensão nao vai passar de 14 volts, mas teria que acompanhar claro com um multimetro digital ligado. Pelo preço q se consegue ela e pelo fato dela ser chaveada, acho que vale a pena ou estou errado ?!

Isso mesmo. Blz, você está certo, usar ela com o som tocando, evitaria que ela subisse muito a voltagem, mais pode sim ocorrer, e caso ocorre danificará as baterias, outra coisa, uma fonte estabilizada e regulada, vc pode usar como carregador de baterias pra quando o som estiver desligado. Pelo preço que custa eu prefiro pegar uma estabilizada, essa da Soundigital foi feita segundo já vi diversor comentários, para competições, e para que ela consiga carregar um sistema de maior amperagem do que uma estabilizada, ou seja ela é mais "bruta", pra um set de pequeno/médio porte, é melhor uma estabilizada mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pessoal,

estava dando uma pesquisada nos foruns e pela web sobre algum produto para cobrir a caixa. estava pensando em usar massa plastica em toda a caixa e depois lixar e pintar com "batida de pedra" porém apareceu uma dúvida:

será que com a vibração da caixa a massa plastica pode rachar? ps: vou colocar uma fina camada, somente pra a tinta não ser aplicada diretamente na madeira e tambem pra fazer o acabamento nos cantos da caixa.

se existir outro produto estou aberto a sugestões :legal: .

obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

nossa mais que beleza.

fazia tempo que não rolava um trampo legal assim aqui no fórum.

muito caprixado com certeza vai tocar muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo parabens!!! Ta ficando muito bom.

Muito boa tambem a sua iniciativa de compatilhar com todos um projeto diferente e mais complexo.

Quanto a sua duvida na pintura vc pode ter 2 alternativas:

1) mais cara: usar fundo automotivo mesmo,se quizer KPO e massa plastica p corrigir imperfeições (camada fina p não trincar) tipo os que usam para pintar carros mesmo e apos secagem e uma lixada leve o bate pedra.

2) mais barata: corrigir imperfeiçoes com cola e po de serra (+ cola que po p ficar meio liquida), lixar, usar fundo de parede (selador) ou tinta latex/acrilica mesmo e jogar o bate pedra em cima.

E se não tiver problema com gastos, se apos o bate pedra jogar um verniz automotivo em cima, ai a caixa "não tem fim" rsrs.

Qualquer uma das 2 alternativas ja fiz varias vezes e fica muito bom. A primeira tem resultados bem melhores.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleyton,

Só agora que vi teu tópico, infelizmente um pouco tardio para opinar, já que a caixa está praticamente pronta.

A caixa corneta é um "mundo" completamente diferente de uma dutada, por isso que não conseguimos muito material para pesquisa ou mesmo softwares para simulação, justamente em função da sua complexidade.

Ela funciona basicamente como um transformador elétrico que casa a alta impedância acústica gerada pelo cone do falante (Garganta da corneta) com a baixa impedância do ar (Boca da corneta), e com isso as elevadas pressões de ganho. Ao colocar essa corneta na frente de um alto-falantes, estamos agregando ao mesmo toda aquela massa de ar que temos dentro da mesma. O Mms (Massa Móvel do Speaker), que até então enxergava o Mmd (Massa Móvel do diafragma) + a Massa de Ar contida no cone, irá enxergar Mmd + Massa de Ar do Diafragma + Massa de Ar da Corneta e assim todo sistema móvel terá maior peso virtual (Impedância acústica maior refletida para o alto-falante), o que altera consideravelmente o Qms e por conseqüência o Qts (Já que esse parâmetro é um paralelo entre a Qualidade Mecânica "Qms" e a Qualidade Elétrica "Qes"), que nada mais é que a qualidade total do falante. Sem falar que com maior massa, teremos menor frequência de ressonância "Fs".

Sei que tudo isso pode ter ficado um pouco complicado, mas quero mostrar que colocando uma corneta na frente de um alto-falante, estamos alterando todos os seus parâmetros! O que inviabiliza as características da caixa que, até então, era fornecida pelo fabricante. Sem falar na forma como ela ajusta a curva de resposta em função das regiões construtivas e destrutivas de atuação.

Como a caixa já está pronta, te sugiro identificar a frequência de ressonância do sistema (Falante instalado na caixa) para avaliarmos se precisará, ou não, reduzir o volume da câmara do falante, ou mesmo levantar os parâmetros básicos e simular uma nova câmara e sintonia (Ajustar os dutos).

