Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

wilboy

KIT 2 VIAS NA PORTA DO GOL G5: Problema !

Recommended Posts

Postado em (editado)

Alguém já tentou instalar um kit 2 vias Bomber Bicho Papão nas portas de um Gol G5 ???

Quem já tentou conhece o problema, mas quem ainda não, vai se deparar com um problema que considero falha de projeto:

Depois de retirado o acabamento interno (tampa plástica da porta), quem tentar iniciar a colocação do Mid Bass com o vidro levantado, o fará sem problemas, pois o diâmetro do alto-falante (6") é certinho, a profundidade também não é problema, pois não chega a encostar na lata da porta, mas quando se baixa o vidro é que vem a surpresa: ele péga no imã do alto-falante faltando em torno de 3 a 4 cm p/ baixá-lo todo (parte mais alta). Quem por descuido (muito !!!), instalá-lo com o vidro levantado, depois de pronto, quando for baixar o vidro pode até quebrá-lo no choque com o ímã, dependendo a força e velocidade do movimento, ainda mais se for à manivela (como o meu), gerando além de prejuízo, perigo !

Não posso dizer se o mesmo acontece com outras marcas de Kits 2 vias, com relação a variações de profundidade dos alto-falantes, mas também isso independe, pois o fator mais preocupante e limitador seria encostar na lata, caso isso não aconteça, o vidro deveria ser projetado com pelo menos um corte, contornando na área que é dedicada ao alto-falante.

O mesmo acredito não acontecer nas gerações anteriores do Gol, pois pelo menos em um G4 que tive a oportunidade de ver, o lugar dedicado ao alto-falante é ressaltado p/ dentro do carro, deixando uma profundidade até maior p/ o alto-falante, diferente na nova versão (G5), cuja parte plática do acabamento interno é reta.

Tudo bem que nem é coisa grave, mas o detalhe é que uma coisa simples que poderia já vir pensada e pronta de fábrica, faz com que nós usuários que não precisariam se preocupar com isso, tenham que se virar com soluções alternativas que além de demandar tempo, também gera custo mediante as soluções encontradas.

Dentre as 2 soluções que imaginamos (eu e o instalador), preferí a mais cara e demorada: Adquirí um par de pézinhos em fibra (caixas acústicas pequenas), no modelo do carro. Tudo bem que em matéria de acústica fica melhor, sem dúvida, mas a "brincadeira" além de ficar em R$120,00, ainda demorou 5 dias úteis entre pedido, fabricação e envio.

A outra opção seria retirar os vidros e cortar a parte que contorna o ímã do alto-falante. É pouca coisa, mas aí já envolveria transporte cuidadoso dos vidros, tempo (o que ultimamente não estou tendo sobrando !), deslocamento, além de pessoa especializada no corte de vidros p/ realizar com precisão e acabamento. Sem falar que ainda resolvendo, estaria mexendo na originalidade do produto, o que pode ser detalhe p/ cessar eventuais garantias da peça ou até do veículo. Só sei que o custo p/ essas soluções foi quase igual ao do kit 2 vias, o que me deixa insatisfeito com uma coisa que eu não precisaria ter preocupações e gastos !!!

Não sei se esse problema já foi resolvido junto à montadora VW, com relação aos atuais, pois meu Gol G5 é 2010, mas fica aí o meu protesto !

Quem tiver comentários, idéias, sugestões, que agreguem valor ao tópico, são muito bem-vindas !

Seria interessante até mesmo aos fabricantes de alto-falantes, pois envolve uma complicação/restrição ao uso do produto deles, por parte do fabricante do automóvel !

Editado por wilboy
Postado em

Meu kit da Helix também ocorreu o mesmo em meu polo, instalei com o vidro levantando(falta de pratica), e quando desci para testar com o mid já instalado lá se foi o insulfilm, a solução mais rapida e pratica que encontrei foi colocar um aro entre o falante e a porta trazendo-o mais pra fora.

