Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
paulomarcel

fonte custo beneficio

Recommended Posts

galera, hoje qual a fonte que tem o melhor custo beneficio entre 50 e 100 amperes que sejam estabilizadas claro ? (nao vale fonte caseira que danifica bateria)

spark usina

stetsom

jfa

taramps

db sound

auditrow

ricsom

megawatts

outras

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende.. fonte estabilizada qualquer uma vale.. basta não passar de 14.4vcc!

Mas se tu quer uma fonte inteligente DE FATO, indico a JFA! Não é a mais barata.. mas vc pode ir dormir e deixar ela carregando as baterias.. quando tu voltar ela tá marcando 13.8v 0a (zero amperes). E conforme vc vai usando o som, ela vai indicando o consumo!

Detalhe: Tenho uma JFA 150ah que alimentou 3 carros ao mesmo tempo.. nos picos de grave ela marcava 330a!!! O.O

Compartilhar este post

Link para o post

Uma duvida que eu tenho...

Essas outras fontes, que nao sao estabilizadas, como funcionam...

vc tem que ficar monitorando a tensao ?

Compartilhar este post

Link para o post

sim marcelo e preciso ficar de olho se nao as baterias fervem mesmo....qd a beteria esta carregada sua resistencia aumenta e consequentemente a corrente de carga chega a 0 e a tensao se estabiliza em 14.4.......

com essas fontes de fundo de quintal a corrente ate diminui porem a tensao passa de 16.8v tranquilo e a bateria ja era....... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Temos basicamente 3 tipos de fonte..

as não estabilizadas;

as estabilizadas ;

e as "inteligentes".

As não estabilizadas, o ideal é que você compre ela na "medida" certa pro teu som.. e só ligue ela qdo estiver com a bateria descarregando e o com alto! Se tu compra uma com amperes a mais ou deixa o som baixo, a tensão sobe.

Certa feita eu tava com uma Gilson 210ah pro meu set.. e tava tocando reggae... o multímetro tava direto no som. A tensão tava sempre oscilando entre 13.5 e 14.5volts.. até um momento em que o vocalista interrompeu o show, pra agradecer, bla bla bla. Após um minuto sem "batidas", a tensão estava em 15.5 volts e subindo! Tive que desligar a fonte pra não forçar a bateria!

Outra coisa, se tu liga uma fonte não estabilizada com o som baixo, inevitavelmente a tensão vai subir!

sim marcelo e preciso ficar de olho se nao as baterias fervem mesmo....qd a beteria esta carregada sua resistencia aumenta e consequentemente a corrente de carga chega a 0 e a tensao se estabiliza em 14.4.......

com essas fontes de fundo de quintal a corrente ate diminui porem a tensao passa de 16.8v tranquilo e a bateria ja era....... :legal:

Na verdade, acima de 16 volts pode queimar partes vitais do carro, inclusive o sistema de injeção eletrônica!

Ah, voltando ao assunto..

..as estabilizadas são similares porém não passam de x volts. SNME, as spark são setadas em 14.4v. Ou seja, forçando ou não.. ela não vai queimar teu som! Mas tem um detalhe... como elas são "diretas", trabalham de forma ininterrupta.. a longo prazo elas podem danificar a bateria! Ou seja, não servem pra dar cargas longas. Idem pras não estabilizadas: O ideal é comprar uma dimensionada e usar sempre que o som estiver alto!

Existem tb as estabilizadas "automaticas", tipo Gilson Automatic. Ela é estabilizada e se o consumo tiver baixo, ela se desliga! Isso mesmo.. tu deixa ela lá.. e ela se liga quando precisa, desliga quando não está em total uso, pra não forçar as baterias!

E por último.. as inteligentes, tipo as JFA. Vou colar aqui um review que fiz da minha mas não cheguei a postar:

Galera, estou aqui de volta pra mostrar que.. quando é pra meter o pau, a gente mete... e com gosto! Mas quando algo sái BEM FEITO, devemos ser justos e elogiar também!

