Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Meinerz

Torrei o Snake HPX 6180, o que fazer para evitar?

Recommended Posts

Postado em

Torrei um Snake Hpx 6180, Peço ajuda do forum pois acho que minha caixa é a culpada, além do woofer foi o meu módulo pro saco também;

Meu set é Player Pionner,

Crossover JFA 4 vias

1 Taramps 6.2kw

1 Roadstar Power one 2400

1 Alpine 3555

2 Woofer Snake HPX 6180

2 Mid Bass Selenium 10mb1p

2 Drive Eros Etd 7200 corneta hl-1450

2 Twiter Hinor Trynium

1 Fonte AudiTrow 400A

2 Bateria AGM XSPower D3100 110A + Cofre

Fiz o som numa montana e tudo fudeu, a fonte quando ligo o som chia, O Alpine coloquei pra tocar as cornetas e abri a proteção depois de tocar uns 5 minutos, o Roadstar parece que não da conta dos MGs, o Taramps queimou e um HPX foi também.

Minha caixa para os MGs tem 18 litros livre para cada um.

E para os HPX fiz uma Manifold com essas dimensões:

107cm de frente, 52 de altura e 68 de profundidade, 61 cm no v maior e 49 cm no v menor, madeira MDF 20mm, e dois dutos redondos de 4" por 15cm de comprimento em cada camera, sendo os falantes com os imãs para fora, o corte no crossover está em 50HZ - 180Hz para os Hpx 6180, 180 hz - 2000HZ para os 10mb1p e para o drive e o tweter 1200HZ - 16khz.

Péço o conselho do forum o que tudo devo mudar, pois já mandei meu instalador pra PQP.

Postado em

Vc queimou o falante e o amp.. e a culpa é da caixa? Beleza po! (Y) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

"Fiz o som numa montana e tudo fudeu, a fonte quando ligo o som chia"

R.: Instaladora das piores hein?

"O Alpine coloquei pra tocar as cornetas e abri a proteção depois de tocar uns 5 minutos"

R.: Alpine não foi feito pra "zuada", pra tocar "no talo". Use algo feito pra isso!

"o Roadstar parece que não da conta dos MGs"

R.: Bom.. vc tem um amp que daria NA MELHOR DAS HIPOTESES, 360wrms em cada bridge, pouco pro que o falante precisa. Um digital de 1000wrms seria mais eficiente!

"o Taramps queimou e um HPX foi também. "

R.: É Toramps! Digo, Taramps!rsrs Mas o HPX, tem que ver se tinha clipping no sinal ou se tava ultrapassando o x-max!

"o corte no crossover está em 50HZ - 180Hz para os Hpx 6180, 180 hz - 2000HZ para os 10mb1p e para o drive e o tweter 1200HZ - 16khz."

R.: Deixa assim:

Grave: 50hz a 120hz

Medio: 180hz a 1200hz

agudo: 1200hz pra cima!

Postado em

Beleza Bloom,vou trocar o reparo do HPX e vou ver se o Taramps tem conserto, tou com idéia de por um taramps 2k pra tocar os MGs pois no futuro quero colocar 3MGs e para tocar os drive poderia ser o power one ? E quanto a caixa esta com dimensões adequadas, Obrigado pela ajuda.

Postado em

Eu sendo vc trocava esse Taramps.. nunca confiei na marca! Um amp mais forte pros MGs eh bem vindo.. e deixa o Pone pros drives mesmo! =)

Postado em

Se você diz que dá chiado quando liga a fonte, tem algum problema na instalação ou na própria fonte. Revise a instalação com outro instalador de confiança e se persistir manda a fonte para revisão. Cuidado que já vi vários relatos de fontes queimando amplificadores e suas placas inteiras... o amplificador pode ter mandado distorção para o falante e queimado ele.

Sobre as baterias, 220 + cofre ( geralmente 60ah ) é pouco para 6k2 + 720rms do Pone ( Classe AB ) + o Pine... coloca mais duas ou 3 XS para começar a ficar legal.

Sobre a amplificação eu faria o que o Bloom disse e compraria 1 digital para os MG e deixava o Pone para drivers e Tweeters.

Abraço!

Postado em (editado)

não acho que o problema esteja nos taramps.

220ah de bateria para 6200rms de módulo, mesmo sendo agm ainda acho que é pouco. monitorou a voltagem?

e essa fonte é estabilizada?? carrega quanto?

verifique todo o aterramento do sistema.

fiação quantos mm ?

mais acho que o problema maior ta no corte dos hpx61xx a 50hz.

um amigo tem um par de 6180 e não corta abaixo de 70hz. segundo ELE se abaixar o corte queima mesmo.

qual o volume da caixa?

