Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
blOom

Fica a dica: Levantem seus médios e agudos! rsrs

Recommended Posts

mais o novo Ts 1200.4 e classe D. :rolleyes:

ate colocaria um D nos Medios sem muitos preconceitos

porem pode ficar mais caro em alguns casos

exatamente, por isso a duvida entre o "ab" ou o "d"!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falo falo e num disse nada né bicho!? Não tem coerência alguma no que você disse... tentou se explicar e num disse nada...

Cara, essa coisa de ficar usando amp. AB pra TRIO é a pior besteira que temos hoje em dia... é a mesma coisa que ficar usando lampada de Resistência, sendo que temos a RODO luminárias de LED! No final das contas os nego tão querendo mostrar uma Rebeldia sem causa, só pra mostrar que é do contra!

Eu concordaria 100% com você se não tivessem amp's. Bons Nacionais Hoje em dia, concordaria MESMO... Mas vir falar sem saber o que anda acontecendo no mercado, é burrice! Não é só a SD que tá fazendo amp's digitais LEGAIS não, cansei de ir em campeonato e ver nego usando Stetsom pra competir (na categoria CORNETA), se fosse tão RUIM ASSIM, competidores usariam pq?

Todo começo de alguma coisa é complicado, usando ainda o ex. da luminária de LED, as primeiras eram uma mer**... Mas hoje em dia são mais fortes que 4 lampadas convencionais juntas!

Outra coisa que POUCO se discutiu aqui!

Você diz que usa Amp. AB na sua parte de voz e bla bla bla... que Falantes você usa? 18Sound? Drives JBL? Acredito que não, pois se não você teria dito já... De que adianta um PUTA AMP. com um PUTA RANGE freq. se os seus Falantes não conseguem reproduzir? Eu cansei dessa coisa toda de ficar procurando PUREZA em som externo... sabemos muito bem que um som agradável tem um Range de Freq. de 45hz à 16khz (+- 3DB)... vou ficar querendo escutar mais que isso num som externo PRA QUE? Primeiro vou me preocupar de reproduzir BEM esse range de 45 à 16K, depois me preocupar se isso pode aumentar mais!

Não temos Drives no mercado Nacional hoje em dia que respondem bem acima de 16khz... NÃO TEMOS... Muitos usam drive de 2" da Eros, achando que é o TOP... o 7200... Ele não SOBE BEM... mas tem um timbre bom... PRA QUE vou usar um amp. que sobe até 40khz a -3db se meu Drive não reproduz?

Acho que existe muita Utopia em som, principalmente no Automotivo! E isso CANSA depois de uns 6 anos de fórum!

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um tópico com altos e baixos.

Mais como citaram os Digitais, eu estou mudando um pouco de assunto, para falar sobre algo que eu lembrei agora.

Um dos problemas dos digitais estava na sua restrita faixa de resposta, mas isso está sendo mofificado.

Logo que eu começei a vê-los com maior frequência eles atuavam numa faixa bem restrita e aí sim usar em Woofer, principalmente nos woofer de médias altas ficava complicado, mas isso acontecia quando a grande maioria usava A/B.

Meu tempo é bem restrito para estudar, mas há hoje alguns conceitos e apenas a título de ilustração existe o tal Classe A/B variável e está citado em amplificadores profissionais da Nashville, especificamente o modelo NA 6400 (eu tenho um).

E é interessante a gente estar inteirado.

Agora o que existe e ninguém discutiu é a questão é que alguns digitais (não é exclusidade destes) com o dobro da impedância a potência cai muito pouco.

Isso é bom para um lado e ruim por outro.

Bom quando se tem poucos recursos para comprar falantes e já compra um amplificador para set futuro.

Ruim, pois se o projeto está crítico quanto à potência admissível e amplificador está dimensionado para a quantidade de falantes que se propõe e um deles queima, a potência aplicada passa a ser muito forte e acaba gerando um problema.

Diga-se de passagem não é questão de ser digital ou não.

Veja o exemplo que irão entender o que eu estou dizendo.

Exemplo: SD1500.1d 1.500w

Potência: 1500W RMS – 12,6V 2 ohms

Potência com o dobro da impedância: 1100W RMS

Compartilhar este post

Link para o post

Você diz que usa Amp. AB na sua parte de voz e bla bla bla... que Falantes você usa? 18Sound? Drives JBL? Acredito que não, pois se não você teria dito já... De que adianta um PUTA AMP. com um PUTA RANGE freq. se os seus Falantes não conseguem reproduzir? Eu cansei dessa coisa toda de ficar procurando PUREZA em som externo... sabemos muito bem que um som agradável tem um Range de Freq. de 45hz à 16khz (+- 3DB)... vou ficar querendo escutar mais que isso num som externo PRA QUE? Primeiro vou me preocupar de reproduzir BEM esse range de 45 à 16K, depois me preocupar se isso pode aumentar mais!