Postado em

A questão é você saber antes de comprar o kit, se precisa de adaptações no carro para a instação do mesmo...

muitos kits só cabem com adaptações, não é culpa da Volks, fiat ou qualquer outra...

Imagina se eles tivessem que fazer portas com "buracões" pra quem quer colocar Mids grandes... não faz sentido!

Você gasto um poco a mais porém ficará muuito melhor nos pézinhos!

Se você tivesse pesquisado um pouco saberia que precisaria de adaptações, e compraria um menor que não precisasse.

Postado em

Meu kit da Helix também ocorreu o mesmo em meu polo, instalei com o vidro levantando(falta de pratica), e quando desci para testar com o mid já instalado lá se foi o insulfilm, a solução mais rapida e pratica que encontrei foi colocar um aro entre o falante e a porta trazendo-o mais pra fora.

Então Daniel, até pensamos (eu e o instalador) nessa hipótese, mas a tampa plástica do acabamento da porta do Gol G5 não dá essa condição, é reta no lugar do alto-falante, e além de ficar estufada pra dentro, além de não conseguir-se parafusar pra fechar, seria bem provável que pegasse na borda do alto-falante, danificando-o em pouco tempo, caso insistíssemos na idéia !

Valeu pelo comentário !

Postado em

Esses MIDs da Bomber bicho papão são na minha opinião até bonitos, você não poderia remover a proteção do auto-falante da porta e deixa o Mid amostra?

(Apesar de já ter andado no G5, não lembro como é a o local da tampa do falante na porta!)

Postado em (editado)

Parabéns para VW!!!

<_<

:rever1:

Ela sempre se supera nas cagadas...

pasmafaute

O kit bicho papão é que é a maior cagada que já vi.....

Já tive um hi power e em todos os carros que tomei conhecimento o mesmo é quase impossivel de colocar sem ter de cortar alguma coisa com dremel , fora o fato de ter de usar um aro espaçador monstruoso.

Então agora o fabricante do carro é quem vai ter de pensar que o comprador vai fazer sonorização pesada , né ? :banghead

EDIT: NO GOL G4 onde eu tive o DESPRAZER de instalar um kit hi power (do qual lamentei a burrice de ter comprado ) tive de fazer cortes com dremel , tirei um bocado de chapa da porta e tive de fazer espaçadores em níveis diferentes de espessura.

Kits tranquilos de instalar no G5 = Bravox 60U e 60B (vai usar um espaçador de uns 4 mm se for vidro eletrico ) e vidro manual nem precisa.

Editado por rick demolidor
Postado em

Já tive um hi power e em todos os carros que tomei conhecimento o mesmo é quase impossivel de colocar sem ter de cortar alguma coisa com dremel , fora o fato de ter de usar um aro espaçador monstruoso.

Então agora o fabricante é quem vai ter de pensar que o comprador vai fazer sonorização pesada , né ? :banghead

corrobora com o que eu disse... fo** é a bomber fazer um mid nem tão bom e ainda enorme

Postado em

A questão é você saber antes de comprar o kit, se precisa de adaptações no carro para a instação do mesmo...

muitos kits só cabem com adaptações, não é culpa da Volks, fiat ou qualquer outra...

Imagina se eles tivessem que fazer portas com "buracões" pra quem quer colocar Mids grandes... não faz sentido!

Você gasto um poco a mais porém ficará muuito melhor nos pézinhos!

Se você tivesse pesquisado um pouco saberia que precisaria de adaptações, e compraria um menor que não precisasse.

Agradeço desde já seu comentário caro Hülsen, porém discordo parcialmente de sua opinião, pois talvez não tenha entendido direito meu relato, pois os fatores limitadores p/ a instalação do kit seriam o diâmetro e a profundidade do alto-falante, o que não foi problema ou sofreu qualquer alteração nas estruturas originais (porta).