Para isso, você pode usar os dados contidos aqui: http://audiolist.quasar.eng.br/forum/kbe489.html?mode=article&k=79 porém com o falante instalado na caixa.

Traz os resultados que vamos te ajudando!

E qualquer dúvida estaremos a disposição.

*Edit: Parabéns pelo excelente trabalho!!

E é isso ai, é tentado que a gente consegue excelentes resultados...

Att,

RenanLopes

Editado por RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde,

Pessoal, muito obrigado pelos elogios.... realmente estou impressionado pelo resultado até agora pois esse é meu 1° DIY [^] .... acreditem!!!

respondendo a todos:

Alessales, muito obrigado pelas dicas de pintura, estava com muitas duvidas do acabamento externo da caixa, tenho massa plástica aqui e tava nessa indecisão se rachava ou não com a vibração, mais vou fazer como você indicou... lixar pra deixar ela bem fina e pintar com bate-pedra :legal:

Renanlopes, reamente você deu uma aula :rever1: , valeu por ter passado este conhecimento :rolleyes: , sim... sobre o falante que irei utilizar, será 2 15-800 (oversound), usei o BassBox pra calcular a caixa, sintonia e etc.... a caixa está com 75L e estou pretendendo colocar 2 dutos de 4" - 23 cm de profundidade, a sintonia ficou em 47 Hz, tá boa a sintonia?. vou ler o topico que você passou da audiolist e estudar um pouco... tentar fazer alguns calculos :vts .. mais uma vez obrigado pelas dicas :legal:

um abração, hoje vou fazer o fechamento da caixa... assim que tirar fotos eu posto aqui!!

Editado por kleyton_Aspx

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde,

Pessoal, muito obrigado pelos elogios.... realmente estou impressionado pelo resultado até agora pois esse é meu 1° DIY [^] .... acreditem!!!

respondendo a todos:

Alessales, muito obrigado pelas dicas de pintura, estava com muitas duvidas do acabamento externo da caixa, tenho massa plástica aqui e tava nessa indecisão se rachava ou não com a vibração, mais vou fazer como você indicou... lixar pra deixar ela bem fina e pintar com bate-pedra :legal:

Renanlopes, reamente você deu uma aula :rever1: , valeu por ter passado este conhecimento :rolleyes: , sim... sobre o falante que irei utilizar, será 2 15-800 (oversound), usei o BassBox pra calcular a caixa, sintonia e etc.... a caixa está com 75L e estou pretendendo colocar 2 dutos de 4" - 23 cm de profundidade, a sintonia ficou em 47 Hz, tá boa a sintonia?. vou ler o topico que você passou da audiolist e estudar um pouco... tentar fazer alguns calculos :vts .. mais uma vez obrigado pelas dicas :legal:

um abração, hoje vou fazer o fechamento da caixa... assim que tirar fotos eu posto aqui!!

Kleyton,

Concordas comigo que na caixa que você simulou, mesmo mantendo a sintonia "Fb", o falante não terá o mesmo comportamento como foi simulado no BassBox, pois nele, você não contempla a carga imposta pela corneta.. Tenta levantar pelo menos a ressonância do sistema (através do site que te passei) para avaliarmos se não terás problemas mecânicos do teu sistema móvel.

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Kleyton,

Concordas comigo que na caixa que você simulou, mesmo mantendo a sintonia "Fb", o falante não terá o mesmo comportamento como foi simulado no BassBox, pois nele, você não contempla a carga imposta pela corneta.. Tenta levantar pelo menos a ressonância do sistema (através do site que te passei) para avaliarmos se não terás problemas mecânicos do teu sistema móvel.

RenanLopes

Realmente, pelo que entendi.. a simulação que eu fiz seria uma caixa dutada SEM a corneta na frente do falante... num é isso?

ps: vou começar a dar uma olhada no site agora :legal:

abraço.

Editado por kleyton_Aspx

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente, pelo que entendi.. a simulação que eu fiz seria uma caixa dutada SEM a corneta na frente do falante... num é isso?

ps: vou começar a dar uma olhada no site agora :legal:

abraço.

Ah.. Só pra salientar:

Você irá encontrar 2 ressonâncias, o menor valor entre elas será a sintonia da tua caixa.

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Ficou filé a caixa amigo, sobre a pintura acabamento, vc já obteve resposta né, agora é só seguir as dicas do Renan, pra deixar a caixa com o maior rendimento possível.

