Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
João Felipe

[Fotos] Analisando um MC por dentro!

Recommended Posts

Galera comprei um Mega Capacitor SSL 20 Farad, e como sou muito curioso resolvi desmontar e achei bem legal e resolvi tirar fotos!

segue ai as fotos do interior dele.

dscf0458k.jpg

dscf0457m.jpg

dscf0456b.jpg

dscf0459x.jpg

dscf0460x.jpg

dscf0461s.jpg

dscf0462y.jpg

dscf0463z.jpg

dscf0464g.jpg

dscf0465ri.jpg

dscf0466u.jpg

dscf0467s.jpg

Acho que não precisa de legendas.

qualquer duvida de cote da foto que falo pra que serve!

pesquisei na internet como se calcula quantos Farad tem e não achei. mas se alguém souber e quiser me ensinar. =D

Editado por João Felipe

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só toma cuidado com a proteção, coloca Dijuntor, fusível! seja bem prevenido... 20F é pra foder... vc coloca fogo no carro fácil com essa capacitancia!!!

Compartilhar este post

Link para o post

legal a iniciativa!

no aguardo de comentários do povo entendido do assunto hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Ernany postou a forma de calcular! Dá uma pesquisada!

Compartilhar este post

Link para o post

Tem que desmontar os "cilindros" tb. Lá dentro tem mais desses capacitores.

Esse miolo com capacitores pequenos dá 4F / 16V.

Compartilhar este post

Link para o post

pesquisei na internet como se calcula quantos Farad tem e não achei. mas se alguém souber e quiser me ensinar. =D

esse MC é duplo e se estão em paralelo são de 10 farads cada um (embora eu não acredite muito pois é algo absurdo a 16Volts de isolação rsrs)

más suponhamos que seja !

capacitancia em paralelo se somam elas. e mantem a tensão de isolação.

capacitancia em serie vc não dobra a capacitancia mas dobra a tensão de isolação.

e por fim capacitancia não é tão importante assim ! o importante é a ESR ( isso vai te dizer com que velocidade esse cap pode se carregar por completo e descarregar-se pra atuar no sistema )

então se sua bateria comum não tem boa ESR (pois ela é um acumulador de carga tb) e vc escuta musicas com picos fortes e rapidos seu MC mesmo com baixa ESR não vai atuar corretamante pois as baterias não o "encherão" tão rapidamente e ao mesmo tempo alimentando o som.

e juntando isso a alimentação deficiente o enfeite se dá por completo.

pra quem gosta de luz piscando é uma boa rsrs

agora se vc tem um cabeamento muito bom baterias AGM unindo isso aos MC'S terá o efeito esperado.

na teoria tem tudo pra dar ! já que por si só baterias AGM são superiores.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem que desmontar os "cilindros" tb. Lá dentro tem mais desses capacitores.

Esse miolo com capacitores pequenos dá 4F / 16V.

haushauah

sim ! más eu não faria isso rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, blz.

Sei lá, eu não acredito que essa "mega capacitores" tenham toda essa capacitância que dizem ter, e outra em um sistema que tenha um amplificador acima de 5kwrms acho que nem faz diferença, tenho certeza que 5 baterias AGM de 100A dariam muito mais resultado hehehe.

Sei que tem gente que vai defender seu uso, mas então eu preferiria puxar 2 fios de dentro do ampli, e montar um banco de capacitores no secundário da fonte hehe

Abraço

Josias H. Bauer

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, blz.

Sei lá, eu não acredito que essa "mega capacitores" tenham toda essa capacitância que dizem ter, e outra em um sistema que tenha um amplificador acima de 5kwrms acho que nem faz diferença, tenho certeza que 5 baterias AGM de 100A dariam muito mais resultado hehehe.

Sei que tem gente que vai defender seu uso, mas então eu preferiria puxar 2 fios de dentro do ampli, e montar um banco de capacitores no secundário da fonte hehe

Abraço

Josias H. Bauer

é oque sempre digo. pode fazer algum efeito em sistemas fracos porem bem alimentados se não só enfeite mesmo..

já teve tópico que virei paginas aqui falando disso kkkkkkkkk muitos defendem seu uso, pra mim enfeite somente.

nada que uma boa bateria AGM não resolva mesmo sozinha.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, blz.

Abraço

Josias H. Bauer

Mas não é confiável mesmo. Se bobear é 0.5F de capacitores e 19.5F em bateria que vendem como se fosse capacitor.

Capacitor (muito) grande eu só confio em artesanal.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, blz.

Concordo plenamente, esses caps são mais estéticos que funcionais, pois quanto mais bateria pede o ampli, maior teria que ser o cap para fazer diferença.

Eu sempre digo se tem lugar pra por mais bateria, esquece o "megacap"...

Não sei se vcs sabem mas o Juliano, trabalhou muito anos na Epcos, posso até perguntar pra ele com quantos farad foi o maior cap de 16v que ele já viu...