A fonte que comprei a tempos atrás chegou quebrada.. voltou pra JFA e de lá retornou novinha. Então vamos ao que interessa:

Dados da fonte:

13,8 Vdc / 150 Amperes

Além de carregar sua(s) bateria(s) alimenta seu som com a tensão regulada de 13,8 Vdc

Principais características

o Controle eletrônico de carga (tensão de 13,8 Vdc regulada)

o Medidores RMS de tensão e corrente (indicação da quantidade de energia das baterias)

o 110/220 selecionáveis (auto range de funcionamento – 105 a 130 – 205 a 240 VAc)

o Aumento da potência ( fornecendo 13,8 Vdc para os módulos)

o Refrigeração forçada interna (pode funcionar em regime contínuo com 100% de carga.

o Proteção contra excesso de carga

o Escolha do modelo do Carregador

o A potência do som não é constante, sendo que seus picos acontecem nas freqüências baixas (graves), ficando seu valor médio bem baixo.

o O carregador estará sempre carregando a(s) bateria(s), sendo que nos picos de consumo, a energia será fornecida pelo carregador mais bateria(s), e no instante seguinte o carregador volta a manter a energia do sistema e repor a carga da(s) bateria(s).

o O consumo médio do carro varia em relação ao tipo de som e amplificadores utilizados, mas podemos usar a seguinte aproximação para a escolha do carregador, considerando que o mesmo manterá o som funcionando constantemente.

Primeiro ponto que deve ser comentado: Nos sites eles indicam que essa fonte é pra até 5.000wrms de som. Porém, uma de 80A (modelo menorzinho) daria conta do recado no meu caso (SD5000 + Stetsom 2k5 + SD500.4ab).

-A fonte é extremamente parruda.. quase 25kg.. muito bonita e aparentemente bem feita (em relação às concorrentes).

-A entrada da fonte é feita diretamente nela, através de bornes que pegam fio de (acredito que) 6mm.. ou seja, não tem perigo de ver o fio de alimentação derretendo! Coisa que aconteceu numa concorrente que não vem ao caso.

-A saída é feita também por bornes extremamente parrudos, presos com parafuso de chave alen (que acompanha a fonte, ponto pra eles!).. onde creio suportar fios de até 50mm. Obvio que.. quem achar pouco pode usar barramento com 50mm! rs

-A fonte é toda cinza com excessão da parte superior, que conta com um adesivo (MUITO bem colado) com tema em azul, preto, prata e a logo JFA.

Ao ligar a fonte, admito que tomei um susto! Vi um certo "brilho" saindo de dentro dela... e a última vez que vi isso (era uma fonte BL Áudio) o brilho foi seguido de um estalo, depois dois, três e fumaça.. muita fumaça. Mas na JFA o brilho se repetiu duas, três vezes.. depois vi que era um led de alto brilho na parte superior dela, que ficava emitindo uns "flashs". Efeito interessante!!!

O som do carro tava na instaladora, tocando em volume médio/alto a quase meia hora.. enquanto eu e o pessoal da loja conversávamos e ia desembalando a fonte. Ao ligar ela no som, primeiro uma queda de energia BRUSCA na rede! Detalhe: Uso fiação adequada pra ela! ela simplesmente pulou pra 14.4v e 120amperes!!! Pensei: Putz... a fonte tá desregulada! NUNCA que o som tá consumindo isso tudo!

Mas foi questão de tempo.. 110a, 100a, 90a... detalhe: ela vai baixando de um-em-um e a atualização é <1s!!! (atualiza mais de uma vez por segundo) Ou seja.. praticamente em tempo real!

Então resolvi fazer um teste: Desliguei o som!! A corrente foi caindo lentamente, assim como a tensão! Onde antes marcava 14.4v e 120a, agora marcava 14.2v e 80a.. com o tempo.. 14.1v e 40a... 14v e 30a. Um detalhe engraçado é que.. quanto mais as baterias vão se carregando, menos corrente a fonte envia! Ponto pra ela novamente!

Outra curiosidade.. conforme vai baixando de 20a (carga quase completa).. a carga vai ficando cada vez mais lenta (tendendo a 13.8v) e demora cada vez mais pra baixar a corrente. Onde antes baixava num ritmo de 2 amperes por segundo.. agora levava 30, 40 segundos pra baixar um ampere. Abaixo de 10 amperes, era quase 5 minutos pra baixar um ampere.

Resolvemos fazer outro teste: Luz alta no xenon! No momento que a luz alta foi ativada, a fonte subiu pra 80a e em menos de um segundo baixou pra 50a.. depois foi baixando lentamente! Interessante!