Compartilhar este post

Link para o post

É um projeto top mesmo! Eu tenho a maior vontade de aprender a projetar caixa cornetada, pelo menos as de médio grave. Alguem teria algum artigo ai que me dê noção de como fazer essas caixas?! O Renan tem alguma dica ai?! Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Kleyton,

Só agora que vi teu tópico, infelizmente um pouco tardio para opinar, já que a caixa está praticamente pronta.

A caixa corneta é um "mundo" completamente diferente de uma dutada, por isso que não conseguimos muito material para pesquisa ou mesmo softwares para simulação, justamente em função da sua complexidade.

Ela funciona basicamente como um transformador elétrico que casa a alta impedância acústica gerada pelo cone do falante (Garganta da corneta) com a baixa impedância do ar (Boca da corneta), e com isso as elevadas pressões de ganho. Ao colocar essa corneta na frente de um alto-falantes, estamos agregando ao mesmo toda aquela massa de ar que temos dentro da mesma. O Mms (Massa Móvel do Speaker), que até então enxergava o Mmd (Massa Móvel do diafragma) + a Massa de Ar contida no cone, irá enxergar Mmd + Massa de Ar do Diafragma + Massa de Ar da Corneta e assim todo sistema móvel terá maior peso virtual (Impedância acústica maior refletida para o alto-falante), o que altera consideravelmente o Qms e por conseqüência o Qts (Já que esse parâmetro é um paralelo entre a Qualidade Mecânica "Qms" e a Qualidade Elétrica "Qes"), que nada mais é que a qualidade total do falante. Sem falar que com maior massa, teremos menor frequência de ressonância "Fs".

Sei que tudo isso pode ter ficado um pouco complicado, mas quero mostrar que colocando uma corneta na frente de um alto-falante, estamos alterando todos os seus parâmetros! O que inviabiliza as características da caixa que, até então, era fornecida pelo fabricante. Sem falar na forma como ela ajusta a curva de resposta em função das regiões construtivas e destrutivas de atuação.

Como a caixa já está pronta, te sugiro identificar a frequência de ressonância do sistema (Falante instalado na caixa) para avaliarmos se precisará, ou não, reduzir o volume da câmara do falante, ou mesmo levantar os parâmetros básicos e simular uma nova câmara e sintonia (Ajustar os dutos).

Para isso, você pode usar os dados contidos aqui: http://audiolist.quasar.eng.br/forum/kbe489.html?mode=article&k=79 porém com o falante instalado na caixa.

Traz os resultados que vamos te ajudando!

E qualquer dúvida estaremos a disposição.

*Edit: Parabéns pelo excelente trabalho!!

E é isso ai, é tentado que a gente consegue excelentes resultados...

Att,

RenanLopes

:rever1:

Realmente é uma aula principalmente pra quem entende, confesso que vou ler com calma umas quantas vezes pra ve se consigo aprender algo seu conhecimento é notório e ja acompanho desde Selenium, parabéns.

Renan se não fosse pedir demais não teria como passa algum esboço de horn pra os falantes tipo su800 over e Selenium sw1p desde que não seje as caixas enormes da selenium?

Pois adimiro o colega que fez essa ai e tenho uma vontade de fazer uma tambm mas ai falta o conhecimento e pode não dar certo vai acaba ficando jogada num canto do pátio e prejuizo depois de tanto trabalho pois a bixinha é cheia de detalhes.

Outra dúvida apenas dois falantes em horn mesmo que se por exemplo em caixa grande vai conseguir descer e dar um grave de Sub 40hz?

Compartilhar este post

Link para o post

:rever1:

Realmente é uma aula principalmente pra quem entende, confesso que vou ler com calma umas quantas vezes pra ve se consigo aprender algo seu conhecimento é notório e ja acompanho desde Selenium, parabéns.

Renan se não fosse pedir demais não teria como passa algum esboço de horn pra os falantes tipo su800 over e Selenium sw1p desde que não seje as caixas enormes da selenium?

Pois adimiro o colega que fez essa ai e tenho uma vontade de fazer uma tambm mas ai falta o conhecimento e pode não dar certo vai acaba ficando jogada num canto do pátio e prejuizo depois de tanto trabalho pois a bixinha é cheia de detalhes.

Outra dúvida apenas dois falantes em horn mesmo que se por exemplo em caixa grande vai conseguir descer e dar um grave de Sub 40hz?

Boa Noite pessoal...!