Eu tenho aqui em casa 4 caps de 69 mil mf x 50v que são pouca coisa menor que esses ai de cima, eu poderia tentar ligar em série e utilizar fazer eles a 200V mas minha capacitancia ficaria em 17,25mil mf x 200V, talvés no secundario da fonte de um SD3k faria uma boa diferença hehe

Compartilhar este post

Link para o post

JH, normalmente pessoa pega uns 30 caps nao tão grande, ~10000mfd e junta uns 30 num barramento de cobre.

Eu conheço pelo menos 2 exemplos, mas não estou achando fotos.

Compartilhar este post

Link para o post

Já vi gente usar o The Cap e ele da ruído. Confiável pero no mucho. Mas sim, muito melhor que os genéricos do mercado.

Po, sera que nao foi algo na instalacao nao?

Compartilhar este post

Link para o post

Po, sera que nao foi algo na instalacao nao?

Então, o colega estava usando o The Cap como distribuidor, já que ele faz essa função. Tirou The Cap, ruido sumiu. Colocou The Cap, ruído voltou. Agora eu não sei dizer se é defeito daquela unidade, defeito congênito, ou particularidade daquela instalação.

Foi so falar e achei uma foto. É um exemplo residencial, achei bem bacana.

eleccapbank7.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

eleccapbank7.jpg

Putz... se eu soubesse fazer algo parecido, iria arrumar um jeito de colocar bem à mostra no meu carro. Me orgulharia de dizer que fui eu quem fez! hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou a favor de uso do Megacapacitor.

1- Fornece energia instantânea ao sistema.

2- Ele carrega depois que o pico de música para, assim a imp. interna da bateria vai influênciar muito pouco na carga (normalmente os picos tem curta duração)

3- Para quem duvida, vcs já colocaram um osciloscópio para analisar a forma de onda da tensão na entrada do módulo? não vale multímetro devido medir valor médio e com retardo na medição!

Veja isto e depois postem aqui o que aconteceu, com e sem Megacapacitor...

Abs...

Cláudio...

Compartilhar este post

Link para o post

Então, o colega estava usando o The Cap como distribuidor, já que ele faz essa função. Tirou The Cap, ruido sumiu. Colocou The Cap, ruído voltou. Agora eu não sei dizer se é defeito daquela unidade, defeito congênito, ou particularidade daquela instalação.

eu acredito q o the cap faça isso mesmo, ele tem um rele q liga no sinal remoto pra ligar e desligar o capacitor. não sei como é a topologia do cap, mas dependendo de como funciona esse rele ele força o remoto do rádio e vai gerar o ruido exatamente por causa do remoto. já muitos outros ligam uma placa auxiliar de acordo com a variação de tensão na linha. eu pessoalmente acho as 2 opções não tão boas pois um capacitor é primeiramente projetado para carregar e descarregar mais rapidamente que uma bateria convencional evitando variação de tensão em picos de corrente, qualquer coisa adicional a isso foge da função do capacitor!

tem gente que acha q só o capacitor vai ser a solução, ele não é! ele é um acessório pra auxiliar a bateria, mas ele não vai resolver casos de sistemas eletricos mal projetados

Compartilhar este post

Link para o post

Mtu legal o MC da SSL!

Agora podia ter uns modulos da msm marca abertos ou testados ein!!

tem mtus novatos q como eu na epoca olharam modulos da SSL pelo preço bem baixo q eles tem...

ia ser bem legal :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não confio no ssl...

Mas sem dúvidas ajuda!

essa e a intençao!

pois sao modulos mtu baratos e c caso compensar comprar um deles, a gnt nao ficar com a duvida cruel!!

ja q preço influencia tanto na compra pra mta gnt...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou a favor de uso do Megacapacitor.

1- Fornece energia instantânea ao sistema.

2- Ele carrega depois que o pico de música para, assim a imp. interna da bateria vai influênciar muito pouco na carga (normalmente os picos tem curta duração)

3- Para quem duvida, vcs já colocaram um osciloscópio para analisar a forma de onda da tensão na entrada do módulo? não vale multímetro devido medir valor médio e com retardo na medição!

Veja isto e depois postem aqui o que aconteceu, com e sem Megacapacitor...

Abs...

Cláudio...

ai q está meu amigo, concordo contigo Cláudio. O que ocorre é que o pessoal costuma calcular o consumo do som sem calcular o consumo do carro ligado e pra segurar essa variação de tensão que ocorre vc deve colocar 2,3x a carga de bateria. em sistemas q consomem 150A por exemplo, com o consumo do carro passa pra 180-190A, no consumo de 180A pra manter a tensão estável precisa de 360A a 540A de bateria. Com um capacitor vc não precisa de toda essa carga extra de bateria pra estabilizar o sistema.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...