Enfim, a fonte é mais cara que as demais, mas SE tiver condições, eu recomendo a aquisição! Tu pode ir dormir e deixar ela ligada na tomada que ela carrega suas baterias e zera a corrente enviada. Parabéns pra JFA!!! :legal:

Um "adendo" quanto ao review, que fiz a algum tempo atrás: As fontes JFA fornecem mais do que indicam em curtos períodos! Ex.: Teve uma festa na praia aqui a uns poucos meses atrás.. liguei ela pra tocar 3 carros! 1 saveiro com 2x18', o meu com 2x18' e uma palio weekend com 2x18'... total 6 x 18' e pouco mais de 10.000wrms só em graves (fora o resto).

Puxei umas garras parrudinhas, liguei no borne da minha bat (que recebe a "carga" da fonte) e liguei nos dois carros. Simplesmente a fonte manteve OS TRES CARROS tocando em bom volume! Não deu pra botar no talo pq o disjuntor da casa com o tempo desarmava! (tinham mais eletrodomésticos ligados) Mas o volume tava BEM alto! Era SPL de tremer as portas e janelas! A porta do banheiro ficava kikando na moldura.

Detalhe: Nas batidas fortes, a JFA chegou a marcar 330 amperes O.O ...e nesse momento, deu uma queda na tensão que o pc da casa reiniciou! rsrsrsrs

Ou seja: Prum som de até ~5.000wrms de graves, a 80a deles tá de bom tamaho!!!

Editado por blOom
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

galera, hoje qual a fonte que tem o melhor custo beneficio entre 50 e 100 amperes que sejam estabilizadas claro ? (nao vale fonte caseira que danifica bateria)

spark usina

stetsom

jfa

taramps

db sound

auditrow

ricsom

megawatts

outras

bom legal seria vc posta teu som aew para o pessoal te recomenda a melhor possivel, eu tenho uma spark usina de 50amperes, recomendo fonte muito boa, botei ela para carregar uma batera de 180 que tava zerada ela talo a bateria trankilo nao passo dos 14,4 e nao esqueto nada alias tava fria a fonte ainda

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo menos bonita, é! rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Minha duvida eh a seguinte:

Pretendo comprar um amp digital de 1500w rms para 3 pioneer de 10"

Pretendo comprar um amp de 500w rms para o set stereo do carro...

Pretendo usar duas baterias de 60A no carro... pois sao as melhores custo beneficio...

Som interno, sem nada de abrir mala...

Preciso de uma fonte ? para dar uma carga extra nas baterias ?

Compartilhar este post

Link para o post

Duas bat de 60ah, até um alternador de 60~90a já dá conta de mante-las!

Agora.. SE pensa em tocar o som com o carro parado.. uma fonte é indispensável!

Outra coisa.. se quer tocar SEMPRE com ele andando.. podes comprar um carregador lento inteligente.. não custa nem R$ 300,00 um modelo BOM! E deixar "dormir" carregando durante as noites que antecedem o fds (quinta, sexta, sabado).. pois é quando mais se abusa do som!

Compartilhar este post

Link para o post

Duas bat de 60ah, até um alternador de 60~90a já dá conta de mante-las!

Agora.. SE pensa em tocar o som com o carro parado.. uma fonte é indispensável!

Outra coisa.. se quer tocar SEMPRE com ele andando.. podes comprar um carregador lento inteligente.. não custa nem R$ 300,00 um modelo BOM! E deixar "dormir" carregando durante as noites que antecedem o fds (quinta, sexta, sabado).. pois é quando mais se abusa do som!

Eh esse trem aqui ??? Clique aqui

Compartilhar este post

Link para o post

Eh esse trem aqui ??? Clique aqui

É um desse mesmo Marcelo, esse daí é até o correto pra vc, pq tem cerca de 10% do valor de sua bateria, e o Bloom já explicou tudo, é como ele disse emsmo, se for sempre usar o som com o carro andndo e curtindo tocando forte, o alternador não vai conseguir dar a carga correta nas abterias, pq isso leva tempo, é aí onde esse carregador "cai como uma luva" pra vc, deixando ele carregar as baterias enquanto vc dorme, ah compra um voltímetro ou um multímetro mesmo, pra ficar sempre de olho na voltagem das baterias.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post

pelo que andei pesquisando, a melhor custo X beneficio é a db sound de 80 amperes, porem se a fonte megawatts de 100 amperes que esta custando R$ 500,00 + frete, tivesse mais informaçoes sobre ela, talvez fosse o melhor custo X beneficio.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...