Solanosom, realmente estudei bastante a pag que o alan me passou,(rs: é bastante coisa!) mais deu pra entender bem, como estava viajando a trabalho, separei as formulas que estão disponiveis na pag. e vou fazer os calculos amanhã :legal: .

obs: obrigado pela admiração, acho que essa "Ciência" dará certo. E se der mesmo eu passo pra o pessoal os cortes e desenhos que fiz no SketchUP pra quem quizer por a mão na massa! []-[]

pessoal, estava pesquisando na net os Drivers ETD 7200, vou comprar 1 porém está difícil demais de encontrar: já entrei na portal do som, som curitiba, som sc, mercado livre (tem mais é usada :banghead ) ... e só encontrei na RPSOM por R$ 470,00. minha duvida é se o preço realmente está na média ou está acima? ps: se alguem souber de outra loja, seria ótimo!

um abraço e obrigado a todos!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Noite pessoal...!

Solanosom, realmente estudei bastante a pag que o alan me passou,(rs: é bastante coisa!) mais deu pra entender bem, como estava viajando a trabalho, separei as formulas que estão disponiveis na pag. e vou fazer os calculos amanhã :legal: .

obs: obrigado pela admiração, acho que essa "Ciência" dará certo. E se der mesmo eu passo pra o pessoal os cortes e desenhos que fiz no SketchUP pra quem quizer por a mão na massa! []-[]

pessoal, estava pesquisando na net os Drivers ETD 7200, vou comprar 1 porém está difícil demais de encontrar: já entrei na portal do som, som curitiba, som sc, mercado livre (tem mais é usada :banghead ) ... e só encontrei na RPSOM por R$ 470,00. minha duvida é se o preço realmente está na média ou está acima? ps: se alguem souber de outra loja, seria ótimo!

Na CRSound a ETD tá bem mais barata.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Na CRSound a ETD tá bem mais barata.

Abraço

ixxxxxxx... bem mais barato []-[] !

ps: Sim, vi que você é de petrolina-PE... como foi o São João por ai? mto som?

valeu pela força Teixeira.

Compartilhar este post

Link para o post

antes comprar pergunte se eles mandam com nota fiscal.. pq o preço da ETD la é muito abaixo dos outros lugares..

sem nota a fiscalização pode pegar e é pior né

Compartilhar este post

Link para o post

ixxxxxxx... bem mais barato []-[] !

ps: Sim, vi que você é de petrolina-PE... como foi o São João por ai? mto som?

valeu pela força Teixeira.

Sou de Petrolina sim, terrinha boa, mais longe de tudo, heheheh. São João foi bom demais, mais devido a programação de show's, som de carro aqui tá proibido geral, só da pra ligar em chacarás e roças ou eventos oficializados pela PM e prefeitura. E por aí como foi?

Dinada cara.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Sou de Petrolina sim, terrinha boa, mais longe de tudo, heheheh. São João foi bom demais, mais devido a programação de show's, som de carro aqui tá proibido geral, só da pra ligar em chacarás e roças ou eventos oficializados pela PM e prefeitura. E por aí como foi?

Dinada cara.

Abraço

pois é... ai é meio longe mesmo pasmafaute ! por aqui foi bom demais []-[] ps: pertinho de caruaru, Campina Grande é 1:40h de viagem... deu pra curtir mas... sem som [^]

outra coisa, dei mais uma fuçada e encontrei a premiershop.com.br, alguem conheçe? lá tá por R$399,00 - ps: na crsom está esgotado :(

abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

pois é... ai é meio longe mesmo pasmafaute ! por aqui foi bom demais []-[] ps: pertinho de caruaru, Campina Grande é 1:40h de viagem... deu pra curtir mas... sem som [^]

outra coisa, dei mais uma fuçada e encontrei a premiershop.com.br, alguem conheçe? lá tá por R$399,00 - ps: na crsom está esgotado :(

abraço.

Caruaru e CG São João lá é dos bons.

Já ouvi falar nesse site, só não me lembro se bem ou mal.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Noite pessoal...!

Cara Tu conseguiu entrar no link q o Renan enviou?! Nao consegui entrar por la!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara Tu conseguiu entrar no link q o Renan enviou?! Nao consegui entrar por la!

consegui entrar no inicio da semana, fui tentar agora e não abriu pasmafaute !

ps: e o pior que não copiei tudo. queria tirar algumas duvidas.

Renan, você teria o assunto do forum para que possamos pesquisar? obs: por enquanto vou buscando por aqui, se achar eu posto!

abraço.

Editado por kleyton_Aspx

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...