Vc concordaria que, onde teóricamente seria o lugar dedicado a um futuro opcional, não deveria ter nada que impedisse ou entrasse em contato diretamente com o perímetro (limites de contorno do ímã do alto-falante) desse futuro opcional (até 6" como foi o caso), comprometendo o funcionamento de um ou do outro (alto-falante ou vidro) ?

O vidro, mesmo que pouca coisa, invade o espaço do alto-falante na porta, aí acontece o citado, e por causa de um detalhesinho que deveria ter sido previsto pela montadora, gastamos tempo e dinheiro com soluções alternativas.

Com relação à acústica, realmente fica melhor mesmo essa alternativa que optei.

Quanto a pesquisar, nem todo mundo tem o mesmo tipo de problema p/ que se possa se referenciar, pois são "variadas variáveis" que influem no contexto.

Resumindo tudo, no fim é o consumidor quem acaba pagando o pato, infelizmente !

Postado em (editado)

O mid bass do kit bomber hi power É UM DOS MAIORES no mercado nacional, o mesmo é problematico na instalação de quase todos ou todos carros compactos :legal:

EDIT: Não é o vidro que invade o espaço do alto falante , é o alto falante de dimensões monstruosas (NÃO ORIGINAL) que invade o curso de descida da canaleta do vidro.

Esse midbass não se monta em nenhum carro compacto sem várias adaptações requeridas

Editado por rick demolidor
Postado em

Esses MIDs da Bomber bicho papão são na minha opinião até bonitos, você não poderia remover a proteção do auto-falante da porta e deixa o Mid amostra?

(Apesar de já ter andado no G5, não lembro como é a o local da tampa do falante na porta!)

Obrigado pelo comentário, caro Diogo !

Não citei no relato, mas ficou implícito: qdo foi colocado o alto-falante na porta, nem cogitamos a idéia de usar a tampa protetora que vem no kit, pois a própria tampa da porta serviria de proteção, e outra, nem daria pra colocar a tampa protetora do kit porquê faria muito volume entre o falante e a tampa da porta.

Na tampa plástica da porta do G5, o lugar do alto-falante é reto, não tem ressalto pra dentro como no G4 (maior profundidade p/ o alto-falante, ou mais espaço entre a borda do alto-falante e a tampa plástica da porta).

Evoluíram na versão e criaram um problema que teóricamente não tinha antes !

Postado em

Então agora o fabricante do carro é quem vai ter de pensar que o comprador vai fazer sonorização pesada , né ? :banghead

EDIT: NO GOL G4 onde eu tive o DESPRAZER de instalar um kit hi power (do qual lamentei a burrice de ter comprado ) tive de fazer cortes com dremel , tirei um bocado de chapa da porta e tive de fazer espaçadores em níveis diferentes de espessura.

Kits tranquilos de instalar no G5 = Bravox 60U e 60B (vai usar um espaçador de uns 4 mm se for vidro eletrico ) e vidro manual nem precisa.

Obrigado por seu comentário caro Rick, mas vejo q vai ser em vão pelo jeito a crítica do meu relato ...

Postado em

Amigo voce usou um arco de madeira(baffle), para a acomodacao do mid?

Abraco !

Obrigado por comentar, caro Vinícius !

O instalador até cogitou essa possibilidade, mas aí a borda (suspensão) do Mid Bass pegaria na tampa plástica da porta, podendo rasgá-la em pouco tempo com a movimentação do Mid Bass. E outra, no fundo tinha espaço suficiente, ficando acomodado certinho, o detalhe era o vidro q pegava no imã.

O que tento argumentar é que apesar de ser um kit mais robusto, o ímã não é maior que a circunferência do Mid Bass (6"), deve umas 4", 4,5" no máximo (preciso medir), então o fabricante poderia deixar livre essa diferença de 1,5" a 2" do limite máximo da circunferência do próprio corte da porta, aí o vidro baixaria todo sem pegar no fundo do que quer que se instalasse alí, evitando necessárias "gambiarras" que somos obrigados a fazer.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...