Editado por I2afael
Postado em

Minha caixa é uma Manifold com os falantes invertidos tendo essas medidas a largura é 107cm a altura é 52cm e a profundidade 68cm, 49cm no "V" menor e 61cm no "V" maior,MDF 20mm sendo que na camera dianteira tem uns 68 litros livre e na camera que se encontra os dois woofers possui uns 168 litros brutos incluindo os alto falantes, cada camêra possui dois dutos de 4" por 15cm de comprimento, essa Manifold ficou um pouco maior que as convencionais, pois dizem que o HPX 6180 exige caixa grande, mas acho que minha caixa não está certa acho que os dutos não estão com dimensões adequadas e nem o corte correto.

Essa caixa foi feita meio que no chutomêtro, peço ajuda aqui do foro pois com essas medidas só ajustando o tamanho dos dutos posso tirar um grave legal.

Postado em

qual o volume da caixa aonde esta o falante? 168L ou 68L ?

segundo o manual a caixa recomendada é de : 187L c/ sintonia em 38hz.

mas a Fs do falante é 49hz, ta certo isso?

Postado em

Cuidado pode ser q a fonte desrregulada teje mandando alta voltagem pro sistema gerando ruido/distorção ai o amplificador pega e amplifica esta sujeira pro falante ai não tem falante no mundo q suporte

Postado em (editado)

Se tiver paciencia e $$ comece revisando esta fonte, e amplificador pode pega um de metade dessa potencia q esse negócio de Headronm é pra fabricante de falante que quer vender reparo e mesmo assim sempre cuidando pra não clipar e se a caixa ficar com os falantes com o imã do lado de fora controle a temperatura dos imas.

O Fs: 49,24 Hz então fazer tambem q nosso amigo falou corta de >60hz pra fora se quiser um q desca mais pegue um com FS menor abraço.

Editado por solanosom
Postado em (editado)

qual o volume da caixa aonde esta o falante? 168L ou 68L ?

segundo o manual a caixa recomendada é de : 187L c/ sintonia em 38hz.

mas a Fs do falante é 49hz, ta certo isso?

segundo o que eu pesquisei aqui, ta certo sim! :banghead

Fs: Frequência de ressonância ao ar livre (frequência de pico)

Frequência de Ressonância é a frequência de sinal na qual um corpo vibra em sua maior amplitude devido às suas próprias naturezas estruturais.

:rever1:

artigos, sempre é bom estar com ele aberto antes de responder algo que NÃO SABE. <_<

Editado por I2afael
Postado em

Galera, apenas explicando...

FS seria "Frequency of Speaker", ou seja, um parametro do falante! O ideal é que o falante toque SEMPRE acima da FS! Tocar abaixo da FS é prejudicial! (quanto mais baixo, pior)

FB seria "Frequency of Box", ou seja, sintonia da caixa. Ela diz onde o som vai ter "pico" (ou até onde vai descer)

..e ainda temos

F3.. que seria a freuqncia do "-3 db" no gráfico! É como se fosse a menor frequência "útil" da caixa!

...e não vamos confundir os "F"s citados acima com corte de frequencia feito no crossover!

Uma caixa de subgraves ou graves baixos (ou flat) possuem FB abaixo de 40hz. Um som MISTO tem de 45hz a 55hz e som pancadão tem FB acima de 60hz!

Outro detalhe... quase regra que.. ao chegar na "FB" a resposta já tá caindo! Ou seja.. querer tirar 40hz numa caixa com FB em 50hz vai ser MUUUUUUUUITO mais dificil do que numa caixa com FB 35hz! Masss.. é um lençol curto.. quanto menor a FB, mais flat e mais desce.. mas perde SPL! Quanto maior a FB, menos desce mas mais aumenta o SPL! Então fica a sugestão dos 45 a 55hz de FB principalmente pra trios mistos!

Postado em

não é por nada mas 1 Taramps 6.2kw pra 2 HPX 6180 é muita coisa, apesar de serem falantes grandes de 1600rms, a Snake não é muito fan de barbeiragens.. O ideal seria um amp de no máximo uns 4.000rms bem reguladinho..

Vc com certeza tá forçando demais os hpx, não pelo tanto de potência, mas provavelmente excesso de clip, ainda mais numa caixa feita no chutometro, que pode ta ultrapassando o xmax do falante facilmente..

Postado em

Resumindo:

Tem tudo para ser barberagens de instalador.

Os equipamentos são ótimos, apenas o excesso de potência nos falantes de graves seria um indício, mas se tivesse feito o corte devido com a sintonia da caixa não teria dado problema. Acho que nem saber o que é isso.

O problema não é um só, mas sim um conjunto deles, mas pode ser a fonte. Mude esse instalador.

O Crossover faz corte a 24 dB/8ª e esse cara ainda conseguiu queimar essas falantes?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...