Não temos Drives no mercado Nacional hoje em dia que respondem bem acima de 16khz... NÃO TEMOS... Muitos usam drive de 2" da Eros, achando que é o TOP... o 7200... Ele não SOBE BEM... mas tem um timbre bom... PRA QUE vou usar um amp. que sobe até 40khz a -3db se meu Drive não reproduz?

Acho que existe muita Utopia em som, principalmente no Automotivo! E isso CANSA depois de uns 6 anos de fórum!

Guto se eu te falar que meus falantes de 21 são 18 sound, meus de 12 tambm e parte de médio agudo e tw ainda não encontrei to vasculhando no exterior concerteza será tweeter ribbon, que meu cd player é um clarion DRZ para não ter q usar crossovers adaptados falo isso pois ja usei beringer, que meu amplificador pra parte de médio e tw são respectivamente TRU e Sinfoni e que desde que comecei a gostar de trio so competi uma vez, pois há alguns beneficios por partes dos patrocinados e tambm maioria dos trios de competição a galera da-lhe ganho até não se aguentar ficar atras por isso não sou adepto e nem me espelho em nenhum set de competição.

Como tava falando existe mercado sim, e te falo não paguei barato por nem um dos meus equipamentos aquais nem garantia tenho se estragar.

E outra coisa cada um escuta o q melhor lhe convir ou puder pagar é mais ou menos isso

Compartilhar este post

Link para o post

Voltando ao assunto do tópico... rsrs

BlOom, estava pensando em usar as duas cornetas retangulares EC-7200 na posição vertical.

Dessa forma ela vai "jogar" também pra cima (em diagonal), em diversos ângulos.

Vc acha que dessa forma também não ajudaria a espalhar as frequências mais altas evitando a situação descrita anteriormente, onde a parte de médio e agudo foi "abafada"...

* Na mala as ETD7200 ficariam nas extremidades, enquanto os MGs 12"(gtx600) ficariam ao centro, e abaixo deles os sds 2.7k de 18".

O que vc acha?

Compartilhar este post

Link para o post

Pr tentar exemplificar melhor, vc imagine o seguinte.. Que os "ombros" da galera é um muro.. E que teu som tem que tocar SEMPRE acima deles (to falando das altas frequencias). Se possivel, acima das cabeças. Daí, vc imaginando um muro ao invés de pessoas, fica mais facil entender! Faça teu som tocar por sobre o muro!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu e outros colegas ja haviamos percebido isso. É de fazer rir um paredão(zão) com montagem de drivers começando a 50cm do chão. Deve ser por aí que algumas vezes o menor derruba o maior............

Compartilhar este post

Link para o post

deve se considerar(acima de tudo)onde o "som" deve alcançar.

ser for num "raxa" pra deixar quem esta na frente surdo

OU

para alcançar 100,300,...500 pessoas!

Compartilhar este post

Link para o post

OU

mas ninguem tem ouvidos nas pernas ou na barriga......

Compartilhar este post

Link para o post

OU

Então... Isso eh relativo.. Ja toquei em festas com 50 pessoas e todo mundo "em cima" do som... E ja fu prum churras com ~500 pessoas e n tinha ngm a menos de 5mts do som!

Entao, por via das duvidas, coloque as "altas" sempre o mais alto possivel!

Compartilhar este post

Link para o post

Como eu uso meu som mais pra mim eu não acresento muito médio e agudo pois só quando tem um churras como por ex: semana passada foi batizado do meu subrinho ai teve o churras então eu deixei ligado meu som por umas 3hrs mas era só pra umas 20 pessoas então não precisou muito deixar Alto pra surdar :D pro pessoal que usa pra fazer festa é bom melhorar no médio agudo ! mas pra pessoas que não usa pra isso só pra um churras ou no bar etc. que nem eu não precisa se preocupar muito pois tbm isso é a gosto!

Compartilhar este post

Link para o post

Então... Isso eh relativo.. Ja toquei em festas com 50 pessoas e todo mundo "em cima" do som... E ja fu prum churras com ~500 pessoas e n tinha ngm a menos de 5mts do som!

Entao, por via das duvidas, coloque as "altas" sempre o mais alto possivel!

exato!

outro ponto que estava analizando seria a dispersao e direcionamento,

que muitas vezes nos passam desapercebidos,

na hora de escolher uma corneta por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse final de semana pude comprovar na prática, a caixa dos subs ficou praticamente toda atrás de uma mureta como podem ver na foto e mesmo assim não percebi grandes perdas nos graves, os médios e agudos a +/- 1.5mt já estava em uma altura boa para a ocasião. Mas teve uma curiosidade, certa hora da festa o pessoal começou a se aglomerar bem atrás do carro e eu fui lá pra saber o porque, perguntei se o som tava fraco e me responderam que não mas quando se afastavam para os lados a "voz" (é como chamam por aqui os mg e agudos) ficava fraca. Melhorando o direcionamento das cornetas resolveria esse problema?(quero por mais uma)Uma de cada lado da caixa e com uma certa inclinação para as laterais?

imagem006db.th.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Editado por CRIS RMS

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...